Apple voltou a melhorar o iWork do iCloud com novidades

61 Comentários

Os serviços Web estão gradualmente a substituir as aplicações que temos instaladas nas nossas máquinas. São alternativas que se estão a tornar como viáveis e a ser cada vez mais usadas.

A Apple tem trilhado um caminho idêntico ao que a concorrência tem oferecido, estando constantemente a melhorar a sua oferta.

O iWork, versão Web, assente no seu serviço iCloud voltou a receber novidades, que o melhoram e dão aos utilizadores uma experiência ainda mais próxima da versão que corre no OSX.

iworks_0


A suite de produtividade da Apple tem passado por mudanças profundas nos últimos tempos. O tornar-se gratuita em novos equipamentos foi a mais importante, ao mesmo tempo que surgiu incorporada na iCloud, garantindo que qualquer utilizador deste serviço possa aceder a esta suite e integrá-la com a versão que tem no seu Mac.

Desde este lançamento a Apple tem procurado melhorar esta versão Web, para lhe dar as mesmas funcionalidades que existem na versão Desktop, sendo gradualmente esbatida a diferença entre ambas e garantindo aos utilizadores que podem abrir os seus documentos, gravados no iCloud, em qualquer destas versões.

E na continuação destas melhorias, foi agora disponibilizado mais um conjunto de funcionalidades que visam tornar a versão Web do iWork ainda melhor.

Novidades do Keynote
Novidades do Keynote

São melhorias que são transversais às três aplicações, garantindo uma uniformidade na utilização e o acréscimo de funcionalidades.

A primeira novidade vem alargar o número de utilizadores que podem trabalhar em simultâneo num único documento. O limite anterior estava nos 50 utilizadores e agora foi aumentado para 100.

Está também disponível a possibilidade de serem criados gráficos 2D e gráficos interactivos em qualquer uma das 3 aplicações.

Novidades do Numbers
Novidades do Numbers

O acesso a ficheiros foi também alterado, passando a serem suportados ficheiros com tamanho até 1GB e podem agora ser inseridas imagens com até 10MB em qualquer documento.

Existem ainda algumas novidades específicas de cada uma das aplicações, com o Pages a passar poder exportar para o formato ePub, o Numbers com suporte para coloração de linhas de forma alternada e o Keynote com a possibilidade de mostrar ou esconder a numeração dos diapositivos.

Novidades do Pages
Novidades do Pages

Estas novidades estão já disponíveis para todos os utilizadores do iCloud e podem ser confirmadas neste serviço.

O iWorks está a tornar-se um produto Web cada vez mais interessante e uma escolha óbvia para quem está dento do ecossistema Apple e quer ter acesso em qualquer lugar à sua suite de produtividade e aos seus documentos.

Homepage: iCloud

Comentários

61

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de int3
    int3

    até vou exprimentar.
    nunca usei. 😛

  2. Avatar de Nelson
    Nelson

    Passo-a-passo, se vai tornando num verdadeiro substituto do MS Office… só que gratx 🙂

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      O iWorks é grátis se tiveres um computador (tenha ele que forma tiver, não deixa de ser um computador) da Apple.
      Só a bastante mais fraca versão na web é que é grátis grátis.
      O Office 2013 também é grátis no Windows RT, o que tendo em conta que só a Microsoft faz tablets com ele basicamente significativa que é grátis se comprares um computador da Microsoft. E mais ainda porque muito provavelmente o Office “Gemini” vai ser grátis em todos os computadores da Microsoft (e substituir o 2013 no RT).
      E o Office Online é grátis grátis. E bem melhor que o iWorks online. É melhor até que o Google Drive.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Porque é que o office online é melhor que o iWorks online?

        Sim, o “iWork” é grátis só em novos Mac e iOS, but who cares? Hoje em dia, toda a gente tem um Mac, e se não tem, devia ter.

        1. Avatar de Só um gajo
          Só um gajo

          É isso e palas nos olhos. Se não tem também devia ter…

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            É palas nos olhos, é…

            Então o que é que o Office online faz que o iWork não faz?

            Ser pago?

            Aposto que nem usa, e se usa, usa pirata…

        2. Avatar de Carlos
          Carlos

          Eu acho que uma marca que tem menos de 8% do mercado dificilmente qualifica como “toda a gente”.

          Mas se quiseres oferecer uns à malta aqui, eu aceito.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Para se tornar num verdadeiro substituto do MS Office 1º tem que criar documentos com formato idêntico ao do Office para Windows. Até no Office para Mac há diferenças.

      1. Avatar de marco
        marco

        pois há diferenças, office para mac, mas a culpa é da Apple? Que eu saiba o office para mac é desenvolvido pela microsoft e ainda não é código aberto, por isso, a culpa é toda da microsoft.

        Qt ao resto tens razão.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Sim, eu sei que é desenvolvido pela MS, mas a observação é apenas um complemento ao que disse. Para usar um Word como no Windows, a solução mesmo é usar Word no Windows. O resto são potenciais alternativas.

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Mas o que é que te falta no Word para Mac?

            Onde é que é incompatível?

            É que farto de ler essa treta por aí fora, por invejosos, e uso Word para Mac desde 2008, e nunca tive problemas!

          2. Avatar de Vítor M.

            Eu uso o o MS Office 2011. Funciona tudo impek (uso principalmente por causa do Excel, não há “pai” para esta ferramenta).

          3. Avatar de Rui
            Rui

            Vitor, o Office 2011 está excelente mas, não é a mesma coisa que em Windows. Abre um Word devidamente formatado em Windows mas em Mac e depois vê as diferenças. No Pages é igual, muita coisa desformatada.

            Nelson, ainda agora estou a trabalhar num Word criado em Windows e tenho de o fazer em Windows porque no Mac sai desformatado. Fazer o quê? Por mim usava só o Pages…

          4. Avatar de Vítor M.

            Normalmente uso o mais o Excel, mas sim, embora o Pages seja uma ferramenta brutal, o Word, na minha opinião, está mais “amigável”, está mais fácil de dar com as ferramentas “de uma vida”. Mas, desenganem-se se acham que o Pages não faz quase tudo do Word, embora de uma forma mais complexa.

            No que toca ao Excel… esqueçam tudo, esta é a ferramenta sem paralelo.

          5. Avatar de Nelson
            Nelson

            @Rui, gostava de ver isso…

            Tanto ficheiro que já me passou pela frente, e nunca tive problema…

            E isto com o fofice 2011… Que a MS não sei de que é que está à espera para atualizar…

          6. Avatar de Rui
            Rui

            @Nelson, se o Vitor puder, ele tem acesso aos emails que não são publicados e pode enviar-te o meu email por email. Contacta-me que envio-te exemplos 😉

          7. Avatar de Nelson
            Nelson

            Basta pores um link…

            http://www.getcloudapp.com

        2. Avatar de Nelson
          Nelson

          Nunca vi diferenças entre o Office para Mac e para Windows… importas-te de me dar um exemplo?

          BTW, o iWork funciona bem a ler, alterar e criar documentos do MS Office.

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Simples, já me aconteceu ter documentos .docx, criados em windows, e depois em Mac estavam com a formatação diferente.
            Office para Mac é bom, mas com base no que já utilizei não é bem a mesma coisa.

          2. Avatar de marco
            marco

            Nelson em documentos mais elaborados, com quebras de secção, tabelas, caixas de texto (ainda há quem use isto), imagens, as formatações tendem a perder-se.

          3. Avatar de Paulo
            Paulo

            por exemplo: na empresa temos tabelas em excel com links para documentos funcionam em qualquer excel de qualquer computador windows mas não no excel para mac :-(.
            Simplesmente nao vai buscar o documento ao ficheiro onde ele esta.

          4. Avatar de Nelson
            Nelson

            Nunca, mas mesmo nunca vi isso…

            Alguém é capaz de por aqui um exemplo?

            Obrigado…

          5. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ Rui
            É raro eu ver problemas de formatação no Word com documentos feitos em Windows! Os problemas que vejo são normalmente devidos à falta de algum tipo de letra, ou algum objecto inserido no documento e criado noutra aplicação Windows – para evitar problemas é sempre preferível usar imagens!
            No entanto, é preciso ter algum cuidado com o docx, pois o formato tem mudado com as versões do Office, e o que se faz numa versão pode não sair da mesma maneira noutra.

            Bem mais problemático é o PowerPoint!
            E no Excel, quem for além do “básico” é capaz de encontrar coisas estranhas – funções com sintaxe diferente, algumas funções em falta, o VBA não é completo!

  3. Avatar de HP
    HP

    Coisas básicas que não se fazem num mac: editar um ficheiro zipado, com password, sem extraí-lo. Até um android faz… vergonhoso!

      1. Avatar de HP
        HP

        Lol…não venhas com comandos. Não quero comandos (sei que funciona com comandos). Quero dar 2 cliques (como faço no Windows, Linux e Android). Já que sou ignorante, mostra-me como se edita, em modo gráfico no mac, um ficheiro zipado sem o extrair. Força… boa sorte!

        (funciona no Windows, Linux e Android)

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Tens aplicações que te permitem fazer isso.

          Não podes instalar app’s?

          Também quero um Windows que me dê para falar pelo Facebook e pelo Gtalk sem ter de instalar nada…

          Ou algo que me faça backups incrementais automáticos, como o Time Machine…

          Além disso, o Windows é um SO idiota, se tiveres um ficheiro aberto, não o podes apagar ou mudar o nome… só para dar um de milhões de exemplos…

          Se estiveres disposto a instalar uma app gratuita, com o mac, podes bem mais.

          Já agora, este video foi feito no OSX, sem app’s de screencast adicionais, e foi convertido (mais rápido para o upload) e exportado para o youtube diretamente do QuickTime.

          O computador fez isto de bateria, e não deu um bufo pelo caminho. Atenção que foi gravado á resolução do ecrã: 2560×1600.

          http://www.youtube.com/watch?v=2Zy2JbBQbVI
          http://cl.ly/image/1E0Z171W2v3r

          Windows é puramente lixo, assim como os PC’s não-Apple, Mac está 10 anos à frente.

          1. Avatar de int3
            int3

            eu acho que fiquei vidrado no quicktime. andei á procura de um programa para gravar no mac, e descubri depois que o quicktime dá para fazer isso, é leve, grava com bons FPS. https://www.youtube.com/watch?v=qEnVw1XGCTo
            Vê isto nelson, e ri um pouco 🙂

            AHAHAHAHAHAH windows é over powered.

          2. Avatar de int3
            int3

            já agora, eu gravei a 4K…… xD
            ainda dizem que intel iris não presta 😛
            no mac corre tudo na boa

          3. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            O Windows não consegue fazer backups incrementais automáticos?

            Mas concordo com o facto de que é horrível no Windows não me deixar mudar o nome de ficheiros que estão em uso, ou de os apagar. Mas esse nem é o maior problema. O maior problema é quando fechamos o programa que está com o ficheiro aberto e mesmo assim não nos deixa apagar, muitas vezes obrigando-nos a reiniciar o computador. E as vezes nem a reiniciar vai lá. Só mesmo usando outro SO ou programas específicos para o eliminar/mudar o nome.

            O SO que utilizo com mais frequência é o Linux. Mas entre o Windows e o Mac OS, dou a preferência pelo Mac OS. Mas o Windows também têm muitos pontos fortes. E dizer que todas as suas funcionalidades equivalem a lixo é de quem é deveras cego.

            Mas eu já percebi a tua lógica. Tudo que é uma ameaça para a Apple é lixo. Ora nos Desktops\Laptops a grande ameaça é o Windows, logo é lixo. Ora nos smartphones a grande ameaça é o Android, logo é lixo. Como o Windows nos smartphones ainda não é uma ameaça já não consideras um lixo e até o usas várias vezes para atacar o Android. A partir do momento que este passar a ser uma ameaça vai ser automaticamente relegado para lixo.

          4. Avatar de Nelson
            Nelson

            “O Windows não consegue fazer backups incrementais automáticos?”

            Não…

          5. Avatar de Nelson
            Nelson

            Edit: afinal tens razão… Bem, já não era sem tempo… Depois de 5 anos de sair o item machine, chega a cópia no Windows 8, que nem permite comparar lado-a-lado, pelo que percebi…

            O que é que vira a seguir? A cópia para o Automator? xD

      2. Avatar de HP
        HP

        Zip AES é “pass do Windows” …lol

      3. Avatar de HP
        HP

        Já agora… eu não quero zippar e pôr pass! Eu quero editar sem extrair.

        1. Avatar de int3
          int3

          @HP
          O windows extrai. O linux também extrai. No Android também extrai para conseguires editar sem “extrair”.
          no windows extrai para C:\Windows\Temp\
          No Linux, talvez no android também e OSX : /tmp

          o que tu editas é basicamente o ficheiro extraído na pasta temporaria do sistema….
          ai ai…

          1. Avatar de hp
            hp

            Quando falo em “editar sem extrair” estou-me a referir a “editar sem extrair para o diretório do ficheiro”. No mac (winzip´s, izip, etc) não consegues editar sem que tenhas de extrair para o diretório do ficheiro… e se o fizeres tens de voltar a comprimir manualmente. Continuo à espera de um programa que faça no mac aquilo que se faz no Android, Windows e Linux!

          2. Avatar de int3
            int3

            @hp
            http://youtu.be/atwvbI04OPM
            Say what?
            Editas editas. e guardas dentro do zip?…

          3. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ hp
            Em que medida isso é assim tão importante, ao ponto de dizer que é vergonhoso?
            Encontras exemplos de coisas no Mac que não encontras no Windows, como o QuickLook – o painel de pré-visualização do Windows não tem a flexibilidade do QuickLook, sendo antes equivalente ao painel do Mac.

          4. Avatar de Nelson
            Nelson

            mas ó hp, não viste o meu video?

            http://www.youtube.com/watch?v=2Zy2JbBQbVI

            Afinal é o Windows que não faz isso… ahahahh

            Sim, é vergonhoso…

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Não se fazem no Mac? Até há o WinZip para Mac… ou o iZip que é grátis, ou montes de outros.

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Esse unrarx é bom para quando rar’s não dão em outros programas (que é raro), má que utiliza o programa original da rarlabs (proprietário).

          Esquece esse aí, utiliza o The Unarchiver, é o melhor

        2. Avatar de Nunes
          Nunes

          O unrarx é bom para alguns ficheiros teimosos, já que permite continuar a extrair mesmo que encontre alguns erros!
          PAra melhor integração com o sistema o “The Unarchiver” é muito bom!

    2. Avatar de marco
      marco

      eu quero editar ficheiros iso e ficheiro que estão dentro do iso, sem instalar software no windows.

      vergonhoso… até um apple faz isso

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Hm… Por acaso, o Windows 8 (finalmente) já permite montar iso’s… Lol

        1. Avatar de Marco
          Marco

          montar e editar?

      2. Avatar de int3
        int3

        ya. windows 8> já “monta”. Este montar é cómico, porque realmente não sei para onde é que ele monta. Como fosse uma drive? lol.
        *nix podemos montar um iso, até mesmo uma drive numa pasta qqr até mesmo no desktop e podes fazer drag and drop para o desktop e estás a passar para o disco/iso. Só falta isso no windows. Começar a copiar a forte e feito.
        Eles também já estão habituados… Apple copiou ao vizinho xerox, a microsoft deu alta knifada pelas costas á apple e “roubou” o ambiente gráfico. Fizeram o windows que na altura nem era um SO mas sim um programa gráfico do MS-DOS (que nem era deles foi comprado) ahaha

        $$$$$

  4. Avatar de Miguel Pestana Nóbrega
    Miguel Pestana Nóbrega

    Pena que a compatibilidade deste com o formato docx seja mt mau….
    Assim torna-se impossível de usar em muitas situações a menos que a pessoa que vai ler o documento tenha mac, ou seja para imprimir ou converter para PDF
    Em trabalhos de grupo por exemplo, impossível…

    Deviam era tratar deste assunto e deixarem-se de mariquices, mt à moda de Apple

    1. Avatar de int3
      int3

      a apple tenta fazer o máximo incompatibilidade possível.

      1. Avatar de irlm
        irlm

        gosto mais do polaris 5 pago, muito bom.

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      É muito mau?

      Muito mau porquê?

      Manda-me aí um docx todo pipi, que eu abro, e vamos ver se não é perfeito, ou se não for prefeito, o melhor do mundo para além do Word.

      Já agora, o Word, por acaso, abre documentos do Pages?

      Não, pois não? Logo o pages é melhor.

    3. Avatar de marco
      marco

      humm docx é formato de um ficheiro da microsft certo? pq é que raio o mac deveria abrir o ficheiro e ser compativel se não tiveres o office da … MICROSOFT… espera ai vou-te enviar um ficheiro do keynotes que é mt melhor que o powerpoint e tu tens de abrir no teu windows ou linux e tem de estar 100% compatível pode ser? ou será que estou a pedir muito? vê lá olha que a microsoft tb poderia de deixar essas mariquices, mt à moda da microsoft….

      qd a própria microsoft não garante 100% nos formatos dela e em produtos dela.

      tira lá as palas anti Apple sff.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Ainda por cima, quando é um produto tão caro…

        Pages + Numbers + Keynote + Apple Mail + MS OneNote = Grátis com um novo mac ou 53,97€/$

        Microsoft Office Home and Business (Word, Excel, PPoint, Outlook e OneNote) = $219

        Podes dizer que “a suite da Apple não funciona no PC”, pois… a da Microsoft também não funciona no Linux, por isso é que para trabalhos de grupo, o ideal é OpenOffice, que é grátis, funciona em nos 3 OS’s, e tá feito…

        1. Avatar de Marco
          Marco

          Se tiveres o iwork 9 a Apple dá-te o as aplicações todas de borla… 🙂

          1. Avatar de int3
            int3

            Não é agora que a apple está a “dar” todas as apps deles de borla para quem usa mac?
            Supostamente vai ser assim, já desde o OS X marvericks.

          2. Avatar de Marco
            Marco

            @int3: dá para quem compra um pc novo, ou para quem tenha adquirido o iwork.

      2. Avatar de Carlos
        Carlos

        Por acaso o formato dos ficheiros do Office 2013 não é da Microsoft, é uma norma ISO, especificamente a ISO/IEC 29500:2008 e anteriormente a ECMA-376.

        Ó aqui:
        http://standards.iso.org/ittf/PubliclyAvailableStandards/index.html

        1. Avatar de int3
          int3

          O problema é que os “tipos de letras” são patentados.

        2. Avatar de Marco
          Marco

          por acaso até é da MS que pediu para ser uma norma ISO, para combater o opendocument, utilizado no OpenOffice e na suite do kde.

        3. Avatar de Nelson
          Nelson

          Foi criado pela Microsoft.

      3. Avatar de Miguel Pestana Nóbrega
        Miguel Pestana Nóbrega

        Continua a não resolver o problema, quase ninguém usa IWork, agora Office…
        experimenta mandar um trabalho em .pages para um grupo de trabalho ou prof, verás o que digo (quase ninguém vai conseguir abrir)…
        Não sou anti Apple, até tenho um, mas tb não tenho as palas para tudo o que não é Apple, gosto e critico qualquer um, neste caso até só fiz um reparo…

        Se fosse a tirar por alguma suite era pelos Open Office ou semelhantes, que esforçam-se pela compatibilidade e oferecem ainda um formato que pretendem ser aberto e geral, não o formato .pages que é fazer exactamente o que a Microsoft faz, mas de maneira estúpida pois a Apple muito dificilmente irá ter o mercado que o Office tem..