Tutorial: Como enviar alertas do Nagios via Gmail?

17 Comentários

Como administrador de sistemas, é importante ter as melhores ferramentas que nos permitam monitorizar todos os elementos que fazem parte da nossa rede informática. Uma das plataformas gratuitas mais fantástica para monitorização é o Nagios, não só por ser opensource mas também pela forma como é possível estender a monitorização aos elementos mais estranhos.

Depois de termos apresentado aqui a plataforma, e de apresentar os passos de instalação (ver aqui) hoje ensinamos como podem configurar o sistema de alertas do Nagios para envio de e-mail através do Gmail.

nagios_001

Além da possibilidade de visualizamos o estados dos vários equipamentos monitorizados, é possível configurar o Nagios para que este envie notificações via e-mail ou até mesmo SMS.

Por omissão, o sistema usa o daemon mail para enviar todas as notificações, localmente. No entanto é possível usar servidores de e-mail externos, como é o caso do gmail, para o envio de e-mails.  Hoje ensinamos com podem usar o sendEmail, um cliente de SMTP via linha de comandos, para envio dos alertas do nagios via Gmail.

Para isso devem seguir os seguintes passos:


Aqui fica um exemplo dos e-mails recebidos

gmail_04

Alguns problema que podem surgir

  • Uma vez que estamos a usar SSL, o sistema pode necessitar do pacote IO::Socket::SSL. Para instalar no CentOS basta instalar o comando yum install ‘perl(IO::Socket::SSL)’
  • Para validares se o vosso servidor tem comunicação com o servidor do gmail via porta 587, podem executar o comando telnet smtp.gmail.com 587

Esperamos que tenham gostado deste tutorial. Num próximo artigo iremos ensinar a monitorizar máquinas remotas com Windows. Estejam atentos e partilhas as vossas duvidas e sugestões. Boas monitorizações!

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de TiagoF.
    TiagoF.

    Muito bom!
    Já utilizei por algum tempo o nagios, apesar de pessoalmente gostar mais da performance e robustez do zabbix, mas o nagios é sem duvida uma excelente ferramenta de monitorização.
    Parabéns pelo artigo e parabéns a todos os colaboradores do pplware pelo bom trabalho!

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    Profissionalmente uso o Nagios há 3 anos e estou contente.

    Fico ansioso pelos próximos artigos. 🙂

  3. Avatar de Luis Santos
    Luis Santos

    No trabalho utilizamos Nagios Icinga e a verdade é que pessoalmente acho melhor que o HP-ITO, HP-OVO, etc.
    Haverá forma de fazer essa configuração mas em windowns? (maquina onde esta a supervisao nagios icinga)

  4. Avatar de Abdon
    Abdon

    Olá amigo, parabéns pelo tutorial. Tenho o nagios3 instalado, esta tudo certo, fiz o passo a passo que vc descreu acima, mas infelizmente não chega e-mail notificando a queda de host. Vc poderia me da uma ajuda?

    Desde já grato pela atenção.

  5. Avatar de Anderson Machado
    Anderson Machado

    Olá amigo,
    Efetuei a configuração indicada, mas não funcionou.
    Não consegui entender muito bem a questão onde voce cita este tracho
    “Uma vez que o gmail necessite de autenticação para envio via SNMP, é necessário que procedam à seguinte configuração. Na prática esta configuração consistem em definir o modelo do e-mail a enviar assim com o comando respectivo para o envio do mesmo. Uma vez que a configuração é complexa, não se esqueçam de fazer uma cópia do ficheiro commands.cfg.”

    Acredito que seja isto que não fez com que minha configuração funcionasse.
    Se puder me ajudar, eu agradeço.

    1. Avatar de Abdon
      Abdon

      Lembrando o GMAIL não funciona, tem com outros, yahoo, hotmail, etc.

      1. Avatar de Anderson Machado
        Anderson Machado

        E para outro exemplo como Yahoo.
        A configuração ficaria a mesma, mudando apenas conta, senha e smtp?

          1. Avatar de Ageu

            Abdon,

            Tentei usar o GMAIL e o YAHOO, e não consegui, pode me ajudar?

  6. Avatar de oliveiira
    oliveiira

    Boa noite…

    copiei o passo 5 para o meu ficheiro e da erro:

    …line 33

    alguem me pode ajudar???

    Obrigado

    1. Avatar de Ageu

      Aconteceu um erro “parecido” e era um espaço que tem entre a linha $USER7$=smtp.gmail.com:587 e a linha $USER9$=CONTA GMAIL

      Mudei de:
      $USER7$=smtp.gmail.com:587
      <-tem um espaço bem aqui
      $USER9$=CONTA GMAIL

      Para:
      $USER7$=smtp.gmail.com:587
      <-tirei o espaço
      $USER9$=CONTA GMAIL

      Mas mesmo assim ainda não consegui êxito nos procedimentos.
      Qualquer coisa to no skype ageu-guimaraes

  7. Avatar de Oliveira
    Oliveira

    boas, quando faço o comando:

    tail -f /var/log/sendEmail

    nao me aparece nada, é normal???

    mesmo assim ainda nao consigo receber nada no email…

    PS: a conta de email e a pass (no passo 5) tem de ser em letra maiuscula ou nao….????

    Obrigado

  8. Avatar de Oliveira
    Oliveira

    Boas tardes…

    Gostava de saber se alguem esta interressado em ajudar-me a configurar o meu nagios….

    Receber notificaçoes por email e o proximo passo..

    ja o tenho configurado com:

    -COM TODOS OS EQUIPAMENTOS QUE TENHO,
    -COM O SERVIÇO DE PINGS A FUNCIONAR,

    >OBJETIVOS:

    -COLOCAR EM FUNCIONAMENTO MAIS SERVIÇOS POSSIVEIS EM CADA EQUIPAMENTO….

    -RECEBER NOTIFICAÇÕES PARA O EMAIL (GMAIL ou HOTMAIL)….

    Obrigado

    alexandre-oliveir@hotmail.com

  9. Avatar de Oliveira
    Oliveira

    Boas,

    ja instalei o postfix e ja onsegui receber o email de teste deste serviço….

    mas notificaçoes do nagios ainda nao…

    alguem me poderá ajudar???

    Obrigado
    Alexandre Oliveiea

  10. Avatar de Danilo
    Danilo

    estou tentando enviar para um e-mail propio, porem testei todas as configuração com o meu gmail e nao rolou? alguma dica?

  11. Avatar de Sergio
    Sergio

    Boas tardes, gostava de saber se é possível instalar o ubunto usando apenas a gráfica da Intel. o meu portátil teve um problema no ecrã, de maneiras que agira só consigo usar a gráfica da intel, no windows consigo sem problemas…

    Obrigado.

  12. Avatar de Alexandre Oliveira
    Alexandre Oliveira

    ola pessoal, tenho nagios 4.3.4 com ligaçao ao nagiosql, nunca consegui receber email de notficaçao do mesmo.
    tenho instalado o postfix e consigo enviar email via linha de comandos…alguem me pode ajudar.?

    agradeço ajudas
    Obrigado

    define contact {
    contact_name nagiosadmin
    alias Nagios Admin
    contactgroups admins
    host_notifications_enabled 1
    service_notifications_enabled 1
    host_notification_period 24×7
    host_notification_options d,u,r,f,s,n
    service_notification_options w,u,c,r,f,s,n
    host_notification_commands notify-host-by-email,notify-se$
    service_notification_commands notify-host-by-email,notify-se$
    email aoliveira@wavecom.pt
    use generic-contact
    register 1
    }