BQ e Meizu vão lançar smartphones com Ubuntu em 2014

49 Comentários

Depois de muita especulação e até desilusão/desespero (já se apontava que o Ubuntu Phone era um flop),  a Canonical decidiu finalmente anunciar as empresas que vão colocar no mercado smartphones com o Ubuntu Phone. A informação está a ser avançada pelo site Liliputing que refere que a espanhola BQ e a chinesa Meizu vão apostar no sistema operativo móvel da Canonical para integrar nos seus dispositivos.

Ubuntu_phone

A popular BQ e a chinesa Meizu serão as duas primeiras empresas a disponibilizar smartphones com o Ubuntu Phone OS. Até ao momento ainda não há muitas mais informações, pois segundo a Canonical e o seu fundador Mark Shuttlewort já referiram que todos os detalhes serão apresentados no evento Mobile World Congress que decorrerá em Barcelona já na próxima semana…apesar de Mark Shuttlewort ter dado a entender que estará o modelo Meizu MX3 poderá correr o Ubuntu em vez do Android.

ubuntu_phone_02

O Ubuntu Phone OS foi lançado lançado há cerca de um ano, e desde ai que tem vindo a ser considerado um flop por não existirem avanços ou informações sobre o mesmo. Como é sabido, o Ubuntu Phone OS vem com a interface Unity, é simples de actualizar e personalizar é compatível com as aplicações para Desktop e oferece uma experiência única em dispositivos com baixo processamento – saber mais aqui.

Qual a vossa opinião sobre as duas primeiras empresas escolhidas?

Comentários

49

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Johnny
    Johnny

    Ficarei a espera, finalmente.. Deve ser jeitoso ter ubuntu no smartphone.. Caso chegar a Portugal talvez venha a comprar

    1. Avatar de lmx
      lmx

      pois deve ser jeitoso defacto 😉

      o problema é que vamos ter que esperar pa burro…e eu que ja tinha escolhido o meu novo smartphone…agora resta-me meter uma rom no meu actual e agurdar!! 😛

      1. Avatar de Sérgio
        Sérgio

        no caso da BQ lançar vai ser possível comprá-lo online. pelo que percebi o suporte deles é bom para Portugal. Agora bloqueado a uma rede… isso agora…

        1. Avatar de lmx
          lmx

          pois ai não sei…

          o que sabemos é que a PT faz parte das empresas de telecomunicações parceiras da Canonical…será que isso quer dizer que o meo vai te-los?
          não sei.

          mas já é bom se vierem , bloqueados ou não 😉

        2. Avatar de lmx
          lmx

          boas…

          encontrei 1 video de um meizu oficial(á porta fechada, para testes)..

          http://forum.meizu.com/viewthread.php?tid=15194&extra=page%3D1

    2. Avatar de sergio
      sergio

      Eu quero!!!!!!!

    3. Avatar de sergio
      sergio

      Eu quero!!!!!!!

  2. Avatar de dbrenha
    dbrenha

    Acho bem que comecem com a bq, já que se vende aqui mal saiam para o mercado.

    O pplware vai ter presença no MWC?

  3. Avatar de flavio
    flavio

    Era uma boa noticia a da BQ, dado que eles vendem para portugal

  4. Avatar de Ricardo Gaio
    Ricardo Gaio

    Era bem porreiro poder testar 1º numa máquina virtual. Alguém sabe alguma coisa sobre isso?

  5. Avatar de Carlos Santos

    BQ que se apronte e lance para o BQ Aquaris 5HD visto que comprei um à 3 semanas 😀

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Que tem a ver alhos com bugalhos? O BQ 5 é android… nem para o 4.3 tem update quanto mais Ubuntu… Esses telefones com SoC da MediaTek já nascem mortos para updates.

      1. Avatar de lmx
        lmx

        isso a gente não sabe 😉

        deixa ver o que a bq apresenta no MWC a partir do fim de semana 😛

        Eu entendo a resposta, visto que não existe updates de SO para esses chip’s, apesar de ja ter sido visto num Huawei P6s salvo erro com 4.4,e parece que até ja existe um update não oficial para o p6, mas não sei como se processa e se é apenas oriundo da huawei..

        Mas aqui o SO é outro(embora a base seja a mesma), tudo é possível…e a bq precisa de market share…

        vamos aguadar 😉

      2. Avatar de Mário Silva
        Mário Silva

        Tive um Aquaris 4.5 que dei à minha filha e dada a experiência com actualizações do Android da Bq, é marca que deixou de figurar na minha agenda. Problemas atrás de problemas com actualizações via OTG, só com hard reset mas as novas actualizações com bugs (conforme queixas no fórum deles)… É que nem toda a gente sabe ou quer entrar pela via do hard reset e dar cabo do equipamento embora eles tenham tutoriais para isso…

        1. Avatar de Eu
          Eu

          e tiveste um BQ quando? Tirando o 1º update que tive que fazer por HardReset, todos os outros foram OTA, incluindo o que saiu antes de ontem, isto no BQ mais básico, o BQ 4.5.

  6. Avatar de blass
    blass

    ubuntu phone. daqui a pouco é arch phone ou bugdroid phone

    1. Avatar de lmx
      lmx

      não é bugdroid phone, porque não é de base android!!

      perdes-te uma grande oportunidade de estares calado!!

      De todos os SO’s no mercado actualmente o Ubuntu é o único diferenciador e que trás verdadeira liberdade aos seus utilizadores!!

      A rootfs do ubuntu for phones, é igual ao que encontras no desktop, com a extepção de ser read only, por motivos óbvios!!
      Estive a conversa no irc, e foi confirmado!!

      Ou seja podes opera-lo com o mesmo conforto que operas um Desktop!!
      E no que toca a apps, a coisa é ainda mais brilhante, pois podes instalar facilmente um servidor http, ou um servidor de chat, ou o software que quiseres da imensidão que existe no linux!!

      Sim é um novo mundo de possiblidades!!

      Nada da treta que existe no android, que andas meio século a procura da bd das sms e mms, uma vergonha, estragaram a experiência de utilizador por completo!!

      Adorei o meizu mx3, que grande canhão!!pena o ecran ser tão grande 5.1″ é demasiado, se tivermos em conta que o iremos ligar a uma dock, para operar num lcd, tipo desktop…mas até agora é o unico high end disponivel, pois a bq ainda não revelou hardware!!

      Por ultimo fiquei muito contente por ver uma empresa Europeia envolvida no processo, ainda por cima uma espanhola!!

      1. Avatar de blass
        blass

        ausashias vês não estou calado 😀

    2. Avatar de Rascas
      Rascas

      Já dá para correr o arch via chroot na maioria dos smartphones (desde que não sejam mto antigos), embora com algumas limitações.

  7. Avatar de cnavigator
    cnavigator

    Não me parece que o Ubuntu Phone deva ser apelidado um fracasso sem ainda ter entrado no mercado com modelos à venda, estamos a falar de um projecto open-source, não de um sistema de uma gigante tecnológica com biliões de dólares para escorrer no seu desenvolvimento, a espera é mais do que natural, além disso mais vale esperar por um produto bem finalizado e polido do que lançar à pressa uma porcaria!

    Vejo muitas potencialidades no Ubuntu Phone, sobretudo na compatibilidade com programas desktop e trará com certeza algo de diferente e genuíno em relação à concorrência.

    Aguardo por novidades do Mobile World Congress 😛

  8. Avatar de rodrigo
    rodrigo

    Que venho o ubuntu phone, para o brasil!

  9. Avatar de António
    António

    Esta versão é arm ou x86? Se for arm então deduzo que dê para instalar em outros telemóveis do mercado actual.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      deverá ser arm, mas talvez haja uma versão emulada, ou afins, eu desconheço.

      Sim a partida dará para instalar noutras maquinas desde que tenham recursos para suporte…

    2. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      Dá para ambas as archs. A canonical já têm rom para o Galaxy Nexus e Nexus 4. Alguns membros da comunidade criaram roms para outros aparelhos.

    3. Avatar de Rascas
      Rascas

      É ARM. Dar para instalar noutros smartphones dá se tiveres root, unlocked bootloader e houver drivers ARM para o chip gŕafico, wireless e camara etc. Ora aqui é que está o grande problema, os drivers, visto que estes 3 componentes, muitos dos drivers para android são fechados.
      Em pelo menos smartphones com componentos iguais aos dos destas duas marcas que apresentarem o Ubuntu deverá funcionar sem grandes problemas.

      Tb já dá para correr o Ubuntu em alguns Nexus, embora ainda sejam uma edição de testes (preview).

      Quando sairem estes smarthpones com Ubuntu e o Ubuntu para os Nexus e não for um fracasso, a comunidade irá certamente começar a desenvolver imagens para outros telemóveis para facilitar a sua instalação ao estilo das conhecidas “ROMS”.

  10. Avatar de miguel
    miguel

    Essa Bq só lança estas noticias para ser falada, nos meios da comunicação social. Eles nem os modelos que tem actualizam quanto mais lançar com ubuntu. Espanta.me é que o pplware entre no esquema.

    1. Avatar de António

      querias que a pplware falasse só de samsung e apple?

    2. Avatar de lmx
      lmx

      lê a noticia outra vez…

  11. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Eu vou comprar quando estiver disponível me Portugal , quero um smartphone que servia também de desktop .

  12. Avatar de X
    X

    Pelos vistos a Portugal Telecom está muito interessada no Ubuntu Phone pelo menos se tivermos em conta a noticia no site da Canonical.

  13. Avatar de Tiago Santos
    Tiago Santos

    sera que vai haver com dual sim 😛

    1. Avatar de lmx
      lmx

      acho que sim 😛

  14. Avatar de R o B
    R o B

    Estou farto de esperar por um produto finalizado embarcando Ubuntu, apostei desde o início no Android quando ninguém dava nada por ele, fiquei com pena do conceito do edge ficar adormecido por mais algum tempo e agora aposto que o Ubunto Phone possa corrigir alguns erros do Android.
    Espero que este traga apt-get upgrade 🙂

    1. Avatar de lmx
      lmx

      claro que trás apt-get 😉

  15. Avatar de Alexsandro
    Alexsandro

    Boa noticia…

    eu pessoalmente não tenho nada a apontar a BQ, tenho um Aquaris 5 e nunca tive problemas, se puder mais para a frente intalar o SO da canonical nele ainda melhor 😉

  16. Avatar de Tiroliro
    Tiroliro

    Adeus Samxunga. BQ vai ser o meu próximo smartphone. E se isso funcionar no meu Samsung Grand, ele vai levar uma flashada. Tou fartinho do lixo Google. Já agora, alguem me sabe dizer se o Ubunto funciona no Raspberry? A informação que encontro é contraditória.

    1. Avatar de Mário Rocha
      Mário Rocha

      Ubunto acredito que não por causa da arquitectura do processador ARM.
      Mas tens distrus compiladas para raspberry pi.

      A não ser que eles façam uma compilação do ubunto mobile para raspberri já que os telemóveis assentam na arquitectura ARM possivelmente apareça uma versão a partir daí.

      1. Avatar de lmx
        lmx

        boas…

        a canonical já não tem updates para a 9.06(a ultima para armv6)…
        podes instala-la, mas mais vale ficar com o debian oficial, porque é recente… 😉

        A canonical so tem imagens para armv7 salvo erro.

    2. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      Não, o Ubuntu só suporta o ARMv7, o SoC no Raspberry é ARMv6.

  17. Avatar de Benchmark do iPhone 5
    Benchmark do iPhone 5

    Não percebi bem a coisa. Que relação há entre a Apple ter comprado a produção para três anos do vidro safira e o fim do Ubuntu Edge ?

    P.S. A Apple não quer ecrãs safira de 4,5″, o Ubuntu Edge é que teria 4,5″. E o Ubuntu Edge ía vender assim tanto que não houvesse vidro safira suficiente ? E o gorilla glass não servia ?

    http://news.cnet.com/8301-13579_3-57619171-37/apple-snapped-up-sapphire-displays-says-canonical-founder/

  18. Avatar de Bruno
    Bruno

    Boas,

    “HOME > ANDROID > BQ E MEIZU VÃO LANÇAR SMARTPHONES COM UBUNTU EM 2014”

    Android??? Não seria Linux?

  19. Avatar de Arlindo
    Arlindo

    Isto sim era uma boa noticia. Ubuntu… andariamos com o pc para todo o lado… chegar a casa, liga-lo ao monitor, teclado e rato através de uma station dock… chegar ao trabalho e conectar o nosso pc de bolso aos perifericos, encaixa-lo no carro… é o caminho para um pc de bolso, poderoso e multi-facetado.

  20. Avatar de paulo pereira
    paulo pereira

    Para quando a saída do BQ com este sistema ? Alguém sabe ?

  21. Avatar de abiliomarques
    abiliomarques

    O mercado parece estar arrebitar. Ubuntu, marcas chinesas com grande capacidade, etc..
    Os consumidores atentos estão desejosos de novidades.
    A velha guerra Apple vs Samsung (iOS vs androide) esta cada vez menos interessante. Venham la telemóveis com Ubuntu

  22. Avatar de eu da silva
    eu da silva

    Pena ainda não se saber nada sobre o ubuntu em equipamentos BQ seria este ano e já estamos quase a chegar ao fim.