Raspberry PI: Como ver vídeos através de linha de comandos

21 Comentários

O Raspberry PI é hoje um dos mini PCs mais populares. Com mais de 2 milhões de unidades vendidas, este é sem duvida um caso de sucesso, à escala mundial, que tem ser servido de base a muitos e interessantes projectos.

No seguimento da nossa parceria com a INMotion, e depois de ensinarmos como podem aceder ao PI sem monitor/TV hoje vamos mostrar como podem ver vídeos via linha de comandos.

pi_0000

Uma das primeiras configurações que fiz quando recebi o Raspberry Pi foi configurar um conjunto de serviços que me permitissem aceder e controlar remotamente o PI, através do PC. Como tenho o PI a servir de media Center para a TV da Sala, destoava um pouco o enorme teclado e rato ligados ao pequeno PI. Mas será possível ver vídeos também através da linha de comandos? a resposta é sim…para isso só precisam de ter o omxplayer.

O omxplayer é um player criado especificamente para o Raspberry PI, para funcionar via linha de comandos. Este player foi criado no âmbito da distribuição XBMC, no entanto é bastante útil para correr em modo standlone.

Como instalar o omxplayer?

Instalar o omxplayer é muito simples. Para isso basta abrirem o terminal e escrever o seguinte comando:

sudo apt-get install omxplayer

Para usar o omxplayer basta invocar o comando, seguido do nome do conteúdo a reproduzir

omxplayer meuvideo.mp4

Nota: caso tenha problemas com a forma de instalação indicada, veja no site como poderá instalar de uma forma alternativa – ver aqui

Tal como um player com interface gráfica, o omxplayer oferece um conjunto e funcionalidades que permitem o controlo do mesmo. Por exemplo:

  • Podemos usar a tecla ESPAÇO para fazer pause
  • Aumentar e diminuir o volume com as teclas + /
  • 1 para diminuir a velocidade de reprodução
  • 2 para aumentar  a velocidade de reprodução
  • seta direita para avançar 30 segundos
  • etc, etc – Mais informação aqui

Por omissão o áudio é enviado para o jack áudio do PI. Caso pretenda que o mesmo seja enviado para a porta HDMI, basta que use o comando:

omxplayer -o hdmi meuvideo.mp4

ou até para outra fonte, via endereço multicast
rasp_0001
Por hoje ficamos por aqui. O próximo tutorial, como sempre, será surpresa, por isso estejam atentos. Entretanto estamos receptivos a apresentar os vossos tutoriais com este mini PC. Enviem-nos um e-mail com a informação que nós publicamos. Saiba tudo sobre Raspberry PI aqui.

Grupo Raspberry PI  do Pplware no Facebook? Sabe mais aqui

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PorquinhoBranco
    PorquinhoBranco

    Permitam-me o off-topic mas queria so aqui deixar uma dica, que de certa forma esta relacionada com o raspberry pi, nomeadamente o uso que muita gente lhe dá que é o de media player.

    No reino unido a operadora de TV Sky vende actualmente uma box que é basicamente um clone do Roku. O ojectivo desta box é tornar tvs “nao smarts” em “smart tvs”, A box liga-se a rede wi-fi de casa e da acesso a canais da sky e serviços on demand.
    Agora a parte que interessa: é possivel fazer o sideload do cliente Plex (mais info no google) para esta box, coisa que demora 5 minutos e é basico de se fazer, e a partir dai ter na vossa tv toda a vossa biblioteca de filmes, series, musica etc que tenham num qualquer pc, nas, etc.
    Ah, pormenor importante, a box só custa 10 libras e vem com cabo hdmi!!

    Se tiverem quem vos possa enviar uma box daqui é um grande negocio, isto porque o pedido tem que ser feito duma morada do UK, e por sua vez quem o receber tem que vos mandar a box. Sao prai 5 libras o envio.

    Fica a dica! Tenho 3 a funcionar, e bomba a 100%!

    1. Avatar de toninho
      toninho

      Explica lá isso melhor

      1. Avatar de PorquinhoBranco
        PorquinhoBranco

        Faz uma pesquisa por “sky nos box plex” e da uma leitura nos resultados. Se ainda assim ficares com alguma duvida diz que eu tento explicar.

        1. Avatar de PorquinhoBranco
          PorquinhoBranco

          sorry, so agora vi o erro! é “sky now box plex”.

          1. Avatar de Francisco
            Francisco

            dá para instalar openelec ou xbmc ?

          2. Avatar de PorquinhoBranco
            PorquinhoBranco

            Nao me parece.

    2. Avatar de zequinha
      zequinha

      Bota ai o teu mail. Estou interessado

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      O que falas é a NOW TV BOX ? É preciso ser com morada do UK ? É que no ebay estão a vender isso

      1. Avatar de PorquinhoBranco
        PorquinhoBranco

        Exacto esqueci-me de mencionar que também as apanham no eBay, mas não por 10 libras! Mas pra quem não conheça ninguém aqui no UK é uma boa alternativa.

    4. Avatar de VDIAS
      VDIAS

      PorquinhoBranco, quando possas enviame un correo.

      Necesittava um pequeno favor de UK.

      vitor@dias.com.pt

  2. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Quando li o titulo até pensei que iam ensinar como reproduzir videos na linha de comandos em ASCII xDD

    1. Avatar de Pedro Pinto

      isso é “vintage” 🙂

  3. Avatar de Jaime Sousa
    Jaime Sousa

    Viva Pessoal uma pequena duvida se utilizar um cabo hdmi dvi para ligar ao plasma o som passa por dvi?

    Alguem me pode elucidar por favor?

    Cumprimentos

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Não, DVI não transporta som.

      1. Avatar de miguel
        miguel

        Engano o teu as dreambox 800 (receptores alemães satélite ) são dvi-hdmi e passam som.

        1. Avatar de Joao Campos
          Joao Campos

          Isso é porque não seguem as especificações. O DVI normal não tem audio.

  4. Avatar de Alexandre Pinto
    Alexandre Pinto

    É exactamente o que eu uso para reproduzir umas streams http em dias da bola.
    Mas ultimamente mudei para uma TV mais antiga e tou com um problema. Não sai som pela TV.
    Uso o parametro -o hdmi mas nada de som, enquanto na tv que usava antes funcionava perfeitamente.
    A TV recebe audio via HDMI. Ligo o meu portátil com o mesmo cabo á mesma porta HDMI e funciona sem problemas.

    Alguém tem ideia do que poderá ser?

  5. Avatar de Jaime Veredas
    Jaime Veredas

    Boas,

    Eu tenho o raspbmc e o que eu queria era ter acesso remoto. Neste momento consigo controlar através de xbmc para android mas queria também uma forma de aceder remotamente pelo pc. Por exemplo meter o filme a correr no portátil e dirigir-me até a sala e o filme já estar a reproduzir.
    Outra coisa que já vi na internet foi a hipótese de utilizar o comando da TV para navegar na interface do raspbmc. Apesar da minha sony bravia ter controlo por hdmi a única coisa que consigo é fazer que ao desligar o raspberrypi a tv desligue mas a navegação não funciona.

    1. Avatar de Francisco
      Francisco

      já tive esse problema, mudei o cabo hdmi e funciona

  6. Avatar de Guilherme
    Guilherme

    Amigos…
    É possivel executar a linha ls no terminal via programação no idle 3 no raspian?

  7. Avatar de Mateus
    Mateus

    Olá, estou conseguindo tocar as músicas, mas não executar os comandos de pause, stop etc. Alguém poderia informar como faço isso? obrigado