CPUBoss – Mas afinal qual o melhor processador?

43 Comentários

Sabia que o Intel Core i74960X é actualmente o melhor processador para Gaming?…e que o AMD FX 9370  é o melhor para Overcloking?…mas o melhor de todos é mesmo o Intel Core i7 4930K! Isto para os Desktops pois,já para o segmento do mobile o Intel Core i7 2710QE é aquele que garante a melhor performance.

Toda esta informação e detalhes pode ser consultadas num único site, o CPUBoss.

cpu_00

Quando se compra uma nova máquina, o processador (vulgarmente também chamado de CPU – Unidade Central de Processamento) é normalmente o componente de hardware que merece da nossa parte uma análise mais detalhada. No entanto, com tantos modelos disponíveis no mercado nem sempre é fácil comparar processadores e decidir qual o melhor para nós (tento o preço, a capacidade, etc, etc).

Para nos ajudar de certa forma nessa escolha, foi criado o CPUBoss que coloca lado a lado processadores e dá ao utilizador, de uma forma rápida, informações detalhadas sobre qual o melhor.

cpu_01

Mas o CPUBoss não se fica pelos CPU’s! Actualmente o site faz também comparações, em tempo real, de GPU’s e SSD’s. Tal como nos CPU’s, o site dá uma nota a cada GPU analisada…

gpu

…mas também permite consultar, ao detalhe, os resultados de conjunto de Benchmarks realizados.

gpu_01

Para quem anda indeciso em comprar o CPU A / CPU B, ou SSD A / SSD B, o site CPUBoss pode ajudá-lo nessa escolha. A informação está sempre actualizada e facilmente decidir se devemos optar, por exemplo, por um CPU AMD ou CPU Intel. Este é também um bom serviço para conhecermos melhor o processador que temos nas nossas máquinas.

Como desafio hoje deixamos a seguinte questão:

Qual o processador da vossa máquina? Qual a pontuação no site CPUBoss

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fábio Pisco
    Fábio Pisco

    A diferença que interessa muito mesmo é o preço…
    A AMD em muitos dos produtos e algumas gráficas vende a metade do valor da concorrência…

    1. Avatar de Neh
      Neh

      tbm tens metade da fiabilidade e durabilidade.

      1. Avatar de Jose
        Jose

        Metade da fiabilidade e durabilidade? Ridiculo é pouco para esse comentário.

        1. Avatar de eu mesmo
          eu mesmo

          só metade? tás doido, alguma vez na vida………………

          1. Avatar de Emanuel Lopes
            Emanuel Lopes

            Tenho uma nvidia e tb tenho uma ati já conta com 6/7 anos e sempre a funcionar.

            E sempre a jogar.

      2. Avatar de Bruno M.

        Uso AMD desde sempre e até agora fiabilidade tenho tido sempre!!

        Já os Intel do trabalho, coitadinhos deles! É cada um pior que o outro!!

        Mas acho que sim, gosto da vossa maneira de pensar:
        “O que é caro é que é bom!!! Tenho uma máquina topo de gama que me custou 3000€… Aquele otário tem uma valente “#$ porque lhe custou apenas 1300€.”

        Ah, espera, mas a máquina dele faz o mesmo que a minha… Como é possível????”

      3. Avatar de Nuno Fernandes
        Nuno Fernandes

        Desculpa???? Eu tenho um Phenom X2 550BE desbloqueado a X4, a correr com um overclock a 3800, quando de origem é 3100, com overvolt bruto para aguenta, no dia-a-dia vai fazer 5 anos, jogo HORAS por dia, trabalho com edição de vídeo e audio, faço modelação 3D ocasionalmente… E até agora, não deu um problema! Fanboys são das coisas mais ridículas e anedóticas que podem existir em qualquer conversa..

    2. Avatar de D!
      D!

      Mas Intel + Nvidia, não há concorrência em termos de performance…

      1. Avatar de Jose
        Jose

        Claro, foi por acaso que tanto a Intel como a NVidia se viram obrigadas a descer os preços a poucos anos.

    3. Avatar de Fernando
      Fernando

      A amd é muito boa mas o grande defeito é o elevado consumo de energia e não tendo chip gráfico incluído na gama FX. Mas podemos ter um potente computador com um AMD FX3820, mas aí está com um pouco mais temos os i5 4670 com chip grafico menos 40 watts de consumo e mais de 50% de rapidez por núcleo.

      1. Avatar de Jose
        Jose

        O i5 4670 consome 84W.

        50% de rapidez por núcleo é também um exagero.

        Qualquer processador da gama FX é bom o suficiente para valer os menos 100/200€ que pagas.

        Falando em jogos, qualquer jogo optimizado para varios cores (Battlefield 3, 4) tira partido da gama FX.

        1. Avatar de Mauro Neto
          Mauro Neto

          84W não é o que o processador consome de energia José e Fernando mas sim o TDP thermal design power. Resumindo refere-se a quantidade máxima de calor gerada pelo chip para teres um ponto de referencia ao comprares um cooler por exemplo.

          1. Avatar de Jose
            Jose

            A tentar ensinar uma pessoa que trabalho no ramo. Se souberes Inglês, senão souberes Inglês posso fazer-te um resumo mais tarde.

            “Thermal Design Power (TDP) represents the near maximum power a product can draw for a thermally significant period while running commercially available software.”

          2. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            O TDP não tem nada a ver com a energia consumida pelo processador, mas sim com a energia térmica máxima gerada pelo processador. Lê novamente a frase que colocaste.

        2. Avatar de Mauro Neto
          Mauro Neto

          Sabia que o Intel Core i74960X é actualmente o melhor processador para Gaming?…e que o AMD FX 9370 é o melhor para Overcloking?…mas o melhor de todos é mesmo o Intel Core i7 4930K!… Não concordo, o I7 4770k acho que é bem mais em conta relação preço qualidade para jogos ou ate mesmo o I5 4670k. A maioria dos jogos não faz uso da tecnologia de Hyperthreading que os I7 têm e não chegam a usar mais do que quatro cores físicos. O I7 4960x e 4930k quase não influencia em nada no aumento do desempenho do jogo e custa bem mais que o 4770k. E sem falar que são skt 2011 mais virado para quem trabalha em edição de video e afins e precisa mesmo dos cores extra que eles têm. Quanto ao Amd devido ao seu TDP bem alto de 220W o AMD FX 9370 não é dos melhores para overclock na minha opinião. Não é mais do que um FX 8350 overclockado de fabrica, logo não vai haver muito mais margem de manobra para “brincar”. Penso que o FX8350 seria a melhor opção ate porque com um bom cooler e uma motherboard com bom circuito de energia e com dissipação consegue atingir velocidades semelhantes. E o utilizador ficava com mais margem para brincar e com liberdade para poder levar ou não o chip ao limite. Sem contar que o preço do FX 9370 é relativamente mais alto que o FX 8350.

          1. Avatar de Mauro Neto
            Mauro Neto

            Eu não estava a tentar ensinar ninguém, estava a fazer uma afirmação se trabalha na área esta com uma ideia errada. Mas já agora resuma e fundamente a sua opinião posso estar eu errado.

          2. Avatar de João Silva
            João Silva

            Deixa lá, mauro. Não é pelo facto de trabalharmos numa determinada área é que nos faz o suprasumo da coisa. Veja o exemplo do Dr. Passos Coelho & cia…
            E relativamente ao jose, fazer copy/paste de wikipédias e afins também não nos faz ser um expert e também é ridículo andar a gabar-se que percebe bué de informatica e de inglês. O eng. Sócrates tb sabia inglês tecnico e era o maior no magalhaes…

        3. Avatar de lol
          lol

          Finalmente alguém que sabe do que fala!
          Os fx são bons cpu’s.
          Quando o Medal Of Honor warfighter saiu, os processadores Fx-8XXX tinham melhor desempenho que os cpu´s da intel, mas claro, foi tudo abafado.

          Com esta nova geração de consolas os programadores vão ser obrigados a tirar partido de múltiplos núcleos e os cpu´s da AMD vão ter ainda mais performance/preço.

          1. Avatar de Bruno M.

            Abafado = comprado/pago a preço de ouro!!
            Aliás, têm sido assim que a intel se tem safado nos últimos anos contra a AMD…

        4. Avatar de Daniel
          Daniel

          este é o rapaz que diz que Dell não presta…

          Nvidia+Intel é o melhor que há, para quem quer pagar muito e pouco, seja portátil ou desktop, até por em portátil de há uns anos para cá é muito raro o que vem com AMD em processador e até gráfica.

      2. Avatar de eu mesmo
        eu mesmo

        pra que serve uma gráfica intel……..?

        1. Avatar de Rascas
          Rascas

          Serve para, como todas as placas gráficas, para enviar sinais para o monitor de modo a que seja possível ser apresentadas imagens ao utilizador.

          Serve essencialmente para trabalhar, na área de processamento de texto, edição de som, a maioria da edição de imagem e programação.

          Serve tb para jogar uns jogos antigos e/ou mais leves.

          Faz tudo isto consumindo mto pouca energia, sendo ideal para portáteis onde a autonomia é essencial, fazendo com que a bateria dure bastantes horas, em alguns casos atingindo mesmo valores de dois dígitos.

        2. Avatar de Pedro Amorim
          Pedro Amorim

          sim actualmente onde é que acaba o CPU e começa o GPU.

          ambos estão cada vez mais mais ligados e com funções muito.

          Mas isso joga bem ao nosso favor se o SO e as aplicações conseguirem fazer uma boa gestão disso com processamento distribuído existe melhores resultados e mais rápidos.
          Esta é pelo menos a minha opinião

  2. Avatar de carlos
    carlos

    o meu é Intel Core2 Duo T9550

  3. Avatar de Cris
    Cris

    ?
    Stock 280x bate a stock 770 na maioria dos benchmarks de jogos.

  4. Avatar de eu mesmo
    eu mesmo

    e para terminar, não se esqueçam de quem é que obriga quem a deitar cá pra fora material novo, e com muito menos recursos…
    se não, ainda estávamos no tempo do prescot, @ 10ghz @ 200º @ 999€…………………
    milhoes de prescots vendidos e alguem reclamou de pagar centenas de euros por uma fritadeira de 2cm quadrados……..

  5. Avatar de Brut00
    Brut00

    O consumo de energia por parte do processador influencia a decisão final na compra? Na minha opinião NÃO!
    Relação preço/qualidade AMD bate Intel em todos os níveis e venha quem vir a dizer o contrario!
    Eu posso ser suspeito por dizer tal coisa porque comigo sempre usei CPUs AMD, nunca tive Intel por opção minha. Posso dizer que o meu FX8320 a Stock corre todos os jogos actuais sem qual quer problema acompanhado de uma HD7950, se poderia ter comprado uma plataforma Intel TOP poderia mas a pergunta e sempre a mesma para que gastar mais € se faço o mesmo com menos? Só para dizer que tenho Hardware X e Y?
    E sim já usei vezes sem conta plataformas Intel inclusive já configurei varias maquinas Intel para clientes!
    Ao fim de tudo são ambas excelentes plataformas ninguém pode retirar o mérito a cada uma delas. Mas a minha opinião é e continuara a ser sempre a mesma!
    AMD 4Ever!

    1. Avatar de Pedro Azevedo
      Pedro Azevedo

      A escolha AMD/Intel depende da finalidade do PC e do orçamento que existir. A partir daí escolhe-se a plataforma adequada. Há argumentos, dependendo das necessidades que levam a que se escolha uma em detrimentos da outra mesmo que seja mais barata. E além disso, por norma a AMD consome mais que não se paga na aquisição, mas na conta da electricidade.

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      “O consumo de energia por parte do processador influencia a decisão final na compra? Na minha opinião NÃO!”

      E se for um portátil?

      E se for um MicroATX?

      E se for para 10, 20, 30, 100 computadores ou mais?

      Por exemplo, uma sala com 20 computadores ligados, uma diferença de 40W para 60W, são 20*20 = 400W de poupança.

      1. Avatar de Brut00
        Brut00

        Isso são casos diferentes, eu falo na vista do utilizador comum. Faz te a diferença de um cpu que tem um TDP de 84 para um que tem um TDP de 120? Faz te diferença ao fim do ano?

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Em princípio, se for uma torre ATX e tal, não…

          Quanto ao consumo, não faz assim grande diferença, até porque isso é o consumo máximo.

          1. Avatar de Brut00
            Brut00

            La está vais de encontro a minha palavra falando nós de uma comum como nos! Quando se fala de grande escala a conversa já poderá ser outra!

    3. Avatar de Bruno M.

      Epá… eu tenho um Phenom II X4 955Be e até agora nunca tive qualquer problema em correr jogos!! Ou seja, nada mesmo!

      Até começar a arranhar fico-me por aqui… Talvez daqui a mais 1 ou 2 anos mudo de processador.

      Mas sim, AMD qualidade / preço bate a Intel em todos os campos!

  6. Avatar de panhonhas
    panhonhas

    Já conhecia este site, eles depois tambem têm o gpuboss e o ssdboss. Outro site do mesmo género para comparações será o camerarocket.com, onde se pode ir também ao phonerocket, readerrocket e ainda o tabletrocket

  7. Avatar de Helton
    Helton

    O Meu processador: Intel Core i3 370M
    A Pontuação do cpuboss: 5.6

    Bom artigo Sr.PPinto
    Continuação de um Otimo Domingo.

  8. Avatar de mythic
    mythic

    em termos de consumo energetico a minha antiga grafica a HD 2900XT ainda esta no top das mais esbanjadoras , desde então troquei por 2x 5670 1gb gddr5 OC que me deixa masi que satisfeito o cada 1 delas tem 75w de consumo maximo

  9. Avatar de Mauro Neto
    Mauro Neto

    Era de valor fazerem outro artigo a explicar muita coisa que estão aqui a dizer nos comentários.

  10. Avatar de Victor Martins
    Victor Martins

    Eu sempre tive CPU’s com AMD, nunca tive razaão de queixa, uma verdade é que intel produz CPU’s melhores que AMD, mas AMD não fica muito atras, a grande diferença é msm o preço a intel coloca preços elevados, enquanto AMD coloca um preço justo.
    Eu comprei um portatil novo com AMD A4 (4nucleos) e tou contente com ele

  11. Avatar de Mauro Neto
    Mauro Neto

    Atenção que nem tudo se resume a cores ou Ghz… A arquitectura e um factor muito importante também.

  12. Avatar de Mouseshadow
    Mouseshadow

    Processador Quad Core Q6600 e placa gráfica 570GTX e jogo sempre todo no máximo, é só actualizar a placa gráfica de 3 em 3 anos e o processador já lá vão quase 10 anos.

    1. Avatar de Nuno Goncalves
      Nuno Goncalves

      O Q6600 foi lançado em janeiro de 2007 por isso tem 7 anos. hehehe. Lembro pq desapareceu um na loja q eu trabalhava e deu uma barraca enorme.

  13. Avatar de Luis Martins
    Luis Martins

    Tudo que seja uma mais valia e para fazer uma boa compra é de valor. Ja tinha falado num forum deste site eu acho uma boa ferramenta quando se pensa em antes comprar devemos avaliar e comparar, exelente post.

  14. Avatar de Ilidio
    Ilidio

    Eu tenho de momento um i7 3820
    E estou indeciso pelo i7 4960x ou o i7 4930k para upgrade.
    Preços usados rondam a mesma mer..