Foi apanhado num esquema dos SMS de Valor Acrescentado?

29 Comentários

É provável que, pelo menos uma vez, já se tenha surpreendido com a factura do telemóvel ao ver que lhe estavam a cobrar pela recepção de SMS. É então que surge a dúvida: como pode isto acontecer se eu não subscrevi qualquer serviço? Bem-vindo ao esquema das mensagens ‘SMS Premium’, ou de valor acrescentado.

A Kaspersky Lab oferece uma série de simples conselhos para evitar que a ‘invasão’ dos SMS Premium, ou de valor acrescentado, não provoque um rombo na sua carteira.

smartphones_03

Basicamente, o serviço de SMS Premium consiste na subscrição por parte de um utilizador de um serviço baseado numa base de dados, que lhe envia informação sobre certos assuntos (geralmente jogos e concursos),  mas que cobra por cada SMS recebido. A questão é que na grande maioria das vezes, a subscrição foi involuntária. É possível que o próprio utilizador tenha dado o seu número de telefone ao participar em algum concurso ou sorteio, na esperança de ficar milionário. Era, por isso, indispensável introduzir o contacto telefónico para que pudesse ser localizado no caso de ser o vencedor. Tudo parece profissional, pelo que a vítima nunca duvida da sua veracidade, esquecendo-se, contudo, de ler as letras pequenas de uma cláusula que avisava para a subscrição de um serviço de valor acrescentado.

Outros aproveitam-se do Facebook. O utilizador é identificado num link de um vídeo acompanhado por um mensagem do tipo “Olá, Já viste que apareces neste vídeo?”. E como a curiosidade matou o gato, o utilizador incauto clica no link e é redireccionado para outra página web em que lhe pedem o seu número de telefone; se o introduzir, fica automaticamente apanhado por este esquema.

Também é possível que já tenha respondido a um SMS, como o do esquema que explorava a popularidade do Whatsapp. O utilizador recebe um SMS que diz: “Estou a escrever-te pelo whatsapp. Diz-me se as minhas mensagens te estão a chegar. Já me adicionaste aos teus contactos?”. O SMS vem do número 25568 e, uma vez mais, se o utilizador responder, está dentro.

Há poucas semanas, a Kaspersky avisou para um destes esquemas através de SMS Premium. Tratava-se do FakeInst, um Trojan que se disfarçava de aplicação para ver vídeos pornográficos. Esta aplicação pedia ao utilizador permissão para lhe enviar uma mensagem de texto para a compra de conteúdos pagos. Ao aceitar, o Trojan abria uma página web de acesso livre a partir da qual o cibercriminoso decifrava o país de origem do proprietário do dispositivo móvel para lhe mandar um código que consumava a burla.

Outro caso recente é o da suposta aplicação ‘WhatsAppSPY’. O utilizador tentava descarregar a app e esta pedia-lhe o número de telefone para receber o código de activação, similar ao procedimento de instalação do verdadeiro WhatsApp. A fraude, mais uma vez, residia no facto de que o número não era para activar qualquer app mas para inscrever o utilizador num serviço de SMS Premium. E, pela milésima vez, se introduzir o seu número de telefone, já está apanhado…

sms_money

“Os esquemas de envio de SMS para números Premium ou de valor acrescentado foi uma das primeiras formas de monetização do malware para Android. Neste caso, os envios dos SMS eram invisíveis para o utilizador do telefone, que só se apercebia de tudo quando recebia a factura no fim de mês”, sublinha Vicente Díaz, analista sénior de malware da Kaspersky Lab. “Em certos países, este tipo de esquema foi especialmente popular, já que, para contratar um número Premium, não era necessária qualquer documentação, dificultando a detecção dos responsáveis pelas burlas. Deste modo, as aplicações maliciosas que usavam esta técnica expandiram-se rapidamente e, ainda hoje, continuamos a detectar um grande número destes esquemas”, acrescenta Díaz.

Siga estes 8 conselhos para fugir dos esquemas SMS Premium

  • Não precisa que lhe chegue às mãos uma factura capaz de lhe causar uma síncope: os SMS Premium são enviados a partir de números que começam por algarismos pouco habituais. Como tal, basta manter-se atento antes que seja tarde.
  • Contacte o seu operador e solicite a desactivação de todos os serviços de SMS de valor acrescentado.
  • Envie um SMS com a palavra ‘sair’ para o número ‘estranho’ que lhe está a enviar as mensagens publicitárias. Esta mensagem é gratuita e, em muitos casos, resulta.
  • Se já perdeu muito dinheiro e quiser reclamar junto da operadora, certifique-se primeiro que não teve um descuido e subscreveu o serviço de valor acrescentado que lhe está a ser facturado. Uma vez clarificado este ponto, pode enviar ao seu operador uma reclamação por escrito manifestando que nunca solicitou esse serviço e que quer a devolução do dinheiro.
  • Se, chegado a este ponto, o problema não foi resolvido, é hora de tomar outras medidas. Se o seu operador não quer devolver-lhe o dinheiro ou não lhe responder passados 30 dias, recorra ao Provedor das Telecomunicações para que possa ajudá-lo a resolver o litígio.
  • Pense bem antes de deixar de pagar. Apesar de haver a possibilidade de não pagar a parte que corresponde ao serviço sobre o qual está a reclamar, na prática é complicado exercer este direito, já que requer que a companhia calcule novamente a factura retirando esses valores.
  • Use do senso comum: não dê o seu número de telefone, salvo quando seja estritamente necessário e confie 100% na página web.
  • Utilize um antimalware como o Kaspersky Internet Security for Android para o seu dispositivo móvel, que o ajudará a evitar a descarga de apps maliciosas. Porque mais vale prevenir…

Via Kaspersky

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Isto faz-me lembrar uma situação de mensagens online. Numa altura em que bloquearam vários sites de enviar SMS’s à borla, havia um outro que realmente dava para enviar. Mas quando experimentei enviar um SMS’s para o meu número através desse site, saiu dinheiro do telemóvel. Isto tudo sem registo, era só meter o número de destino e mensagem, chegava ao destino, e o destino pagava. 😛 Achei bizarro na altura, era bom pra queimar o saldo de alguém. 😐

  2. Avatar de VC
    VC

    Dica: liguem para o operador e peçam um barramento á conta para SVA’s, mas um pedido por escrito e nunca irão ter estes problemas no futuro.

    1. Avatar de Bruno Gomes
      Bruno Gomes

      ja pedi e nao deu em nada

  3. Avatar de MM
    MM

    Normalmente, em Portugal, a LA (número esquisito) de onde vêm as mensagens não é o mesmo para onde deverão enviar a mensagem de “sair”, sendo que essa mensagem é habitualmente cobrada e não gratuita, como indicam acima. Reclamar junto da operadora também não será o melhor dado que as operadoras trabalham num modelo de revenue share (lucro partilhado) com estas empresas e, portanto, lucram com este esquema. Aconselho a procurarem na internet a que empresa pertence a LA e, posteriormente, apresentar a queixa diretamente à empresa e autoridade reguladora.

    1. Avatar de Carlitos
      Carlitos

      Gostozo eesa coisa de ” revenue share (lucro partilhado) com estas empresas e, portanto, lucram com este esquema.

  4. Avatar de o gajo ali do lado
    o gajo ali do lado

    mas normalmente não é preciso inserir um código de confirmação? é k senão pode-se lixar alguem sem mais nem menos!

    1. Avatar de MM
      MM

      Em Portugal é necessário fazer double opt-in, ou seja, para subscrever o serviço tem de enviar o primeiro SMS com a palavra “XPTO” para a LA e depois confirmar que deseja subscrever o serviço. Para sair basta apenas enviar SAIR para a LA destinada a tal. É obrigatório haver um “INFO” que diz todos os comandos respeitantes ao serviço, inclusivamente o de saída.

      1. Avatar de Ramiro Duarte
        Ramiro Duarte

        Aparentemente, passados dois anos, em 2016, parece que já não é preciso. Na semana passada abri uma página web no telemóvel e de imediato apareceram aquelas publicidades que tapam a página. Não carreguei em nada excepto no “return” e recebi logo um SMS a dizer que a adesão a um serviço de valor acrescentado estava concluída!

        Paguei a porcaria da adesão e ainda tive de pagar a chamada para o apoio ao cliente para anular esse serviço e pedir o bloqueio de adesão a serviços desse tipo.

        1. Avatar de César Afonso
          César Afonso

          Confirmo a situação relatada. Fui mais um lesado. Estava no telemóvel a ver os jornais, não me apercebi de absolutamente nada e recebo uma mensagem a dizer que subscrevi um serviço.
          Isto não sentido nenhum, não preenchi o meu número de telemóvel em lado nenhum e muito menos enviei mensagem para tal serviço. É absolutamente abusivo que esta situação aconteça. Tanto a Meo, como a Anacom também são responsáveis por permitir isto.

          1. Avatar de Sofia
            Sofia

            Aconteceu o mesmo comigo. Ao abrir um site, sem introduzir qualquer número de telefone, o meu telemóvel foi inundado de pop ups (que supostamente estão bloqueadas) e recebi a mensagem a dizer que o serviço tinha sido subscrito. No meu caso foi a Zigzagfone. Consegui fazer o cancelamento do serviço e a Vodafone fez-me a devolução do dinheiro por ter sido o primeiro caso que me aconteceu.

          2. Avatar de Xavier Cardoso
            Xavier Cardoso

            Como devo proceder para pedir à minha operadora a devolução do € das sms de valor acrescentado?

        2. Avatar de Tiago
          Tiago

          Também me aconteceu abriu uma pagina involuntariamente e recebo logo de seguida a msg da adesão, falei com um assistente da meo e devolveram o dinheiro e bloquearam este tipo de serviços.

  5. Avatar de VC
    VC

    Esta incompleta a notícia, por favor corrigir. Existe SVAs onde o operador pode efectivamente aplicar um barramento e existe agora os Serviços de entidades externas, onde o operador não consegue cancelar nem aplicar barramento e é este ultimo que se esta a propagar rapidamente, muito por causa da empresa Go4Mobility. Apresentem queixa na ANACOM é o caminho correto.

  6. Avatar de LB
    LB

    Tambem fui apanhado pelo esquema e a fatura subiu a 250€ no mês do fartar vilanagem.
    Fui a vodafone pedir um barramento dos nºs de valor acrescentado. Parece que funciona.

  7. Avatar de luis verdasca
    luis verdasca

    Monetização? o que é isso?
    Em Portugal só conheço “rentabilização”.

  8. Avatar de Filipe
    Filipe

    Estava à procura dum aparelho electrónico, abriram-se um monte de páginas e de repente recebi um SMS a dizer que estava subscrito a uma cena chamada bar das putas e me tinham cobrado três Euros e tal. Verifiquei o saldo e é verdade. Não sei o que fazer, não me subscrevi a nada, não sei como chegaram ao meu número. Alguém teve este problema já? Se sim como resolveram?

  9. Avatar de Francisco
    Francisco

    Sem qualquer participação da minha parte recebi hoje uma sms da empresa KKO Store com supostamente a minha subscrição activa de 3,99€ por semana. Rapidamente procedi ao cancelamento da inscrição ( tendo feito pesquisa prévia na internet para ver do que se tratava) mas foram-me cobrados os 3,99€. Gostava de saber como é que é possível sem qualquer tipo de concordância da parte do utilizador haver este tipo de cobranças cegas em que as pessoas pensam que “foi um erro” e não dão importância, e no final do mês obtém uma factura enorme. E já agora como faço para reaver esse valor e evitar que me sejam cobradas sms do género no futuro. Se alguém souber agradeço.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      No meu caso foi a empresa Netsize,
      Sem nenhuma inscrição da minha parte foi-me debitado 3.99€. Contactei a vodafone que me disse que teria efectuado uma inscrição em algum sitio. Confirmei que não e devolveram-me o saldo, aproveitando também para efectuar o bloqueio destes serviços.

      Pedi os contactos da empresa e foi-me dado um mail geral e um número de valor acrescentado. Entrei em contacto por mail estou à espera da resposta. Se não for satisfatória irei apresentar queixa junto à ANACOM.

      Estas situações são para mim um furto.

  10. Avatar de Bruno
    Bruno

    Também fui borlado por essa subscrição!
    contactei a minha operadora e eles disseram que ou ligava para o seguinte nº 707 450 201 (com juros acrescentados) ou para o mail seguinte info@mobibox.pt, se vocês tiverem dinheiro no telemóvel contactem de imediato a MOBIBOX de imediato.
    Já mandei um mail para eles hoje dia 21-01-2017 quando eles me contactarem novamente a confirmar o cancelamento eu ponho outro comentário a dizer/confirmar isso.
    Boa sorte para todos!

    1. Avatar de Sónia
      Sónia

      Obteve resposta da MOBIBOX?
      É que acabei de enviar mail de reclamação e vou aguardar que me respondam

      1. Avatar de Joana Santos
        Joana Santos

        Aconteceu me o mesmo já liguei para a nos , e confirmaram-me desactivação do mesmo, liguei para os dois contactos do zig zag phone a confirmar cancelamento ,

        1. Avatar de Joana Santos
          Joana Santos

          *espero que estas três acções levem mesmo ao cancelamento desta burla que me levou já 8€ , irei comentar se não me for mais debitado esta quantia de 4€ semanais .

    2. Avatar de Ivan
      Ivan

      Viva Bruno,

      Recebeu alguma resposta ao seu pedido de devolução?

  11. Avatar de Matos
  12. Avatar de adel
    adel

    comigo aconteceu o mesmo era tempo da anacom acabar com estas burlas sob pena de se tornar cumplice

  13. Avatar de luke
    luke

    Está a acontecer comigo, os burros o prize mobi do lidl tiraram-me 3.99 euros e quero o meu saldo devolta.
    Como faço para evitar isto?

  14. Avatar de luke
    luke

    Mais ainda os burros das subscrição tiraram-me 7.99 euros e agora fiquei com o saldo de 0.74 euros.
    Alguém que me ajude?

  15. Avatar de Telmo M.
    Telmo M.

    Nova burla! A aplicação para android que está neste momento a ser publicitada no instagram chama-se “MaxCamera” e promete transformar a nossa cara num “avatar”. Na verdade não o faz. O que acontece é que vamos receber uma mensagem do número 3259 a dizer que subscrevemos um serviço de “videos para adultos” por 3,49€/semana.
    Na mensagem recebida vêm links, e acho que nesses é que está o perigo. Até agora não me foi retirado dinheiro da conta (passou 1 hora). O email sugerido para desactivação é: portugal@dcbhelp.com.

  16. Avatar de Jaime Martins
    Jaime Martins

    Estive numa situação semelhante e consegui que a operadora me devolvesse o dinheiro. Fiz a reclamação abaixo, à operadora, no site livroreclamacoes.pt. Espero que seja útil.

    No dia —-, por volta das –h, recebi no meu telemóvel SMSs indicando que tinha subscrito um serviço de valor acrescentado com o custo semanal de —-eur. Não sei como foi feita esta subscrição, mas o telemóvel esteve sempre na minha posse e não consenti nem tive conhecimento de nada antes de receber as SMSs. Imediatamente cancelei as subscrições e contactei a operadora para efectuar o barramento destes serviços. Solicitei que o custo das subscrições não fosse cobrado. A operadora recusa-se a reverter a cobrança alegando que nada pode fazer por os serviços serem fornecidos por uma empresa alheia, a Go4mobility. Obviamente, a empresa alheia só pode fazer cobranças através da factura da operadora tendo a cooperação activa desta última. Considero que, com este posicionamento, a operadora age de má fé, tentando desresponsabilizar-se do papel essencial que tem nesta cobrança indevida e, em geral, na viabilidade do modelo de negócio de empresas como a Go4mobility. Venho reclamar o crédito por parte da operadora dos —-eur que me serão cobrados devido a estas subscrições.