Última hora – Chegou o Ubuntu 14.04 LTS (Trusty Tahr)

75 Comentários

Mais performance, fiabilidade e mais segurança

Tal como estava previsto, o Ubuntu 14.04 Trusty Tahr (Final) foi hoje disponibilizado para Canonical, seguindo o calendário divulgado aquando do anúncio do Trusty Tahr . Este será uma versão LTS, ou seja, terá suporte durante 5 anos. Ao longo dos últimos meses fomos acompanhando as muitas novidades/alterações desta versão, que foram gradualmente apresentadas.

Como sempre, são muitas as novidades incluídas nas novas versões Desktop e Server.

ub_1404_00

Foi em Outubro de 2013 que Mark Shuttleworth, fundador da Canonical, anunciou o inicio dos desenvolvimento do Ubuntu 14.04 Trusty Tahr. Esta será uma versão LTS (long-term support), que, segundo,  Shuttleworth será ideal para adoptar em ambientes domésticos mas também em ambiente empresariais.

E porquê Trusty Tahr?

Como sabemos é habitual por parte da Canonical recorrer a nomes de animais mais um adjectivo para baptizar as novas versões do Ubuntu. Como uma das características do Ubuntu 14.04 é ser mais seguro/fiável/confiável, daí o  nome Trusty. O Tahr  faz referência às espécies de mamíferos ungulados asiáticos relacionados às cabras-selvagens…Shuttleworth  descreve este tipo de animais como sendo determinados. No geral, podemos traduzir Trusty Tahr como “….uma cabra de confiança”

ubuntu14_04_01

Resumo das Novidades do Ubuntu 14.04 LTS

(em actualização) – ver aqui |

Faça o download do Ubuntu 14.04

Escolha aqui a sua versão | Release Notes (aqui)

Comentários

75

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de FOAD
    FOAD

    Valerá a pena trocar pelo meu Ubuntu 12.04.4 LTS?

    1. Avatar de MrT
      MrT

      Eu diria que sim, tenho andado a tester a versão alpha e para já acho que está bastante boa. Por isso é de esperar que esta versão final esteja 5 estelas.

    2. Avatar de Ramon
      Ramon

      Se você tiver um bom PC, acredito que sim, caso contrário é melhor ficar no 12.04 mesmo. Em todo caso vale testar a nova versão via LiveCD e tirar suas próprias conclusões.

      1. Avatar de Nuno Vieira
        Nuno Vieira

        Eu discordo. O Phoronix efectuou uma comparação entre o 14.04 beta e o 12.04.4. A diferença de performance entre os dois é basicamente a mesma em quase todos os benchmarks. Em alguns o 14.04 tem uma clara vantagem. Nos que o 12.04.4 têm a vantagem, a diferença é muito pequena. O 14.04 pode ainda ter ficado mais rápido com a evolução do SO até a versão final. Logo eu recomendaria actualizar o SO.

    3. Avatar de Matheus Souza
      Matheus Souza

      FOAD, vai depender muito de você, o Ubuntu 14.04 não tem requisitos monstruosos, lembrando que o 12.04.5 sai em outubro para correção. Mas o 14.04 pelo menos no beta estava super leve e rápido.

  2. Avatar de joseV
    joseV

    Aqui ainda mostra as release beta 🙁

      1. Avatar de joseV
        joseV

        Obrigado 🙂

        1. Avatar de Bruno Bonito
          Bruno Bonito

          No site referem que a versão final estava com um bug. Os solteiros de imagem estavam muito grandes para caber em CDS.

          1. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            Não tem nada a ver. Isto é algo que afecta o ubuntu já à algum tempo. Como por exemplo, a versão final do 13.10 também não cabe num CD.

  3. Avatar de Diogo
    Diogo

    Não consigo encontrar 🙁

  4. Avatar de Ruben
    Ruben

    Finalmente, tenho a versão 13.10 e estou totalmente desapontado…

    A mim também não me aparece nada =/

    1. Avatar de christian
      christian

      eu fiquei muito tempo com a 12.04 lts, baixei há um mês a 13.10 e estou feliz com essa versão, principalmente porque resolveu o problema de brilho na tela que era incompatível com os notebooks da samsung…

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    O link encaminha para um trustytah. Não seria trustytahr?

  6. Avatar de CMtomic
    CMtomic

    Só quem testa esta nova versão do Ubuntu nativamente ,sabe realmente que o melhorou , esta versão é uma séria candidata a uma das melhores versões já lançadas pela Canonical , o seu aspecto no geral esta bastante maduro , eu digo esta pronto para o mercado.

  7. Avatar de Jakob
    Jakob

    Os links ainda apontam para o Beta2, mas dá para sacar a versão daily bluild que provavelmente será a versão final!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, mas os links ja estiveram online 🙁

        1. Avatar de Jakob
          Jakob

          Em algum lado haviam de estar 🙂

        2. Avatar de Audigy
          Audigy

          Atenção que os checksums das isos nesse mirror coincidem com a versão FinalFreeze, ainda não estamos perante a FinalRelease.

  8. Avatar de Audigy
    Audigy

    O link disponibilizado(http://cdimage.ubuntu.com/daily-live/current/) refere-se à versão FinalFreeze.

    Apesar do upgrade ser possível, é preferível esperar pela FinalRelease.

  9. Avatar de magamig
    magamig

    Boas,
    Quando é que será possível o update com:
    sudo do-release-upgrade
    Já tentei no Terminal mas não aparece nada :/

  10. Avatar de Eugénio
    Eugénio

    É desta que sai o Elementary OS Isis?

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Quase de certeza que nao, infelizmente.

  11. Avatar de Mario Junior
    Mario Junior

    Lançaram o 14.04, e nada do meu modem huawei E169 funcionar no mesmo. Funciona no 12.04, 13.04, e nada do 14.04… ¬¬

  12. Avatar de Yuri
    Yuri

    Estou com o Ubuntu Gnome 14.04 beta 2 instalado. Há algum problema em atualizar via terminal? Ou é preferível baixar a iso novamente e reinstalar?

    A propósito, o comando é mesmo esse?

    sudo apt-get install dist-upgrade

    Grato.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Não sei se dá, estou na mesma situação.

      De qualquer forma assumo que dê para fazer upgrade por terminal com:

      sudo apt-get dist-upgrade

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Afinal deve ser para o gnome:

      sudo do-release-upgrade

      Mas ainda não tenho upgrade disponivel…

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      Afinal é só preciso fazer os updates normais!

      sudo apt-get update
      sudo apt-get upgrade

      Para confirmar a versão:

      lsb_release -a

      No meu caso já aparece LTS

      1. Avatar de Yuri
        Yuri

        Apareceu Lts aqui também. Grato! =D

        Ps: curioso é que se eu for em configurações > informações do sistema, aparece ubuntu 13.10.. e nunca tive esse instalado aqui, instalei direto pelo 14.04 beta. Mas enfim. Nada importante.. ^^

        1. Avatar de Percival
          Percival

          Yuri,Acredito que na pressa para o lançamento esqueceram de atualizar o “UbuntuLogo.png”. Mas abra o terminal e coloque: cat /etc/lsb-release
          Que mostrará:
          DISTRIB_ID=Ubuntu
          DISTRIB_RELEASE=14.04
          DISTRIB_CODENAME=trusty
          DISTRIB_DESCRIPTION=”Ubuntu 14.04 LTS”.

          enviei uma msg notificando o erro ao
          ubuntugnome-comms@lists.launchpad.net

  13. Avatar de PM
    PM

    OFF:

    Boa tarde, alguém me consegue ajudar a meter som no meu Pc? tenho o elementary OS e não consigo que isto dê som via hdmi :b

    Muito Obrigado

    1. Avatar de Marcos
      Marcos

      Para ter acesso a som no hdmi basta ir a “preferências de som” e escolher “hdmi/display port”.

      Atenção que se der o som em ambos escolhe a opção “Saida digital/spidf” e depois a “hdmi/displayport”.

      Se mesmo assim não der deves abrir a linha de comandos e escrever “alsamixer”. Procura usando as setas as opções “spidf” e “spidf de” e verifica se aparece por cima “MM” caso afirmativa carrga na tecla “M” e coloca em “00”.

      Espero que isto te ajude

      1. Avatar de PM
        PM

        Já tentei isso, mas apenas aparece a saída analógica, não aparece a saída hdmi

        1. Avatar de Marcos
          Marcos

          Tem de instalar um pacote pulse audio. Eu tenho pois já precisei. Qual é a versão? 32 bits ou 64?

          Se me mandar um pm eu posso enviar o pacote.

          1. Avatar de PM
            PM

            A versão é 64 bits
            paulomartins1115@gmail.com

            Se for possível mandares agradecia 🙂

    2. Avatar de Tó Kalu
      Tó Kalu

      Quem te mandou usar elementary OS? Porque não usas o Windows e tens som de qualquer jeito?

      1. Avatar de PM
        PM

        Cada um tem as suas preferências, e prefiro o elementary OS ao Windows.
        Escolhas…

      2. Avatar de Miguel

        qualquer OS sem som na HDMI
        é mais fácil de suportar
        que as paranóias do uindus

    3. Avatar de Red
      Red

      Faça instalação do pulse audio com dependencias do gnome

      1. Avatar de PM
        PM

        Pode dar alguma ideia de como se faz sff

    4. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Por acaso a hdmi é de uma radeon?

      Se sim vê isto: http://community.linuxmint.com/tutorial/view/1051 a explicação é para o mint mas pode ajudar…

  14. Avatar de molly-molly
    molly-molly

    Será que alguém me pode explicar se o Ubuntu 14.04 LTS (Trusty Tahr) é uma alternativa ao Linux?

    1. Avatar de ruim
      ruim

      Ubuntu É linux (mais concretamente uma distribuição GNU/Linux)

  15. Avatar de Jose
    Jose

    O mal do Ubuntu, é que tem uma interface feia, velha e datada.

    Ha anos que o Ubuntu não muda de cara, sempre as mesma cores e temas, é que se ainda fossem decentes.

    É verdade que isso facilmente pode ser mudado, mas devia de vir de origem uma coisa melhor.

    Isto para não falar que têm sido feitas más decisões no desenvolvimento do mesmo a anos.

    E 5 anos? A menos que tenham mudado, o suporte é 4 anos, e não 5.

    1. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      O aspecto visual é uma questão de gosto pessoal. Tu podes achar que é de mau gosto, muitas outras podem achar o contrário.

      Podias dizer quais foram as más decisões de desenvolvimento?

      E sim, o Pedro mencionou correctamente os 5 anos. Este é o tempo de suporte das versões LTS das variantes principais do Ubuntu (Ubuntu e Kubuntu) desde a 12.04 (antes era 3 anos), e não 4 como estás a dizer. As outras variantes como o Xubuntu, Ubuntu Gnome,… e pela primeira vez o Lubuntu, têm suporte de 3 anos nas LTS.

    2. Avatar de JP

      O Suporte da versão 10.04 LTS (Lucid Lynx) foi de 3 anos e não 4… Desde a versão 12.04 LTS (Precise Pangolin) que o suporte é de 5 anos…

  16. Avatar de jorjão
    jorjão

    Quanto mais conheço Ubuntu, e os seus derivados, mais gosto de Manjaro.
    Isto sim é uma distribuição à maneira
    Abraço a todos e boa páscoa.

  17. Avatar de Raul
    Raul

    A versão 14.04 final veio com os novos ícones da Canonical?

  18. Avatar de Newton
    Newton

    Uma pequena dica para atualizar via terminal, sudo update-manager -d -c, abraço.

  19. Avatar de Filipe
    Filipe

    A versão Ubuntu Studio também terá o suporte de 5 ou apenas de 3 anos?

    1. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      Tem suporte de 3 anos. Eu acho que apenas o Ubuntu, Kubuntu e Ubuntu Server têm 5 anos de suporte.

  20. Avatar de Bpanther

    Já agora, vou aguardar pelo elementary OS 0.3 “Isis”, promete!… https://www.youtube.com/watch?v=mzSPGkOyzW8

  21. Avatar de Luís Santos
    Luís Santos

    Algo correu mal e querem resolver o assunto antes de ser enviado para download. Qual é o problema? Preferiam Bugs ao estilo Windows? Quanto a mim mais vale isto que vir com um bug qualquer que deixe o sistema vulnerável e/ou instável.

  22. Avatar de Luís Santos
    Luís Santos

    Já está disponivel na página oficial. Choraram muito????

  23. Avatar de Luís Santos
    Luís Santos

    A novidade é atacar o MAC – AMD 64. Talvez fosse a razão da demora, o ataque aos MAC numa versão de processador que não foi agora disponibilizada.

    1. Avatar de Miguel

      a arquitetura AMD64 é utilizada pela Apple desde 2006

  24. Avatar de felipe
    felipe

    Começo da semana estava usando o BETA final do 14.04 , fui inventar de testar o Elementary os kkkkk , para que ? Lindo,Rapido e Pratico !!!

  25. Avatar de Roney
    Roney

    O ubuntu é um sistema muito bom, mas se você conseguir configurar e utilizar o arch linux, sua vida será mais tranquila.

    1. Avatar de Alexsandro
      Alexsandro

      Grande verdade…

      Só é preciso um pouco de paciencia para configurar tudo mas depois fica uma beleza…Nunca vi um KDE a fluir tao bem como em archlinux.

  26. Avatar de Gabriel
    Gabriel

    Bom Dia/tarde, então… não quero arriscar por enquanto em atualizar meu 13.10, alguém tem um comando na manga para eu desativar a mensagem ou melhor “aquele triângulo vermelho” rs no canto superior referente a atualização? PS. sou novato em linux. Desde já, Obrigado..

  27. Avatar de Tiroliro
    Tiroliro

    Já testei. Continua com os bugs habituais e outros novos. Continua pesado. Continua feio. Continua a não ser prático. Continua a ter spyware. Tem mais lixo do que anteriormente. Muito lixo mesmo. Resumindo, continua a ser uma bela bosta cada vez a cheirar pior. Viva o Debian.

  28. Avatar de felipe
    felipe

    segunda feira fui inventar de testar o elementary 0s kkkk para que ? Lindo , rapido e pratico !! na espera pela versao OS 0.3 “Isis”

  29. Avatar de felipe
    felipe

    Na espera do dia 17 para instalar a versao final do ubuntu segunda feira fui inventar de testar o elementary 0s kkkk para que ? Lindo , rapido e pratico !! na espera pela versao OS 0.3 “Isis”

  30. Avatar de Alisson
    Alisson

    Usava o 13.04 e a atualização para o 14.04 veio naturalmente (com a minha autorização). As melhorias estão bem evidentes, o sistema está bastante leve.

    1. Avatar de Alisson
      Alisson

      Retificando….. Eu usava o 13.10*

  31. Avatar de Gustavo
    Gustavo

    Quais são os requisitos mínimos para o 14.04 ? Tenho uma máquina sobrando, um celeron 2.26, 1,2 RAM, 40gb HD. Se não ficar legal, vou pro Lubuntu.

  32. Avatar de Cezar
    Cezar

    Também usava o 13.04 sem problemas num Eeepc 1000H, atualizei para 13.10 e logo ele pediu para passar para 14.04. Só que agora ele superaquece em alguns sites (principalmente no internet bankig do Banco do Brasil) e desliga. O Xcreensaver 5.15 também não entra sempre automaticamente, tendo que ser lançado manualmente ao usar o Netbook. Acho que vou voltar para 13.10.

  33. Avatar de Heron
    Heron

    UPGRADE VIA TERMINAL:

    $ sudo apt-get update
    $ sudo apt-get install update-manager-core

    $ sudo do-release-upgrade
    ou
    $ sudo do-release-upgrade -d