CaptureAudio & Notes – Grave a sua aula para não perder nada

24 Comentários

Ter tudo apontado, o que foi falado numa sala de aula ou numa reunião, pode ser factor decisivo em muitas decisões ou ocasiões. Actualmente é simples recolher informação no seu smartphone ou tablet, até porque cada vez mais é usual numa sala de aula estes dispositivos serem “relevados”.

Hoje deixamos uma sugestão. CaptureAudio & Notes é uma app que permite tirar notas escritas e gravar o som da sala de aula ou da sala de reuniões, para mais tarde recolher a informação que perdeu.


CaptureAudio & Notes é uma aplicação muito interessante. Permite que, num cenário permitido, possa gravar o que está a ser dito à sua volta. Essa gravação áudio poderá ser enriquecida com a inserção de “flags” ou um tipo de sinalética (como “importante”, “urgente”, “Pesquisar”, etc…) registando os momentos cruciais da aula ou da reunião.

E porque é importante gravar uma aula ou reunião?

Todos sabemos que uma aula tem muitos tempos “desinteressantes”, comentários e “ruído” que podem desviar o nosso foco de atenção. Assim como numa reunião há aspectos redundantes que por vezes podem levar-nos por uma ideia errada ou por uma ideia que se ouvíssemos com mais atenção, esta seria diferente e correcta.

A aplicação num iPad dá uma estrutura de acompanhamento da aula ou reunião mais abrangente e completa. Podemos fazer apontamentos e gravar, criar flags e aproveitar tudo de forma muito produtiva.

anterior próxima

A interface é muito simples, quando está em gravação, permite escolher a flag e anexar a mesma ao áudio, no tempo certo. Depois, em casa ou na pausa do seu trabalho, vá ouvir de novo tudo o que se falou, verá que algumas coisas lhe passaram ao lado. Felizmente usou o CaptureAudio & Notes. Como este serviço sincroniza e faz backups para o Dropbox, não terá problemas de ocupação do espaço no seu dispositivo e poderá sincronizar entre o iPhone e iPad.

A versão gratuita tem algumas limitações no que toca ao número de gravações e flags (entre um ou outro aspecto), contudo, existe uma versão completa que custa 2,69€.

Tenha a autorização ou a concordância dos intervenientes, pois é deselegante gravar sem que todos estejam cientes disso.

Download:

Preço: Gratuito

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui Leão
    Rui Leão

    Muito bom!
    Qual o número de gravações e limitações das flags para a versão gratuíta?
    Obrigado pela partilha,
    Cumps

  2. Avatar de Mike
    Mike

    Desculpem-me a pergunta que não tem nada a ver com o tópico. Por acaso sabem dizer-me se já existe no mercado tablets com ubuntu?

    1. Avatar de Telmo
      Telmo

      Caso consultes a página do fabricante, o mesmo afirma que usará um sistema operativo próprio e não Ubuntu.

  3. Avatar de lipex

    Isto é muito bonito. Mas desde que surgiu uma circular nos estabelecimentos de ensino a proibição de meios electrónicos, desde mp4, telemóveis a tablets dentro das salas de aula.. Penso que isto seja apenas para outras realidades..

    1. Avatar de Red Devil
      Red Devil

      Desculpa mas nao pude deixar de te responder com uma certa ironia…. Leva um magalhaes!!! 🙂

    2. Avatar de pixar
      pixar

      Ninguém pode proibir de ter aparelhos electrónicos dentro da sala de aula. Podem, isso sim, proibir o seu uso.
      A questão aqui é que nenhuma aula pode ser gravada sem autorização do prof e da direcção.
      Numa filmagem ainda acresce a autorização de todos os alunos (ou pais, dependendo se são de maior idade ou não) intervenientes na filmagem.

  4. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    De referir que é proíbido a gravação de conteúdo audio-visual em elementos electrónicos dentro de uma sala de aula, sem a devida autorização.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Mais do que deselegante, é crime.

  5. Avatar de Diogo
    Diogo

    Pergunta habitual… e para android o que éq que há dentro do mesmo genero?

  6. Avatar de Sérgio J
    Sérgio J

    O notability faz uma coisa fantástica que é sincronizar o áudio com as notas que se está escrever.

    Além disso notas em aulas ou reuniões fazem sentido tirar com stylus, pois além de mais natural e mais rápido, é muito mais flexível, pois é sempre necessário fazer “rabiscos”. A ferramenta de desenho vectorial também é bastante útil.

    Além de mais pode-se tirar apontamentos directamente sobre pdfs.

    O goodnotes também é uma boa alternativa, mas não grava áudio. Além disso não é vectorial (para o bem e para o mal). O que mais gosto nele é a forma fantástica de escrita em modo zoom (que é a que realmente importa, pois aplicações que não permitem este modo, são apenas brincadeira)

  7. Avatar de Goodfella
    Goodfella

    NOTABILITY !!!

    Melhor programa para assistir às aulas, tirar notas, gravar, anotar em PDF, tira fotos, zoom manual perfeito para a escrita .
    Uso como caderno para imensas cadeiras.

    Simplesmente o melhor
    e infelizmente não tem concorrência à altura

  8. Avatar de Tiago
    Tiago

    E que alternativas existem para Android?

    1. Avatar de Blueparty
      Blueparty

      Também me dava jeito para Android uma app que gravasse audio e permitisse a escrita de notas sincronizadas com o audio.

    2. Avatar de RM37
      RM37

      Para Android existe o:
      Cogi – Notes & Voice Recorder
      Uma opção tão boa ou melhor que a apresentado no artigo.

      Cumps

  9. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    é proibido usar dispositivos electrónicos nas aulas …

    1. Avatar de Sérgio J
      Sérgio J

      E nas universidades?

      1. Avatar de Sérgio J
        Sérgio J

        Já agora, na escola da minha filha, a utilização de meios audiovisuais vai dar direito a suspensão de 3 dias.

        1. Avatar de João Pereira
          João Pereira

          No meu secundário também ameaçavam e tal mas… nunca fui suspenso.

      2. Avatar de pixar
        pixar

        Nas universidades é igual. A forma de obter a autorização poderá ser diferente. Penso que basta a autorização do prof no caso do som. No video é necessaŕia a autorização de todosos que aparecem na imagem.

  10. Avatar de António
    António

    Alguém anda a ver a série “Community”! Já somos dois.

  11. Avatar de Luís
    Luís

    Na altura em que eu andava na escola era proibido gravar o que o que passava na aula. E pelo que vi nalguns comentários continua igual por isso não estou a ver isto a ter assim tanta utilidade.