Ecrã principal do Windows Phone 8.1 terá personalização elevada

34 Comentários

Mesmo a poucos dias de ser lançada a versão do Windows Phone que todos esperam, não param de surgir novidades que mostram que esta nova versão não será apenas a congregação de actualizações necessárias, mas sim uma nova versão, com um conjunto grande de novidades.

A mais recente novidade apresentada, de forma não oficial, mostra que o ecrã principal do Windows Phone vai sofrer também grandes alterações.

win_phone_1

Espera-se para os próximos dias que a Microsoft anuncie a chegada da mais recente versão do Windows Phone, a 8.1. Tudo aponta para que na próxima conferência BUILD seja apresentado ao mundo o que a Microsoft tem preparado no campo do seu sistema operativo móvel, com todas as novidades que têm surgido de forma não oficial a serem mostradas.

Foram várias as fugas de informação que no mostraram o que a Microsoft está a preparar, desde a chegada do Cortana, ao novo centro de notificações ou a nova aplicação da câmara fotográfica.

A mais recente informação não oficial mostrou mais novidades, centradas no ecrã iniciar, onde os utilizadores têm os seus tiles. Esta área do Windows onde conseguimos ter informação dinâmica será também alvo de melhorias, algumas delas gráficas.

Vamos passar a ter a possibilidade de termos uma imagem de fundo, originada nos nossos ficheiros de imagens (OneDrive, Facebook ou câmara fotográfica), que será visível através de Tiles transparentes (não dinâmicos) e do espaço que fica entre os próprios Tiles.

Essa imagem, estática, poderá ser alvo de alguns efeitos de apresentação, de forma a dar uma sensação de fluidez e dinamismo a esta área.

O efeito parallax será uma dessas possibilidades, dando um efeito de movimento ao scroll do ecrã.

Algo que não foi mostrado no vídeo anterior, mas que também estará disponível, é a possibilidade de alterar o número de Tiles presente no ecrã iniciar.

A opção “Show more Tiles” permitirá alterar o número de Tiles por linha, passando de duas para três colunas, alargando o número de aplicações que podem estar presentes no ecrã iniciar.

Não existe ainda qualquer informação sobre eventuais limitações em certos ecrãs mais pequenos, mas outros vídeos similares têm mostrado estes equipamentos com esta opção a funcionar.

win_phone_2

Com o desenvolvimento do core do Windows Phone terminado e com apenas algumas pequenas alterações a terem de ser realizadas, é quase certo que na Build este novo sistema operativo será apresentado e dadas a conhecer todas as novidades que estão guardadas.

Depois resta apenas aos fabricantes disponibilizarem as actualizações para os seus equipamentos que actualmente já correm o Windows Phone 8, sendo provável que surjam já no final de Abril.

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sérgio V. V.
    Sérgio V. V.

    São excelentes novidades e o WP realmente precisa destas inovações, ainda está bastante verde. Estão só agora a implementar funções que existem no IOS e no Android há muito tempo.
    Mas, quanto a mim, o verdadeiro calcanhar de aquiles é a falta de apps oficiais da maioria dos principais serviços, principalmente da Google.
    Eu gosto bastante do WP, mas por vezes torna-se um bocadinho frustrante não ter a app do G+, Youtube ou até a do FB.
    Mas parece que a Goggle já está a mudar de mentalidade em relação a isto.
    No entanto, também passa por melhorar (e muito) a estratégia para atrair mais fabricantes para o WP, senão qualquer dia são só Lumias.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      fb??? Sempre teve uma app do Facebook e até tem mais tem integração directa no proprio S.O. o que dispensa muitas vezes a app. Por exemplo nas mensagens toda a gente reclama a falta de uma app e ela esta presente da melhor maneira que é embutida no proprio WP…

    2. Avatar de NewJ
      NewJ

      Qual é o problema se forem só Lumias? Até era melhor para não acontecer o que aconrece com Android.. versões para todos os gostos conforme o modelo.. No ios só têm iphones e parece que não se dão mal com isso..

    3. Avatar de ZeSafa
      ZeSafa

      Claramente só usaste o WP na Worten 🙂

      1. Avatar de Sérgio V. V.
        Sérgio V. V.

        lol
        Eu só tenho um L620 há menos de um mês vindo do Android, daí ainda não estar completamente ambientado.

        Atenção, eu gosto muito do WP. Tem muito melhor performance este Lumia de 150€ que o anterior android de gama equivalente que tinha um lag de tirar a paciência a um santo.
        Para quem gosta de fotografia, tem nos Lumia excelentes aplicativos para “brincar” com fotos.

        Continuo a ter um tablet Android e de vez em quando sinto falta no wp de algumas apps que uso bastante no Android.
        Acho que é um SO com um enorme espaço para crescer e evoluir.
        Quando falo de só ficarem Lumias, é pelo facto do wp não ficar sujeito a ser tipo o IOS e apenas estar presente em dispositos M$. Quanto mais marcas aderirem mais (e melhor) evolui o SO.
        Quanto à referência que faço à app do FB, é verdade que a do WP é tão boa como a do Android, mas ainda não cativou o FB a criar uma oficial…

        Estou entusiasmado com o 8.1 e ansioso para que esteja disponível para actualizar.

        1. Avatar de lustdj
          lustdj

          existe uma app oficial do facebook para WP. não percebo pk insistes em dizer q não.

          http://www.windowsphone.com/pt-br/store/app/facebook/82a23635-5bd9-df11-a844-00237de2db9e

          1. Avatar de Sérgio V. V.
            Sérgio V. V.

            Quando digo que não há app Oficial é porque não é feita pelo Facebook, é feita pela Microsoft (independentemente se é boa, má ou melhor). Por exemplo, a do FB Messenger é oficial.
            Da mesma maneira que não há uma app oficial para o G+, mesmo que a M$ fizesse uma, tal como fez com a youtube (que teve de ser retirada), continuava a não ser oficial Google.
            Entendem onde quero chegar?

          2. Avatar de Carlos
            Carlos

            @Sérgio

            M$? A sério? Tens 5 anos ou quê?
            E quanto à app do Facebook ser feita pela Microsoft, não é por isso que deixa de ser a oficial. Por isso é que segue o mesmo design das para iOS e Android, e não o design que tinha originalmente que seguia mais a filosofia do Windows Phone.
            E se não há apps para os serviços da Google é porque a Google deliberadamente impede que haja.
            Mas também, o que se poderia esperar duma empresa que tem o fuinha Schmidt à frente…

        2. Avatar de João
          João

          Tens a certeza que tens um WP? Só se o FB insiste em não instalar para ti. lol

    4. Avatar de Microrganismo
      Microrganismo

      Essa do facebook não se percebe, até porque eles têm uma app oficial e inclusive têm a rede social embutida no SO. O chat por exemplo vai parar à app de SMS.

      Do youtube não há, mas há várias alternativas. E as restantes apps mais conhecidas (Instagram, Vine, Evernote, Spotify, etc) estão já presentes com as suas apps originais.

      Tens de voltar a mexer num rapaz! 😛

      1. Avatar de Bruno Monteiro
        Bruno Monteiro

        Atenção às virgulas!!! 🙂

      1. Avatar de Nelson Branquinho
        Nelson Branquinho

        Gostava que efetivamente O chrome para WP8 fosse lançado! vamos ver.

        Espero que não demore mto o WP 8.1

  2. Avatar de Tobias
    Tobias

    Agora é aquela parte em que vêm para aqui os Professores Adivinhos e Videntes Mambo, Chibanga, entre outros, vaticinar o fim do Windows Phone. Até acho estranho o Windows Phone ainda existir. Desde que apareceu que os videntes já anunciaram o seu fim precocemente!

    Em relação ao artigo, estou ansioso para colocar a Dev Preview no meu Lumia 820. Mais uma semana ou coisa do género e já deve estar disponível!

  3. Avatar de zé

    Finalmente updates importantes para o wp8 mas gostava mais deste conceito
    http://www.wphone.pt/2014/03/conceito-ecra-inicial-do-windows-phone.html
    não pode mos ter tudo
    só espero que isto também seja verdade
    http://www.wphone.pt/2014/03/conceito-ecra-inicial-do-windows-phone.html

  4. Avatar de Lumia 920
    Lumia 920

    Windows phone já é o melhor SO da actualidade com esta actualização nem quero imaginar na máquina que vai ficar, estou super ansioso.

    1. Avatar de lustdj
      lustdj

      tenho um WP desde a semana passada e um iOS desde 2007. gosto muito do Wp e tou muito surpreendido pelas suas capacidades MAS está muito longe de ser o melhor SO até pk ainda falta desenvolver muita coisa. Acho sim que tem muito espaço para crescer e tornar-se um excelente SO.

      1. Avatar de João
        João

        O melhor SO não quer dizer o que tem mais apps. Atenção.

  5. Avatar de ANDROID +1
    ANDROID +1

    Se existem tantas pessoas a queixarem-se do Windows8 também não haverão a queixarem-se deste?

    1. Avatar de NewJ
      NewJ

      Comparativamente com utilização Android, não têm porque reclamar, o S.O. é rápido, estável, frequentemente atualizado em todos os equipamentos(wp8).. Muito fiável para utilização profissional.

      1. Avatar de ANDROID +1
        ANDROID +1

        Sim, o windows phone é rápido e tudo isso, mas também o android é.

        1. Avatar de João
          João

          O Android é rápido em equipamentos topo de gama(Bom processador e Ram). O WP é rápido em qualquer equipamento. O Android é cheio de bugs e pesado, o WP é um SO muito mais leve, estável. Só o facto de trazer o office completamente grátis e livre é uma vantagem para profissionais. Não quero com isto deitar abaixo o Android, o qual sou também usuário e que confesso estar ainda muito à frente em número de aplicações.

          1. Avatar de André Prado
            André Prado

            Andas desactualizado João. O Office foi disponibilizado oficialmente e GRATUITAMENTE para Android e iOS. Uma grande vantagem para quem utiliza Android (como eu) e pode ver, editar, criar documentos powerpoint, word, excel no próprio smartphone.

            Ps. Venho do Windows Phone.

          2. Avatar de João
            João

            Andas desactualizado André. O Office que foi disponibilizado, caso não tenhas uma assinatura do 365 apenas te serve para ler documentos, não os edita. A versão WP é totalmente livre e grátis. Antes de falar, informa-te.

  6. Avatar de Mário Reis

    Nesta parte…..
    Não existe ainda qualquer informação sobre eventuais limitações em certos ecrãs mais pequenos, mas outros vídeos similares têm mostrado estes equipamentos com esta opção a funcionar

    Nawzil conhecido por fornecer informações precisas sobre as novidades do Windows Phone acaba de informar através de seu twitter quais aparelhos receberão a opção “mostrar mais tiles”, tudo que seja acima de 4.5 polegadas, por isso donos dos lumia 920, 925, 1020, ativ s estejam descansados vão ter esta opção, modelos com ecrã mais reduzido não vão ter, e com razão, o ecrã não permite, caso dos lumia 520,620,720,820

    1. Avatar de João H.
      João H.

      Lumia 625 tem 4.7” vai receber esta atualização?

      1. Avatar de Mário Reis

        Segundo o que percebi tudo que seja acima de 4.5 vão ter 🙂

  7. Avatar de João Fonseca
    João Fonseca

    Também Confirmado! Gestor de ficheiros no Windows Phone 8.1

    http://www.wphone.pt/2014/03/confirmado-gestor-de-ficheiros-no.html

    Só boas notícias com a chegado do Windows Phone 8.1

    E há outra confirmação.

    Confirmado! Windows Phone 8.1 permitirá a instalação de aplicações no cartão SD

    http://www.wphone.pt/2014/03/confirmado-windows-phone-81-permitira.html

  8. Avatar de FIlipe
    FIlipe

    Não entendo esta malta:p Primeiro dizem que o WP vai receber um update com algo que o iOS e o Android já têm há muito tempo (não queria fazer relembrar ninguém, mas há quanto tempo é que o iOS possui um task manager de wifi, bluetooth, etc.?); depois dizem que vão receber o office GRATUITAMENTE… então mas isso já não é chegar atrasado? Isto já não é algo que o WP tem há muito tempo? Ou só conta quando não tem?

    E outra coisa vos garanto, este update não vai deixar os WP lentos como aconteceu com muitos iphones 4 e 4S (que é o meu caso), sem direito a reverter para a versão anterior, para ver se comprava outro… e comprei, mas não foi iOS 😛

    E agora também estou muito curioso para ver quem vai comprar o iphone 6: toda a gente com quem falava que tinha um iphone dizia que 4 polegadas era o ideal, ridículo os gajos dos samsungs S3 e S4 com ecrás enormes que nem cabe no bolso… não sei porquê, mas acho que os ecrãs estão na moda e a ser verdade ninguém vai comprar o novo iphone porque todos os fanApple diziam que a Apple nunca o iria fazer:p

    Vá, era só para achincalhar:p

    Grande abraço…

    1. Avatar de João
      João

      Faz sentido tudo o que dizes. Cada SO tem o seu lado bom e mau. Tenho um aparelho com cada um (ipad, wp e Android). Posso dizer que neste momento todos são bons, cada um com as suas funcionalidades, mas em termos de fluidez e estabilidade wp e o ios estão na linha da frente. Em termo de numero de apps o ios e Android lideram. Em termos de personalização lidera o Android. Agora é uma questão de necessidade e gosto de cada um. Não ha que colocar defeitos num ou outro SO, depende de cada utilizador saber das suas necessidades e preferências.

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Exacto, é isso, cada um no seu galho e cada um dos sistemas é bom naquilo que tem de ser, se não não haveria mercado para 3 grandes Sistemas Operativos e agora cada vez se vêm mais SOs com vista à protecção dos Users (embora acredite que haja agora um boom e depois acalme, ou começa a vir de raíz ou como opção nos SOs já instalados).

  9. Avatar de Carlos
    Carlos

    Windows Phone 8.1 a bombar no nokia lumia 820 WPFD