MEO Drive chegou a 1 milhão de downloads

70 Comentários

Saiba como usar sem gastar um único byte de tráfego – ver aqui

Quando se fala em aplicações de navegação por GPS, são várias as ofertas disponíveis nas lojas de aplicações dos principais sistemas operativos móveis. No entanto há uma aplicação que se destaca: a portuguesa MEO Drive (anteriormente TMN Drive).

Recentemente esta aplicação alcançou um milhão de downloads e é hoje uma das aplicações mais completas neste segmento.

meo_drive_00

O MEO Drive, a aplicação de navegação para smartphone e tablet, alcançou recentemente 1 milhão de downloads nos sistemas operativos Android e iOS. Desde o seu lançamento tem tido lugar de destaque nos dois marketplaces, e sempre com recomendações positivas, o MEO Drive é uma das aplicações portuguesas com mais utilização no mercado.

Destaca-se por ser a única aplicação do género que não obriga à ligação à internet para ser utilizada e por ser gratuita para todos os utilizadores, de todas as redes móveis nacionais.

meo_drive_01

O MEO Drive transforma o telemóvel ou tablet num verdadeiro sistema de navegação, incluindo gratuitamente o mapa de Portugal (continente e regiões autónomas dos Açores e Madeira), mapas de todo o mundo e milhares de conteúdos úteis que por estarem gravados no equipamento não necessitam de acesso à internet para serem utilizados.

meo_drive_02
Totalmente integrado com o Facebook e Foursquare, o MEO Drive permite a partilha do processo de navegação com os contactos das redes sociais, assim como a pesquisa e partilha de navegação para qualquer contacto gravado no telemóvel, atribuindo ao serviço uma componente de rede cada vez mais valorizada. Para além destas funcionalidades diferenciadoras, permite ainda:

  • Definir o trajeto detalhado de acordo com as preferências do utilizador para uma viagem de automóvel ou a pé, incluindo o recálculo automático da rota;
  • Instruções de voz e no ecrã;
  • Informação sobre os limites de velocidade;
  • Informação de trânsito;
  • Radares de trânsito e indicação de limites de velocidade, com actualizações permanentes;
  • Vários idiomas para voz e texto (incluindo locução do serviço), abrangendo português, inglês, espanhol, francês, alemão e italiano.

Para aderir ao MEO Drive basta fazer o download da aplicação directamente na App Store da Apple ou no Google Play.

É utilizador do MEO Drive? Que novas funcionalidades gostaria que a aplicação tivesse?

Sistemas Operativos: Android | iOS
Download: Android [MB variável] | iOS [200 MB]
Homepage: Meo Drive

Comentários

70

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sérgio J
    Sérgio J

    Muito superior ao Google Maps ou Apple Maps, mas muito inferior a um TomTom

    1. Avatar de Hugo Santos
      Hugo Santos

      Concordo.
      Tem a vantagem de ser gratuita porque de resto é muito inferior ao TomTom. Tenho os dois no iphone e só uso o TomTom.

    2. Avatar de PorquinhoBranco
      PorquinhoBranco

      O google maps é muito mais que uma aplicação gps! Sobre o ser superior, só se a informaçao disponivel pro territorio portugues estiver algo limitada no google maps, porque de resto é a ferramenta de navegaçao mais completa e com mais recursos que existe!! Mas pronto, isto é baseado numa experiência fora de Portugal..

      1. Avatar de Pedro Pinto

        O Meo Drive ainda tem “poucos anos”…mas é impressionante o conjunto de funcionalidades que já disponibiliza.

        1. Avatar de Marco Ervões
          Marco Ervões

          Pouco anos, tem o nome Meo Drive, pois é o antigo Ndrive, que sempre foi mau e continua mau…

          A anos luz do TomTom…

  2. Avatar de Bruno
    Bruno

    Quando vai este chegar ao WP8?

    1. Avatar de zé

      ???????
      quando e mais apps meo ????

      1. Avatar de Zeca
        Zeca

        Para que? O HERE é o melhor GPS de todos.

  3. Avatar de TMC
    TMC

    é de longe o melhor software de gps grátis, para quem não usa muitas vezes compensa bastante

    1. Avatar de zé

      mas para quem quer um grande gps compre nokia lumia a app nativa dos lumia é qq

  4. Avatar de Tobias
    Tobias

    “única aplicação do género que não obriga à ligação à internet para ser utilizada e por ser gratuita para todos os utilizadores”

    De certeza que é a única? lol!
    Corrijam lá essa afirmação!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Tobias, tens de ler o texto todo.

      PP 🙂

      1. Avatar de Tobias
        Tobias

        Que queres dizer com isso? Estás a falar da parte “para todas as redes móveis?”

        Dou-te apenas um exemplo que destrona logo a tua afirmação: Here Maps.

        1. Avatar de antonio lopes
          antonio lopes

          Existe também o OsmAnd para android, que depois de downloadares os mapas nao necessitas de utilizar internet. So existe para android, mas é totalmente gratuita e até permite a importacao de percursos em formato *.gpx, sendo muito util para touring de bicicleta, por exemplo.

          1. Avatar de João Gonçalves
            João Gonçalves

            o HERE? Sim, é! Português de Portugal!

            Só uma correcção… é HERE Drive!

          2. Avatar de Tobias
            Tobias

            @Pedro: Não fujas à questão principal. Na tua frase que eu citei, dizes apenas que é a única app gratuita de navegação que não obriga a ter net. Ora isso é falso.
            Claro que se acrescentares que é a única feita em Portugal, aí já sou obrigado a concordar contigo.

            @João: Sim, é Here Drive, tens razão. Mas (no Windows Phone) como uma não existe sem a outra…

          3. Avatar de Pedro Pinto

            Sim, mas é relativamente as tugas 🙂 abraço

  5. Avatar de LFFC
    LFFC

    “Destaca-se por ser a única aplicação do género que não obriga à ligação à internet para ser utilizada e por ser gratuita para todos os utilizadores”
    Sempre utilizei nos Nokia, navegação por gps gratuito. O Here drive+ é muito superior.

  6. Avatar de sideshow
    sideshow

    Adorava conseguir instalar se não desse o erro: ” Package file has a bad manifest”

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      Já à alguns dias que estou com o mesmo problema, mas acho que é por causa da última cyanogenmod, se alguém arranjar o apk agradecia

      1. Avatar de sideshow
        sideshow

        Já instalei umas 10 CM diferentes depois de ter começado a dar o erro e tb é estranho dar apenas o erro nessa app e não nas outras…

        1. Avatar de ervilhoid
          ervilhoid

          Eu estou na 11 vou tentar arranjar o apk mas mesmo assim não sei se vai dar

          1. Avatar de Sérgio
            Sérgio

            Eu também tinha o mesmo problema na CM 11 para o galaxy S3. Mudei para outra custom rom, a Omnirom e o Meo Drive ficou a funcionar às mil maravilhas!

    2. Avatar de ns
      ns

      Usava esta aplicação desde que surgiu o TMN Drive e na altura era a melhor disponível gratuitamente. Pouco depois da mudança para Meo Drive comecei a ter esse erro e nunca mais consegui usar. Basta olhar para os comentários na play store e a quantidade de classificações de 1 estrela para se perceber que as alterações com a passagem para o Meo Drive deixou muitos utilizadores insatisfeitos ou sem a conseguir sequer usar.

      Também aconteceu o mesmo com o Meo Music mas nesse caso felizmente o problema foi corrigido e voltou a funcionar.

      1. Avatar de Pedro Faim
        Pedro Faim

        Também fui utlizador do Ndrive e do TMN Drive, mas tenho verificado que o Meo Drive é melhor!

        Anteriormente com o TMN Drive demorava a fixar o GPS, agora com Meo Drive é bem rápido!

      2. Avatar de Rui Pedro™
        Rui Pedro™

        Tambem tive o mesmo problema, e como faço backup das apks que instalo, voltei ao TMN drive.

  7. Avatar de dbrenha
    dbrenha

    É de mim ou não é possível usar os marcadores do google maps no meo drive?

  8. Avatar de João Dias
    João Dias

    Mas como não é necessário aceder à net para utilizar? Basta descarregar um mapa de um itinerário, é isso? Pelo menos do GPS necessita,claro. Mas, onde é que a MEO vai buscar a informação?

    E se eu for nabo e me enganar numa rua? Ele faz a correcção sem ter que ir pedir ao servidor para recalcular a rota?

    1. Avatar de antonio lopes
      antonio lopes

      Sacas o mapa de portugal por wifi e depois nao tens que te preocupar mais. Se te enganares na rua a aplicaco tem funcao de calculo de rota integrada, nao necessitas de ir buscar esta informacao a um servidor.

      De qq modo como alternativa também gratuita para android sugiro o OsmAnd.

    2. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      Estás a ver um gps TomTom? É mais ou menos igual, não precisa de net, o mapa está no telefone se te enganares ele procura nova rota usando o sinal gps do telefone

  9. Avatar de RJP
    RJP

    Dá erro ao instalar com a ROM CM11. Nunca tive este problema, mas há muitos relatos do mesmo erro de instalação nos comentários na play store. No entanto, já experimentei quando tinha a CM10 e tenho a dizer que preferia o tmn drive

  10. Avatar de Brut00
    Brut00

    Ainda está para vir a APP deste género que consiga superar a APP nativa dos Nokias Lumia!

    1. Avatar de Zeca
      Zeca

      Yep… Concordo não há melhor…

  11. Avatar de Rui

    Waze rules…
    Gratuito, precisa de ligação à net… Mas consome meia dúzia de bites.
    Qual tomtom ou outra coisa qualquer…

    1. Avatar de Pedro Faim
      Pedro Faim

      Sem dúvida, o Waze é muito bom!

      Ainda a umas semanas em Leiria, tentava ir até a Makro, pesquisei no Meo Drive e só encontrava a Makro em Coimbra…

      Depois experimentei com o CoPilot GPS (versão paga) e não localizou nenhuma Makro…

      Finalmente com o WAZE, localizou a Makro em Leiria e “conduziu-me” até lá.

  12. Avatar de João Reis
    João Reis

    Pena ter várias falhas cruciais ao nível do turn by turn.

    Colocam setas para virar quando não é para virar, desnecessariamente e confunde.

    Claro que TomTom é bastante melhor, mas quanto a mim Google Maps é melhor que este, mas consome dados.

  13. Avatar de MIKE
    MIKE

    waze apesar de ser online mete esse meo drive num canto, não gosto de gps offline, porque muitas vezes estão desatualizados

  14. Avatar de jony
    jony

    Quando era TMN drive era muito melhor o novo look é uma treta, alem disso tem o problema de não ser compatível com equipamentos Android baseados em SoC da intel…

    1. Avatar de racpxt

      Discrodo totalmente.
      A nova interface é muito mais simples e funcional.
      Tens quase tudo à distância de poucos cliques. Na versão antiga, por exemplo, se querias ir em modo passeio e evitar auto-estradas e portagens, era um filme de terror, agora está tudo à distância de um click ao calcular o plano de viagem.
      Mesmo em termos de pesquisa de PDI’s está muito mais acessível.

      Mas é como tudo, há pessoas que se virem que alteraram a cor de um pixel num icon ficam logo alarmadas e já não sabem trabalhar com aquilo…

      1. Avatar de Morbidos
        Morbidos

        Tem uma grande falha, nao permitir ter acesso as velocidades sem ter de calcular um percurso. Quando estive com problemas no conta km do carro foi muito importante ter acesso a isso dentro cidade sem ter de anda sempre a calcular o local para onde queria ir.

  15. Avatar de Cláudio Oliveira
    Cláudio Oliveira

    Tenho a versão 4.4.2 e é a única aplicação que não instala.
    Alguém com o mesmo problema?

    1. Avatar de sideshow
      sideshow

      vários…

  16. Avatar de Tiago Correia

    Serei o único a ainda preferir usar o TMN Drive? Do que esta nova app com design horrível?

    1. Avatar de racpxt

      Muito pelo contrário.
      Adorei a nova interface, muito mais funcional com as opções bem acessíveis. Como já afirmei acima em resposta ao jony.

    2. Avatar de Amílcar
      Amílcar

      a interface está polida mas o que ganhou em lustre perdeu em usabilidade… tornaram um processo simples e rápido em inúmeros passos desnecessários, especialmente em viagem.

  17. Avatar de Rui
    Rui

    A evolução para o Meodrive foi uma grande desilusão dado que o software não é tão intuitivo e prático como o anterior, os erros de mapas no TMNDrive não foram corrigidos para actual versão,nem em questão de vozes primaram.
    Passou-se de uma excelente – dentro do género das gratuitas- aplicação para uma aplicação razoável e por vezes irritante.
    A mesma por vezes apresenta erros de localização, situação que na versão anterior no Samsung S3 nunca aconteceu.
    Em resumo como é que a PT permitiu que os seus engenheiros informáticos estragassem uma aplicação que era deveras a melhor de mercado no género.

  18. Avatar de BA
    BA

    Não consigo instalar num Samsung galaxy note wifi.
    Uso o tmn drive, pois mesmo não tendo um tablet com slot para sim card, funciona correctamente.

  19. Avatar de Calhau
    Calhau

    Só podemos comparar o que é comparável. O MEO DRIVE é um serviço de navegação grátis para o território português, com atualizações grátis, e que dispõe de alguns serviços complementares pagos(trânsito). Não o podemos comparar, em absoluto, com o TOMTOM que é um serviço pago, com atualizações pagas.
    A utilização de um ou outro depende das necessidades, dos gostos, das disponibilidades financeiras, dos “parti-pris”, até mesmo, eventualmente, do snobismo.
    A MEO pode ter muitos defeitos, e tem, mas esta é uma boa iniciativa, embora não perfeita. E se houve um milhão de downloads do MEO DRIVE custa um pouco aceitar que isso resultou de haver um milhão de imbecis a fazê-lo. Já não custa tanto aceitar que isso tenha tirado um montante apreciável de receitas a muita gente.

    1. Avatar de Sueste
      Sueste

      Concordo. Mas isso não implica que a Meo não corrija e aperfeiçoe o que está feito, até por consideração pelos utilizadores e, sobretudo, por ela própria. E isso apesar do milhão de downloads! A Meo que ponha os olhos na Nokia, um gigante que se deixou dormir e acordou no charco.

    2. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      Mas quem é que comparou com o TomTom?

      1. Avatar de Calhau
        Calhau

        Os primeiros comentários começam por aí:
        “Muito superior ao Google Maps ou Apple Maps, mas muito inferior a um TomTom”

  20. Avatar de oados
    oados

    Para mim o TMN Drive era sem duvida muito melhor do que o MEODRIVE. Quando usei este ultimo tive bastantes problemas, desde enviar-me por sitios com portagens pagas apesar de estar configurado para não o fazer, a correcta saida da rotunda ser a 1ª e ele indica a segunda, indica trajetos onde andamos em contra-mão, etc. A minha explicação para isto é que o MEODRIVE ainda está muito verde, espero que com as proximas atualizações estes problemas sejam resolvidos.

  21. Avatar de MikeS
    MikeS

    Tenho um Lumia 520 e uso por norma o Here Drive, é grátis (só temos de descarregar o mapa antes por wifi), podemos planear a viagem no PC windows 8 e fica sincronizado no Luimia.
    Se precisarmos de novos dados ou localizações (que não estejam na base de dados integrada) temos que usar a ligação de dados ou um ponto wifi).
    Muito bom.

  22. Avatar de Leonardo Macedo
    Leonardo Macedo

    Eu usava o TMN drive no meu Acer Iconia A1-810, mas quando mudou para MEO drive simplesmente deixou de funcionar. Ou seja, nem se quer me deixa instalar.

  23. Avatar de Fábio
    Fábio

    acho que esta ultima actualização veio dificultar a navegação e não acho nada funcional.

  24. Avatar de Amílcar
    Amílcar

    Quando ainda era TMN drive era aceitável, agora está pesado, lento e com indicações inúteis como “vire LIGEIRAMENTE à esquerda”…

    Sygic e Google são a minha escolha

    1. Avatar de Olly
      Olly

      De facto, essa do “vire ligeiramente” parte-me todo!!!

      A minha maior crítica em relação ao MEODrive é mesmo o novo design que se tornou confuso e, mais grave ainda, num ecrã de 4″ metade dos menus ficam escondidos (logo inacessíveis) em modo landscape.
      Quanto ao cálculo das rotas, uso frequentemente o GPS e tirando os “caminhos de cabra” por onde me manda não tenho muito mal a dizer… só peca pelo facto de, agora, não ter a opção para predefinir se queremos evitar portagens – o que obriga a ter de me lembrar de o fazer de cada vez que calculo um trajecto.

  25. Avatar de BlinZk
    BlinZk

    Falta uma função básica, mas essencial, que é enviar (exportar) as coordenadas por SMS!

  26. Avatar de João Serra
    João Serra

    um bocado confuso no inicio pelo menos…

  27. Avatar de Miguel Correia
    Miguel Correia

    Fui utilizador do Tmn drive e nunca tive problemas.

    Estou a utilizar agora o Meo Drive e tenho um stress…
    Ele localiza-me os satélites rapidamente, coloca-me na posição actual e calcula a rota, mas não anda à medida que vou percorrendo o caminho…

    Alguém teve algum problema idêntico?

    Estou a usar um Wiko Darkmoon

    1. Avatar de Miguel Correia
      Miguel Correia

      Já arranjei solução!
      Se alguém “sofrer do mesmo mal”, aqui vai:
      http://www.cnx-software.com/2013/11/27/how-to-fix-slow-gps-lock-on-mediatek-mt65xx-based-smartphones/

  28. Avatar de carlos
    carlos

    boa treta…pouco intuitivo, lento e sem as funcionalidades anteriores, como por exemplo boa cama boa mesa.

    O anterior era muitissimo melhor e mais completo. A TMN mudou para pior, á boa maneira portuguesa…

  29. Avatar de sugestao ao pplware
    sugestao ao pplware

    Uma sugestão… Como existem dezenas se não centenas de apps GPS, sugeria fazerem um levantamento da maioria e fazerem uma sondagem, para percebermos quais são mais utilizados e para termos uma analise e opinião da maior parte delas.
    Porque por exemplo, andei a ver em foruns internacionais e falam muito bem do Sygic e não vi por aqui um unico comentário sobre essa app.
    Cumps.

  30. Avatar de Dias
    Dias

    Tenho um Tablet com SO Android 4.4 Kitkat
    Instalei o Meo Drive
    Estou habituado a colocar as coordenadas com latitude e longitude (ex: N32 02 )
    Aqui pede em graus minutos e segundos (ex: 38º 41.13” )
    Não posso indicar no modo Latitude/Longitude?
    Se não onde “arranjo” a outra informação?
    Obrigado.

  31. Avatar de hjmargarido
    hjmargarido

    estes mapas têm um contrato com a galp 🙂

  32. Avatar de Roman Glukh
    Roman Glukh

    mas não da para windows?ou esta me escapar alguma coisa?

  33. Avatar de Rui Pires
    Rui Pires

    Na versão v12.5.14 Diz me para activar os seus produtos, certifique-se que está ligado á internet e tente novamente e não saí disto. Nota tenho a ligação WIFI e Dados Moveis