Benfica implementa Apple iBeacon pela primeira vez em Portugal

60 Comentários

Por Bruno Rodrigues para o Pplware.com

O Sport Lisboa e Benfica apresentou há dias, pela primeira vez em Portugal, uma nova tecnologia desenvolvida pela Apple, já falada aqui no Pplware, denominada por iBeacon. Com isto, demonstram que Portugal continua a ser dos países mais desenvolvidos tecnologicamente na Europa, sendo raros os casos de implementação de esta nova tecnologia.


Esta nova tecnologia é uma resposta ao já conhecido NFC, mas que não necessita de grande proximidade por parte do utilizador para receber notificações, que podem variar desde simples promoções e ofertas, ou até mesmo outras informações, que podem ser disponibilizadas consoante a entidade que a distribui pelo espaço em questão. Utiliza o mais recente Bluetooth 4.0 LE que localiza através de vários iBeacon’s espalhados pela superfície o suposto cliente que possua um dispositivo com iOS 7, ou até mesmo com Android 4.3 ou superior.

Informação que recorra à tecnologia Bluetooth 4.0 LE

iBeacon, tem como objectivo aumentar a disponibilidade de informação para aqueles que visitem certas superfícies comerciais, cafés e como implementado já nos EUA, nos grandes estádios de futebol que possuem, como a sua recente utilização no último Super Bowl e mais testes que estão a ser feitos pelo continente americano, basta apenas que os visitantes com os mais recentes sistemas operativos móveis activem o Bluetooth.

Benfica implementa tecnologia para fornecer informações sobre Eusébio no iPhone

No caso do Benfica, a tecnologia vai ser usada por todo o estádio, onde já foi iniciada a implementação perto da zona onde se encontra a estátua de homenagem ao Eusébio, disponibilizando também uma aplicação nova, Eusébio Sempre, que conta com toda a informação sobre o antigo avançado falecido a 5 de Janeiro, que recebe informações distintas, desde a sua biografia a imagens, vídeos e comentários que podem ser escritos por qualquer um como dedicatória.

Informação relevante e sempre actualizada e em breve em todo o estádio

Com a expansão pelo Estádio da Luz, pretende-se que o projecto se alargue pela zona do complexo desportivo e comercial, como às bancadas no interior do estádio, ao museu que o clube tem no seu interior e a diversos postos de venda repartidos pelas várias zonas. Com isto, o clube pretende aumentar a relação que tem com os adeptos, mantendo-os informados sobre tudo o que se passa no seu clube quando os visitarem.

iBeacon poderá em breve fornecer informações sobre outras acções

Com o seu processo de expansão pelos Estados Unidos da América, não era de esperar que chegasse tão cedo a Portugal. Podemos ver assim o interesse que várias entidades têm para estar ao mais alto nível tecnológico e acompanharem a constante evolução do mercado, sempre com o intuito de favorecerem os consumidores, que neste caso são os milhões de adeptos/sócios que o clube possui.

Comentários

60

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Algarvio
    Algarvio

    SLB na vanguarda da tecnologia

    1. Avatar de João Almeida
      João Almeida

      Já o desenvolvimento e a aposta em títulos tem sido detida por outra equipa… 😛

      1. Avatar de R!cardo
        R!cardo

        Diz antes por várias equipas de árbitros 😉

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          Encosta tua cabecinha no meu ombro e chora…

          1. Avatar de Luís
            Luís

            Eu tinha vergonha de ter um presidente que toda a gente sabe que é corrupto. Mas os tripeiros quando convém sabem tapar os olhos.

          2. Avatar de Nelson
            Nelson

            Toda a gente que não sabe o que diz…

          3. Avatar de Vítor M.

            Menos… essa conversa não é para aqui. Vão para os jornais desportivos ou assim… que aqui não estão no lugar certo.

          4. Avatar de Rui
            Rui

            Não deixa de ser censura!

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        Que por acaso nem o relógio do computador têm certo e por isso chegam atrasados ao jogos!

        1. Avatar de lmx
          lmx

          ou ás segundas partes dos jogos, criando ansiedade e desrespeitando o adversário…

          1. Avatar de Francisco Pinto
            Francisco Pinto

            Não é por se dizer mil fezes um mentira que ela se torna verdade! 🙂

  2. Avatar de Pedro Figueiras
    Pedro Figueiras

    Este tipo de tecnologia também poderia ser implementada em edifícios históricos, museus, etc? Era bastante útil 😛

    Nada haver com o tópico:

    Eu movi umas aplicações já instaladas, para o meu cartão SD do meu smartphone com a opção disponibilizada do sistema, mas quando vou ver no cartão SD externo não aparecem, alguém pode explicar onde realmente ficam as aplicações após serem movidas? Estou confuso :S

    1. Avatar de lmx
      lmx

      não és o nuco confuso…

      até quem está habituado a linux, fica confuso com o android…deveriam ter organizado melhor a coisa…é um caos encontrar por exemplo a bd em sqlite3 das sms e sms, por exemplo…

  3. Avatar de liquidz
    liquidz

    Revejam o titulo da noticia. Está mal escrito

    1. Avatar de Dumitru
      Dumitru

      Exacto ” implmenta ” xDDD

    2. Avatar de Vítor M.

      Corrigido. Obrigado pelo reparo.

  4. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    “Com isto, demonstram que Portugal continua a ser dos países mais desenvolvidos tecnologicamente na Europa”

    Eu quero eu posso eu mando… não? Eu não concordo mas tudo bem…

  5. Avatar de oiele
    oiele

    olha olha. não está aí o vieira e os casos bpn e também o JJ que só pagou 25 mil euros do caso dos polícias? kkkkkk

    1. Avatar de João Silva
      João Silva

      Só(obviamente que para o que ele ganha, o impacto não é assustador, mas só?)? Imagina que tinha acontecido algo idêntico ao treinador do Belenenses(é apenas um exemplo), achas que 25 mil euros é pouco!? Como é que ele se ia governar? Falar de barriga cheia é fácil.

  6. Avatar de Benchmark do iPhine 5
    Benchmark do iPhine 5

    Nos EUA está a ser usado nos estádios de futebol americano. Agora começou nos de baseball. Está com um crescimento rápido. Mais tarde ou mais cedo o Android terá iBeacons (ou vai acontecer mesmo que o NFC que não chegou ao iOS ?)

    http://www.idownloadblog.com/2014/02/14/beacons-ready-to-go-in-la-sd/

  7. Avatar de Glorigozo
    Glorigozo

    Não sabia que o clube do garrafão estava na vanguarda da informática.
    Aqui em Londres ficámos espantados!!

  8. Avatar de Tavares
    Tavares

    É extraordinário como um artigo acerca da implementação de uma nova tecnologia…faz vir ao de cima a parte mais irracional de algumas pessoas. Parabéns ao Benfica por,mais uma vez,partir na frente…os invejosos,como é habitual, que nos sigam.Os cães ladram…mas a caravana segue!!

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Mesmo!

      Parabéns ao Benfica pela app (ps: FCP campeões)

      E já agora, pela habilidade de colocar malware na App Store eheheh (a brincar)

  9. Avatar de Duarte
    Duarte

    A inveja sempre foi a arma daqueles que na vida só triunfam através da mentira e da calúnia…

  10. Avatar de Targa
    Targa

    Para Android

    https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.iservices.eusebio&hl=pt-PT

    Este “Glorioso” é imparável.

    Obs.; está para breve uma estação de Rádio

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      O suporte para a tecnologia não é o mesmo, dado que o Android não tem implementadas as APIs iBeacon no sistema, só do Bluetooth!
      Terá que ser a própria pessoa a abrir a aplicação manualmente para poder receber as notificações, isto se a aplicação no Android usar uma das bibliotecas para esta tecnologia no Android!

      1. Avatar de Benchmark do iPhine 5
        Benchmark do iPhine 5

        A questão das APIs para Android resolve-se, se a Google e a Apple quiserem. Essas APIs são software “proprietário” ? São, mas há mais APIs que também são.

        Provavelmente o que vai acontecer é haver iBeacons e GBeacons. É pena.

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Por acaso, não.

          iBeacons são uma “engenhoca” montada sobre transmissores “burros” de proximidade BT 4.0 Low Energy. Estes transmissores apenas transmitem um número identificador, e é tudo.

          Aquilo que a Apple tem montado, e a Google não tem, é que uma coisa muito simples: captar os números identificadores, e depois transmitir á aplicação instalada correspondente a esse número.

          A única maneira que tem, é simplesmente terem as aplicações sempre a correr e a mamar RAM, e verificarem todas, indecentemente, pelos tais “beacons”.

          A ver, se a Google vai implementar isso no Android de forma centralizada e organizada, ou não… além disso, neste momento, só o Android 4.3 e 4.4 têm suporte para Bluetooth 4.0 Low Energy. Ou seja, tirando os dispositivos que não suportam, estamos a falar de menos de 10,7%. E em iPhone, estamos a falar de 4S para a frente.

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ Nelson
            O iBeacon é proprietário! É construído sobre standards do Bluetooth LE, mas a maioria dos seus serviços são proprietários. ex: a localização por triangulação, notificações…
            Mas dado que estão sobre standards, não será difícil desenvolver serviços alternativos para a mesma função… a diferente implementação pode, no entanto, dar resultados diferentes!

          2. Avatar de Benchmark do iPhine 5
            Benchmark do iPhine 5

            A API iBeacons da Apple serve para mais coisas, embora se venha a falar sobretudo de localização sem recurso ao GPS ou Wi-Fi (recorre ao BLE, que também já existe nos equipamentos e no Android mais recentes).

            No que se refere ao uso para localização a Google não implementa se não quiser (nos equipamentos com BLE). Mas há mais coisas, como seja, substituir o NFC.

            O provável é que a Google venha a criar uma API sua (chamei-lhe GBeacons) e a compatibilidade com a iBeacons seja reduzida. Ou seja, sou comerciante, o que eu quero é que o meu sistema BLE – para localização, pagamentos, etc, – seja como o Wi-Fi, dê para qualquer temóvel (com BLE). Para iBeacons é para GBeacons (supondo que o Android usa Beacons para umas coisas e NFC para outras) vai dar confusão.

          3. Avatar de Benchmark do iPhine 5
            Benchmark do iPhine 5

            Por que é que quando se fala na API iBeacons não se deve pensar só em localização sem GPS (embora parte do que se diz neste artigo ainda não exista, não me admirava nada que estivesse em desenvolvimento):

            http://www.knowyourmobile.com/apple/apple-iphone-5s/21276/ibeacon-apples-nfc-alternative-explained

          4. Avatar de Nelson
            Nelson

            @Nunos, foi o que eu disse.

            Eles podem fazer o mesmo que se faz no caso da Apple, com os mesmos beacons, mas é com os developers arranjarem-se.

            Daí a ser proprietário, é diferente, só se a Apple utilizasse um protocolo proprietário, que não é o caso.

            Notificações nunca vêm dos beacons, vêm das Apps.

          5. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ Nelson
            não sei porque teimas com isso! Tens imensos exemplos de coisas baseadas em standards que são proprietárias. O Airplay, por exemplo, é baseado em diversos standards e é proprietário!
            Se pegares nos SDKs para Android compatíveis com o iBeacon, vês que documentam várias diferenças na forma como se processa no Android, face ao que acontece no iOS, levando a pior precisão na localização, em parte por limitações na implementação do BLE no Android, mas tb porque é impossível duplicar o protocolo de localização implementado no iOS – a Apple não o divulga!

            Tens a tecnologia de beacons da Qualcomm (Gimbal) que é incompatível com o iBeacon da Apple, mas possibilita criar aplicações para iPhone com iOS 6 ou superior que usem o seu SDK e não o da Apple. Um dos modelos da Qualcomm possibilita que seja usado com o iBeacon, mas só se forem alteradas as definições do seu firmware, deixando de usar o SDK completo da Qualcomm! E como a Qualcomm, há outras companhias a venderem beacons com tecnologia própria, à partida incompatível com o iBeacon!

            Se consegues compatibilidade no Android não é só porque usa BLE, mas tb porque algumas empresas criaram SDKs para Android baseados na documentação da Apple.

        2. Avatar de Nunes
          Nunes

          Sim, é bem possível que isso venha a acontecer, embora creio que para quem faz as aplicações não seja uma grande preocupação, pois se na prática fizer basicamente o mesmo…!
          O problema pode vir é das pequenas diferenças na forma de cálculo da localização, em certas localizações; ou então se no futuro divergirem nas funcionalidades permitidas!

        3. Avatar de Nelson
          Nelson

          Pá,no que é que o AirPlay, que é 100% proprietário tem a ver com o ibeacon?

          Lá estás tu a falar de cor… Vê como é que é feita a tecnologia, e depois fala, que já vi que pensas que sabes de cor…

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            Claro que o Airplay é 100% proprietário, não usa WiFi, nem o UDP e RTSP, nem os conteúdos usam standards como codecs! nem ponta de standards no Airplay!

            “Vê como é que é feita a tecnologia…”
            Meu caro, há outros protocolos que usam a mesma tecnologia mas são incompatíveis com aplicações feitas com iBeacon, e vice-versa, por ex: Gimbal e GeLo!
            Por isso, documenta-te!

  11. Avatar de João Reis
    João Reis

    Seria interessante vir anular o NFC, parece me mais completa esta tech.
    Curiosamente tanto tempo a fazerem argumento do NFC ser útil ao equipamento e vem a Apple e manda outra que faz esquecer a que tanto achavam importante.

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      Não tenho dúvidas que dentro de 1 ano esta tecnologia terá impacto em mais pessoas que o NFC.

  12. Avatar de Zefra
    Zefra

    Tão isto não é um site de tecnologia? Então porque anda o pessoal a comentar bola. Eu gosto de bola, e muito, mas para isso há as revistas cor de rosa e uns que até a algum tempo só tratavam desporto (agora incluem outras porcarias mas enfim).
    Pessoal do pplware não deixem que isto se torne numa lambisgoiada

  13. Avatar de Gaius Baltar
    Gaius Baltar

    Não tenho conhecimentos técnicos e falo apenas utilizando o bom senso, mas parece-me mais simples utilizar uma tecnologia já estabelecida e praticamente universal em dispostos móveis (o Bluetooth) que outra ainda iniciante nesse tipo de dispositivos. Será que mais uma vez será a Apple a mover o mercado?

    1. Avatar de lmx
      lmx

      o nfc está no mercado ha muitos anos também…o problema é que cá em Portugal…somos um Pais pouco desenvolvido tecnologicamente…

      Se imaginares que ha uma decada atrás não conseguias ir ás finanças, ou a segurança social através da net, entre outros serviços, ou todos…este país era uma miséria total…

      O nfc ja é ha muito utilizado por exemplo na china(entre outros), onde com o telemóvel fazes compras, de quase todos os tipos…

      Agora para este tipo de coisas o nfc, não me parece tão bom, porque precisa de uma proximidade muito grande e o ibeacon não, tornando-se melhor para este tipo de casos…

      Por outro lado parece que o Bluetooth 4.0 LE está mais difundido que o nfc que vem apenas em equipamentos de topo :S

      Ele advém da Nokia indirectamente(criado inicialmente pela ericsson), mas uma empresa que trabalhou fortemente na criação do standard BL4.0 LE é a nordic semiconductors

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Há uma década atrás, já se conseguia. 😛

        Muitos países é que ainda estavam, e ainda estão atrás de nós…

        1. Avatar de lmx
          lmx

          hum…

          acho que não…a unica coisa que ja dava para meter era o irs…e era uma loucura na altura…

          Mas de resto as finanças, não faziam nada de jeito, nem finanças, nem segsocial, nem policias(centralização de info), nem hospitais,nem nada…

          Não te esqueças que essa foi a grande obra do Sócrates :D, ha esqueci-me dos magalhães,cartão do cidadão, etc…e ele só entrou no governo em 2005 salvo erro(posso estar a falhar nas datas, mas acho que estão mais ou menos correctas…).
          E claro muito dinheirinho foi gasto 🙁 , mas mais cedo ou mais tarde tinha que ser …ja estávamos com pelo menos meia década de atraso em relação aos outros mais pobres europeus(não a Espanha não entrou nesta comparação…porque nessa altura a Espanha era a 8 potencia mundial…anos luz a nossa frente…agora desceu a 9…mesmo assim a anos luz de nós…mas um lugar mais perto 😀 ) :S

          Há países piores que o nosso sem sombra de duvida…mas em Africa!! :S

          Um pais de África não precisa de tecnologia, quando compete com paises a volta que são rudimentares tal como eles…

          O problema é que Portugal está na Europa :S
          Esse é que é o problema 😀

      2. Avatar de Gaius Baltar
        Gaius Baltar

        Falei que o NFC não está há muito tempo em dispositivos móveis, ao contrário do bluetooth.

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          Essa assunção não é propriamente correcta pois o que é relevante neste assunto é a última versão do Bluetooth que possibilita esta tecnologia, por isso se fosse só uma questão de tempo seria o NFC!
          De qualquer das maneiras, é bem provável que neste momento haja mais telemóveis com BLE do que com NFC. O NFC mesmo com mais tempo não convenceu muita gente, e agora parece ser mais difícil que o venha a fazer!

          1. Avatar de lmx
            lmx

            pois…

            eu para operações bancarias,pagamentos,preferia nfc.

            E para o resto que requer algum alcance, ficaria o Bluetooth, mas é verdade que o Bluetooth está a ganhar terreno, até porque a implementação de nfc em dispositivos moveis, ainda é pouca…

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ lmx
            Com BLE tb consegues o mesmo comportamento do NFC, para quem fizer questão de acção por contacto.
            Nos pagamentos é uma questão de tempo até o NFC se tornar uma recordação, ainda mais quando a maioria das pessoas tb não vê grande vantagem no seu uso face ao que já se faz!

          3. Avatar de lmx
            lmx

            boas nunes…

            sim parece que é verdade, mas eu acho o nfc mais seguro, visto que apenas funciona na proximidade, enquanto que no Bluetooth podes estar a metros do local do pagamento e senifares pacotes por exemplo…

            Pelo facto do alcance, penso que o nfc é mais seguro, para estas coisas.

          4. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ lmx
            já tivemos esta discussão! Distância não dá segurança contra snifar dados, especialmente quando há a possibilidade de retorno! A verdadeira segurança vem do protocolo de autenticação, da encriptação de dados, e do modelo de pagamento, que são exponencialmente mais difíceis de contornar.
            Só como exemplo de como se pode inovar nesta área e alterar as políticas de segurança, imagina que em vez de ser a loja a processar o pagamento, é o teu aparelho que faz isso na aplicação da loja, por outra via!

  14. Avatar de MC
    MC

    Não percebo a excitação por esta tecnologia. Ainda não repararam que isto é tipo uma espécie de pop-ups transportado para os telemóveis + vida real? Prevejo muito abuso…

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      No iPhone dificilmente haverá abuso, dado que é necessário ter instalada a aplicação correspondente para que possa ocorrer o que quer seja. A pessoa terá que dar autorização a essa aplicação para usar estes serviços, e poderá sempre desautorizar.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        para além disso, o mais interessante desta tecnologia não é a publicidade em lojas, mas o grande potencial para micro-localização e automatização numa grande variedade de ambientes

      2. Avatar de MC
        MC

        Não percebeste de onde vem o abuso. Eu sei que tens de autorizar a instalação. O problema é que aquilo permite mandar mensagens. Se permite mandar mensagens, vai ser uma forma de difundir publicidade.

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          ?? mensagens?? O que está implementado é que as aplicações possam receber notificações quando estiver dentro do raio de acção de beacons específicos. A pessoa pode ver ou ignorar essas notificações, ou então se achar que é incómoda pode simplesmente impedir que essa aplicação receba notificações! Dado que a pessoa tem poder completo sobre o que se passa no telemóvel, dificilmente haverá abuso!

      3. Avatar de MC
        MC

        Não estás a perceber. Obviamente que tens de aceitar a instalação. O abuso vem de poder mandar qualquer mensagem de texto. Vai acabar por ser usado para mandar publicidade também. É desse abuso que falo.

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Não há abuso, porque só depois de instalada a App.

      Além disso, podes ir á central de notificações, e desligar os pop-ups.

      1. Avatar de MC
        MC

        Acho bem que dê para desligar os popups. Atenção que não falei no abuso de forçar instalaçao. Eu sei que isso nao funciona assim. O abuso viria sob forma de mandar mensagens como se fosse publicidade que é o que vai acabar por acontecer.

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          “O abuso viria sob forma de mandar mensagens como se fosse publicidade que é o que vai acabar por acontecer”

          O objectivo destas notificações em aplicações de lojas é a publicidade, quer por mostrar promoções, quer por mostrar informações de produtos na área, por isso não tem lógica dizer que vai haver abuso por ser usado para publicidade, quando o objectivo das notificações é esse mesmo, para esse ambiente! Abuso seria inundar com notificações sem autorização da pessoa, mas como a pessoa pode parar com as notificações, tal comportamento acaba por ser contraproducente e até pode afugentar os clientes!

        2. Avatar de Nelson
          Nelson

          Ele não te força a instalar a app, tu instalas a app, se quiseres, e se tiveres a app instalada, ele mostra-te os pop-ups (que podes desautorizar)…

          Os pop-ups são da app, não do transmissor, o transmissor, só diz “eu existo”, o teu telemóvel é que mostra os pop-ups, reage aos sinais dos beacons,