Chegou o Gnome 3.12 – Conheça todas as novidades

16 Comentários

Novo gedit, novas aplicações e muitas melhorias

Os ambientes de trabalho tendem a definir a usabilidade e produtividade que um sistema operativo pode oferecer . Cada um com as suas características únicas, mas todos com bases similares.

No caso das diferentes distribuições Linux, os ambientes de trabalho que têm dominado, nos últimos, anos são o Gnome e o KDE apesar  do Xfce e Cinnamon terem ganho ultimamente alguma popularidade. Cada um com as suas particularidades e com as suas qualidades. O utilizador é livre de escolher o que pretende usar e pode facilmente alternar entre eles.

Depois de vários meses de trabalho, eis que chegou o Gnome 3.12 com muitas interessantes novidades.

gnome_00

A equipa responsável pelo projecto Gnome, anunciou durante o dia de hoje a disponibilização do Gnome 3.12.

Esta versão chega seis meses depois da ultima versão estável e traz consigo novas funcionalidades, actualizações, melhorias significativas e um conjunto de pequenos bugs corrigidos com o objectivo de satisfazer as necessidades dos utilizadores e dos novos projectos que têm como objectivo oferecer a melhor integração com o utilizador.

No total foram mais de 34236 alterações, proposta por 1140 colaboradores em todo o mundo.

Novas aplicações

Desde a versão 3.10 que o Gnome inclui uma nova aplicação, designada simplesmente de software, que permite localizar e instalar facilmente aplicações . Esta ferramenta permite centralizar tudo o que é downloads de software, actualizações, etc. No futuro, a Gnome já referiu que irá integrar um módulo para classificações, comentários, screenshots, etc.

gnome_07

Totem – Nova aplicação para vídeos

Com o Gnome 3.12, chega também uma nova aplicação para vídeos chamada Totem, que inclui suporte para videos online e também a integração com o serviço Pocket (que permite guardar vídeos para ver à posteriori)..

gnome_08

Novo Gedit

Depois de vários anos, eis que temos uma nova interface para um dos mais populares editores de texto…o gedit. Além da interface mais compacta, o gedit ganhou pop-overs e também novos atalhos.

gnome_09

Melhorias no suporte a grande resoluções

Com o objectivo de ir ao entro dos nossos ecrãs/TVs, o Gnome 3.12 melhorou também o suporte para “grandes ecrãs”

gnome_10

Criação de pastas próprias para aplicações

O Gnome 3.12 implementa também um novo conceito relativamente à organização das aplicações. Chama-se” Application folders” (Pastas de aplicações) e permite que o utilizador organize facilmente todas as aplicações instaladas no sistema.

gnome_11

Além das novidades já referidas, há também a destacar as melhorias no Browser e a inclusão de 3 novas aplicações:

  • Polari – Novo cliente IRC
  • Logs – Novo visualizador de Logs
  • Sound Recorder – Uma ferramenta para guardar vídeo

O “pacote” de jogos recebu também uma interface totalmente moderna  para um total de 10 jogos (…há novos desafios).

gnome_12

Foram também implementadas algumas melhorias ao nível do terminal e o visualizador de fotografias recebeu também algumas novas funcionalidades, como por exemplo a possibilidade de pesquisa, integração com facebook e melhorias na ferramenta de screenshot. Para saber todas as novidades, consulte o site de apresentação – aqui.

Veja todas as novidade através do vídeos disponibilizado pelo site WebUPd8. Link directo aqui

Para quem quiser experimentar já o GNOME 3.12, basta que descarregue o seguinte ISO.

Download: Gnome 3.12

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de irlm
    irlm

    como se instala por RPM, DEB, AUR?

  2. Avatar de Nelson
    Nelson

    Está lindo!

    O primeiro screenshot, parece as pastas dos iOS… LOL!

    1. Avatar de Alexandre
      Alexandre

      Simmmmm… já sabemos que tens IOS e que tudo o que existe é pior!

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Vai chatear outro, que eu não tenho paciência para gajos como u, ok?

        Ainda por cima num post que até disse bem do gnome.

        1. Avatar de Vítor M.

          Acho que devem focar a vossa atenção e respectivos comentários no assunto. Caso estejam só para trolar ou quem estiver só para trolar, será obviamente sancionado.

          Obrigado.

    2. Avatar de Carlos Claudio
      Carlos Claudio

      Já por aqui ando há algum tempo, e já reparei que ninguém dá crédito aos teus argumentos precisamente por estes não conterem qualquer conteúdo significante que seja possível agarrar e desenvolver.

    3. Avatar de Nunes
      Nunes

      a solução é mais parecida com o que é feito no launchpad no OS X!

  3. Avatar de Só um gajo
    Só um gajo

    configExtBiz.commit();

  4. Avatar de DC
    DC

    Mais do mesmo – infelizmente não me agrada!

  5. Avatar de Tiroliro
    Tiroliro

    Bela bosta. O gnome a cada nova actualização fica sempre pior. Não sei quem é que consegue trabalhar com aquilo. E além de não ser prático, bonito também não é. Aliás, é completamente medonho. Até mesmo o Unity do Ubuntu consegue ser muito mais prático que o gnome.

  6. Avatar de Pires
    Pires

    até está giro! mas por mais que tente, não consigo tornar-me minimamente produtivo nisto! acabo sempre por regressar ao MATE ou Xfce e suspirar de alívio!

  7. Avatar de ricardo
    ricardo

    O Gnome nas versões 2.x era excelente.
    Mas no estado atual prefiro Xfce ou mesmo o Unity.

    1. Avatar de Delegado Lustosa
      Delegado Lustosa

      Depende, como pode ver no que diz respeito a interface dos programas em si ele melhorou bastante. Mesmo o gnome shell deu uma organizada.
      O jeito é criarem uma alternativa ao gnome shell, de preferencia em gtk e não em clutter como o gnome-shell-classic.
      Eu estou trabalhando nisso, mas vai demorar um pouco pra lançar.

  8. Avatar de Victor .F
    Victor .F

    A unica distro que oferece a experiencia completa do gnome e o fedora ou tem alguma baseada em debian ?