Será o Facebook um “glutão” de bateria no iOS?

25 Comentários

As baterias electroquímicas são a tecnologia de armazenamento de energia eléctrica mais antiga e ainda hoje a mais utilizada, cujo desenvolvimento é bastante mais lento que o desenvolvimento do hardware e software dos nossos smartphones.

Quem nunca saiu de casa com 100% de bateria e o teve de carregar durante o dia, que levante o dedo…

Pois bem, no que toca o iPhone parece que a culpa não é só da bateria, mas também do Facebook.

bateria_ios


Um antigo funcionário da Apple que dispensou alguma parte do seu tempo a tentar descobrir a causa da bateria do iPhone “desaparecer”, diz que a aplicação do Facebook para iOS é uma das principais causas para este acontecimento, pelo menos nos telefones com os “Serviços de Localização” e a “Actualização de aplicações em segundo plano” activadas.

Este ex-funcionário da Apple referiu:

Eu decidi utilizar a aplicação “Instruments” do Xcode (a aplicação de desenvolvimento da Apple) para tentar descobrir qual era o problema. Basicamente, o “Instruments” funciona como Monitor de Actividade para o iPhone, permitindo desta forma a programadores (ou nerds como eu) verem quais os processos que estão a correr, quanta memória estão a utilizar e quanto do processador estão a precisar, tudo isto em tempo real para cada aplicação.

Durante o teste, a aplicação do Facebook chamou sempre à atenção e destacava-se bem acima na lista, mesmo sem eu a estar a usar. Por esse motivo decidi desligar os “Serviços de Localização” e a “Actualização em segundo plano” da aplicação do Facebook, aquilo que aconteceu a seguir é estranho – a bateria do meu iPhone subiu (!) de 12 para 17%, nunca tinha visto uma coisa destas acontecer.

Isto leva-nos à seguinte questão: Porque é que a aplicação do Facebook gasta tanta bateria? – A resposta que parece mais óbvia de momento é que o Facebook quer ter a sua própria rede de VoIP e, segundo a ComputerWorld, um dos seus grandes objectivos neste momento é ser uma rede de comunicação mundial, para além de uma rede social.

Pode ser uma teoria um pouco rebuscada, mas não custa nada tentar.

Se tem um iPhone e utiliza a app do Facebook, experimente desligar os serviços de localização (Definições -> Privacidade -> Serviços de Localização) e a actualização em segundo plano (Definições -> Geral -> Actualização em segundo plano) da app do Facebook.

Experimente e deixe aqui seu comentário!

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno Santos
    Bruno Santos

    Grande dica. Esse é o meu drama a bateria a meio da tarde esgota!
    Vou testar.

  2. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    hoje de manhã estava a pensar em algo muito similar. As pessoas queixam-se dos serviços push do email, mas depois tem push para mil e uma coisa como facebook ou whatsup

    Obviamente (digo obviamente, pq acho isso mais que óbvio) só tenho o serviço de localizações ligado para apps que realmente necessitam disso, como o tomtom, mapas. Até na metereologia tenho deligado

  3. Avatar de migue
    migue

    agora a culpa é do facebook? ou é do ios 7.1? hu?

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      depende! Uma aplicação deve respeitar o SO e as suas APIs, seguir boas práticas em termos de recursos que necessita! Não é o SO que se deve sujeitar à aplicação, embora deva ter o cuidado de manter compatibilidade! Se acontecem problemas só com essa aplicação, então a responsabilidade é óbvia. Se acontece com mais algumas aplicações, pode ser do SO (bugs) ou das aplicações (más práticas), ou mudanças programadas no SO que requerem que as aplicações sejam actualizadas!

  4. Avatar de migue
    migue

    ou ios7 😀

    1. Avatar de jesus
      jesus

      Se bem li a noticia é da app facebook e nao do iOS, já que deveria ter outras instaladas (e monitorizadas) mas que não consumiam tantos recursos.

    1. Avatar de peduxe
      peduxe

      hahah boa jogada a da Microsoft, agora a promover o seu serviço num talk-show ^^

  5. Avatar de peduxe
    peduxe

    então mas desligar apenas não tem grande sentido, se estás funcionalidades são normais de um smartphone… o facebook terá que optimizar as suas aplicações para que usem menos recursos e portante menos bateria.

  6. Avatar de D!
    D!

    É do facebook! Tem uma linha no ficheiro *.plist que eu editei, consoante uns tutoriais que andam ai na net, que faz com que a app esteja constantemente ativa em background mesmo quando desligada, alterei essa linha para não permitir isso e ajuda na bateria! Não é uma diferença grande mas ajuda porque era uma app chata que estava lá sempre a massacrar…

    É preciso ter jailbreak para fazer isto!

  7. Avatar de Nunes
    Nunes

    Há mais algumas informações interessantes de quem descobriu isto
    http://www.overthought.org/blog/2014/the-ultimate-guide-to-solving-ios-battery-drain

  8. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    Olha agora… se desligar até todos os serviços de localização e de segundo plano ela ainda dura mais de certeza, não é só a do FB.

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      É claro que sim! Mas a questão é que o FB parece abusar e gastar mais do que o expectável!

  9. Avatar de Ricardo

    Já sabia desse efeito da app do Facebook…

    O que ia apenas dizer:
    Epah já estou a ver porque o meu iPhone ao contrario do que todos reclamam, dura tanto a minha bateria(dias), não tenho facebook 😛

  10. Avatar de petruz
    petruz

    a questão é: Temos um smartphone, com todas e mais algumas funções. Se formos desativar os serviços de localização, o wifi, os dados moveis, as sincronizações, as aplicações de background, pra isso n compramos um smartphone, compramos um nokia 3210.
    O facto de eu chegar a casa, e o background refresh ativar o dropbox fazendo upload das minhas fotos todas sem eu ter que mexer uma palha, pra mim faz valer o gasto da bateria.
    Agora, logicamente , se a bateria nao durar para o dia todo…é mau e tem que se fazer um tweaking. Mas pra mim, chegar a casa e ter que carregar todas as noites, é o normal

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      o que é referido é desligar essas opções para a aplicação do Facebook, não desligar completamente!
      O problema é que esta aplicação abusa dessas opções, talvez até deliberadamente!

  11. Avatar de João Tavares
    João Tavares

    Eu posso levantar o dedo! Nunca precisei de sair de casa com a bateria cheia e ter de carregar o telemóvel a meio do dia… Simplesmente só activo o 3g/4g quando tenho necessidade de consultar um mail, fazer uma pesquisa ou ir ao facebook. Até me chega para 2 ou 3 dias. Quem anda sempre com os dados activos sem ser por motivo profissional acho que não faz o menos sentido.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Eu tenho isso tudo ligado sempre, nunca fiquei sem bateria com este…

      1. Avatar de João Pereira
        João Pereira

        Ligado todo dia 3/4G e tens bateria para 1 dia?

  12. Avatar de David
    David

    No Note 3, se instalar o Swiftkey, por exemplo a bateria dura 1 dia mas pelas pontas…e se usar qq coisa a mais…a bateria vai-se em menos de 1 dia…é natural que uso o 3g ou 4g ligado…é para isso que serve um smartphone…nao é para andar a ver se recebo um e-mail quando quer saber se recebi algo, mas receber-lo quando me é enviado…seja profissional ou pessoal…ou outras mensagens sejam elas via apps que usam os dados para que assim sejam encaminhadas…Enfim são opcoes e opinioes e cada qual vive com elas…mas a verdade é que temos demasiado processamento para as funções que temos no equipamento…mas é uma area que dará uma grande discussão e é demasiado complicada…

  13. Avatar de Nelson
    Nelson

    Eu no iPhone, tenho a Paper, não noto gastos de bateria.

    No iPad, basta desativar as atualizações automáticas para o FB.

  14. Avatar de Manuel
    Manuel

    Tenho um 4s, não sei por que motivo já gastei o plafon, sim ainda estamos no início do mês, mas aqueles gajos do M4o mais os 200mb que oferecem… O que quero dizer é que com tudo ligado durava um dia, agora sem 3G, ainda não deixei ir ao fim sem carregar, mas pelo menos três dias dura. E durante pelo menos oito horas está com WIFI a bombar, com tudo ligado.

  15. Avatar de Marcio
    Marcio

    Tenho o nexus 5 e aconteceu-me o mesmo a APP facebook drenava muita bateria agora que não a tenho já não acontece.

  16. Avatar de Ana
    Ana

    É verdade que queremos um smartphone para usarmos com tudo o que temos direito. No entanto um smartphone não é um PC, não é suposto estar ligado a 100% todo o tempo.
    É verdade que esse FB drena a bateria mas tambem porque é que precisamos de ter o servico de localizacao activo? Eu nunca o usei.

    A realidade é que um iphone com 2 anos tem a bateria com uma capacidade muito mais limitada mas fazendo uns ajustes fica a funcionar perfeitamente para 1,5 dias.
    Deixei de receber os emails do trabalho em tempo real quando estou fora do emprego e ganhei em bateria e em paz de espirito.

    O FB quer tornar-se numa especie de big brother ao saber onde as pessoas andam e a controlar as mensagens, mas comigo têm pouca sorte: zero app de messengers e zero localizacões!

  17. Avatar de Andre Borges
    Andre Borges

    Experimentem reduzir a luminosidade do ecrã quase para o mínimo e depois digam qualquer coisa..o que gasta mais no telemóvel é o ecrã