Quanto tempo aguenta o seu portátil com Ubuntu?

44 Comentários

Aprenda a aumentar a autonomia da bateria do seu portátil

Apesar da evolução tecnológica, as baterias que fornecem energia aos dispositivos continuam a ser o “elo mais fraco” de todos os periféricos (talvez seja importante abrir uma excepção para a fantástica bateria do iPad).

É verdade que hoje em dia há também mais recursos (ex. Wireless,Bluetooth, etc) a consumir energia mas, mesmo assim, era interessante que as baterias de hoje garantissem mais autonomia. Não havendo bateria, podemos sempre nós optimizar o nosso sistema. Para quem usa Ubuntu ou derivados, vamos o  Laptop-mode-tools.

battery_05

Todos nós sabemos que a autonomia de uma bateria está normalmente associada à gestão que o sistema operativo/utilizador faz dela. Actualmente os sistemas operativos já possuem ferramentas para realizar essa gestão, no entanto há algumas funcionalidades extra que podemos activar.

Laptop-mode-tools é uma ferramenta que permite aumentar a autonomia da bateria do nosso equipamento com Linux. Na prática, ao instalarmos o Laptop-mode-tools podemos alterar alguns parâmetros directamente no kernel, como é o caso da funcionalidade Laptop Mode.  Para facilitar a acção do utilizador, esta última versão vem com uma versão gráfica.

Como instalar o Laptop-mode-tools?

Antes de instalar o Laptop-mode-tools, deverá remover o TLP caso o tenha instalado no sistema. A última versão do Laptop-mode-tools pode ser instalado via PPA que é gentilmente disponibilizado pelo site WebUpd8. Para  instalar basta correr os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/unstable
sudo apt-get update 
sudo apt-get install laptop-mode-tools

laptop_00
Para iniciar o modo gráfico do Laptop-mode-tools basta executar o comando

gksu lmt-config-gui

laptop_01
Dentro da interface poderá proceder a activação/desactivação de um conjunto de módulos (associados à placa gráfica, disco, USB etc) que permitirão aumentar a autonomia da bateria. E está feito…simples, rápido e, segundo os testes realizados, muito bons resultados.

Em média, qual a autonomia da bateria do vosso portátil?

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de pajocos
    pajocos

    Consigo 4h +-. Apenas com o bumblebee instalado. Vamos la experimentar isto!!

  2. Avatar de Deus
    Deus

    Muito bom já que um dos pontos fracos do Linux é a sua autonomia.
    Parabéns.

    1. Avatar de urtencio
      urtencio

      pontos fracos??!
      eu em relação ao windows consigo logo + 1h30 a 2h… com o elementaryOS….

      Vou experimentar e comparar!!

      1. Avatar de José Sousa
        José Sousa

        True…consigo quase o dobro da autonomia no ubuntu do que no windows (se bem que a minha bateria está “mais pra lá do que pra cá” visto que tem 3 anos)

      2. Avatar de Vítor Silva
        Vítor Silva

        sim, pontos fracos, a meu ver é um ponto fraco , com ubuntu ou ubuntu-based distribuições perco autonomia, o que aguentava mais tempo era com ubuntu 12.04.3 com unity-2D .

      3. Avatar de Vítor Silva
        Vítor Silva

        Sem nada instalado consigo cerca de 4h (ubuntu 13.10) com a luminosidade a baixo de metade … Com isto ainda não testei xD

      4. Avatar de D!
        D!

        No MBP o OSX aguenta muito mais que em Ubuntu, logo mais fraco ou não é relativo.. De Windows para Linux é uma melhoria, de OSX para Linux não (estamos a falar em termos de bateria)

    2. Avatar de Carlos Santos

      Ubuntu Gnome 13.10, e aguenta cerca de 5h 😀

    3. Avatar de Armando
      Armando

      As minhas baterias aguentaram sempre muito mais tempo com Windows do que com Linux. Há pessoas que dizem o contrário – NÃO ME INTERESSA. Essa é a experiência delas, e esta é a minha.
      Outra coisa, usar Windows e Linux com bateria, alternadamente, em dual boot, deixa a bateria completamente descalibrada ao fim de poucas utilizações.

  3. Avatar de zurc
    zurc

    Gostei do software e tentei instalar mas deu erro: Talves seja por causa do kernel k atualizei?

    Setting up laptop-mode-tools (1.64-1~webupd8~raring2) …
    Error for wireless request “Set Power Management” (8B2C) :
    SET failed on device wlan0 ; Invalid argument.
    Failed.
    * Laptop mode
    enabled, not active
    SETTING OF KERNEL PARAMETER FAILED: echo ondemand \> /sys/devices/system/cpu/cpu0/cpufreq/scaling_governor
    SETTING OF KERNEL PARAMETER FAILED: echo ondemand \> /sys/devices/system/cpu/cpu1/cpufreq/scaling_governor
    Setting up sdparm (1.07-1) …
    Processing triggers for ureadahead …

  4. Avatar de Antartico
    Antartico

    Boas, alguém sabe como meter o ubuntu a funcionar correctamente com duas gráficas? (intel hd4000 + ati hd6550), algumas ferramentas dizem que tenho uma ati hd5650 outras dizem ati hd6550… já tentei varias vezes e nunca consegui, é que só me falta isso para passar a ter o meu laptop com o ubuntu e largar o windows. é que sem ter isto a funcionar, não consigo ligar o pc a monitores e/ou projectores, para lém de que aquece muito e faz muito barulho, e na bios não consigo forçar a utilização só de uma das gráficas :\

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas…

      não pesquisei…de certeza que existem mais que uma solução…

      Um desenrasque é desactivar uma das graficas…

      http://www.noobslab.com/2013/10/enable-laptop-mode-and-other-tweaks-to.html

      secção Dual GPU Tweak:
      usando esse programa em java…nunca tive maquinas com 2 graficas…talvez a proxima…

      1. Avatar de tijoalca
        tijoalca

        Boas! se tiveres o ubuntu 13.10 basta instalares os softwares de proprietário. Podes usar o seguinte comando:

        sudo apt-get install fglrx fglrx-pxpress

        depois é só fazeres reiniciar o pc. Podes escolher qual das gráficas queres que fique a funcionar no amd catalyst control center.

        Caso tenhas uma distribuição mais antiga, o melhor tutorial que conheço é este

        http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1930450&page=82

        este é para o ubuntu 13.04 mas na primeira página da conversa do forum tens o procedimento para o 12.04 e 12.10.

        Espero que ajude!

        Abraço

  5. Avatar de Ricardo Almeida
    Ricardo Almeida

    Existe alguma alternativa ou software semelhante para quem usa Windows?

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Sim, Macbook Air 😉

      7 a 9 horas de trabalho diário sem ligar o transformador.

      1. Avatar de Rudi
        Rudi

        Concordo com o Rui especialmente se usas ferramentas da Adobe.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Pergunta idiota… O que é que a Adobe tem a ver com o Mac Air e a autonomia de trabalho?

          1. Avatar de leor
            leor

            Nada, foi só um exemplo dado mas ter algo para usar After Effects, Premiere, Photoshop e qualque outro da marca o Mac é melhor do que o Windows devido à autonomia maximizada e maior estabilidade do sistema 🙂

  6. Avatar de Luís
    Luís

    umas impressionantes 3:20 horas com o Ubuntu 13.10

  7. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Eu devo ser a única pessoa neste país que nunca conseguiu mais autonomia em Linux. No Windows consigo sempre bastante mais tempo, vá-se lá saber porquê. Até com o Bublebee instalado e o wifi/bluetooth desligado, Ubuntu tem menos autonomia que no Windows. Enfim…

    1. Avatar de NT
      NT

      Também dá para responder ao Antartico.

      Esse é o problema de comprar um computador com o ‘autocolante’ do Windows.
      É por isso que gostava de meter as mãos num system76 ou similar. 🙂 Infelizmente não temos isso nas lojas 🙁

    2. Avatar de Carlos André
      Carlos André

      Já somos 2 e no windows consigo temperaturas mais baixas já no ubuntu aquece nas horas.

      1. Avatar de flavio
        flavio

        isso acontece porque não tens os drivers correctos, porque as temperaturas deviam ser semelhantes

        1. Avatar de Paulo Jorge
          Paulo Jorge

          Já eu é o mesmo no Mint 16 as temperaturas vão aos 70 full load e rondam os 55 em ambiente desktop, coisa que no windows estavam sempre mais baixas conseguia mesmo em modo eco temp de 40. Existe algum modo eco que possa por no Mint? Uso um Toshiba NB-520 1.5Ghz com 2Gb DDR

        2. Avatar de tipsy
          tipsy

          quem tem gráficas da AMD não consegue tal feito a não ser que desactive a gráfica

      2. Avatar de Emannxx
        Emannxx

        Eu temperaturas não chego a notar grande diferença, agora nunca consegui mais autonomia. Já tive várias distros diferentes, diferentes configurações, drivers, tudo. Não consigo bater a autonomia do Windows.

        A meu ver a comunidade do Linux/Ubuntu etc. devia de dar um pouco mais de foque no desenvolvimento do controlo de recursos.

    3. Avatar de Rui O.
      Rui O.

      Não tens gráficas hibridas? pode ser esse o problema. Em windows a gráfica de baixo consumo é que está ativada por definição. Só quando jogas é que muda. Em ubuntu o suporte ainda é fraco, e está sempre ligada a de alto consumo.
      Pc’s Intel+nvidia ou intel+amd[ATI]

  8. Avatar de Rudi
    Rudi

    Eu uso o Xubuntu por o XFCE ser mais leve q

  9. Avatar de Rudi
    Rudi

    Eu uso o Xubuntu 13.10 64b por o XFCE ser mais leve que o Unity, mas consigo 6 horas no meu eee pc 1215B a navegar na net, 5 horas se tiver a programmar no netbeans, maquina virtual, firefox, thunderbird e workbench.

  10. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Que sortes, o meu em wind 2,5h em ubuntu na melhor das hipóteses 1,2h

    1. Avatar de lmx
      lmx

      faz um teste…

      instala o powertop…e avalia onde estas a gastar mais 😉

      http://www.linux.com/learn/tutorials/638380-powertop-finds-power-hogs-on-your-linux-pc

      podes fazer ajustes e criar até bonitas paginas web, com todos os dados de uma forma bonitinha, para comparares os diversos workloads..

      cmps

  11. Avatar de André
    André

    já vi que poucos sabem configurar as gráficas e mantêm as duas ligadas ao mesmo tempo o k provoca um dreno de energia brutal. vejam se têm duas graficas no portatil, eu tenho um asus com uma intel e uma nvidia usando apenas a intel a bateria dura me entre 4 a 5 horas no ubuntu, com a da nvidia a funcionar menos de duas horas, no windows 8 e no 7 nunca consegui chegar as 4. melhor alternativa a este programa é o tlp

    1. Avatar de lmx
      lmx

      essa é uma feramenta que no foturo substituirá o lmtools, a meu ver…

      uma outra que já referenciei é o powertop, para detectar, quem e quanto está a ser gasro e algumas formas de corrigir isso…

    2. Avatar de urtencio
      urtencio

      Embora haja muita gente que não sabe configurar as gráficas, em que no caso em que falas te, de teres uma gráfica intel e outra nvidia necessitas do bumblebee.

      Mas na maioria são logo levados ao engano assim que iniciam pela primeira vez o SO(linux)… Pois o gestor de hardware(drivers) aconselha-te a instalar uns drivers da nvidia que não são os correctos, e o que leva algumas vezes a a este erro “stopping system V runlevel compatibility”.

      E que este conselho leva muita das vezes a utilizadores menos entendidos a desistirem de instalar o (linux), visto ser “estúpido” aconselharem-te uns drivers incorrectos, ou não!!

    3. Avatar de Fabio
      Fabio

      Andre, podes explicar como que metes apenas a intel a funcionar no ubuntu?
      Eu tambem tenho INTEL+NVIDIA e tenho instalado no ubuntu 13.10 bumblebee + TLP mas mesmo assim a bateria so me dura no máximo 2 horas.

      Já Agora que diferenças existem TLP vs Laptop-mode-tools?

  12. Avatar de Psantos
    Psantos

    Eu tenho um 870z5e que me dura cerca de 10 horas em utilização moderada, web browsing ,medium light e reprodução de video…
    chego ao ubuntu já coloquei alguns tweaks mas fica sempre nas 5 horas :\ o que para mim é uma nódoa

  13. Avatar de Pedro
    Pedro

    O meu funciona por 8 horas, tenho Dell e ja testei em trabalho e este foi o maximo que aguentou.

  14. Avatar de rodrigo
    rodrigo

    pra quem tem debian jessie, qual é o procedimento?

    1. Avatar de lmx
      lmx

      eu acho que é o mesmo…

      isntalas o laptop-mode-tools, configuras-o e depois verificas…

      instala o powertop que dá muito geito, para perceber onde a tua maquina esta a drenar mais bateria… 😉

  15. Avatar de rodrigo
    rodrigo

    até hoje apenas no zorin OS 6 que consegui uma boa economia de energia. agora migrei pro debian e não consigo fazer minha bateria durar a mesma coisa

  16. Avatar de Fabio
    Fabio

    Qual a diferença entre TLP vs Laptop-mode-tools?

    1. Avatar de lmx
      lmx

      são duas ferramentas de gestão de energia, etc…

      o LTP é muito mais dificil de configurar…mas pelo menos no passado tinha muito mais granularidade a nivel de configuração que o laptop-mode-tools…

      A grande diferença é que o LTP, á partida te permite uma configuração melhor…mas muito penosa!!

      Como configuração simples, o laptop mode-tools é bem fixe…

      O LTP, acho que permite configurar por exemplo os varios modos de energia p-state dos micros intel, etc…mas não estou muito por dentro…

      Eu para já não vou perder tempo com ele…alguém ha-de no futuro melhorar a forma como o configuramos…é que é muito parametro mesmo…mas podes sempre experimentar e ja vez a diferença…

      Se tiveres um, não instales o outro e visse versa…porque alguns recursos são partilhados pelos dois e depois andam “ás turras” um com o outro…e da asneira…aliás se instalares um e depois tentares instalar o outro…em debian era suposto te perguntar se queres remover o outro programa…

  17. Avatar de Rudi
    Rudi

    Existe uma coisa chamada powersave para processadores Intel que serve para isso mesmo, a ultima versão ajuda na popança de energia na geração 6 e 7 dos cpu’s.

    1. Avatar de Rudi
      Rudi

      Desculpem a gralha é o powertop