Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

15 Comentários

Esta semana no consultório temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:


Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram colocadas no Facebook do Pplware ou por por email.


Problemas de disco num portátil!

disco

Bom dia, ultimamente o meu portátil tem momentos em que deixa de comunicar com o disco, levando ao crash do computador.

Quando reinicio o pc ele começa a verificação do disco e consegui reparar que todas as vezes que ele faz essa verificação ele encontra erros.

Eu já formatei o pc e continua a acontecer o mesmo.

A minha pergunta é: será que tenho de substituir do disco do meu portátil?

Rui Fernandes

Resposta:

Esta resposta foi dada pelo leitor ML, a qual agradecemos.

Caro Rui,

Há uns anos tive esse problema com um Acer Travelmate e a solução que encontrei foi colocar um adaptador para HD externo, no lugar ocupado pelo gravador de cd/dvd e nele instalei um disco 2.5″” PATA. Também existem adaptadores para SATA.

Nos computadores cuja BIOS permita o arranque por USB esta forma de contornar o problema é pacífica, pois pode sempre recorrer à utilização de um gravador cd/dvd externo via usb ou até mesmo utilizar um disco externo nos moldes utilizados para uma pen.

Como a interface de ligação do disco está soldada à motherboard, a outra solução do problema passa pela aquisição de uma maquina nova.

Antes de partir para a solução que referi procedi à substituição do HD sendo que os sintomas persistiram, levando-me a concluir que a avaria estaria ligada com um mau contacto de algum dos pins do interface de ligação da motherboard ao disco.

[Respondido por Pedro Simões]


Remover uma imagem de arranque do Windows, como?

windows_logo

Olá a todos,

Estou aqui com uma pequena questão…

O meu irmão tem um portátil HP 530 que adquiriu ao abrigo do programa e_escola (plano tecnológico) talvez em 2008, não tenho a certeza.

O portatil tem estado encostado pq entretanto ele adquiriu um novo mas decidi po-lo a funcionar para utilização “soft” – mails, net e office.

A minha questão é, como retirar aquele ecrã inicial que aparece quando o windows está a carregar onde aparece a “publicidade” da tmn, plano tecnologico, programa e_escola, etc???

Paulo

Resposta:

Paulo,

O ecrã de login do Windows é controlado por uma chave existente no registo. Para o fazer basta abrir o editor de registos do Windows e alterar o valor dessa chave:

  • Abrir o Menu Iniciar e escrever “regedit” > abrir o editor de registos

  • Navegar até ao caminho HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Authentication\LogonUI\Background

  • Fazer duplo clique na chave com o nome “OEMBackgroud” e colocar o valor 0.

  • Reiniciar o computador.

Se essa chave não existir, pode ser criada manualmente:

  • Botão direito sobre a pasta do caminho referido anteriormente > Nova > DWORK (32-bit) Value

  • Dar o nome “OEMBackground” > fazer duplo clique sobre a chave e certificar que tem o valor 0.

De outra forma, pode fazer o download deste ficheiro de registo. Bastam 2 cliques e a chave fica adicionada. Depois só é necessário reiniciar o computador.

[Respondido por Hugo Cura]


Uma partição estranha no disco, que lhe fazer?

disco_2

Tenho uma partição com nome estranho no Desfragmentador de Disco:

\\?volume{1e565056tgfd…)

Será que  é possível eliminar essa partição? Se Sim como?

Comprei o PC com Win 8 64 e está atualmente em win 8.1

Obrigado

Aníbal Assis

Resposta:

Aníbal,

Essa partição deverá estar aí para efeitos de recuperação do sistema e não é recomendável que seja eliminada.

O próprio Windows não a deve reconhecer como uma partição normal e por isso não deve ter opção para eliminar (estou certo?!).

Se ainda assim pretender mesmo eliminá-la, pode utilizar um software de terceiros para gestão de partições, mais completo que aquele que faz parte do Windows.

Há alguns pagos e outros gratuitos. Como gratuitos recomendamos o EaseUS Partition Master Free. Pode fazer download na ligação abaixo:

[Respondido por Hugo Cura]


Ligar um conversor HDMI/VGA a um Raspberry Pi e fazer com que funcione!

conversor

Boa tarde a todos.

A questão que me traz aqui está relacionada com o raspberry, pois estou tentando liga-lo ao meu monitor através de um conversor HDMI to VGA, mas sem sucesso.

O conversor está bom pois já o testei no portatil ligado ao hdmi.

Deixo aqui um link com um conversor igual.

Desde já obrigado.

Nuno Bonardi

Resposta:

Nuno,

Do que sabemos esse tipo de conversores funciona no Raspberry Pi. Existe no entanto um problema que pode estar a sua correcta utilização.

Esses conversores, apesar de parecerem passivos, o que siginifica que não utilizam corrente, na verdade consomem-na.

A energia que precisam vão buscá-la à porta HDMI e poderá estar aí a razão pela qual está a ter problemas.

As definições normais do Raspberry Pi (1080p) são muito exigentes a nível de consumos energéticos e provavelmente não conseguem retirar do Raspberry a energia suficiente.

Tem duas hipóteses para resolver este seu problema, sendo que qualquer uma delas requer apenas alguns ajustes.

A primeira passar por passar a usar um transformador de corrente que consiga dar mais potencia ao Raspberry e que assim a passará para o cabo. Faça o teste de ligar o Raspberry ao PC, via USB e verá que provavelmente já consegue que o conversor funcione.

A segunda passa por diminuir a resolução do vídeo que o Raspberry está a usar, diminuindo o consumo de energia. Por estar a converter para VGA não irá necessitar de uma definição tão elevada.

Escolha a solução que pensa ser a mais adequada e aplique-a. Como disse, o conversor funciona bem, só tem de conseguir que o Raspberry lhe forneça energia suficiente pela porta HDMI.

[Respondido por Pedro Simões]


Como automatizar um Arduino?

arduino

Boa tarde,

Sabem dizer-me como se programa o arduino para acender um led a determinada hora do dia?

Obrigado e Bons Projetos

Paulo Rodrigues

Resposta:

Paulo,
Para fazer isso é necessário um chip RTC (real-time clock) que, com auxílio de uma pilha, tem sempre a hora certa, independentemente se o Arduino está ou não ligado.

Por 2 ou 3 dólares é possível comprar um “breakout” RTC no ebay, que depois pode ser usado com comunicação via I2C.

Depois só é necessário utilizar uma biblioteca compatível com esse RTC para poder ler a hora/dia a qualquer momento e com qualquer periodicidade, utilizando funções simples no código.

[Respondido por Hugo Cura]


Configurar a Meo Cloud num smartphone?

meo_cloud

Ola,

Quero usar uma conta do Meo Cloud no telemóvel, e ao por os dados pergunta que tipo de conta é, IMAP, POP3 OU EXCHANGE, e não sei qual devo escolher,

Podem ajudar-me por favor.

Obrigad@ desde já.

Resposta:

Alexandre,

A Meo Cloud é um serviço de alojamentos de ficheiros e não um serviço de correio electrónico.

O que refere na sua mensagem são parâmetros de configuração de um cliente de email e isso não vai funcionar.

Se pretendem ter acesso à sua conta Meo Cloud para acesso aos ficheiros que tem lá alojados deve instalar uma das aplicações móveis que o serviço disponibiliza.

Os links para essas aplicações, por sistema operativo são os seguintes:

Escolha o que corresponde ao sistema operativo do seu telefone e instale-o. De seguida configure-o com a sua conta e vai aceder de imediato aos seus ficheiros.

[Respondido por Pedro Simões]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas nos canais de comunicação do Pplware. Falamos do nosso Facebook, da comunidade Google + Pplware, do email geral @ pplware.com ou do nosso formulário de contacto.

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de paulo
    paulo

    Boa tarde,

    Desde já agradeço terem colocado aqui a resposta ao problema que eu tinha colocado, acerca do ecrã de inicio do pc.

    Fiz o download do ficheiro que disponibilizaram e “executei-o” aparecendo a mensagem sobre a alteração de registo.

    Reiniciei o pc mas a situação está na mesma, ou seja, os ecrãs mantêm-se. Já confirmei o valor do ficheiro de registo, e está a 0.

    Que acham que se passa?

    Cumprimentos

    1. Avatar de Luis Garcia
      Luis Garcia

      Boa tarde

      Seria possivel apresentar uns slides do modo de arranque? E já agora qual era o SO instalado.

      Obrigado

      1. Avatar de paulo
        paulo

        o SO é o Win. Vista Home premium… em relação à captura das imagens não sei como fazer, uma vez que o print screen não funciona nessas alturas, correto?

        1. Avatar de Luis Garcia
          Luis Garcia

          Bom dia

          Tira fotos com uma câmara (se a tiver). Senão não há volta possível.

          1. Avatar de paulo
        2. Avatar de Luis Garcia
          Luis Garcia

          Já tentou instalar o Windows 7, visto que o computador já não tem garantia no software?
          Eu tive um Toshiba L500 do e-escolas e com o Windows 7.

        3. Avatar de Luis Garcia
          Luis Garcia

          Boa noite

          Tente um utilitário (TuneUp Utilities 2014) e quando instalado o programa há uma função que é personalizar o Windows e mostra como mudar a tela de login.

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    qual a melhor aplicaçao para fazer backup ao jogos,aplicaçoes e suas configurações no android kitkat 4.4.2?

  3. Avatar de Márcio Soares
    Márcio Soares

    Boas pplware e seus leitores, eis que chega a hora em que também eu tenho uma duvida que gostaria de ver resolvida.

    Então é o seguinte. Estou a testar a internet WoW e foi-me facultado aquando da aquisição um router/hotspot Alcatel y800, ora este equipamento é muito fraquinho e só permite ligação por wifi, coisa que eu facilmente resolvi ao ligar um AP por wifi e posteriormente ligar este a um fritzbox. É aqui que preciso de ajuda uma vez que não consigo por o VOIP do freevoipdeal a funcionar. Ele regista mas as chamadas não saem e recebo no log o erro (((503)Service Unavailable)The server is undergoing maintenance or is temporarily overloaded and so cannot process the request. A “Retry-After” header field may specify when the client may reattempt its request.), ou o erro(((408) Request Timeout)
    Couldn’t find the user in time. The server could not produce a response within a suitable amount of time, for example, if it could not determine the location of the user in time. The client MAY repeat the request without modifications at any later time.). A solução que entendi ser a melhor para resolver este problema seria o DMZ no router/hotspot Alcatel, mas o problema é que a sua webinterface não o permite fazer, então fui á procura pela internet e encontrei uma forma de o fazer e resolvi o meu problema. O problema é que só funciona por uns minutos depois volto a ter o mesmo problema de antes, as chamadas voip não saem. O meu pedido de ajuda é o seguinte, alguém conhece uma forma de fazer DMZ ao alcatel y800 de uma forma definitiva?
    Agradeço toda a ajuda que me possam prestar pois estou nos 15 dias de teste e caso não consiga resolver terei de cancelar o contrato.

    1. Avatar de Paulo Mendes
      Paulo Mendes

      Eu sei fazer isso, Se nunca conseguiste eu posso ajudar, mas prepara-te para comprar equipamento bom.

  4. Avatar de Bruno Santos
    Bruno Santos

    Boa noite,

    Estou a pensar em adquirir um router e estou indeciso entre tp-link tl-wr2543nd, asus rt-n66u, asus rt-ac66u e linksys ea6700-ew. Estou mais inclinado para os asus.
    Podiam fazer um comparativo entre os quatros?

    Muito agradecido,
    Bruno Santos

  5. Avatar de Nelson
    Nelson

    Boa tarde,
    Será possivel fazer ligação de um smartphone a um projector multimédia? Se sim, como fazer essa ligação?
    Obrigado

  6. Avatar de joao
    joao

    Ola boa tarde, sera que me podem aconselhar um programa de controlo de utilizacao do pc?

    isto é o meu filho e admin no pc e gostava de lhe bloquear o tempo de uso diario do pc…

  7. Avatar de miguel
    miguel

    Olá, pedia a vossa ajuda. Tenho um Asus com Windows 8.1 há 2 meses. Instalei o FreevoipDeal para fazer chamadas. Durante 3 semanas conseguia falar, mas depois apareceu a mensagem de ” sound device problems”.Vi que não é compatível.Que fazer, pois tenho crédito em chamadas.

  8. Avatar de Liliana Carvalho
    Liliana Carvalho

    Boa tarde

    Alguém me poderia aconselhar um disco leitor/gravador dvds externo para um Asus híbrido T100TA-DK052h com Windows 10?
    Um leitor externo que eu tinha, que dizia ser compatível com windows 7, neste meu híbrido (que o comprei com o Windows 8) o disco não funcionava, não o reconhecia e nada acontecia (no entanto num noutro pc que eu tinha na altura com windows 7 o disco funcionava perfeitamente), por isso tem a ver com o sistema operativo, certo? Ou os híbridos não aceitam discos gravadores/leitores externos?

    Obrigada pela atenção,
    Liliana Carvalho