MWC14 – BQ Aquaris e Meizu MX3 com Ubuntu Phone

43 Comentários

Foi no passado dia 19 de Fevereiro que a Canonical anunciou os dois primeiros parceiros que vão colocar no mercado dispositivos com o Ubuntu Phone. BQ e a chinesa Meizu foram as empresas escolhidas pela Canonical e, segundo Mark Shuttlewort, os detalhes seriam apresentados durante o MWC 2014 que se realiza em Barcelona.

Veja as primeiras imagens do BQ Aquaris e Meizu MX3  com Ubuntu Phone.

bq_0000

A popular BQ e a chinesa Meizu serão as duas primeiras empresas a disponibilizar smartphones com o Ubuntu Phone OS. Os equipamentos (BQ Aquaris e Meizu MX3 …já estão expostos no stand da Ubuntu e há já várias imagens disponíveis online.

Imagens do Meizu MX3
Meizu_04 Meizu_05 Meizu_06
Imagens do BQ Aquaris
bq_0001 bq_0002 bq_0003

 

O Ubuntu Phone OS foi lançado lançado há cerca de um ano, e desde ai que tem vindo a ser considerado um flop por não existirem avanços ou informações sobre o mesmo. Como é sabido, o Ubuntu Phone OS vem com a interface Unity, é simples de actualizar e personalizar é compatível com as aplicações para Desktop e oferece uma experiência única em dispositivos com baixo processamento – saber mais aqui.

Partilhar:
Tags:

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    sou fã dos telemoveis bq, se o preço for acessivel talvez o experimente

    1. Avatar de Rui
      Rui

      +1 – bom relação qualidade/preço

      1. Avatar de Aquele cenas
        Aquele cenas

        Já para não falar no tablets.

  2. Avatar de Nelson
    Nelson

    O bq está bonito! Mostra aí como um design pode ser diferente e bonito.

    Quanto ao ubuntu, eu não gosto da canonical, podiam experimentar com o Sailfish OS…

    1. Avatar de Andre Andrade
      Andre Andrade

      O bq deixou-me com agua na boca…

      O ubuntu é top Nelson!!!

      So espero é que as aplicacoes principais surjam em forca para esta plataforma!!!

      de nada me vale ter um SO perfeito, se nao tiver as aplicacoes que eu pretendo 🙂

      Mas força Ubuntu, espero que de certo 🙂

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Pá, eu sempre gostei mais do debian, neste momento, para desktop, gosto mais do mint que até tem as melhores partes dos dois… O ubuntu começou-me a fazer mesmo confusão com o unity e aqueles serviços da cloud da canonical…

    2. Avatar de lmx
      lmx

      pois o saifish é um excelente SO, mas é mais virado para tarefas smartphone…

      O ubuntu, pelo menos a seu tempo trará o desktop, para o smart phone 😛 e isso é um espactaculo…mas são os dois excelentes apostas…

      Quer dizer só depois de experimentar é que podemos avaliar lol 😀

  3. Avatar de Monteiro
    Monteiro

    Tenho grande expectativas em Ubuntu Phone espero que SO para smartphones (e outros dispositivos) consiga seduzir tantos fãs, como a versão para PC já alcançou (ou até mesmo supere).
    Força Ubuntu 😉

  4. Avatar de Rui
    Rui

    o bq parece elegante e robusto.

  5. Avatar de miguel
    miguel

    espero que seja dual sim *.*

    1. Avatar de Bitó
      Bitó

      +1

      E com dual boot era perfeito!

  6. Avatar de Paulo Constança
    Paulo Constança

    Boas Pedro Pinto. Desculpe estar a chatear de novo mas, não consigo entrar em contacto com vocês a partir do e-mail geral ou formulário (geral@pplware.com e formulário pagina contacto).

    Gostaria de saber se existe outra forma de entrar em contacto cm vocês, pois tenho um software que penso que seria interessante de fazer uma análise e postar para todos os leitores verem.

    Como posso entrar em contacto com vocês de outra forma?

    Obrigado desde já,
    Paulo Constança

      1. Avatar de Paulo Constança
        Paulo Constança

        Boa tarde Pedro. Enviei o e-mail agora mesmo, com o e-mail usado para postar este comentário! Agradecia se pudesse verificar amanhã se o conseguiu receber ou não 🙂

  7. Avatar de Bruno M.

    Os telemóveis são bonitos e parece ter boas máquinas…

    Agora resta esperar para os apple fans boys venham para aqui reclamar o “plástico” das carcaças dos mesmos!!

    LOL

    Cumps. 🙂

    1. Avatar de Rui
      Rui

      isso já nem se discute, uma vez que tb tens iphones de plástico.

      1. Avatar de Bruno M.

        O problema é que não é isso que vejo nos comentários do SIII ou SIV… e o do SV também!

        É o plástico o problema, todos criticam mas compram iphones e outros de plástico..

        ah, espera, o plástico do iphone é melhor, por ser da apple, só pode.

        Anyway! Os telemóveis são bonitos e o “plástico” não me incomoda nada, até porque com o meu SIII já com quase 2 anos, está mais que provado que é super resistente 😀

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Porque é que os haters têm de vir chamar a Apple e os seus clientes/admiradores a tudo?

      Por essas e por outras, é que a Apple continua sempre a referência.

      1. Avatar de Aquele cenas
        Aquele cenas

        Claro, a Apple rouba e processa tudo e todos…

        Daí ser referência nessa faixa de mercado 😀

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Ó rapaz, o que é que a Apple te roubou?

          Tristeza… isso é que é querer um iPhone. Pá, o mundo não gira em volta do telemóvel!

      2. Avatar de Rui
        Rui

        no tópico do samsung s5 fazes diversas vezes referencia ao iphone, provavelmente ficaria melhor fazer referencia ao anterior S4

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Não fui eu que comecei com as comparações ao iPhone…

      3. Avatar de Nuno Vieira
        Nuno Vieira

        Podíamos dizer o mesmo de ti. Porque tu fazes exactamente o mesmo nos tópicos do Android?

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Eu não faço isso a menos que seja necessário.

          E eu, sou 1, gajos que qualquer tópico, têm de falar da Apple, são muitos.

          Custa assim tanto engolir o sapo?

  8. Avatar de Bruno Jesus
    Bruno Jesus

    Quanto ao Ubuntu Phone ser um flop, eu só não o tenho no meu telemovél porque o mesmo não está disponivel.
    Para mim o problema do Ubuntu Phone começou quando pediram 32 milhoes para arrancar com o projecto, tendo em conta que nunca ninguem tinha visto aquilo a funcionar nem se era bom era obvio que não iriam alcançar esse valor.
    O que eles deviam ter feito era propor um smarphone mais modesto para arrancar no mercado e consoante os lucros iam lançando novos smartphones.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      pois tens razão…

      mas o objectivo também foi o de sondar o mercado…

      Repara que mesmo sem producto nenhum lançado e apenas com uns desenhos na Altura…bateram o record mundial do valor mais alto alguma vez alcançado em crowdfunding…e bateram-no num mês…cerca de 13 milhões de euros…

      uma loucura…

    2. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      Acho que estas a fazer confusão, A Canonical não pediu 32 milhões para arrancar com o Ubuntu Phone. A campanha foi para arrancar com o Ubuntu Edge.

  9. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    “I had been worried about getting software developers to give Ubuntu a try. I mean there’s already so much money to be made in Android and iOS and there’s only so many embedded programmers to go around. Bacon made me realize though that all existing Ubuntu applications—LibreOffice, Gimp, Rhythmbox, etc.–will all run on Ubuntu phones. Now getting them to display properly on the phone’s interface will take some work, but that’s the easy part. The core functionality of tens of thousands of Linux apps will already be available. Of course, if you use your Ubuntu smartphone to power up a PC display you won’t even need that.”

    Se isto se mantiver, principalmente o último paragrafo.. UI UI que temos sistema!! Talvez seja a primeira vez que vejo um sistema com potencial estar ao nível do Android… Mas por agora são só promessas….

    1. Avatar de lmx
      lmx

      bem , se isso se concretizar de facto…vai ter um sucesso doido…porque o futuro é isso…

      Não cobre ainda todas as situações, mas avança muito na simplificação das tarefas da informática…

      A canonical, foi parva… tão obcecada que andava com a convergência , que queria ter tudo pronto primeiro, até ao detalhe, e só depois lançar um producto 😀

      Mas onde é que no mercado actual existe convergência total??Nem convergência parcial, quanto mais total…portanto…eles não terão concorrência direta, pelo menos de uma parte das funcionalidades…

      Eu acho que a pressão que eles sentiram depois da Jolla e da mozilla se terem chegado á frente, fê-los acordar!!

      A malta quer um pc de bolso e é já…!!já não aguenta mais.. 😀 o nosso coração é pequenino…por isso eles que lancem mas é isso que eu estou mortinho para lhe por as unhas em cima 😛 lol

      O que ainda não sabemos é se esta funcionalidade precisa de uma dock especial, ou apenas da ligação hdmi

      mas talvez precise para podermos operar com teclado e rato…

    2. Avatar de Nosferatu Arucard
      Nosferatu Arucard

      Em sistemas Android sem root podes usar o software de virtualização GNURoot e instalares a maioria das aplicações Linux, embora exija uns truques para correr aplicações que necessitam do X11.
      As instruções estão em:
      http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=848407&p=11304791#post11304791

      Offtopic: Como instalar o Wolfram Mathematica para ARM em qualquer sistema Linux ARM ?

  10. Avatar de Mário Silva
    Mário Silva

    Pode parecer “esquisitice” da minha parte, mas garanto que não sou nada esquisito”! Apenas sou exigente, que é diferente, quando adquiro um equipamento, sem o conhecer e baseando-me apenas nas características e vá lá, numa certa “fé” que a coisa vai rolar. Fui detentor de um Bq Aquaris 4.5 (quando ele saiu e que depois dei à minha filha) pensando que a empresa iria ter em linha de conta as actualizações do SO. Engano meu! Nesta altura do campeonato, e se quiser actualizar do ICS 4.0.4 para o (ainda) Jelly Bean, teria de fazer hard reset à máquina, uma vez que as actualizações via OTA estão emperradas e não funcionam. Nunca precisei de assistência técnica deles mas segundo consta dos fóruns da Bq, são impecáveis. Não entendo é que não resolvam este problema porque nem todos os utilizadores sabem e/ou estão para fazer um hard reset às máquinas sempre que sai uma versão nova do Android que nem é tão nova dado que o JB ainda não está muito certinho e afinado, pois há reclamações sobre a situação e pedem rectificação dos bugs.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      pois concordo que existam situações dessas…

      Mas o ubuntu funciona como qualquer linux…eles não andaram que nem doidos para cortar as funcionalidades geniais do mesmo, como o android andou…

      No ubuntu recebes updates tal como num linux normal, é sempre a bombar…tens a garantia que os equipamentos estão sempre actualizados…

      depois…apenas a Canonical cria updates…o que quer dizer que quem os lança é a canonical, e não as marcas que fabricam hardware 😉

      É o modelo normal das maquinas linux no que toca a updates…o que é fantástico…

  11. Avatar de João Reis
    João Reis

    BQ Aquarius, do mais bonito que tenho visto até agora. Podiam emprestar um pouco do bom gosto à Samsung ou a muitas outras.

    Curioso para saber o preço, e saber também se vai avançar o UbuntuOSPhone, não me parece.

  12. Avatar de João Cruz
    João Cruz

    Ubuntu não obrigado. Linux sucks

    1. Avatar de Tiago Santos
      Tiago Santos

      Como é possível uma pessoa vir ao pplware e postar um comentário destes? Muito triste . . .

      1. Avatar de Eleck
        Eleck

        realmente, coitado do gajo que ás tantas não sabe que por exemplo os servidores da google são linux e que as pesquisas que ele faz são processadas por software a correr nesse sistema, ou que então o facesbookes a onde ele fala tambem o usa, eu diria que só a microssoft e a ibm é que usam os seus proprios sistemas operativos para as suas aplicações e mesmo assim se calhar nem para tudo

        1. Avatar de Eleck
          Eleck

          ps:
          estou a falar assim de uma forma muito geral , porque claro que existem muitas coisas que correm os mais variados so’s

          1. Avatar de DSpinola
            DSpinola

            lol?
            tas a falar de uma forma muito geral e sem conhecimento.

            De qualquer das formas la’ porque ele use nao voluntariamente o sistema linux, nao quer dizer que goste de utiliza-lo num terminal/computador, como utilizador final. Certo?

    2. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      Tens toda a razão. Porque sem o Linux nos não teríamos visto o teu comentário triste.

    3. Avatar de Nelson
      Nelson

      Linux sucks, android é que é bom! /sarcásmo