App Gmail do iOS agora está mais rápida e actualiza-se sozinha

34 Comentários

A presença dos serviços da Google nos sistemas operativos concorrentes facilita a todos a utilização destes em qualquer cenário. O Gmail, um dos principais serviços de email da Internet, está presente no iOS há muito tempo e a Google tem tratado de o melhorar e adaptar às novas funcionalidades que disponibiliza e que os sistemas operativos oferecem.

A mais recente actualização do Gmail para iOS veio trazer ainda maior rapidez a esta aplicação e também a capacidade desta se actualizar sozinha.

google_mail_ios_1

A maior e mais importante novidade que a Google introduziu no seu cliente de email para o iOS assenta na capacidade que este tem de actualizar-se de forma independente, sempre em segundo plano, garantindo assim que os utilizadores passam ter acesso directo e imediato às suas novas mensagens, sem terem de esperar que estas se actualizassem.

Passamos a poder aceder directa e imediatamente às mensagens sempre que formos alertados para uma nova, sem termos de actualizar a aplicação ou esperar que esta puxe as mensagens.

Esse processo decorre em segundo planos e está sincronizado com os alertas de novas mensagens.

google_mail_ios_2

Mas as novidade que a Google introduziu no seu cliente permitem agora também que os utilizadores da aplicação possam ter uma melhor experiência de utilização, graças à melhoria generalizada da velocidade.

Para além destas funcionalidades, a Google resolveu também melhorar os processos de autenticação nos seus serviços e agora a aplicação Gmail conta também com a capacidade de usar a autenticação de outra qualquer aplicação Google que esteja a correr e autenticada.

google_mail_ios_3

Para o processo de sincronização automática em segundo plano ocorrer, a Google necessita apenas que os utilizadores tenham definidos alguns parâmetros para esta aplicação. Deve estar activa a actualização em segundo plano da aplicação Gmail e também que esta tenha definida algum tipo de alerta (Faixas ou Avisos)

Actualização em segundo plano

Para activarem, ou confirmarem, a actualização em segundo plano para esta aplicação, devem aceder ao seguinte caminho no iOS:

Definições > Geral > Actualização em segundo plano

Procurem a aplicação Gmail e validem que está seleccionada para ser actualizada.

Notificações

No caso das notificações, o processo é semelhante, devendo o utilizador aceder ao seguinte caminha:

Definições > Central de notificações > Gmail

Escolham depois uma das duas opções de alertas disponíveis.

google_mail_ios_4

Esta actualização vem melhorar a usabilidade do cliente de email da Google no iOS, trazendo algumas funcionalidades que eram esperadas e que podem agora ser implementadas com o iOS 7 e as suas novidades.

A nova versão da aplicação está já disponível na App Store e também nas actualizações dos dispositivos com iOS.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: iOS 6.0+
Download: Gmail iOS 3.0
Homepage: Gmail

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luf
    Luf

    Já agora alguém sabe se já é possível desagregar os e-mails das conversas tal como no gmail “normal”? Para não aparecerem os e-mails de uma determinada conversa todos “colados”.

  2. Avatar de Telmo

    Já é possivel aceder ao conteudo de cada e-mail estando OFFLINE?

  3. Avatar de Nelson
    Nelson

    Não percebo porque as pessoas usam no iOS essa app…

      1. Avatar de José
        José

        Exactamente porque não tens push sem ser com a App do Gmail

        1. Avatar de Sergio J
          Sergio J

          tens tens. Vai ser descontinuado mas tens, via Exchange.

          E o MailBox é muito melhor e tens push.

          Eu utilizo o Gmail para a conta de associação de pais, o MailBox para o pessoal e o nativo para o profissional. Já tive tudo nativamente, mas preferia fazer a separação por apps.

          Gosto da gestão do Mailbox, mas a nativa tem uma integração total (mau era). Nesse ponto o mailbox nem chega aos calcanhares. Nunca gostei da app dedicada do gmail.

    1. Avatar de Luf
      Luf

      É uma questão de hábito.

    2. Avatar de Élson
      Élson

      Tens inveja de não ter android?

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Eu tenho android.

        E como vês, há Gmail para iOS.

        Mas a App “normal” de email é muito melhor, sem tretas, e tens lá todo o teu e-mail, de que conta for!

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Cada vez mais te enterras… Hoje tens android, amanha ja nao, depois ja tiveste, depois nunca tives-te… Cuida-te

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Quando é que disse que não tenho?

            Lá por não estares bem da cabeça, não tenho culpa…

          2. Avatar de João Pereira
            João Pereira

            Sempre o vi a dizer que tem um Nexus qualquer coisa.

        2. Avatar de José
          José

          Certo, mas para quem quer ter push notifications como faz na app nativa do iOS? Não faz… antes fazia quando dava para configurar o gmail como conta Exchange.
          Acho que está explicado o porque de se instalar a app Gmail no iOS.

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Acho só que é um peso usar essa app que segundo dizem, nem funciona offline… digamos que até é bonita, mas não é funcional…

            E usar um app só para uma conta, eu tenho várias.

            A gmail nem é a minha conta primária, e já tenho outras conta ICMP, logo, tenho de usar “obter dados” e tenho…

            Mas se não tivesse, fazia redirect do Gmail para outra conta, o Gmail dá…

    3. Avatar de João Pereira
      João Pereira

      Tenho conta gmail, porque não “deveria” usar?

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Porque tens um que dá para todas…

      2. Avatar de Nelson
        Nelson

        Ou porque tens um que dá para procurar nas mensagens/títulos sem ser preciso net.

        1. Avatar de João Pereira
          João Pereira

          É pá eu desconheço xD

  4. Avatar de Paulo Silva
    Paulo Silva

    Enquanto não tiver as Push notifications…

    1. Avatar de José
      José

      Ele a seguir vai perguntar porque é que as pessoas usam Gmail….. esquece… Só conhece o iCloud…

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Podem também utilizar hotmail… que tem Push sem ser pela app…

        A google é que não quer pagar licença á Microsoft, porque se quisesse, tinha…

  5. Avatar de Gonçalo Trindade
    Gonçalo Trindade

    No entanto a APP para Android na ultima versão deixou de me actualizar os mails… Tive que regressar a anterior e basta ver na playstore que comentários iguais não faltam.

  6. Avatar de Gaius Baltar
    Gaius Baltar

    O que falta a esta app é permitir abrir anexos em outras apps, como o Dropbox. O cliente de email nativo e o Mailbox fazem isso. Uso o Mailbox pela facilidade em catalogar os emails.

  7. Avatar de Brit_Box
    Brit_Box

    Que seria do iOS sem a Google? XD

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Mais valias estar calado.

      Quem é que teve a ideia de pôr o GMaps num telemóvel?

      Que seria dos utilizadores Android, que não queiram ter uma conta GMail!

      Não podem ir á Play Store buscar app’s… coitados…

      1. Avatar de Malamen
        Malamen

        Tu és um utilizador Android… coitado de ti…

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Pois, por isso é que mudei…

      2. Avatar de vitor
        vitor

        Até parece que não é preciso teres conta se usares um iphone..

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Não.

          Precisas de um Apple ID (qualquer e-mail á tua escolha), não precisas de uma conta do iCloud.

    2. Avatar de OMG
      OMG

      Proponho uma poll…
      “Users iOS que nao tenham apps Google vs. users Android que não tenham apps Apple”
      A Google é inevitável 😀

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Sim, se a Google fechasse a torneira ao iOS, a concorrência ficava parada, queres-me ver?

        Vou-te dar um exemplo, enquanto o Google Maps desapareceu, foram montes os programas de mapas que floresceram, inclusive uma iniciativa chamada OpenStreerMaps… Quando o Youtube estava disponível apenas no browser… os uploads crescerem no vimeo, e passaram a ser usadas muitas apps que mostram os vídeos sem publicidade, e com opção de download, extracção de áudio, etc… Ahahah… Enquanto o play music não havia para iOS, floresceram muitas app’s com a possibilidade de ouvir a música que tens no play… Mas sem qualquer opção possível para comprar… É claro…

        É simples, se a Google quiser, que feche a torneira ao iOS, como fechou ao WP… Aliás, feche a toda a gente, menos aos utilizadores de Chrome/Android… A Google não está livre de concorrência….

        1. Avatar de Brit_Box
          Brit_Box

          Mas então a concorrência só se mexe se a Google parar?
          É claro que não vai fechar, provavelmente até lhe intere$$a mais isso que o Android.

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            A concorrência geralmente não tem os milhões, as infra-estruturas, o nome e os métodos de financiamento que a google tem…

            Também, a Google tem três truques: pesquisa, youtube e mapas, de resto, pffft…