Yahoo vai proibir login feito a partir do Google e Facebook

26 Comentários

Flickr é um dos serviços afectados

É cada vez mais normal, quando utilizamos um determinado serviço, este pedir login através do mail e/ou da nossa conta nas redes sociais como o Facebook.

No entanto, a Yahoo noticiou que está a começar a proibir o login, feito em diversos serviços, a partir das contas do Gmail e do Facebook.

05-03-2014 21-13-04

O Yahoo vai deixar de permitir que os utilizadores acedam aos seus diversos serviços, através do login feito a partir das suas contas do Google ou do Facebook.

O Flick, rede social de fotografia, é um dos serviços afectados por este nova regra.

A alteração está a ser implementada de forma gradual e, segundo um porta voz da Yahoo, a partir de agora será exigido que os utilizadores tenham uma conta Yahoo, de forma a terem acesso aos diversos serviços disponibilizados pelo portal.

Esta é a mais recente mudança na Yahoo, cuja empresa se encontra sob o comando da CEO Marissa Mayer, cujo objectivo é despertar o interesse dos utilizadores em novos produtos da empresa, de forma a alterar a tendência das suas receitas estagnadas.

marissa-mayer-is-firing-500-underperforming-yahoo-employees

Em comunicado, a empresa afirma que “A Yahoo está a trabalhar continuadamente para melhorar a experiência do utilizador. Este processo vai permitir a oferta da melhor experiência personalizada para todos.

Foi o ex CEO da empresa, Carol Bartz que, em 2010/2011, adoptou esta estratégia de permitir aos utilizadores fazerem login com as suas contas do Facebook/Google. Três anos depois, Marissa Mayer reverte essa mesma estratégia.

O processo está a ser implementado aos poucos e, segundo o porta-voz da Yahoo, o site Tourney Pick’Em (para torneios de basquetebol universitário) foi o primeiro a requerer o novo processo cuja implementação começou nesta segunda-feira. Contudo, o porta-voz adianta que as pessoas ainda conseguem fazer login com as suas contas de Google e Facebook.

Os botões de login com Facebook e Google vão também ser removidos de todos os serviços Yahoo, sem haver ainda uma data definida. [Reuters]

É utilizador dos serviços Yahoo? Como vê esta mudança de estratégia?

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nelson
    Nelson

    Agora é que vai ser! Marisa Mayer! /s

    O fuga ainda fez bem em ir-se embora lol

  2. Avatar de Nelson
    Nelson

    Agora é que vai ser! Marisa Mayer! /s

    O tuga ainda fez bem em ir-se embora lol

  3. Avatar de Daniel
    Daniel

    Ai yahoo yahoo..

  4. Avatar de Ruben
    Ruben

    Então e como passa a ser feito o login dos utilizadores que já utilizavam o login do google para entrar no Yahoo? Terei de fazer uma nova conta, vou vai ser possivel migrar aquele login para um login Yahoo?

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Esse aspecto não ficou esclarecido. Mas é provável que, apesar de ainda conseguirem fazer log in com as contas, a yahoo comece a pedir/impor a criação de uma conta yahoo para o acesso aos serviços.

      1. Avatar de Ruben
        Ruben

        Não me importava criar uma conta yahoo, desde que a actual fosse migrada. Não queria perder o que lá tenho. Vamos aguardar e ver o que acontece. Obrigada

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Acredito que seja assim pois de outra forma também seria muito injusto por parte da empresa

        2. Avatar de lab
          lab

          de certeza que vao ter um processo para migrar as contas..

        3. Avatar de Ruben
          Ruben

          Recebi hoje um mail da yahoo a me dizer para criar uma conta no yahoo, e para sincronizar com a conta antiga. No entanto, não funciona… É esperar que seja corrigido

      2. Avatar de Cristiano

        Eu tenho um problema ainda maior, eu tenho duas contas no flickr, uma com o meu facebook(que eu mais utilizo) e outra com uma conta da yahoo (que por acaso criei sem querer)

  5. Avatar de Pedro Pinto

    É tudo uma “guerra” de interesses

  6. Avatar de Eduardo Oliveira
    Eduardo Oliveira

    Discordo com o tom da noticia… desabilitar uma feature não é uma “proibição”

    Uma proibição tenta impedir algo que ainda é possível.

    Desabilitando o serviço de OAuth por completo ninguém lá entra com uma conta Facebook ou Google.

  7. Avatar de Vasco

    A Yahoo resolveu oferecer um terabyte para alojar fotos. Um autentico exagero. Agora começa a por exigências. Por mim, bem ficam sozinhos. Não vou criar mais uma conta.

    1. Avatar de Malik Piarali
      Malik Piarali

      Realmente um terabyte é um exagero enorme, vamos esperar para ver como é que a Yahoo se saí nestes próximos anos.

  8. Avatar de BTT Aventura PT

    E assim começam mais utilizadores a fugir..
    Não me parece de todo uma boa estratégia para que os utilizadores utilizem outros serviços da empresa, parece-me mais o contrário, os utilizadores assim vão acabar por fugir.
    No mínimo que tenham o bom senso de deixar os utilizadores migrarem os dados da conta atual para a nova, senão então será o descalabro.

  9. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Eu não sei, mas de qualquer forma arrisco a pergunta irónica: Vocês acham mesmo que eles vão apagar as contas antigas?? Acho uma pergunta um bocado parva. Até um CEO com a 4º classe tirada no Uganda não faria isso. Claro que eles vão “obrigar as pessoas a criar uma conta Yahoo e associa-la à conta actual. Como faz a Google, a Microsoft, etc. Acho uma decisão acertada, no fundo é a Yahoo a impor-se como um grande player tecnológico (só os pequenos usam a autenticação dos outros, e não é porque queiram, é porque sabem que se não for assim, metade das pessoas não se dá ao trabalho de criar conta)

    Mas agora a questão mais importante de TODAS: Será que a Marissa é solteira 😀

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Cônjuge Zachary Bogue (2009–presente)
      -wiki

      1. Avatar de Gerardo
        Gerardo

        Oooohhhhhh 😀

  10. Avatar de José Simões
    José Simões

    A yahoo está completamente desnorteada, já foi lider…

    Querem obrigar a ter conta yahoo? Qual é o problema? as contas são gratuitas…vão ganhar muito com issso.

    1. Avatar de Vasco

      Mas quantas mais contas tiverem conta para o ranking mundial. Podem dizer que com esta gerencia cresceram x por cento. E depois podem tentar impingir outros produtos, sejam inovadores ou não.
      Começa a haver uma data de app repetidas e mesmo de redes sociais . Não há paciencia nem tempo para estar em todas.

  11. Avatar de Scheldon
    Scheldon

    Mulher no volante perigo constante, é agora que o yahoo some de vez.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      LOL
      Perigo para os homens, sim, somos, um dia vai haver só mulheres à frente das grandes marcas 😀
      Estou a brincar, mas é uma possibilidade bastante coerente

  12. Avatar de Malik Piarali
    Malik Piarali

    Para ser sincero não sigo a Yahoo, muito menos utilizo qualquer serviço desta empresa. Mesmo assim, quando li a noticia fiquei pouco receptivo mas agora que reflecti um pouco até me parece uma ideia inteligente.

    Como já referi não sigo a Yahoo mas pelo que tenho visto, Marissa Mayer está a fazer um bom trabalho, pelo menos já tenho mais interesse nos produtos da Yahoo desde que esta se tornou CEO.

  13. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Pela parte que me diz respeito e sendo utilizador do serviço de mails Yahoo acho que SEMPRE foi necessário para aceder o Flckr ter efectivamente email Yahoo. A facilitação por parte de acessos via rede social deve ser novidade.

  14. Avatar de fernando marques martini
    fernando marques martini

    adeus yahoo……… esqueceu que atualmente é internet das coisas, da sincronizacao, da interacao entre servicos, quer exclusividade, morra sozinho

  15. Avatar de osiris
    osiris

    Nunca curti essa coisa dos logins com contas de outros serviços