energyProf 2.0 – Se é professor tem de ter esta app no iPad

64 Comentários

Que o iPad é uma ferramenta de trabalho excepcional, bom isso já sabíamos, mas a cada dia que passa este dispositivo encontra novos e melhores segmentos de utilização. Um caso que apresentamos há uns meses foi o segmento ensino, onde demos a conhecer uma fantástica aplicação para os professores controlarem por completo o mais elementar motivo da sua função… os alunos.

energyProf é uma aplicação que permite gerir um vasto leque de informação referente a cada aluno, desde as presenças, trabalhos apresentados, desempenho na sala de aula, notas de avaliação e informações pessoais de identificação.


energyProf é uma excelente aplicação para os docentes organizarem facilmente toda a informação relativa às suas turmas, disciplinas e alunos. Com ela o professor pode registar os sumários das suas actividades lectivas, assiduidade e avaliações do desempenho académico dos seus alunos. Com as opções disponibilizadas na app, produzir e exportar relatórios em formato PDF de elevada qualidade é muito simples.

anterior próxima

 
José Carlos Dias, responsável pelo desenvolvimento da app, refere que há uma preocupação subjacente no desenvolvimento desta app, o acompanhamento contínuo dos processo de aula têm de poder figurar nesta aplicação para que se torne no único auxilio do docente, facilitando de sobremaneira a avaliação de cada aluno em cada momento escolar.

Isto liberta o docente de muitas outras logísticas pois tudo está devidamente concentrado e com possibilidade de integração noutros serviços, via exportação de dados existente, aumentando a utilidade da ferramenta.

O que há de novo na versão 2.0:

  • nova interface, novo ícone e suporte ao iOS 7 (compatibilidade com iOS 6+)
  • possibilidade de configurar o valor por defeito da duração das aulas
  • criar um novo ano lectivo mantendo as turmas de um ano anterior (para não ter de voltar a inserir turmas, disciplinas, alunos, fotos…)
  • auto preenchimento, nos formulários de inserção, de acordo com as opções seleccionadas (por exemplo, se estivermos a visualizar os sumários do 12ºF – TIC , ao criar um novo sumário, automaticamente assume que queremos criar um novo sumário nessa turma/disciplina)

Oferece também duas funcionalidades com compras integradas:

  • grelhas de avaliação: onde já não temos a limitação de escalas de 0 a 100% (podemos ter uma escala de 0-200 por exemplo, ideal para o ensino secundário), podemos ter vários domínios de avaliação com diferentes pesos e ainda com a possibilidade de criar uma grelha apenas com as notas finais.
  • impressão de todos os sumários: onde é possível imprimir todos os sumários num único documento PDF.

Passatempo:

Temos 10 promocodes para oferecer. Para se habilitar deixe, nos comentários deste post, o link de outra ferramenta escolar (uma app) que tenhamos falado.

As 10 primeiras respostas acertadas ganham um promocode, para usufruírem da app gratuitamente

Licença: Pago (Preço = 1,79 €)
Sistemas Operativos: iOS 7.0+
Download: energyProf 2.0 [13MB]
Homepage: energyProf

Comentários

64

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Diogo
    Diogo

    Alguém conhece uma aplicação deste tipo para androide??

    1. Avatar de Teresa Marcelino
      Teresa Marcelino

      Boa noite!
      Existe uma aplicação parecida para Android. Comecei a trabalhar com ela este ano. Não é muito intuitiva de inicio, mas existem vídeos no YouTube que auxiliam.
      Pode encontrar a versão demo em https://play.google.com/store/apps/details?id=com.apps.ips.TeacherAideDemo2

      😉

      1. Avatar de Diogo
  2. Avatar de Manuel
    Manuel

    Agora só falta descobrir como é que os professores vão arranjar €€€ para comprar os Ipad’s…

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Caro Manuel se os professores não têm dinheiro para comprar os Ipad’s que fará um trabalhador comum que tem o salário mínimo…

      1. Avatar de Manuel
        Manuel

        Esses sobrevivem à tona da água.

        Até quando???

      2. Avatar de pixar
        pixar

        Depende dos professores.
        Um professor em meio/fim de carreira é verdade que ganha bem (para os padrões portugueses).
        Um professor em início de carreira pode ganhar (se tiver a sorte de ter horário completo) 800€. Parece muito? Até nem seria mau se fosse perto de casa! Tendo em conta que muitas vezes têm de se deslocar 200km de casa, isso significa que têm de arrendar casa e pagar deslocações.
        No final do mês não sobra nada. Conheço vários casos nessa situação.
        Já para não falar que estão proibidos de fazer planos de família…

        1. Avatar de xbuzzy
          xbuzzy

          e os outros como fazem? tem trabalho perto da casa dos papas? n se tem que deslocar ou arrendar casa?

          1. Avatar de pixar
            pixar

            Calma, o que estou a falar é que muitos profs fizeram planos de casar, comprar/arrendar casa para a família. Até aqui normal, certo?
            Depois, porque o emprego pode ser emqualquer lugar do país, têm de arrendar outra casa para aquele ano. No seguinte, logo se vê…
            Esta estupidez não acontece na maioria das outras profissões. E quando acontece é porque o ordenado vale bem a pena.
            Percebes a diferença?

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      75% dos possuidores de apple são funcionários publicos em PT

      1. Avatar de Valter José da Encarnação Miguel
        Valter José da Encarnação Miguel

        Mostre-me onde foi buscar esses dados. Parece-me um número muito redondo. Já agora, 100% dos possuidores de ferrari topos de gama em Portugal são trabalhadores do privado.

        1. Avatar de antonio
          antonio

          Onde foi buscar essa informação? Conheço um psquitra que trabalha para o estado no hospital e por contra propria que tem um ferrari

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            Lá está… Se trabalha por conta própria, é privado… Porque de certeza que daí é que vem o necessário para o Ferrari… Do público ganha suficiente para a gasolina e a revisão 🙂

          2. Avatar de Valter José da Encarnação Miguel
            Valter José da Encarnação Miguel

            Como o senhor diz, o psiquiatra que refere trabalha por conta própria, como tal é um privado. E baseia os seus 75% num exemplo que nem sequer serve como exemplo do que afirma?

    3. Avatar de Paulo
      Paulo

      Vai sair uma norma ou um decreto a obrigar os prof’s a comprarem um Ipad.
      É isso e vai-se mandar para o lixo as centenas de milhares de €€ que as escolas gastaram a instalar os programas e/ou plataformas de Gestão Escolar. Este país é assim, não tem dinheiro, mas idiotas não faltam.

  3. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    E para Android? Existe algo semelhante? Já pesquisei bastante e apenas encontrei uma parecida (mas que na minha opinião fica alguns furos abaixo desta)- Teacher’s Aide (professor assistente).
    Alguém sabe de outra semelhante a esta para Android?

    1. Avatar de Teresa Marcelino
      Teresa Marcelino

      Boa noite!

      Pelo que li a aplicação Teacher Aida Pro faz exactamente o mesmo. Concordo que não é tão intuitiva, mas ao fim de inserir os dados torna-se simples e prática.
      Existem vídeos no YouTube que auxiliam na utilização.

  4. Avatar de Filipe Galego
    Filipe Galego

    É uma pena não estar disponível para Android. Eu sou professor e pagava até mais que esse valor para uma app boa deste género. Para Android há mas estrangeiras que não se adaptam bem para o nosso sistema de ensino (pelo menos as que testei).
    Pessoalmente fiz tudo que se faz na app usando o OneNote da Microsoft que funciona muito bem em Android e é gratuito.

  5. Avatar de Valter José da Encarnação Miguel
    Valter José da Encarnação Miguel

    Se é professor o mais certo é que não tenha iPad e está desempregado e ainda assim a sociedade pensa que ele ganha muito e é um privilegiado. Se ele tiver um tablet dos chineses antigo com android ou um SO chinês que ninguém conhece já é uma sorte.
    Este software só se safa se for direccionado para países onde os professores são respeitados, cá em Portugal não rende.

    1. Avatar de pixar
      pixar

      Como disse acima, depende dos professores.
      Fui professor durante 15 anos e posso dizer que, para os padrões portugueses, ganhei bem. Isto na época que era possível fazer horas extraordinárias no ensino privado. Quando isso acabou passei a ganhar menos, que sendo perto de casa, não era mau de todo.
      No entanto, fartei-me do ensino (nem tanto do ordenado) e preferi trabalhar por conta própria. Mas também disse a cima que os profs contratados são muitas escravizados e ridicularizados pelo MEC.

  6. Avatar de Paulo Guerreiro
    Paulo Guerreiro

    MY HOMEWORK

  7. Avatar de zelig
    zelig

    Os profs já têm programas próprios da escola para fazer isto tudo e mais,
    não têm tempo para andar a duplicar informação.

    1. Avatar de Armando Oliveira
      Armando Oliveira

      Completamente de acordo zelig.

    2. Avatar de Ruben
      Ruben

      Pois, mas esses programas apenas estão disponíveis na escola, o que se torna limitativo.

      1. Avatar de pixar
        pixar

        Nem sempre.
        Eu tinha acesso de casa. Para mim estes programas de nada serviriam.

  8. Avatar de antonio
    antonio

    Não vejo grande utilidade, mas tb não sou professor. Penso que com o excel resolve o problema

  9. Avatar de Mendley

    Há uma aplicação com potencial, com um grafismo discutível, mas com algumas ferramentas interessantes, como a planta da sala. Para coisas mais específicas não é muito flexível,
    http://www.teacherkit.net/

  10. Avatar de Luis Rosa
    Luis Rosa

    iStudiez Pro – Agenda electrónica escolar

  11. Avatar de Luis Diogo
    Luis Diogo

    Descobri esta, para as minhas 6 turmas de diversos ciclos fazia-me falta EnergyProf2.0

  12. Avatar de Luis Diogo
    Luis Diogo

    Descobri esta embaixo mencionada, pois para as minhas 6 turmas de diversos ciclos fazia-me falta EnergyProf2.0

    http://canteparaoseubebe.com/AprendeComOEdu/?cat=3

  13. Avatar de João Marques
    João Marques

    Um dos grandes problemas do nosso país é sem dúvida a mentalidade das pessoas! A mim, enquanto português, entristece-me um pouco ler determinados comentários, uma vez que alguém dedicou o seu tempo a desenvolver uma aplicação, sem sombra de dúvida excelente, e muito útil para mim enquanto professor. Certamente há muitos professores desempregados, outros cada vez menos satisfeitos com as reduções salariais, porém eu encaro este espaço como um lugar onde se deveria apoiar e contribuir com novas ideias, não um espaço para se lamentarem e obstruir quem realmente faz algo a pensar nos outros. Espero sinceramente que os criadores de energyProf tenham muito sucesso e um grande bem haja à equipa editorial do pplware que diariamente nos trás informação de qualidade.

    1. Avatar de Paulo Guerreiro
      Paulo Guerreiro

      Like!!

      1. Avatar de JMota
        JMota

        Concordo! É pena os autores não criarem uma versão para Android. Eu comprava, apesar de usar o TeacherAidPro2 que me parece mais limitada.

    2. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Ia escrever um comentário similar, mas aproveito o teu excelente comentário para o subscrever.
      Note-se, no entanto, que com certeza muitos comentários não serão de professores desempregados, mas daqueles portuguesinhos que gostam de deitar tudo abaixo.

      Parece uma ótima app que servirá como complemento para os sistemas informatizados das escolas. Enquanto que a app da escola servirá para alimentar o sistema administrativo desta, esta app servirá para gestão do próprio professor. Com certeza, poderá exportar os dados para depois os incorporar uma mais fácil inserção no sistema oficial.
      As escolas, por vezes, tem mais que um sistema de informação completamente independentes, sem qualquer interação entre eles. Por vezes as escolas migram para um novo sistema, porque tem determinados módulos mais interessantes, ou mais baratos. No entanto, o sistema antigo possui modulos para outras áreas já amplamente alimentados. As escolas acabam por ter 2 ou mais sistemas a funcionar em paralelo. Nuns utilizam para determinadas funcionalidades e nos outros para outras. O problema é que não se pode cruzar dados. Põe-se dois problemas o esforço financeiro para a convergencia para um módulo e o próprio trabalho monstruoso.
      Não sou professor, apenas membro do conselho de geral de um agrupamento.

  14. Avatar de Vítor M.

    Hmmmm está bom sim senhor… uns com boa opinião e participação e outros com… coiso!

    Mas preciso de mais promocodes…. ora vamos lá ver quem ganhou.

    1. Avatar de Paulo Guerreiro
      Paulo Guerreiro

      Quem ganhou afinal?

  15. Avatar de MarcoZef
    MarcoZef

    Uma App que uso como apoio às aulas, para gestão do comportamento, é o classdojo.
    http://www.classdojo.com/pt-PT

  16. Avatar de José
    José

    Para quê gastar dinheiro com estas aplicações? No Excel com os campos necessários em colunas e fazendo uma integração com o Access indo buscar os dados ao excel consegue-se fazer tudo o que o professor necessita e até coisas completamente espetaculares, além de que a folha do excel com os dados originais pode ligar-se a outras que realizam os diferentes cálculos necessários com toda a facilidade.

    1. Avatar de Vítor M.

      Nada a ver! A qualidade do que está aqui em causa não consegues fazer no Excel e ter uma usabilidade no iPad como está ali presente. Depois o conceito, a organização não justifica o enorme trabalho que será necessário para fazer isto tudo no Excel. Nada a ver 😉

      1. Avatar de José
        José

        Com o excel/access consegue-se fazer tudo mas mesmo tudo o que é necessário para o ambiente escolar com uma vantagem enorme que é a flexibilidade que uma aplicação destas não tem. Já analisei centenas de aplicações, especialmente estrangeiras e nenhuma, mas mesmo nenhuma conseguiu ultrapassar a facilidade com que por exemplo se gera um relatório no access do modo que queremos, com os dados que queremos à velocidade que queremos e em diferentes formatos.

        1. Avatar de Vítor M.

          Sim é verdade, mas não consegues a optimização para um tablet, como essa app mostra. Embora muito poderoso, o excel está muito limitado nos tablets, o espaço de trabalho não é de todo optimizado. Essa app traz isso, a facilidade e a organização.

          Access no iPad?

  17. Avatar de Lobo
    Lobo

    Alguém conhece algum sotware para pç semelhante ao Energypro?

  18. Avatar de FiMorais
    FiMorais

    Será que me podem dizer o que aconteceu a esta app??? Sabem dizer-me o nome do programador para eu poder contactá-lo?