Spybot – Search & Destroy 2.3.39, ferramenta antispyware

25 Comentários

Spyware é uma praga que assola o nosso PC das mais variadas formas. Este método de espionagem serve para recolher informações sobre o utilizador, como hábitos de navegação, rotinas, dados pessoais, etc. São utilizados vários inteligentes sistemas de recolhas. Cada engodo usado tem como função aproximar-se do utilizador, de forma não suspeita, depois começa a recolha de informações.

Ora o Spybot – Search & Destroy é um antispyware que pode ajudar a detectar e remover diferentes tipos de programas espiões do nosso computador evitando quebras de ameaça na nossa segurança e privacidade, estendendo a protecção quando as comuns ferramentas antivírus não conseguem detectar este tipo de ameaça mais complexa.

spybot-search-and-destroy-00-pplware


Se o utilizador se depara com novas barras de ferramentas no seu Internet Explorer ou outro explorador (que tenha a certeza de que não instalou), se o seu navegador deixa de funcionar inexplicavelmente ou ainda se a página inicial do seu navegador mudou e/ou foi trocada para outro endereço, sem que se saiba como, provavelmente tem algum desses programas “espiões” instalado.

spybot-search-and-destroy-01-pplware

Mas mesmo que não consigamos ver os sintomas, estes podem estar a correr de forma «silenciosa» no nosso computador, já que a cada dia surgem mais e mais desses programas com a capacidade de rastrear silenciosamente as nossas actividades na internet. A finalidade desses programas, entre outras coisas, passa por criar um perfil de marketing nosso e transmiti-lo aos seus autores, que depois o venderão sabe-se lá a quem. Numa visão mais radical, o uso da informação pode ser tão profundo que a nossa privacidade fica totalmente comprometida.

O Spybot é totalmente gratuito, existindo as versões HOME e PROFESSIONAL, pelo que o uso desta ferramenta é uma grande mais-valia, especialmente para tentar decifrar se está ou não presente uma «entidade» estranha dentro do nosso PC.

spybot-search-and-destroy-02-pplware

Para ver uma lista das ameaças que o Spybot S&D pode remover, ou saber se aquele executável suspeito é uma delas, pesquise a base de dados do através deste link.

spybot-search-and-destroy-03-pplware

O Spybot-S&D também pode limpar históricos, cookies e rastos do nosso uso diário em geral, uma função interessante para quem partilha de forma habitual o computador com outros utilizadores e não pretende que estes tenham acesso à sua informação pessoal. No caso dos utilizadores avançados o programa permite consertar inconsistências no registo e criar e enviar relatórios detalhados.

A principal novidade no Spybot 2.3 é a ferramenta de notificações. Acessível através do botão configurações no Start Center, os utilizadores devem alternar para a guia notificações e clicar em Editar, seguido por adicionar para assim o configurar. A partir daqui os utilizadores podem escolher uma ou várias opções de notificação, incluindo Boxcar, e-mail, Growl, Jabber e HTTP para mostrar a consulta.

spybot-search-and-destroy-04-pplware

Nesta versão também foi melhorado o método de pesquisa e eliminação de ameaças, podendo assim combater as mais recentes técnicas de malware, enquanto que as ferramentas de arranque do programa também foram melhoradas para funcionar melhor com versões posteriores do Windows. [via KeroDownload.com]

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP / Vista / 7 / 8
Download: Spybot – Search & Destroy 2.3.39 [44.20 MB]
Homepage: Safer Networking

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Samzuuul
    Samzuuul

    Bom dia,

    Preciso do Spybot se já tenho o MalWareBytes versão paga?

    Cpts.

    1. Avatar de Mario Sousa

      Samzuuul, em princípio não deve ser necessário, o Malwarebytes é uma ferramenta do mesmo círculo do Spybot.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Eu recomendaria ambos… São ligeiramente diferentes, ou melhor seguem o mesmo objectivo, mas não têm o mesmo desempenho/comportamento.

      Em conjunto são muito poderosos, não precisa de protecção em tempo real.

      1. Avatar de Chrono
        Chrono

        Eu também recomento usar ambos. Principalmente a opção de Imunizar do Spybot. Imuniza browsers e o ficheiro hosts. Todas as semanas é actualizado pelo menos 1 vez na versão gratuita, por isso não é aconselhável a ser usado como um sistema completo do antivirus/antimalware.

        Também aconselho a desactivar todas as opções do updater, iniciar automático, etc etc etc. Na versão gratuita, se tens o malwarebytes e um antivirus decente (pode ser gratuito), não precisas de nada disso.

        O Spybot é bom para correr o Scan uma vez por mês, e para actualizar as definições e correr a Imunização 1 vez por semana (ás vezes nem vale a pena, pois já tudo se encontra imunizado… depende das actualizações)

      2. Avatar de Johnny
        Johnny

        Não aconselho nada…

        Vai ser um completo abuso no que toca a recursos, vais ter duas ferramentas que fazem praticamente a mesma coisa.

        Se quiseres ter uma protecção muito boa gratis: Avast + MalwareBytes.
        Se quiseres pagar: ESET Nod32 + Malwarebytes.
        Já as uso em vários PCs há muito tempo.

        1. Avatar de rick
          rick

          porque nao usar a versao portable do spybot ? assim poupa-se nos recursos e sempre se pode correr as imunizaçoes.

        2. Avatar de Samzuuul
          Samzuuul

          Olá Johnny,

          Prefiro a opção Avast(free)+Malwarebytes Pró.

  2. Avatar de João Marques
    João Marques

    Já não uso este aos anos, talvez desde que soube da existência do Malwarebytes. De qualquer das formas antes era muito bom, portanto uma boa alternativa 😉

  3. Avatar de secur68
    secur68

    Uso o Malwarebytes Anti-Malware versão paga e não troco até á data cumpre a 100%

  4. Avatar de Carlucci
    Carlucci

    Eu usei durante anos este Spyboot, mas passei a usar o Malwarebytes, que me safou de uns malwares (virus) que o spyboot não detectava, desde aí deixei de o usar.

  5. Avatar de Rui B.
    Rui B.

    Esta porcaria torna o pc mais lento que eu sei lá… detesto!

    1. Avatar de Mário Sousa

      Rui B. é estranho isso acontecer visto que a versão gratuita, aqui apresentada no artigo, não intervém em tempo real embora esteja residente em memória, o que ocupa apenas alguns megas de RAM.

      O Spybot free depende do seu user para funcionar. Foi a versão free ou pro que experimentaste?

      1. Avatar de antoniob
        antoniob

        Mário, se ativar o TeaTimer do SB os recursos utilizados chegam a ser gritantes, deixei de usar por isso mesmo, depois da ver. 2

  6. Avatar de EuTech
    EuTech

    No windows uso Comodo firewall e executo o Malwarebytes e ccleaner lá de tempos a tempos e nunca tive problems..
    Para fazer downloads utilizo um pc com Linux

  7. Avatar de anõnimo
    anõnimo

    Usei Spybo há anos porém notei que o Malwarebytes era mais eficiente e nunca me deixou na mão.

  8. Avatar de F.G.
    F.G.

    Muito bom, ja usei, no entanto agora uso o malwarebytes e o super antispyware, penso que com o avira e o zone alarm free não a bicho que resista 🙂

  9. Avatar de Alex
    Alex

    Uso o Spybot há vários anos mas pelos vistos tenho andado distraído ainda com a versão 1.6.2.46, e que nunca mais me pediu um update apesar que o actualizo todas as Sextas.
    Acredito que hajam outros programas do género mais eficientes mas… Gosto principalmente da interacção com o Firefox no que toca aos sites na lista negra (e ficheiro Hosts), apesar que apenas cerca de 15,5Mil sites bloqueados pareça pouquíssimo.

  10. Avatar de José Leite
    José Leite

    Pelos vistos não me enganei.Estou como quase toda a gente.Eu também já não utilizo o Spybot-Search & Destroy,já faz um bom tempo.Tive-o uns 2/3 anos e até gostava dele até que experimentei certa vez uma versão Beta que me pôs os cabelos em pé!!Não,nunca mais!!Tenho a correr o CCleaner,o Malwarebytes Anti-Malware,e o SUPERAntiSpyware(a correr é como quem diz,só faço uma varredura semanal com estes dois últimos programas,mas o CCleaner é de utilização diária).Acho que basta. 🙂 Como antivírus tenho o Windows Defender e também a Firewall do Windows sempre activa.Além de que corre naturalmente o EMET 4.1 constantemente no PC,e tenho muito cuidado com as opções da Internet(tanto da Internet como da Intranet Local),não vá apanhar um susto(vírus,quero dizer).Também sei que talvez o Windows Defender como único antivírus,ou “só” o antivírus que tenho a correr no PC seja bem eficaz e que chegue para as encomendas(como se diz),mas parece-me óptimo,porque não carrega muito o sistema e o desempenho até é bom,para um Pentium IV,como o que eu tenho(é tão leve,que nem se nota).Já tive o Avast,e gostei muito,mas tem uma performance má no meu PC,deixa-o muito lento,o que é mau.Ora bem,mau neste aspecto,não noutros.Gostava de ter o Kaspersky Pure mas é caro como o caraças!!Enfim,já dei os meus 5 cêntimos como vocês dizem.Um abraço. 🙂

    1. Avatar de José Leite
      José Leite

      Errata–»quando afirmei:”Também sei que talvez o Windows Defender como único antivírus,ou “só” o antivírus que tenho a correr no PC seja bem eficaz e que chegue para as encomendas”,queria era dizer:”Também duvido que talvez o Windows Defender como único antivírus,ou “só” o antivírus que tenho a correr no PC seja bem eficaz e que chegue para as encomendas”.É só substituir o “sei” por “duvido”.É a pressa,é a pressa. 🙂 🙂

  11. Avatar de José Leite
    José Leite

    Já agora,o Kaspersky Pure 3.0 Total Security está quase nos 60 euros.Vejam o link–»(http://www.kaspersky.com/pt/Pure) Peço muita desculpa da minha parte ao/à moderador/a que esteja ao serviço.Não queria fazer publicidade nem propaganda.Foi só para demonstrar como estava caro este produto de segurança da Kaspersky,a que me referi no meu outro comentário.Muito obrigado e desculpem lá. 🙂

  12. Avatar de Deus
    Deus

    Gostei muito do artigo, vou adicionar à minha lista de software obrigatorio 😉

    1. Avatar de Deus
      Deus

      Já agora estou à procura de uma firewall free e de confiança para windows também, fico à espera de um bom artigo sobre isso como sempre 😉

      1. Avatar de Gaff
        Gaff

        Zone alarme é o que uso estou satisfeito, tem com proprietario a checkpoint acho que esta tudo dito 🙂

  13. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Já experimentaram o emsisoft emergency kit?