A Google anuncia oficialmente o Android Wear

35 Comentários

Os Smartwatches com Android estão finalmente para chegar!

Tal como já tinha prometido, a Google anunciou durante o dia de hoje, no Blog Oficial do Android a sua estratégia para os wearables com Android integrado. Neste contexto a Google revela algumas das características que poderão integrar um Smartwatch a correr Android.

Android_Wear


A lacuna existente nos dispositivos “usáveis”, a inexistência do sistema operativo Android integrado nestes equipamentos, está prestes a ser colmatada.

O projecto da Google, denominado de Android Wear, foi hoje divulgado oficialmente e junto com ele foram reveladas algumas daquelas que poderão ser as características de um Smartwatch a correr o sistema operativo Android.

Este será mais do que um relógio dedicado à monitorização de actividades físicas, a ideia é a de que ele se adapte às várias situações do dia-a-dia.

De forma semelhante ao Google Now, o Smartwatch devolverá ao utilizador informações como actualizações das redes sociais, de chat e notícias, por exemplo. Além disso, através de uma palavra-chave, “OK Google”, será activada a entrada de voz, podendo obter algumas respostas faladas, executar algumas aplicações ou até mesmo enviar mensagens de texto e fazer telefonemas.

Este será também um relógio direccionado à actividade física, como a maioria dos Smartwatch, permitindo controlar as calorias queimadas durante um exercício físico, a distância percorrida numa caminhada, numa corrida ou num simples passeio de bicicleta.

A Google tem programadores de Android a trabalhar exclusivamente nas aplicações destinadas a este “usável”, contudo a empresa refere que os dispositivos estarão preparados para correr muitas outras aplicações.

Ainda não se sabe sob que marcas virá este relógio, mas a Google adiantou que está a trabalhar com várias empresas no seu desenvolvimento, nomeadamente a Asus, HTC, LG, Motorola e Samsung, e ainda com fabricantes de chips como Broadcom, Imagination, Intel, Mediatek e Qualcomm.

Este projecto está ser desenvolvido com o objectivo de que até ao final do ano os Smartwatches Android já estejam disponíveis no mercado.

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
    Benchmark do iPhone 5

    “Os Smartwatches com Android estão finalmente para chegar”

    Deve estar-me a escapar qualquer coisa. Os Galaxy Gear traziam o quê ?

    1. Avatar de Super Pato
      Super Pato

      É diferente.

    2. Avatar de golias17
      golias17

      Vá android by google!
      Melhor assim?

    3. Avatar de byteMyBits
      byteMyBits

      toma, é diferente, nao mereces outra resposta! xD
      nao estou muito a fundo do tema mas sim a primeira versao do galaxy gear é em android e a segunda ja corre tizen.
      no entanto o que ele diz ser diferente é por neste ramo praticamente inexplorado, as marcas nao têm por onde tirar ideias, ou seja, é tudo diferente uns dos outros.

    4. Avatar de Hugo Cura

      Tens o Unix e tens os baseados em Unix.
      Tens o Android e tens os baseados em Android.

      Mas… e que tal o Android Wear?

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
        Benchmark do iPhone 5

        Então não custava emendar o subtítulo e ficava mais correto: “os smartwachs com Android Wear estão a chegar”.

        Por acaso quando a Google anunciou o Android Wear a Motorola anunciou o Moto 360 “powered by Android Wear”. Bastante janota, por tal sinal.

        http://moto360.motorola.com/

        1. Avatar de Hugo Cura

          Não, a minha analogia foi para demonstrar que está coerente e não precisa de qualquer correcção.

          Galaxy Gear têm um sistema operativo baseado em Android.

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Esta gente nao percebe que a staff está sempre correta … tssc tssc

          2. Avatar de Benchmark do iPhone 5
            Benchmark do iPhone 5

            Bom. Então decidam-se se os smartwatchs com Android estão finalmente a chegar ou já tinham chegado. Neste post sobre o Galaxy Gear diz que:

            “O primeiro Smartwatch Android está apresentado”

            https://pplware.sitedev.pt/informacao/samsung-apresentou-o-seu-smartwatch-o-galaxy-gear/

          3. Avatar de Sérgio
            Sérgio

            @Benchmark do iPhone 5

            Exacto. Mas até nesse tópico não está muito correto, pois o Sony chegou primeiro.

        2. Avatar de Antonio
          Antonio

          muito bonito

  2. Avatar de Tiago
    Tiago

    Muito bom ….e eu que sou fanboy Apple 🙂

    1. Avatar de golias17
      golias17

      Por acaso também fiquei muito surpreendido pela positiva.
      Sempre achei que o google now tinha muita muito potencial e a expansão do mesmo para o glass e para os wearables deixa me a acreditar que estes vão ter grande sucesso.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        o google glass, está-se a ver que tem potencial para os utilizadores levarem nas trombas…

        1. Avatar de golias17
          golias17

          Isso é porque há muita gente atrasado por este mundo fora que não sabem como aquilo funciona.
          A meu ver têm um problema o ecrã não se vê muito bem com muito sol de resto são muito engraçados.

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Atrasada?

            Acho que tu é que não sabes como é que aquilo funciona.

            Ou deves achar só porque alguém colocou um produto no mercado, que está tudo bem com outras pessoas, inclusive que o podes utilizar no carro… por exemplo…

            Simplesmente é inaceitável ter uma objectiva apontada ás pessoas.

            E se não está apontada, é uma questão de tempo.

            Eu tenho uma câmera fotográfica, e só tira fotos se eu carregar no botão, isso não me dá o direito de a apontar ás pessoas.

            Mas eu sou só um a falar, nos States, onde há mais isso, é que já há muitos sítios onde o Glass é proibido mesmo por causa disso, por alguma coisa é que já há a palavra “glasshole”. E só não é proibido em mais sítios, porque ainda está em beta, e porque os estabelecimentos não querem que ponham má publicidade nas redes.

            A google se quer vender isso, que faça uma coisa menos potencialmente invasiva.

            PS: era um bom tema para a socióloga de serviço 😉

          2. Avatar de golias17
            golias17

            Aquilo quando está a filmar acende uma luz quase não sabias. Quanto a tirar fotos já é mais difícil de saber mas também tirar fotos com o telemóvel sem ninguém perceber.

            Quando experimentares vais ver que aquilo não é assim tão evasivo como queres fazer parecer!

          3. Avatar de Nelson
            Nelson

            Eu sei muito bem que tem uma luzinha.

            Não interessa, não quero saber, quando uma pessoa está a me filmar ou fotografar com o telem, nota-se e nota-se bem.

        2. Avatar de larterpt
          larterpt

          o google glass em nada tem a ver com isto… Se calhar o grande problema do mesmo tem a ver com questões de privacidade.

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Também quero!

      Aliás, mandei cancelar o meu Pebble Steel, os idiotas da Pebble tiveram o que mereciam hoje…

      http://i.imgur.com/ppPFUAA.png

      A questão é, isto vai trabalhar com o iPhone, ou o Tim Cook vai ser um idiota como de costume?

      1. Avatar de larterpt
        larterpt

        Normalmente a Google costuma disponibilizar software para o ios, mas vamos la ver pois pode surgir um iwatch, e sendo assim digo eu que o Tim não vai querer concorrência no seu sistema. Mas vamos la ver 🙂

      2. Avatar de Daniel
        Daniel

        Nelson, ele é altamente 😛

        Estou a vender um branco se souberes de alguém que queira 🙂

  3. Avatar de Jeremias
    Jeremias

    Pearl Simvalley AW-414.Go Smartwatch mit Phone-Fu…: http://youtu.be/GfD81r4THU0

  4. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    A Motorola já apresentou o seu SmartWatch o Moto 360

    1. Avatar de João Pereira
  5. Avatar de ruben
    ruben

    ULTIMA HORA: Devices disponiveis em Portugal através da Play Store, actualmente é apenas o Nexus 5, mas ao preço Google, ou seja 350€. https://www.dropbox.com/s/qy6av3twp0l6t96/Captura%20de%20ecra%20de%202014-03-19%2000%3A28%3A22.png

    1. Avatar de ruben
      ruben

      PS.: E o Nexus 7 (2013) e acessórios de ambos.

      Parece que o Natal chegou mais cedo.

  6. Avatar de Fornost
    Fornost

    sou fã de tecnologia…mas começo a me achar primitivo demais pra esse mundo…
    Não vejo finalidade em certas coisas e algumas eu já creio serem demasiadamente intrusivas/abusivas e até mesmo perigosas…

    Pode ser coisa da minha cabeça, entretanto que fique registrado isso: eu não me imagino vivendo assim. 🙂

  7. Avatar de diogo
    diogo

    Já que este post tem a haver com a google

    Novidade: Nexus 5 e 7 à venda na play store portuguesa (com o fabuloso, preço que já se sabe) e também a bolsa para o Nexus 7 e as duas capas do Nexus 5 (com o mesmo preço absurdo dos EUA)

    Agora fica a faltar o chromecast e o carregador qi

  8. Avatar de A.S.Mascarenhas
    A.S.Mascarenhas

    Isto está confuso, ou melhor, está uma “coelhada”:-)

  9. Avatar de rafael cardoso
    rafael cardoso

    Gosto muito do meu Sony Smartwatch SW2, útil, para ler e responder a mensagens/telefonemas, ver calendário, mudar musicas no telemóvel, tirar fotos sem estar a mexer no telemóvel, etc.

    1. Avatar de wishmaster
      wishmaster

      Sim, porque dá uma trabalheira mexer no telemóvel…

  10. Avatar de wishmaster
    wishmaster

    Sobre o smartwatch:
    sendo à prova de água (essencial para actividades desportivas), vamos mesmo querer arriscar danificar o equipamento (eventualmente, caro) só pelo conforto de verificar a praia mais perto ou que tem melhores ondas sem usar o telemóvel? Além disso, normalmente verificam qual a praia melhor ainda no carro, onde podem perfeitamente consultar o telemóvel…

    2.º responder a mensagens em público em voz alta?? será que queremos mesmo que as pessoas à volta ouçam o conteúdo da mensagem? a não ser que sejam mensagens a responder do género: Sim, estou a caminho. Estarei aí em cinco minutos. vou à festa. etc
    Depois, nessa conversa, quer continuar a dizer outras coisas lá tem que deitar a mão ao telemóvel…

    3.º atender chamadas no relógio?! existe possibilidade de ligar fones ou as pessoas à volta vão ouvir o que a outra pessoa diz também..?

    4.º consultar mapas num ecrã tão pequeno deve mexer com o sistema nervoso de uma maneira…….
    além disso, voltamos ao problema posto em 1.º, vou arriscar levar o relógio para andar de BTT, por vezes a fazer descida a 50km/h ou mais..? Não me parece. Eu, pelo menos, não arrisco. Levo o smartphone e vai na mochila, com uma bolsa almofadada para o caso de eu cair..

    5.º ouvir música no relógio? voltamos ao problema dos fones…vai ter essa possibilidade ou vamos andar por aí a incomodar as pessoas com a nossa música…? Ridículo…
    Não me parece que isto traga grandes vantagens, mas vamos esperar para ver se realmente tem potencial..não me parece que vá comprar um.