Quer 20.000 euros e tem jeito para programar?

42 Comentários

Parece uma pergunta desnecessária pelo menos na parte de querer 20.000 euros, afinal no ambiente económico em que estamos esta quantia não faria jeito? Por isso, o factor determinante é ter conhecimentos base de programação. Caso a sua resposta seja positiva a este último requisito, então esta notícia irá interessar.

O concurso Apps Vodafone é a resposta imediata para demonstrar o seu valor e os algoritmos que tem na cabeça. A empresa multinacional de comunicações promotora deste evento, permite-lhe fazer download do SDK para produzir pequenas aplicações para telemóveis (widgets).

Estes widgets usam na sua base a norma CSS para formatação de folhas de estilo e tecnologias com uma forte base de Javascript como é o caso do AJAX.

Existem alguns exemplos de código livre para que não comece a desenvolver do nada a sua widget, tais como por exemplo um exemplo um “fortune widget” ou um “tweeter widget”.

undefined

O concurso premeia as 5 melhores aplicações com os seguintes prémios:

  • 1º lugar: € 20.000
  • 2º lugar: € 5.000
  • 3º, 4º e 5º lugares: € 2.500

Além disso a Vodafone garante a comercialização das Apps seleccionadas e a promoção da App classificada em primeiro lugar na sua futura loja de Apps. Como sabemos que existem muitos leitores nossos com bastante talento para programação, deixamos o repto.

Caso aposte por desenvolver a aplicação, poderá enviar a solução final para AppsVodafone@corp.vodafone.pt até 31 de Julho de 2009.

Esmere-se e ganhe uma pequena fortuna 🙂 . Leia com atenção a documentação que deixamos no final do artigo e… mãos à obra.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/Linux(brevemente)/Mac
Download [Windows]: Widget SDK
Download [Mac]: Widget SDK
Homepage: Concurso Apps Vodafone
Homepage: Betavine Developers

Partilhar:
Tags:

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sergio Mira

    Opa.. sou brasileiro. Será que isto só serve para os portugueses?

    Posso tentar ganhar o equivalente a R$60.000,00 .. em moeda tupiniquim!

    1. Avatar de Vasco Silva
      Vasco Silva

      Loool. Depois teriamos uma aplicação em idioma PT-BR!?
      Não pode ser…

      LOL
      abraço

    2. Avatar de kekes

      LOL o Sergio comprometia-se a usar o novo acordo ortográfico estava resolvido, HEHEHEHEHE, pois não sei não mas deve so dar mesmo para portugueses dado que a empresa e «portuguesa»

      Anyway, bom concurso, pode ser que saiam umas boas apps desse concurso, a ver vamos…

      1. Avatar de Pedro A.
        Pedro A.

        A empresa é inglesa, a Vodafone Portugal é apenas uma das empresas do grupo Vodafone. Eu já tinha visto esta competição e na altura fiquei com a ideia que era aberta a qq país.

    3. Avatar de Papagueno

      Hmm, podemos fazer negócio… Eu submeto a aplicação por uma percentagem a negociar =)

  2. Avatar de Rui
    Rui

    Eu nao sei programar. Mas eu quero 20 mil euros. Qual é o numero de apoio ao cliente Vodafone?

    1. Avatar de Skilo
      Skilo

      LOL …

      Boa ideia …

  3. Avatar de Mr. Ubuntu
    Mr. Ubuntu

    Boas.

    Ontem mesmo fiz download do SDK, vi o anuncio no site da Vodafone (so depois reparei que tinha publicidade no pplware tambem).
    Agora é estudar um bocadinho a API e desenvolver algo decente.
    O 1º Prémio é tentador mas é uma tarefa ardua de lá chegar lol vale pela experiencia de participar e aprender novas frameworks.
    Quem corre por gosto não cansa e quem programa por gosto não cansa. lol

    Cumps

  4. Avatar de Seu Madruga
    Seu Madruga

    “Quer 20.000 euros e tem jeito para programar?” , querer 20.00 euros eu quero, mas programação nada.

  5. Avatar de JP
    JP

    hmmmmmmm…….. Muito boa iniciativa.

    Espero ter mais 20.000€ daqui por uns tempos.

    =p

  6. Avatar de João Costa
    João Costa

    LoL, nem tentem, eu até queria os 20.000€, mas eu ando em: Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, e digo-vos uma coisa, não é nada fácil, as vezes temos que fazer cada programa que nem vos passa pela cabeça, não percam tempo, porque eu tambem nao vou perder…

    abraço =X

    1. Avatar de MwS
      MwS

      Cá para mim isso cheira-me a Bluff xD

      A fazer desistir os possíveis “adversários” para seres o único participante? Uma pratica anti-desportiva da tua parte 😀

      Brincadeira

      Abraço

      1. Avatar de Skilo
        Skilo

        Estratégia …

        Chama-se estratégia …

    2. Avatar de Nandozs
      Nandozs

      Exactamente!! Isso é k é preciso apoios desses são de louvar… “nem tentem” “não percam tempo PORQUE eu tambem nao vou perder”

      Tu realmente es um cromo que nem tem explicação…

    3. Avatar de NazgulTuga
      NazgulTuga

      Nao sei se alguma vez deste POO (Programação Orientada a Objectos), se não, digo-te… é um bixinho que nem sabes onde te metes! 😀

      Isso sim é programar. xD
      Não são aqueles programas pequeninas em Delphi ou em Pascal que fazemos nas aulas. 😀

      Eu pelo menos programo em Delphi e Pascal.
      Penso que mais ninguem o faz.
      A “CentralGest” é uma empresa especializada em Delphi.
      Tenho o prazer de estar lá a estagiar.

      E POO nao é nada fácil. xD ainda por cima nao aprendi nada disso na escola.

  7. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    Mas o SDK é para programar em que linguagem?

    Os widgets depois funcionam em que dispositivos?

    1. Avatar de Shogun
      Shogun

      O artigo é clarissimo, CSS para folhas de estilo e javascript para desenvolver algoritmos.

      1. Avatar de Nuno Amaral
        Nuno Amaral

        CSS não é programação…

        1. Avatar de Shogun
          Shogun

          Lê mais 2 ou 3 vezes o que eu disse e dp reformula o teu comentario.

  8. Avatar de 3biz
    3biz

    Caros amigos. Acordem para a vida. Isto é um roubo e um atentado ao que é ser programador informatico. Claro que o primeiro e o segundo vao revelar bons resultados e os vencedores ficam contentes, mas durante todo o concurso sao produzidas milhares de apps (e muitas muito boas) destinadas a uma arquitectura que se quer que tenha crescimento, de mão de obra gratuita…

    Nestas não me apanham

    1. Avatar de PJviana
      PJviana

      Por acaso também concordo que isto é dar esmola ao rico! Uma empresa que tenha um software para telemóveis não se vai lançar num concurso para ver se consegue ganhar 20.000 euros na melhor da hipóteses! Pode ficar sem os direitos do tal programa e levar 5000 euros ou mesmo nada para casa e a vodafone ganhar milhões com um software gratuito! É perder centenas de horas de trabalho para pouco! Se alguém perceber da coisa e for mesmo bom e se apresentar a alguma empresa ou operador de telemóveis consegue-se valores muito acima desses!

      1. Avatar de Shogun
        Shogun

        Mas alguem vai perder centenas de horas de trabalho num concurso destes? Eu se fosse ou se for participar irei perder 2 dias e mais nada, porque também concordo contigo, é desenvolver uma aplicação para oferecer a uma empresa k poderá ganhar milhoes com ela.Podes dizer que 2 dias é pouco para desenvolver uma aplicação decente, de facto é se estivermos a falar de um programa que faca tudo e mais alguma coisa, mas para um telemovel n sao necessarias aplicacoes mt complexas, imagina por exemplo que fazes um programa que te devolve todas as sms de uma determinada pessoa ou de um assunto.Penso que não hade ser assim tao dificil. 😉

        1. Avatar de 3biz
          3biz

          nota-se que nunca na vida implementaste um algoritmo

          1. Avatar de Shogun
            Shogun

            Pois de facto nunca implementei nenhum, se queres saber nunca escrevi uma unica linha de codigo na minha vida.És muito perspicaz 🙂 Já agora para eu conseguir ver se a pessoa que está a comentar já alguma vez programou diz-me onde se nota no meu comentario que nc implementei nenhum algoritmo.

            Já ouviste falar no sapo code bits?Penso que teve a duracao de 2 dias ou 3 e durante esse evento foi apresentado o android axo k foi no ano de 2007 e nesse evento ao fim dos 3 dias pediram aos participantes do evento para desenvolverem uma pekena aplicacao para o android.Penso que tiveram cerca de 1 dia e kk koisa para o fazer.

          2. Avatar de 3biz
            3biz

            “Eu se fosse ou se for participar irei perder 2 dias e mais nada”

            pela tua logia alguem tenta a sua sorte com 2 dias de trabalho. implementar um algoritmo requer muito estudo, tempo e bastante ensaio. Pelo menos para fazer alguma coisa com a minima qualidade e que nao seja completamente básica.

          3. Avatar de Shogun
            Shogun

            deves tar a brincar, imaginando que nesses 2 dias dispensarias 8 horas em cada para a aplicacao estas a dizerme k n era suficiente para fazer kk koisa? Nao se trabalhas ou tas a pensar trabalhar na area de desenvolvimento de software mas se para ti 2 dias de trabalho sendo que 1 dia de trabalho sao 8 horas n e suficiente para fazer muita coisa entao olha que das muito prejuizo a empresa.Se fosses meu empregado despediate logo.Sim pk agora sou eu a tentar a minha sorte e a supor k a tua experiencia profissional na area deve ser muito frakinha.Alem disso e km disseste eu ia apenas tentar a minha sorte com 2 dias apenas pk n tenho tempo para mais, pk ha mt mais gente com mais tempo k eu k vai concorrer e pk nem sp as ideias mais complexas sao as melhores.

          4. Avatar de 3biz
            3biz

            desculpa, grande deus da programacao eficiente

    2. Avatar de MVilela
      MVilela

      Para evitar estas coisas é que vou fazer qualquer coisa mas para uso pessoal.

  9. Avatar de Pedro Gaspar

    Acho muito boa iniciativa, claro que vão ser criadas milhares de aplicações, e claro que eles nao vão aproveitar apenas as 5 melhores, na minha opinião seria mais “justo” se eles dessem uma pequena reconpensa às apps mais requeridas foturamente, mas todos sabem as regras, e so participa quem quer…
    quanto a dar esmola a ricos.. esta não é a unica empresa a fazer coisas deste genero, como todos sabem a comunidade em geral desemvolve software muitas das vezes melhores que empresas conceituadas, isto pelo facto que o importante não é programar, porque programar qualquer um quer, mas o importante é sim ter ideias novas.. e é disso que estas empresas andão à procura, porque até se houver alguma ideia que não tenha sido conseguida a programar , mas que a empresa ache que é plausivel não me admira nada que peguem nela e a programem eles…

  10. Avatar de Tipsy
    Tipsy

    Eu não participarei porque pouco percebo de programação, mas acho que muito boas aplicações ficarão nas mãos destes senhores e será um belo caso de mão de obra gratuita. Enfim, isto é apenas uma opinião..

    1. Avatar de Nandozs
      Nandozs

      Tens toda a razão quando dizes “mas acho que muito boas aplicações ficarão nas mãos destes senhores e será um belo caso de mão de obra gratuita”

      Vão ser desenvolvidas (espera-se) montes de aplicações por esse mundo fora, e vão certamente ficar nas maos deles, e nao só as primeiras, como montes das outras vão ter saida e as pessoas que desenvolveram essas mesmas, nao ganham um tusto. Quem não arrisca não petisca. E que realmente quer participar, eu desejo boa sorte..

      Abraço

  11. Avatar de CarlosMC
    CarlosMC

    Não estavamos em Portugal se alguém soubesse do que fala…

    1. Avatar de 3biz
      3biz

      Não estavamos em Portugal se houvessem comentarios uteis…

      1. Avatar de Shogun
        Shogun

        Olha que os teus tem sido muito uteis principalmente para identificar ppl que nc implementou nenhum algoritmo.

      2. Avatar de CarlosMC
        CarlosMC

        Útil ou inútil, depende da qualidade do entendedor.
        Eu não estou sequer interessado no concurso, ao contrário (aparentemente) de outros “comentadores”.

      3. Avatar de luxferre
        luxferre

        3biz, és o maior troll de blogs que vi até hoje. Mas alguém precisa de criar algum algoritmo para escrever uma porra duma app javascript com CSS? Estas apps fazem-se numa tarde…
        O SDK de widgets não permite aceder a nenhum recurso do telemovel. As widgets funcionam tal como qualquer página web, o que é um pouco limitante.

        fds, senão sabem do que falam, aproveitem a oportunidade de não fazerem figura de trolls e não comentem.

  12. Avatar de serginho
    serginho

    Yuri não saber programar…

  13. Avatar de Artur Cordeiro
    Artur Cordeiro

    Este guito não dava para pagar isto:

    off topic

    http://news.yahoo.com/s/ap/us_tec_music_downloading

  14. Avatar de Alexandre Kulcinskaia

    Eish… Isto é só programadores…
    Eu às vezes até para programar o vídeo tenho dificuldades.
    Oh Vítor, não sou a Edite Estrela, e se calhar estou a incorrer num erro, mas:
    “…então esta notícia irá lhe interessar.”
    – Não me soa bem. Não será “ir-lhe-á” ou “vai-lhe”? 🙂

    1. Avatar de Vítor M.

      Não fica melhor, …então irá interessar. 🙂

  15. Avatar de Bruno
    Bruno

    Oh só dá pa maiores de 18 xD

  16. Avatar de NazgulTuga
    NazgulTuga

    A maneira como a vodafone mostra esta publicidade, parece que se referem só para os adolescentes e pensam que todos são ou sabem programar. :S