Conhece os sistemas de gestão de disco RAID? (Parte I)

27 Comentários

Todos nós sabemos que a nossa informação digital, mantida nos nossos sistema, é demasiado importante e por isso devemos ter os melhores recursos para salvaguardar a mesma. Os serviços de armazenamento na cloud vieram ajudar neste processo de salvaguarda de informação mas, em DataCenters e até para o próprio utilizador doméstico, é igualmente importante que se adoptem sistemas de discos tolerantes a falhas.

Hoje vamos falar do sistema RAID (Redundant Array of Independent Disks).

discos_00

Os discos são hoje em dia um dos principais dispositivos de armazenamento de informação. No entanto, todos nós sabemos que a vida de um disco rígido não é eterna e nesse sentido é importante que exista backup da informação mas também que se usem sistemas tolerantes a falhas, para salvaguardar falhas totais de um disco.

Uma das principais tecnologia de gestão de discos é o RAID.

O que é o RAID?

O RAID (Redundant Array of Independent Disks/Conjunto Redundante de Discos Independentes), tal como o nome sugere é uma tecnologia que tem a capacidade de combinar vários discos, com o objectivo de garantir performance e essencialmente segurança contra falhas em um ou vários discos. Esta

Existem vários níveis de RAID, que definem como é que vários discos podem ser utilizados em conjunto. Assim, o nível de redundância depende essencialmente da configuração RAID que foi definida.

RAID 0 – Data Striping

No caso de configurarmos RAID 0, a informação é segmentada e distribuída por vários discos. Neste tipo de configuração não existe qualquer tipo de redundância (se um disco falhar, os dados são perdidos) mas, como vantagem, ganhamos este nível de raid garante alta performance tanto na leitura como escrita em disco.

raid_0

RAID 1 – Data Mirroring

O RAID 1 é um método de armazenamento que funciona estilo um “espelho”.Considerando, por exemplo, que temos dois discos, toda a informação guardada no primeiro disco é igualmente guardada (espelhada) no segundo. Na prática é como se o sistema apenas tivesse apenas um disco, sendo que o segundo é uma cópia exacta do primeiro (ou seja, quando a informação é guardada no primeiro disco é simultaneamente guardada no segundo disco), podendo este ser usado quando o primeiro falhe (ex: por exemplo, quando o primeiro disco avaria). De referir que para criar volumes espelhados é necessário ter no mínimo 2 discos.

Ao contrário do RAID 0, o RAID 1 garante a redundância da informação. Como pouco fraco há a destacar a performance de escrita, uma vez que é necessário escrever a mesma informação em ambos os discos. De referir que o RAID 1 é provavelmente um dos modelos de RAID mais usados.

raid_1

RAID 2 – Data Striping com detecção de erros

O RAID 2 é em parte semelhante ao RAID 0, só que distribui a informação por vários discos, sendo essa distribuição feita ao nível do bit e recorrendo a um processo de detecção e correcção de erros do tipo ECC (Error Correcting Code). Este nível oferece um baixo desempenho mas um elevado nível de segurança da informação. Actualmente este modelo quase já não é usado, uma vez que os discos já vêm com o sistema de detecção e correcção de erros.

raid_2

Esperamos que tenham gostado do tema deste artigo. Num próximo iremos abordar os restantes níveis RAID. Estejam atentos e alguma duvida ou questão deixem nos comentários.

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno
    Nuno

    Boa explicação! Mais um excelente artigo vosso!

  2. Avatar de Nuno Rompante
    Nuno Rompante

    Olá Pedro. E os restantes tipos de RAID??

    1. Avatar de Nuno Rompante
      Nuno Rompante

      Esquece, não reparei na”(parte I)” 🙂

  3. Avatar de Rui Pires
    Rui Pires

    E haverá muita perda de perfomance conjugando um método de RAID1 com RAID0 ?
    Ou seja, tendo RAID1 de 2 pares de RAID0 ?

    1. Avatar de PahAssimTodosJáSabemOmeuNome
      PahAssimTodosJáSabemOmeuNome

      Eu nao sou nenhum leigo na matéria, mas se a informação tinha de ser escrita em raid0 e depois em raid1 é normal que seja mais lento.

    2. Avatar de Tiago
      Tiago

      Sim podes fazer isso chama-se raid 1+0 Também há raid 0+1
      O que acho estranho é não falarem no Raid 5…

  4. Avatar de PahAssimTodosJáSabemOmeuNome
    PahAssimTodosJáSabemOmeuNome

    Excelente artigo!

    Um altura andei a ler sobre sistemas raid, mas fiquei me pelo raid0 e raid1 que eram os unicos com maiores vantagens.

    Pena não haver raid sataext/hddint nos portateis 😀

  5. Avatar de JS
    JS

    Desculpai a minha observação, mas um artigo destes não merece mais do que 1 parte.
    Poderiam fazer o Parte I com o “sumário” e depois “esmiuçar” o mesmo…
    Isto é apenas para fazer número.
    …Pronto está dito (e por favor, não quero ofender ninguém, pois sou cliente da casa há imenso tempo!!!
    Abraço e continuação de bom trabalho.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      É a tua opinião..e será, obviamente, respeitada.

  6. Avatar de dajosova
    dajosova

    Boas…
    tenho em mãos 6 servidores para reconfigurar.

    Em todos uso sempre RAID 1, por uma questão de redundância.

    No servidor de SQL , escolhi ter 6 discos + 2 para backup direto e ficou assim:

    2 em RAID 1 = Windows Server 2012 R2 & SQL Server 2012 SP1
    4 em RAID 1+0 (10) = Bases de Dados
    2 em RAID 1 = Backups

    Cópias redundantes desses backups serão enviadas por rede para outro local fisicamente afastado.

    Em termos de SQL, fala-se muito nos relatórios… que configuração melhor poderia ter feito? Agradeço a v/ opinião?

    Já agora, dos seis servidores, e todos eles terão sempre pelo menos 2 discos em RAID 1, para estas funções, o que me aconselham a separar ou a meter em máquina virtual?

    Eis algumas funções que instalarei em cada um:


    PDC (Controlador Primário de Domínio) [DHCP, DNS]


    Servidor de SQL


    Sharepoint


    Controlador de domínio de recurso
    Servidor de Ficheiros
    Servidor de Impressão


    Servidor de Antivírus (Symantec Endpoint Manager)
    Servidor de Backups


    Spiceworks
    Solução IPAM (Miucrosoft ou alternativa opensource)

    …ainda queria experimentar o vSphere…

    Aceitam-se sugestões!
    As máquinas são modestas:

    2 Dell PowerEdge 2950
    1 Dell PowerEdge R300
    1 HP DL380 G5
    1 HP DL380p G8 (melhorzinho)
    1 HP DL165 G7 (melhorzinho 1U c/ AMD)

    😉

  7. Avatar de dajosova
    dajosova

    …equeci-me de mecionar que gostaria de adicionar no mesmo servidor que tem uma controladora RAID PERC 6/i (Dell) discos SAS e 2 SATA 2TB a 7,2rpm cada para o servidor de ficheiros.

    …para servir aprox. 50 utilizadores de pdf’s, excel e pouco mais. Acham exequível???

    Obg

    1. Avatar de JS
      JS

      Boas…
      Para esse tipo de utilização, com 50 users, docs+mails 1TB chega-te de certeza para um histórico de uns 5 anos.
      Com boa gestão fazes isso por menos.
      Tendo em conta que ao fim de 2 ou 3 anos, a maioria já não vai ver documentos anteriores, passas os antigos para outro lado e resolves os problemas de espaço.

      Eu, para 80/90 users, “gasto” 500GB para doc’s e uns 150 GB para mails.
      FAX (pdf), ERP e outras soluções internas + 150GB

      TOTAL=8 Anos.

      Uso para backup, 2 NAS QNAP com 6x2TB (5 RAID5 + 1 extra)

      Parque:
      2 PDC 2k3server
      3 TSE 2k3server
      1 PROXY Squid
      2 NAS QNAP
      1 Comunicação AT+VPN 2k3server
      1 ClearOS em teste (backup de VPN+SQUID+CUPS+FTP+etc…)
      etc…

  8. Avatar de Paulo
    Paulo

    E um tutorial para se configurar os RAIDS? nao?
    Eu estou interessado em fazer RAID0 mas nao faço a minima ideia de como o posso fazer.

  9. Avatar de Unknownc
    Unknownc

    Excelente artigo, estou neste momento a abordar esta matéria na faculdade. Fico a aguardar pela segunda parte, espero que sejam para breves 🙂

  10. Avatar de Norberto Vale
    Norberto Vale

    Bom artigo. Sugiro que se seja também abordada a questão de configuração raid por software e por hardware. Eu pessoalmente prefiro por software.

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Uma controladora hardware tem sempre melhor performance.

      1. Avatar de Norberto Vale
        Norberto Vale

        É verdade. Mas já me aconteceu uma motherboard avariar, não havia igual, e vi-me grego para colocar a máquina a funcionar. Por software nunca mais desses problemas. Dependendo do utilização, a performance pode ser secundária.

  11. Avatar de pmf
    pmf

    Bom artigo e aguardo os próximos “volumes”!
    Gostei de conhecer o RAID 2… hehehe
    A sério! nunca tinha ouvido falar, ou se tinha, dei-lhe pouco interesse. De resto, e pelo que percebo pelo artigo, é muito pouco utilizado… talvez pela quantidade de discos necessários…hehehe
    Desde que tive o meu primeiro pc (doméstico) com RAID 1, nunca mais quis outra coisa!
    Em ambientes empresariais, ou monto RAID 5 (iremos ler com certeza num próximo “volume”) ou NADA!!!

  12. Avatar de Bruno Seara
    Bruno Seara

    Para quando a parte 2 PPLWARE?

  13. Avatar de Célia
    Célia

    Boa tarde,

    alguém consegue explicar a diferença entre HP storage P2000 e um QNAP

    Obriigada

  14. Avatar de EE.S@
    EE.S@

    um dos discos de um server queimou (estavam em RAID 1). Estou com dificuldade em arranjar um disco da mesma capacidade… há algum problema em colocar um novo disco de maior capacidade (sei que para efeitos de raid1 só vou usar 250gb do disco de 500Gb)?

    Em resumo: tinha 2 x 250GB em RAID1 e um dos discos queimou. Estava a pensar comprar um de 500GB e ficar com 250Gb + 500Gb em RAID1.

  15. Avatar de Jorge
    Jorge

    Por favor ajudem me, eu tenho um servidor hp360 com tres discos duros de 300 GB, mas como a memoria ja terminou pretendo aumentar mais 3 discos de 150 GB. O que faço????

  16. Avatar de Michael Pereira
    Michael Pereira

    Onde está a parte 2? Podem ajudar?

  17. Avatar de Redin
    Redin

    Até me admiro que outras tendências não utilizem o mesmo conceito de paridade para aplicar em nuvem na blockchain, ou em outras. Um ataque nunca seria bem sucedido por se manter estavam as outras partes. E mesmo que o fizessem não iriam beneficiar dos dados obtidos.

    1. Avatar de Redin
      Redin

      … manter estável as outras partes.

  18. Avatar de joel
    joel

    É possivel implementar mais do que uma configuração RAID num computador?

    1. Avatar de Redin
      Redin

      Eu nunca experimentei porque nunca necessitei nem tive motivos para o fazer, mas diria que sim mas com um RAID por software.
      Imagina que alem do disco do sistema operativo tens mais 5 discos. Podes usar 3 para um raid5 e os outros dois para um raid 1 ou 0. Ficarias assim com 3 modos de armazenamento.