Android em 81% dos smartphones, iOS em apenas 16%

107 Comentários

Os dados são referentes ao número de smartphones vendidos no primeiro trimestre de 2014.

Passado o primeiro trimestre de 2014 é hora de se fazer mais um balanço às vendas no segmento mobile. Num total de 79.4 milhões de smartphones vendidos (cerca de 10 vezes a população de portuguesa) à escala mundial, o Android continua a liderar as preferências das escolhas dos utilizadores, estando presente em 81% dos smartphones vendidos nesse período. Mas há mais dados interessantes…

android_apple

A Canalys, empresa que realiza estudos do mercado, divulgou recentemente os números referentes às vendas de smartphones para o primeiro trimestre de 2014. De acordo com a informação divulgada, nos primeiros 3 meses de 2014 foram vendidos 79,4 milhões de smartphones, um crescimento de 29% comparativamente a igual período de 2013.

Em termos de percentagem, 81% são dispositivos Android, 16% de dispositivos com iOS e apenas 3% correspondem a dispositivos com Windows Phone.

Além desta informação, o estudo mostra também a tendência para dispositivos com ecrãs de 5″ ou superiores, tendo sido registado um crescimento de 369%. Este segmento continua a ser liderado pela Samsung mas a Lenovo, Huawei, LG, e Sony têm ganho terreno.

canalys

Jessica Kwee da Canalys refere que há uma clara tendência para dispositivos com grandes ecrãs e que ausência da Apple neste mercado não será por muito tempo.

Consumers now expect high-end devices to have large displays, and Apple’s absence in this market will clearly not last long,” “It is notable that 5″ and above displays featured on almost half (47 percent) of smart phones with an unlocked retail price of US$500 or more. Of the remaining 53 percent of high-end smart phones, 87 percent were iPhones. Apple plainly needs a larger-screen smart phone to remain competitive, and it will look to address this in the coming months.”

No geral, a Samsung continua a liderar o segmento dos dispositivos móveis, com uma quota de 31% à escala mundial e à frente da Apple que apenas detêm 16% do mercado global. De referir que no TOP 10 das melhores empresas neste segmento, metade são chinesas: Huawei (3º), Lenovo (4º), Xiaomi (6º), Yulong (8º) e ZTE (9º).

A China continua a ser o maior mercado de smartphones do mundo, responsável por 35% das vendas. Tal resultado significa quase o triplo dos EUA, que apenas consegue capturar 12% do mercado de smartphones em todo o mundo. No entanto, é importante sublinhar que os fabricantes de smartphones chineses não estão apenas interessados ​​em vender os seus equipamentos no seu próprio mercado. 43% dos equipamentos da ZTE são vendidos fora da China… A Huawei vende fora cerca de 40% dos seus equipamentos e a Lenovo tem vendas na ordem dos 15% fora da China.

Comentários

107

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Salvador
    Nuno Salvador

    Isto de comparar as marcas todas do mercado com apenas umas para fazer notícia é na minha opinião, ridículo!
    Analogamente, vamos então fazer outra comparação num mercado diferente dos smartphones.
    Vamos analisar o mercado automóvel, e considerar que a marca Mercedes é o iOS (Apple), e o resto das marcas todas é o Android (resto das marcas).

    Número de Mercedes vendidos nos primeiros dois meses de 2014:
    215753
    Numero total de carros vendidos até a mesma data, subtraindo os Mercedes:
    1862600-215753 = 1646847
    Percentagem resultante;
    215753/1646847 = 0,1310097416457 %

    13% meus amigos!
    E então, ficaram chocados?

    Já agora, aqui estão as fontes usadas (como isto foi um examplo, é irrelevante se são fidedignas ou precisas):
    http://www.best-selling-cars.com/international/2014-jan-feb-international-worldwide-car-sales/
    http://www.daimler.com/dccom/0-5-7153-1-1680576-1-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0.html

    1. Avatar de Nuno Salvador
      Nuno Salvador

      Correcção: Não é preciso subtrair sabermos a percentagem total de mercedes:
      215753/1862600 = 0,11583431762053%

    2. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Exacto. Não sei porque dão tanta atenção a uma marca (mercedes/Apple) quando dentro dos “restante” existe desde Fiat Panda até Bugattis(android)

      Se alguém tivesse de optar entre ter só Mercedes ou poder escolher entre todos os outros carros sem Mercedes, adivinha qual era a escolha óbvia?

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Só Mercedes.

        Bugati = Android?

        Então Koenigsegg = iOS

        Lol

        1. Avatar de João Pereira
          João Pereira

          Ele estava correto, visto que a Mercedes era iOS e as restantes Android, ou seja até um Aventador era Android, foi apenas um exemplo….

        2. Avatar de Oupa
          Oupa

          Nem mais!

          Bugatti = W16, 8000cc, 4 turbos, 10 radiadores, 1001cv (ou 1200cv), pesado.
          Ou seja, força bruta sem conseguir aplicar isso tanto num circuito ou sequer numa recta. É um carro para aqueles que gostam de dizer que têm um Bugatti com 1000 cavalos! Tal como aqueles que gostam de dizer que têm um quad ou octa-core com não sei quanto de RAM, mas que depois nem assim conseguem tirar partido do software!

          Koenigsegg = são carros com menos potência, mas muito muito mais bem conseguidos! Porquê? Sabem aproveitar melhor a potência, são construídos de maneira que só Deus sabe como, sabem tirar partido do mínimo detalhe do carro! Para quê? Para tanto num circuito como numa recta darem tareia a um Bugatti com bem mais cavalos! Onde entra aqui o iOS? Aparelhos com iOS são de longe mais bem construídos que aparelhos com Android pois são dual-corezitos com 1Gb de RAM que dão coça aos Bugattis 🙂

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            E depois ainda têm os acabamentos do bugatti… Eheheh XD

          2. Avatar de Oupa
            Oupa

            E depois quem tem a maçã na traseira é que é o show offer :b

          3. Avatar de int3
            int3

            é estupido comparar o software android para os produtos da apple. Se tiverem a comprar software vs software aí faz sentido. mas agora quando falam “android” pensam logo em samsung.

            Em termos de software as vantagens do iOS é ser feito para hardware especifico.
            já o android perde um pouco nisso, mas devido á grande comunidade recebe bastantes feedbacks de muita gente com equipamentos variados o que elimina muito da vantagem do iOS face ao android.
            Em termos de harware, epa isso depende de quem faz. Nokia são mais resistentes do que os da samsung por exemplo. A apple são também resistentes, tem bons ecrãs, mas sinceramente acho os iPhones mais resistentes.

            epa mas cada um com a sua. xd

          4. Avatar de Carlos Nascimento
            Carlos Nascimento

            A comparação entre iphone e nokia 3310 está interessante, usei um 3310 durante muito tempo, ainda o tenho e funciona, mas, mesmo não sendo grande fã de iphone, nao teria levado a comparação tão longe. E, sim, andar com 2 telefones é uma chatice. Nelson: tenho concordado com boa parte dos teus comentarios, mas aqui… meteste água, ou, quem sabe, tabaco a menos naquilo 🙂

        3. Avatar de Gerardo
          Gerardo

          Seja o carro que quieres, o facto é que estás limitado a um tipo de carro (por ex. super-desportivo) e por vezes é preciso um todo o terreno, outras um citadino e por vezes um comercial. Nunca poderás estar tão preparado para os desafios com um marca que só te oferece um tipo de carro com outra que te oferece esse tipo e todos os outros. É difícil perceber? Vai lá para o mato com o teu super-desportivo 😉

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            A mercedes tem todo o tipo de carros, desde um G de 6 rodas motrizes, até ao super-desportivo, entre muitos outros, lol, até camiões!

            Ora essa!

            Android é tipo aqueles carros que querem ser tudo, e não são bons para nada… tipo Pontiac Aztek

          2. Avatar de DeuX
            DeuX

            O meu note 3 ri-se da tua piada.

          3. Avatar de OMG
            OMG

            A Mercedes tem, mas a koenigsegg não, tens mesmo de ir de desportivo para o meio do mato e para o meio da cidade, tal como a Apple.

          4. Avatar de Nelson
            Nelson

            Ó DeuX, diz lá então o que é que o teu note 3 faz?

            Que eu não faça num aparelho mais transportável (iPhone), ou noutro ligeiramente maior, mas mais confortável (iPad mini/iPad Air)?

            LOL! Ao menos se tivesse dois cartões, para o telemóvel, e outro de dados para o “tablet”…

            É só um telemóvel grande, para veres as fotos em grande do facebook, ou para leres as 50 sombras de cinzento na casa de banho mais confortavelmente? Ou os 120 caracteres das SMS não cabem num ecrã mais pequeno?

          5. Avatar de Nelson
            Nelson

            @OMG, a Apple não tem só um produto, que eu saiba… não é?

            Tem desde o iPod shuffle ao Mac Pro, da última vez que vi…

          6. Avatar de OMG
            OMG

            Que smartphone tem a Apple para quem procura um todo-o-terreno (ao estilo do cat b15)? O iPhone. Que tem a Apple para quem procura um smartphone barato? O iPhone. Que tem a Apple para quem procura um dual sim? O iPhone?

          7. Avatar de int3
            int3

            @OMG Isso é verdade. Critico a Apple por causa disso. Apple foca no utilizador, já notei isso no meu mac, porém nos smartphones podia ser melhor e não é face aos seus concorrentes perde bastante (quem diz software android, diz outro SO. o que importa é a marca de produção hardware).
            conheço muita gente que trabalha com dual SIM apenas. Tem SIM da empresa, e SIM pessoal.

          8. Avatar de Nelson
            Nelson

            @OMG:

            todo-o-terreno: pegas no iPhone e metes na otterbox

            barato: iPhone em segunda-mão, ou o 4S, que em muitos países decentes, fica a 0, e com um plano proveitoso.

            dual sim: compras dois iPhones.

          9. Avatar de OMG
            OMG

            Acho que é uma opção de mercado, que tem as suas vantagens, mas também tem as suas desvantagens, temos é de conseguir ver as duas sem palas, o que pelos vistos é difícil para alguns…

          10. Avatar de OMG
            OMG

            Lol Nelson!
            É como te digo, pegas num desportivo, metes-lhe uns pneus maiores e pensas que tens um tt… Mas não tens!

          11. Avatar de int3
            int3

            @Nelson

            acho que foi ironia nao? xD comprar 2 iphones? então vê só isto:

            octa-SIM – 4 dualsim androids
            quem anda com 2 iphones no bolso? 😛

          12. Avatar de OMG
            OMG

            Sabes como é, melhor que um iPhone, só mesmo dois iPhones! 😀
            Nao vá acabar a bateria de um, que não dá para substituir, ou avariar, tens sempre outro de reserva, é boa ideia, totalmente aprovada pela Apple.

          13. Avatar de Nelson
            Nelson

            Qual é o problema de andar com 2 iphones?

            Em termos de peso são 224g… praticamente o mesmo que um HTC One Max (single-sim)

            Em termos de altura, são 1,5cm… o Nokia 3310, por exemplo, ainda era mais alto: 2,2cm

            A otterbox é muito mais resistente que qualquer telemóvel resistente… mas de longe!

            logo o desportivo com pneus TT é o Android “resistente”, e não o iPhone.

            Quanto á bateria… deves estar a brincar! Primeiro, SIM, a bateria é substituível, mas não pelo consumidor, e podes comprar uma bateria externa, que é o que toda a gente faz, e fica mais barato que comprar baterias originais da Samsung, p.ex.

          14. Avatar de Carlos Nascimento
            Carlos Nascimento

            A comparação entre iphone e nokia 3310 está interessante, usei um 3310 durante muito tempo, ainda o tenho e funciona, mas, mesmo não sendo grande fã de iphone, nao teria levado a comparação tão longe. E, sim, andar com 2 telefones é uma chatice. Nelson: tenho concordado com boa parte dos teus comentarios, mas aqui… meteste água, ou, quem sabe, tabaco a menos naquilo 🙂

            (Desculpem o duplo post, respondi na área errada)

          15. Avatar de Nelson
            Nelson

            @Carlos Nascimento: hehe, o meu ponto é que andar com 2 iPhones não seria terror nenhum!

            Afinal, já andamos com telemóveis maiores que 2 iPhones…

            2 iPhones, um em cima do outro ficam bastante compactos até porque o iPhone é liso em superficies e tudo 😉

            Mas é claro, é irrealista, a não ser para as senhoras, ou quem use mala. 🙂

          16. Avatar de Carlos Nascimento
            Carlos Nascimento

            @Nelson: Eu percebi, não vejas/entendas acidez no meu comentário, afinal andamos com tablets de 7 ou 8 polegadas e nao é por aí. Apenas achei piada mencionares o iphone e o (saudoso) nokia 3310. E bem me parece que 2 iphones nao chegam à espessura de um 3310.

    3. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      esta a comparar-se sistemas operativos, não marcas de equipamentos.

  2. Avatar de Nuno Salvador
    Nuno Salvador

    Bem, e escrito isto tudo, o ponto que eu quero chegar é o seguinte:
    Não gosto do titulo da noticia, digno duma revista de fofocas.
    Podem apagar

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Bom dia Nuno,

      Eu já tinha percebido que só tinhas lido o titulo da noticia. Lê o resto do artigo e percebe do que se fala…para se ganhar argumentos é preciso ter “bagagem”..e isso só lendo o artigo.
      É apenas um estudo, com os resultados das vendas do primeiro trimestre..nada mais. Se chamas a isto “fofoca”…

  3. Avatar de Hugo Santos
    Hugo Santos

    Estamos a comparar o incomparável… IOS é só Apple, enquanto que Android são grande parte das outras marcas todas, desde Samsung, ao android made in China que não vale 2 tostões, até ao android rafeiro que estão a vender no folheto do Lidl…

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Não vejo do que falas.

      “No geral, a Samsung continua a liderar o segmento dos dispositivos móveis, com uma quota de 31% à escala mundial e à frente da Apple que apenas detêm 16% do mercado global.”

      Se queres ir por marca tens aí.

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Hugo mas isso já toda a gente sabe. iOS é Apple e Android são muitos…mas isso traz vantagens e desvantagens…como sabemos.

      1. Avatar de Roque
        Roque

        não percebo o razão dos fanboys estarem indignados IOS é sistema Operativo , Android tambem , Windows Mobile tambem …. ??? qual é o problema aqui ??? SÓ a apple é que tem IOS ??? .. e o Windows Mobile ???

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          O que é isso do Windows Mobile?

          Enviado do meu Windows Phone

    3. Avatar de Shikai
      Shikai

      Pensaram o mesmo na altura do Windows vs MacOS
      O windows esta em todos os PC’s e o MacOS só nos Macs

      Já aqui tinha referido… a historia volta a repetir-se mas com um interveniente diferente

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        O MacOS esta só nos Mac’s porque a Apple assim o quer!

      2. Avatar de Nunes
        Nunes

        Na verdade não se repete, a história é bastante diferente!
        O Windows/DOS teve rapidamente hegemonia no mercado empresarial, não só nas vendas de hardware, mas tb no desenvolvimento de aplicações, o que perpetuou a necessidade de PCs, que transbordaram para o mercado doméstico, e o distanciamento das plataformas alternativas.
        Actualmente não vês hegemonia do Android no mercado empresarial, nem hegemonia no desenvolvimento de aplicações, nem é muito expectável que tal venha a suceder. A única coisa que vês é domínio nas vendas de hardware, o que tem o seu significado e consequências, mas muito longe das implicações do domínio que a Microsoft teve! Ainda mais quando a Google não consegue ter o mesmo controlo que a Microsoft teve sobre o software, e quando existe a Internet e serviços independentes de plataformas!
        História muito diferente, o que complica qualquer tentativa de paralelismo e futurologia.

      3. Avatar de int3
        int3

        Shikai dizes cada disparate. Apple é quem desenvolve o kernel do mac chamado: XNU (X is Not Unix). Este kernel usado pelo sistema operativo Darwin apenas corria em PowerPC mas depois mais tarde ficou compativel com instruções SSE e MMX (aka intel. amd também suporta isso). É o objetivo do XNU correr apenas em hardware da apple. Por exemplo, a motherboard dos macs é quase sempre da apple. controladores e por aí é tudo deles. É por isso que não corres mac, infelizmente, em hardware não-apple.

        É possivel correr sim, mas perde toda a performance que o SO podia dar devido aos controladores existirem apenas para aquele hardware especifico. Isto dá vantagem ao windows obviamente.

        Já agora o XNU era o kernel do NEXTSTEP com controladores do BSD, que era uma mistura do mach (não confundir macOS) com esses controladores BSD.

        Para concluir, o que disses é de uma pessoa que não entende nada sobre sistemas operativos. Nadinha. e já agora, o OSX é open source. Pelo menos o kernel é. 🙂

        Linux+mac ftw 😛

  4. Avatar de Nuno Salvador
    Nuno Salvador

    Estes comentários, não a notícia ololololo

  5. Avatar de Nelson
    Nelson

    Metade dos telemóveis de mais de $500, desbloqueados, são Android?

    Ahahahahhahahahaahahha!

    Essa é tão boa!

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      É assim:

      https://developer.android.com/about/dashboards/index.html?utm_source=ausdroid.net

      Quase todos os topos de gama Android são de tamanho “large” (entre 4 e 7 polegadas)

      Eu nem vou tar com problemas com dispositivos de baixa densidade (claro que não são topos de gama), e tv’s e etc’s, e nexus, e one+1, etc, galaxy mega, etc… que não chegam a $500, nem coisa que se pareça!

      Até vou subir esse 7,8% para 10%, para ficarem todos contentes…

      Se o Android subiu 50% de activações desde o ano passado, para 1500 milhões de ativações, 10%, são 150 milhões.

      Tipo… 150 milhões de “topos de gama”, total acumulado!

      Isso dá quanto tempo de iPhones? Nos últimos 6 meses venderam-se 90 milhões deles…

      Dá 10 meses de iPhones… nem 1 ano!

      Se se vendem tantos topos de gama, e a Samsung fica toda contente por vender uns 10 milhões num mês de lançamento (a Apple vende em média 15)…

      Opá, há Android topo-de-gama (>$500) para todos! Não sei porque é que a LG, HTC, Sony, Motorola, etc… estão sempre a perder dinheiro, eles não vendem telemóveis???

      Mas… mas… mas… que não seja por isso! O ANDROID ESTÁ A GANHAR!

      1. Avatar de kekes
        kekes

        Tens falhas nesse cálculo. Tens de adicionar na minha opinião os normais de alta definição, xxhdpi, que são 13%. Basta que o total seja apenas de 15% já te dá cabo dessa teoria tua, e 15% segundo esses dados parece totalmente possível e quem sabe mais…

      2. Avatar de Nunes
        Nunes

        Eu imagino que haja muitos telemóveis de 5’ classificados com tamanho normal – não há uma fronteira definida para a classificação do tamanho!

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Há, tem tudo explicado nessa página.

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            Não! Se reparares não há um valor fixo definido para o tamanho físico máximo e mínimo – há sobreposição nas classificações. A forma como é definido é um pouco opaca.
            O Galaxy S4 por exemplo é classificado como normal!

    2. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      Então porquê?

    3. Avatar de kekes
      kekes

      Sim e quem sabe talvez mais. Se reparaste nos telemóveis com mais de 5” têm uma grande cota, normalmente esses sãos os mais caros. Apenas podemos supor mas creio que mais de 16% sim.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Os com mais de 5″ são os mais caros?

        Não,mos mais caros é que são maiores que 4.5″

        Então é esses megas todos, esses phablets e telemóveis chineses de 100 e 200€?

        E nexus e etc’s?

        Isso custa tudo menos de $500, e vai tudo para as estatísticas…

        1. Avatar de Marco
          Marco

          O meu oneplus one, nao concorda e ainda se ri do teu iphone 🙂

    4. Avatar de Paulo
      Paulo

      “smart phones with an unlocked retail price of US$500 or more” não quer dizer que os telemóveis são desbloqueados!!! 😉

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Eu sei! 😉

        E foi isso que fiz.

        Fui buscar os Androids todos, bloqueados ou não…

        Aliás, até dei mais uns cheirinhos.

        Contra os iPhones… sim, há iPhones que custam menos que $500, o 4S, por exemplo, custa $399, por isso é que favoreci bem o Android.

        Tipo, o Android vende muito, mas se no ano passado nesta altura, tinham vendido 1000 milhões de dispositivos (tablet e phone), mesmo que tenham vendido uma coisa maluca, e estarem hoje nos 1500…

        Para venderem tantos topo de gama, tinham de vender 1 topo de gama em cada 3 telemóveis, pois a Apple anunciou recentemente que tinha chegado aos 500 milhões de iPhones.

        Considerando que os tablet android e os iphones de $399, como “erros”…

        1. Avatar de DeuX
          DeuX

          Há uns anos atrás aqui na Holanda via quase toda a gente com iPhones (arrisco-me a dizer que 80% da população andava com um iPhone). De há 2 anos para cá vejo muito mais gente a usar Galaxy S3/S4 e S5 do que iPhones.

          De salientar que tanto o iPhone 5S como o Galaxy S5 têm exactamente o mesmo preço, portanto não é uma questão de dinheiro mas sim de escolha.

          E digo-te mais, com o fim do meu contracto troquei o meu SGS 3 por um Note 3 4G e comparativamente ao iPhone 5 da minha mulher, o Note 3 é muito melhor. Ela que até é fã incondicional da Apple perguntou se não queria trocar com ela porque gostou imenso do Note. Portanto deixa de ser picuinhas e aceita que cada um tem direito há sua escolha.

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Engraçado…

            Andas a cheirar os telemóveis das outras pessoas?

            É que são quase todos iguais os Samsung, é preciso ver nem se é um S4, por exemplo ou outro… e no caso dos Samsung S4, é preciso ser burro para comprar subsidiado, já que ele andava aí abaixo dos 500€… Então na Holanda, como tu sabes, que tem lojas com preços muito competitivos…

            Estamos a falar também do mercado mundial…

          2. Avatar de DeuX
            DeuX

            Não preciso cheirar o telemovel das outras pessoas, mas consigo distinguir bem um S3 de um S4 ou de um S5 quando os vejo na rua.

            E quem disse que é ser burro comprar um S4 subsidiado? O preço de um S4 com contracto aqui é 29 euros/mês com 500Mb 150min/SMS ilimitadas com o tlm de borla.

            Um S5 são 54 euros/mês com 2Gb e chamadas e SMS ilimitadas. (Pelo menos na Vodafone que é o que uso)

            Segundo, aqui usar pré pago é suicidio se fazes muitas chamadas pois vais gastar muito mais do que se tivesses um contracto. Até os putos na rua têm um smartphone com contracto agregado ao dos pais. Essa é a maior razão das pessoas preferirem contratos, porque lhes sai muito mais barato por mês e os smartphones são gratuitos.

            E para termos de comparação um iPhone 5S fica a 55 euros com 1Gb 150min e SMS ilimitadas, o 5C a 45 euros e o 4S a 29 euros.

            Por isso porque haviam eles de dar que seja 400 euros por um S4 se iriam fazer contracto com apenas o cartão SIM? Burro seria aquele que fizesse isso.

          3. Avatar de Nelson
            Nelson

            Isso depende de quanto custam as comunicações aí…

            Não vou discutir de um mercado que não conheço.

          4. Avatar de DeuX
            DeuX

            Posso-te dizer que quando vim para cá e comprei um cartão SIM pré-pago cheguei a pagar 60 centimos por minuto. O sistema pré-pago simplesmente é arcaico aqui. No entanto o sistema de contrato funciona muito melhor. A título de exemplo renovei a pouco o contrato 4 meses antes da data do fim do mesmo(porque eles aqui permitem isso) com 2Gb de tráfego, 300 min, SMS ilimitadas e ainda plafon para usar no estrangeiro mais um Note 3 4G a custo zero com uma mensalidade de 35 euros/mês.

            Se fosse em Portugal tinha de arrotar 70 euros/mês e pagar logo na loja 490 euros pelo smartphone.

          5. Avatar de Nelson
            Nelson

            Pá… Portugal… lol

  6. Avatar de NewJ
    NewJ

    Como diria o outro: Outra vez arroz..

    1. Avatar de Blop
      Blop

      Vinha mesmo aqui dizer isso 😀 mas para variar um pouco, outra vez batatas!!

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Isto é uma avaliação do mercado…que acontece a cada trimestre. Além de se perceber que o Android continua forte..ficou também a conhecer-se a tendência para dispositivos com ecrãs de 5″ ou superiores…mas tambem se ficou a saber que as empresas chinesas estão a crescer bem…basta ler, está tudo aí

      1. Avatar de NewJ
        NewJ

        Isso não há dúvida que a tendência são os ecras com +/- 5″, por isso novo iphone e o novo lumia 930 vão vir com ecras dessa tendência

  7. Avatar de Ricardo Bengalinha
    Ricardo Bengalinha

    Para postarem este tipo de NOTÌCIAS mais vale não postarem nada, pois só serve mesmo para destabilizar o pessoal e os seus comentários. Por muito interesse que tenha em ver as noticias aqui no pplware á algumas que são de total desinteresse e sem nexo como é o caso desta.

    1. Avatar de Vítor M.

      Bom, eu já não penso assim. Estas notícias são um barómetro do mais “rico” e próspero mercado da actualidade, o dos dispositivos móveis. Ao auscultares este mercado e recolheres estes números terás uma ideia clara da evolução, onde, por exemplo no caso dos developers, devem ou não apostar.

      São estes artigos que vão balizando a cada temporada as intenções de aposta em termos de desenvolvimento e políticas de mercado.

      1. Avatar de Francisco Pinto
        Francisco Pinto

        Como é sabido os números referentes ao Android são referentes a sheepments, não são a clientes finais! Seria interessante saber quantos desses 81% estão nas prateleiras/armazéns das Fnac,mediamarkt,amazon, etc..dos retalhistas. As tantas iria haver uma surpresa! Sempre achei um bocado estranho como é que o Android tem 81% do mercado e quando se fala em utilização(interneis, post no youtube,instagram, etc) as coisas praticamente se invertem; suspeito que nem tudo se explica com o facto do mercado android ser dominado por aparelhos de “baixo” valor…

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          É assim, se há coisa que o Android é bom, é tornar acessível a tecnologia a todos.

          Até a Coreia do Norte tem um Android! Vê lá!

          A maior parte dos Android estão em Áfricas, América do Sul, Ásia, países sub-desenvolvidos e em desenvolvimento…

          A Apple nunca se preocupou com esses mercados… e também não interessa muito, diga-se de passagem, os criadores de conteúdos, não estão aí.

          1. Avatar de OMG
            OMG

            O que se passa, é que me parece que a “literatura de casa de banho” (leia-se Forbes) mostra que tem razão, está a ser cada vez mais difícil para a Apple angariar novos clientes. Não se preocupa com a Ásia? Então para que se meteu nos chineses? Criadores de conteúdo?! A Apple interessa-se (naturalmente) é com os “criadores de dinheiro”.
            http://www.gartner.com/newsroom/id/2665715

          2. Avatar de Nelson
            Nelson

            Achas que os chineses que pode sonhar com ter um iPhone corresponde sequer a 1/3 da população?

          3. Avatar de OMG
            OMG

            Não digas baboseiras!
            Os lucros com os chineses representaram 20% do total, foi aí que foram buscar os lucros acima do esperado e mais que isso, foi a fonte de novos clientes para o ecossistema Apple.

          4. Avatar de Nelson
            Nelson

            Se calhar, é porque os clientes Apple “de cá”, compram um telemóvel, e trocam passados 2 ou mais anos.

            Face aos androidanos que andam sempre a trocar á procura do que nunca vão encontrar…

            Pois com uma taxa de fidelização tão alta, só pode…

            mas… onde é que foste buscar esses dados?

          5. Avatar de OMG
            OMG

            Não te faças de ingénuo, sabes bem porque é… com o preço de um iPhone compras 5 android e portanto podes andar sempre a trocar, sem provavelmente nunca estar satisfeito, é verdade. Ou então compram uma mais caro e ainda assim mais barato que um iPhone e andam com ele vários anos, aposto que trocas com mais frequência tu de iPhone do que eu de Android! Nota no entanto que os que trocam várias vezes de equipamento dentro do mesmo sistema, não deixam de ser fiéis à marca.

            Os dados:
            http://www.macworld.com/article/2150281/why-apple-is-winning-in-china.html

          6. Avatar de Nelson
            Nelson

            Vês que como tu sem querer, aprendes as coisas?!

            Compro 5 androids, e não me satisfaço com nenhum.

            Prefiro comprar 1 iPhone, e ficar satisfeito.

            Eu nunca troquei de iPhone, mas se trocar, tu vais a vender o teu Android, e quanto é que te dão? E quanto é que vale um 5S desbloqueado, com 1 ano, usado, mas estimado no mercado? Apenas uns 100 a 200€ menos que um novo, ou mesmo que seja uns 300€…

            Compras qualquer Android em Maio de 2013, e aposto que hoje não vale um chavelho!

            Eu não me apetece trocar de telemóvel este ano, mas por exemplo, comprei o meu Galaxy Nexus por 399€, passado menos de um ano, já estava o Nexus 4, novo, a 199€, e quando saiu o Nexus 5, ainda desceu mais o 4…

            Ia vender o meu GN usado, por quanto? 50€? Para isso, fica cá, que é bem fixe para despertador, ou se o meu avariar, ou precisar de um, ou quando vou para sítios sujeito, ou quando posso perder…

            Grande burro que fui atrás dos ecrãs grandes, com 399€, comprava um 4S, e em vez de o ter um ano e pouco, tinha 2 anos, e ainda o vendia nem que seja por 2 tostões, mas vendia por mais que o meu GN.

            Podes dizer o que quiseres, aprende com os erros dos outros, que quem tem ideia para comprar um Android, o Android é sempre melhor, para quem tem ideia para comprar um iPhone, o iPhone é sempre o melhor.

            O que é que tu gostas mesmo? Gostas mesmo do Android? Compra android! Gostas mesmo do iPhone? Compra um iPhone, nem que seja um modelo mais antigo, e em segunda mão.

            Ás vezes pessoas que nem têm jeito para tirar fotografias, nem motivo, até tiram, só para dizer que a câmera do telemóvel tem X megapixels, “olha para isto, é um espectáculo, não é?” Assim como quem inventa tanto em ROM’s e root’s e o diabo a 4, e só usa o telemóvel para ver as horas, e ir ver as fotos dos gatinhos para dar like no facebook, enquanto cag@ em casa, ou no escritório, que tem Wifi.

            Vamos todos falecer, habitua-te, e não me ligues, LOL 😉

          7. Avatar de OMG
            OMG

            Vês como convencido que sabes a verdade estás enganado? 😀

            Comprei um Galaxy S que me durou mais de 3 anos e que agora passei para a minha mulher que está muito satisfeita com ele, só não sei como ele ainda liga sequer com o tratamento que leva (não sabia que já era resistente aos choques e a água) e portanto nunca poderei dizer que foi um mau investimento (custou-me menos que o iPhone da altura). Agora comprei o LG G2 e se tudo correr bem vai ter um futuro idêntico. Comprar um Android mal sai, com o preço inflacionado é um erro de quem compra e não de quem vende (ou tem dinheiro de sobra).
            O grande erro na tua argumentação, que nem será um erro, mas uma estratégia que ás vezes resulta é a estereotipagem, a generalização e a indução. Como tu próprio disseste, “os surfistas que tu conheces, não são todos os surfistas que existem”…
            Como existem mais “Androids”, existem tipos de utilizadores mais diversificados, incluindo os que só vêm números e não usam um smartphone, entre outros, mas isso são uma parte, não podes generalizar.
            A minha mulher começou com um dos chineses de cento e tal euros, que com o tratamento que levava se começou a desintegrar (apesar de ainda estar ali numa gaveta a funcionar) – generalizava que quem compra telemóveis baratos dos chineses fica insatisfeito?
            Depois mudou para um Samsung também de cento e tal euros, o mesmo tratamento e o sacaninha sobreviveu (e sobrevive), só o trocou (com alguma resitência) pelo meu dito SGS e gostava dele, eu que raramente lhe punha as mãos gostava menos que ela. Uma cliente satisfeita com um Samsung barato, ninguém me pode dizer que todos ficam insatisfeitos, portanto.

            O erro de generalizar é que todas as pessoas são diferentes e nem todas as pessoas têm as mesmas necessidades. Se comprarem um telemóvel pelas razões erradas (preço, marca, números, imagem, etc) e que não lhes satisfaça as necessidades, vão ficar insatisfeitas com toda a certeza. Tu que aparentemente prezas um telemóvel orientado para a produtividade e não tens paciência para roms, tweaks, personalizações e preferes ter a certeza que corre tudo bem do que arriscar, vais ficar insatisfeito com qualquer Android, de qualquer marca, de qualquer preço. Já eu, que acho aborrecido o adulto iPhone porque uso o smartphone para entretenimento iria ficar insatisfeito com o mesmo; se um dia tiver de usar o smartphone como ferramenta de trabalho (já o fiz durante algum tempo – emprestado) não hesitarei em virar-me para o iPhone (ou um Blackberry) e quem sabe se um dia não prezarei mais o WP que também tem muitos trunfos. Resumindo, são necessidades que variam de pessoa para pessoa e ao longo do tempo.

            É claro que te ligo! Como já disse, visito isto para me informar mas acabo por ficar por aqui pelos comentários, há quem diga que sou sempre do contra e eu não desminto, e tu és uma pessoa fixe para contradizer… mas sem stress, para isso anda por aí “o outro”… (deixa-me falar baixinho antes que me volte a insultar). 😉

        2. Avatar de OMG
          OMG

          Acho quem quem se irá surpreender és tu:
          http://www.gartner.com/newsroom/id/2665715
          Tabela 2:”Sales to End Users by Vendor”
          P.S.: sheep(ments) é para os lados da Apple 😉

    2. Avatar de Pedro Pinto

      @Ricardo,

      Estás a banalizar um estudo de mercado…o que dizer mais!

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Desculpa lá, Pedro Pinto, com todo o respeito, quanto é que vocês pagaram pelo estudo de mercado?

        Se fosse bom, pagava-se…

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Pagar? Isto é um estudo/informação pública.
          Ai só o que se paga é que é bom…o que um homem aprende 🙂

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Então quem é que paga o trabalho, por exemplo?

            Foram voluntários que fizeram o estudo?

            Eu não digo que “só o que se paga é que é bom”, digo que nestas coisas, o que é bom, paga-se…

          2. Avatar de Ricardo
            Ricardo

            Tendo em conta que quem perguntou pelo custo do estudo de mercado só vê Apple à frente, sim…só é bom o que se paga (diga-se Apple).

          3. Avatar de Nelson
            Nelson

            Aparentemente a concorrência à Apple, é de borla!

  8. Avatar de PatricioMorAis
    PatricioMorAis

    81% de enganados que querem trocar por um iphone ou windows phone pois android e um SO tao primitivo e cheio de bugs e lags que so mesmo um tolinho para dar dinheiro a fabricantes que enchem de bloatware os seus tlms.
    Wp ou iphone sem bloatware, sem lag..ja tive 2 android e jurei para nunca mais! Se o windows phone tivesse sAido na mesma altura que o android, neste momento ja nem existia o SO do robozinho.

    1. Avatar de Só um gajo
      Só um gajo

      Se o teu problema é o bloatware então compra um Nexus. Simples…

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Em vez de ter um bloquearei, tem outro, o da Google. Oor exemplo, não consegues remover o Google+

    2. Avatar de Edgar Almeida
      Edgar Almeida

      Fala por ti.
      PS: tenho 2 androids, um tem lag o outro nem por isso, em que ficamos?

  9. Avatar de PatricioMorAis
    PatricioMorAis

    Com android ha de tudo, ate tlms chineses, sem controlo de qualidade, battery drains, gps funciona so as vezes, camera instavel e de qualidade duvidosa, plasticos, bloatware, reboots a cada 2 dias para manter a ram disponivel. Nenhum android com menos de 2gb de ram funciona como deve ser, so crasha

    1. Avatar de kekes
      kekes

      Moto G, faz o mesmo que um iPhone 5c, por menos de metade do preço.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Dá para tirar fotos em 3D?

    2. Avatar de Carlos Nascimento
      Carlos Nascimento

      Tem lá calma PatricioMorAis, o que tu chamas de blowtware pode ser utilidade para alguns. Como o “Só um gajo” te respondeu (e bem),se queres uma máquina sem blowtware, ou seja com stock android, compras um nexus 7, podes ainda fazer root e instalar roms personalizadas e limpinhas. No meu caso optei por por um tablet com algumas utilidades, ou blowtware como lhes chamas, gosto da multi janela, do modo de leitura, etc… em especial do etc. E olha que ponderei muito sobre o nexus 7 pelas specs claramente superiores. Essa da ram inferior a 2gb com reboots a cada 2 dias, bem, deixa que te diga, tenho aparelhos bem modestos, o samsung galaxy young para andar no bolso, cair e riscar, este tem 666mb de ram e está ligado ha semanas, e o meu tablet (modesto também), um samsung galaxy tab 3, 3g, com 1.5gb de ram, acho que está ligado desde que o comprei, umas semanas também. Uma das caracteristicas do android (tal como o linux…va-se lá entender a semelhança-:) é gerir bem a ram, se uma app necessita de ram ele fecha outras a correr em background.
      Concluindo: algo me diz que a tua experiencia com android é semelhante à minha em cobol.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Engraçado, o nexus, o que não falta é bloatware da Google, como o Google+, que ele não te dá opção para desinstalares, quando é completamente dispensável…

        A diferença, é que o bloatware com que ele vem, é popular, e é Google, etc e tal. Além disso, como tem no mínimo 16GB, as pessoas não se importam…

        1. Avatar de Carlos Nascimento
          Carlos Nascimento

          Ok, mas Google+, Chrome e afins vêm em tudo o que é android, em android estás no mundo Google.
          iOS também traz software característico.

  10. Avatar de kekes
    kekes

    Finalmente um estudo que não usa o mercado americano como referência para o mundo. Como podemos ver a realidade é bem diferente dos sonhos.
    Agora estamos a comparar o incomparavel dizem uns, a uns tempos com estudos de mercado feitos a medida estávam só refletindo uma tendência.
    Estamos a comparar a Apple com todos os outros fabricantes… É verdade mas a Samsung tem o dobro da cota da Apple, por exemplo. Mais não digo porque realmente te da igual.

    1. Avatar de kekes
      kekes

      * dá-me igual.

  11. Avatar de Micke
    Micke

    Também não entendo qual é a surpresa denotada no título, estavam à espera que toda a gente comprasse Iphone´s de 500/600/700€??? e com limitação de escolha a 2 modelos!?…

    Nota-se aí uma tendência contra WindowsPhone, já que no título não são mencionados os 3% que “completam” o total de 100%.
    Ao mesmo tempo nota-se um agrado com o “Apenas” atribuído à Maça…

  12. Avatar de Gualter
    Gualter

    Esta noticia é ridicula, tar a comparar o numero de terminais com Droid e IOS é ridiculo.
    IOS so existe no Iphone, Droid existe em tudo o que é telemovel, ate mesmo aqueles de 50eur tem Droid.
    Se nao fosse assim, tava a apple como queria.

    1. Avatar de Xis
      Xis

      Mas há algumas lei que impeça a Apple de abrir o iOS a outras marcas??
      Eles que abram, e depois vemos o que acontece à mítica estabilidade do iOS…

      Eles fazem o que querem, mas depois levam com as consequências, sejam elas positivas ou negativas.

      1. Avatar de Gualter
        Gualter

        Que consequências? LOL Ainda nao vi qual o mal do OS ser o mais usado LOL. O que lhes interessa sao as vendas nao lhes interessa se usam mais IOS ou Droid ou la o que for.
        Isto é uma noticia irrelevante e sem sentido nenhum.

  13. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    A questão é que a esmagadora maioria tem android ou para jogar joguinhos básicos ou ir ao facebook.

    Uma plataforma rica em conteúdo precisa que seja atrativa. Quem compra equipamentos de topo normalmente são as pessoas que consomem esses conteudos.

    O Android serve esses dois mundos, no entanto para os produtores de conteúdos estes 81% pouco dizem. Apesar de apenas ter 16% de cota continua a ser mais rentavel para esses produtores. Por isso é que muitas apps só existem em IOS ou aparecem primeiro aí.

    1. Avatar de david ferreira
      david ferreira

      ou apenas para dizer que tem 1?!

      quantas e quantas vezes vejo pessoas que so enviam sms e recebem chamdas….nem jogos, nem gps, nem nada….usam 1 % do smartphone de topo lol

      1. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        Claro que há pessoas assim, mas É certo que são as pessoas com ios que utilizam mais profissionalmente. o consumo de trafego, as apps professionais, a rentabilidade dos desenvolvedores dessas apps dizem isso.

        As pessoas gostam é de estereotipar pela negativa

  14. Avatar de int3
    int3

    “79.4 milhões de smartphones vendidos (cerca de 10 vezes a população de portuguesa)” Se somos 10milhões acho que isto faz 7.94x e não 10x x)

    1. Avatar de Carlos Nascimento
      Carlos Nascimento

      “Cerca de”, o homem arredondou

      1. Avatar de int3
        int3

        arredondou a que? das unidades ás dezenas? 7.9 para 10 é uma diferença significativa. E neste caso até se devia arredondar para 8.

        1. Avatar de Sergio J
          Sergio J

          É uma conta a engenheiro. Aproxima-se ao valor mais fácil. Se dissem 830 euros, não dizias cerca de 1000 euros?

          Arredondas a coisa, não compliques.

          Se quiseres entrar em preciosismos, está arredondado às dezenas.

      2. Avatar de Carlos Nascimento
        Carlos Nascimento

        Tá bem, eu não estava a levar a coisa sério, pronto, devia ser arredondado para 7,9 vezes a população portuguesa.

  15. Avatar de João
    João

    A xiaomi em termos mercado chines (um dos mais dificeis de entrar devido à variadade de marcas existentes lá) tem uma boa percentagem de mercado. Esperemos que chegue a Portugal o mais depressa possivel. Eu tenho um MI3 estou fanatico da marca, o telemovel é genial em tudo!
    já houve boas noticias indicando que a xiaomi iria entrar em 11 novos mercados até ao final do ano, como brazil, russia e turquia…

    Por cá ainda só temos uma pagina de facebook https://www.facebook.com/XiaomiPT

  16. Avatar de XneloX
    XneloX

    O android está presente nos produtos de dezenas de marcas enquanto o ios só está presente nos produtos da apple o que faz desses 16% um grande mérito, fica os restantes 3% para os outros OS

  17. Avatar de Atento
    Atento

    O problema maior é que não são nem 79.4 milhões nem 10X a população portuguesa.

    Se virem a fonte da noticia, são 279.4 milhões de smartphones. cerca de 28X a população portuguesa. 🙂

    http://www.canalys.com/newsroom/third-smart-phones-shipped-q1-had-5-plus-displays