Firefox – New Tab JumpStart 0.5a3.4

27 Comentários

Não sei se já reparou, mas no Google Chrome e mesmo no Opera 10, o utilizador nunca obtém uma página em branco quando solicita a abertura de um novo separador.

O Google Chrome apresenta uma grelha de miniaturas dos sites mais visitados e mostra ainda uma pesquisa e uma lista de sites recentemente fechados. Esta forma de maximizar os recursos do browser, além de poupar tempo, permite ao utilizador acessos mais rápidos aos sites normalmente visitados.

No Opera existe também uma função de aproveitamento de recursos, o Speed Dial, embora ligeiramente diferente. No entanto, este recurso do Opera difere na quantidade de funções apresentadas, apresentando apenas sites favoritos e pouco mais.

Para o Firefox actual, até ao 3.0, podemos acrescentar um add-on, o novo Tab JumpStart. Na sua essência, este add-on clona as novas funcionalidades dos separadores do Google Chrome, oferecendo também aos utilizadores do Firefox essa nova função.

Poderá então ter acesso, sempre que abre um novo separador, aos sites mais visitados, a uma caixa de pesquisa, às mais recentes entradas nos seus Favoritos e aos últimos separadores fechados.

Mas o add-on não se fica por aqui, além destas funcionalidades, pode ainda mudar um pouco a aparência da janela: por exemplo, pode aumentar o número de miniaturas de sites mostrados (de 3×3 para 10×7), o que permite um máximo de 70 miniaturas dos sites mais visitados.

Como inicialmente referi, este add-on não é totalmente compatível com o Firefox 3.5. Mesmo que force a compatibilidade haverá sempre alguns erros e problemas de visualização nos favoritos e nos separadores fechados. Julgo também que esta funcionalidade deverá ser incluída nativamente pela Mozilla ao novo Firefox, tanto pela sua utilidade como pela novidade.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/Linux
Download: New Tab JumpStart 0.5a3.4 [114.55KB]
Homepage: New Tab JumpStart

Partilhar:
Tags:

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de delaorden9.com

    beleza, mas me parece que isso foi iniciativa mesmo do Ópera… creio.
    vou testar.

    1. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      tens razao foi o Opera que começou a usar isso à uns tempos atras…bem antes do Chrome

    2. Avatar de Drakul
      Drakul

      Opera rulez.

      Cada vez gosto mais do Opera, coisas que interessam são sempre os primeiros.

      As fantasias vêm depois.

  2. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Ou então instala-se a Google Toolbar para o Firefox. 😉

    1. Avatar de Canelas
      Canelas

      lol. Faz o mm.

  3. Avatar de Tiago Sá

    Eu acho isto um bocado meh. Mas isso sou eu que uso dezenas e dezenas de tabs mas raramente abro novas. É tudo abertas com o middle click, directamente das bookmarks (que abrem em nova tab automaticamente), ou da busca rápida (que também abre em nova tab automaticamente).

    —–
    http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam

  4. Avatar de Sepas
    Sepas

    Também existe este: https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/4810

    Até com mais opções, penso eu de que

  5. Avatar de Raicuparta
    Raicuparta

    Eu uso o Google Chrome neste momento mas raramente dou uso a esta função. Já quando usava o Opera usava mais, porque como não posso abrir um favorito com um clique do meio para abrir numa nova aba, abria sempre a aba antes de abrir o favorito.

  6. Avatar de Captomente
    Captomente

    Só para dizer que é possível aumentar o número de janelas no speedial do Opera para, por ex, 25 janelas.

    http://operawatch.com/news/2008/06/how-to-add-more-speed-dials-in-opera.html

    Cumps

    1. Avatar de delaorden9.com

      boa dica…. valeu, estava procurando isto.. 😉

    2. Avatar de André T.
      André T.

      No Opera 10 beta, já tem opções nativas de personalização para o Speed Dial. 😉

  7. Avatar de Paulo Martins
    Paulo Martins

    Eu tenho o Speed Dial no Firefox que tem um funcionamento idêntico ao Opera, com a vantagem de pudermos ter o número de atalhos que quisermos ao invés dos 9, também há a opção de dividir atalhos em diferentes tabs embora nunca tenha usado isso…

    1. Avatar de Raicuparta
      Raicuparta

      Também é possível mudar o nº de atalhos no Opera.
      No Chrome penso que não é.

  8. Avatar de Eri
    Eri

    Cada vez mais próximo e parecido com o Opera!!

    Acho q isso deveria ser nativo na versão 3.5, afinal é uma coisa boa que a Opera criou para seu navegador desde versões anteriores!

    Cada plugin adicionado ao Firefox deixa-o mais lento!!!

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      «Cada vez mais próximo e parecido com o Opera!!

      (…)

      Cada plugin adicionado ao Firefox deixa-o mais lento!!!»

      Então é “cada vez mais longe do Opera”… 😉

      1. Avatar de maisnet

        De facto… Experimentem o opera e vejam…
        A versão base isenta de widgets (addons para os outros) é ja muitissimo superior a qualquer outro explorador de internet.
        Para conseguirem um firefox com as mesmas potencialidades do opera vejam quantos plugins e addons têm de instalar. Claro isso além de aumentar as vulnerabilidades do firefox, torna-o mais lento….

        ABRAM OS OLHOS!! opera

  9. Avatar de OmeuNOME
    OmeuNOME

    o Safari 4 também já tras isso 😀

  10. Avatar de Nuno
    Nuno

    Uma das razões porque não quero usar esses browsers
    TOO MUCH INFORMATION

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Usas lynx suponho?

  11. Avatar de Erich Oliveira
    Erich Oliveira

    tem também o new tab king.
    Que tem a mesma função.

  12. Avatar de AIR
    AIR

    No firefox utilizo o fast dial. No opera portable, acabei de aumentar o número de miniaturas do speed dial.

  13. Avatar de delaorden9.com

    definitivamente, após testar o dia todo este addon não gostei. Desinstalei e estou de Ópera agora. 😎

  14. Avatar de aver
    aver

    Experimentei e continuo a preferir o Speed Dial para Firefox.

  15. Avatar de Alain
    Alain

    Não sei por que mas adoro as págs em branco do FF, quando utilizo o chrome não gosto que saibam que págs acesso, prefiro descrição.É meio chato que as pessoas atrás saibam o que vc faz no seu tempo livre

  16. Avatar de Sky
    Sky

    Eu uso o sped dial no meu firefox. as vezes congela mas é só fechar o tab e abrir novo.
    http://speeddial.uworks.net/

  17. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Como sempre, todo mundo copiando o Opera! Opera Browser é o pioneiro em tudo!