RPi-Monitor 2.5.1 – Manter o Raspberry Pi de baixo de olho

35 Comentários

O Raspberry Pi tem sido um fenómeno nos últimos tempos que tem atraído a atenção de imensas pessoas. Um computador tão pequeno e com tantas possibilidades. Desde criar o seu próprio despertador até transformar o Pi num tablet, o Raspeberry Pi é um dispositivo fantástico.

Eu recebi o meu Raspberry Pi há pouco tempo, mas algo que sempre quis fazer foi montar um servidor em minha casa. O Pi permitiu-me isso, a um custo bastante baixo.

Nesta configuração, eu quis um software que me permitisse fazer uma monitorização rápida através do browser para saber como se vai portando o Pi. Já aqui tínhamos falado sobre como configurar o Raspberry Pi através do browser mas eu queria algo mais simples e rápido. Por isso, hoje falo-vos do RPi-Monitor.

imagem_rpi_monitor


O RPi-Monitor é um software que monitoriza o Raspberry Pi e nos apresenta os dados através do browser numa página simples e informativa. De uma forma rápida podemos saber:

  • Versão do sistema operativo que temos a correr no Pi
  • Se existem pacotes que necessitam de ser actualizados
  • Carga do CPU
  • Memória RAM usada
  • Temperatura
  • Ocupação do cartão SD
  • Tráfego de download e upload

RPi-Monitor

O melhor de tudo isto é que, por utilizadores mais experientes, pode ser expandido através da modificação dos ficheiros de configuração do RPi-Monitor.

Para instalar o RPi-Monitor só tem de correr os seguintes comandos:

sudo wget http://goo.gl/yv46v3 -O rpimonitor_2.5.1-1_all.deb
sudo apt-get install librrds-perl libhttp-daemon-perl libjson-perl libipc-sharelite-perl
sudo dpkg -i rpimonitor_2.5.1-1_all.deb

Tão simples quanto isto. A partir de agora pode aceder à interface web do RPi-Monitor através do browser no endereço http://<IP_do_Pi>:8888.

Esta é sem dúvida uma ótima ferramenta para quem quer algo simples e rápido de usar para ter acesso a algumas informações básicas do funcionamento do Raspberry Pi a partir de qualquer computador.

Homepage: RPi-Experiences

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Diarreia Mental
    Diarreia Mental

    Muito bom sim senhor… Vou experimentar 🙂

  2. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    Great! Vou testar quando chegar a casa 😀
    Já estive para testar o Linfo, mas ainda não tinha tentado…

    Já agora, alguém costuma ter problemas de corrupção de informação no cartão SD? Na semana passada aconteceu-me 3 vezes no espaço de 3 dias, e estou desconfiado que é do SickBeard…

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      “Na semana passada aconteceu-me 3 vezes no espaço de 3 dias, e estou desconfiado que é do SickBeard…”

      Overclock.

      1. Avatar de Pedro A.
        Pedro A.

        Não tenho overclock.

    2. Avatar de Rascas
      Rascas

      Se tiveres o raspberry actualizado (kernel 3.10 /ultimo firmware) não deves ter problemas mesmo com overclock, se souberes o que estás a fazer e não abusares.
      Apenas existem alguns cartões SD (Samsung p.e.) que não se dão bem com a opcção force_turbo=1

    3. Avatar de Ze Carlos
      Ze Carlos

      Tenho um problema semelhante e tenho a versão Wheezy com kernel 3.10
      o cartão é um Kingston 4GB Classe 4.
      Ainda não descobri o problema :S Aplicações tenho, Transmission, SickBeard e FS Samba…
      Alguem tem dicas? Deve estar relacionado com demasiadas escritas no cartão…logs….

      1. Avatar de Pedro A.
        Pedro A.

        Tenho o mesmo cartão e as mesmas aplicações + couchpotato não configurado e headphones tb não configurado (estavam apenas instalados).
        No fim de semana alterei a minha instalação, estou a usar um cartão micro SD da Samsung que veio com um telemovel com o sistema mas coloquei o sickbeard e o couchpotato num disco USB, e até agora não tive problemas.
        O que ainda tenho de experimentar é clonar o sistema actual para o cartão Kingston para ver se é do cartão ou não.

        1. Avatar de Pedro A.
          Pedro A.

          Ah, e ainda desactivei o swap…

        2. Avatar de Rascas
          Rascas

          Qual é o sistema operativo que estão a usar?
          Desactivar o swap é má opcção.

          1. Avatar de Pedro A.
            Pedro A.

            Com a corrupção era o Raspbian Wheezy de 7 de Janeiro.
            No cartão não corrompido, é uma mais antiga, de Setembro se não me engano, para caber no cartão que é de 2GB, mas com todas as actualizações.
            Segundo o RPi-Monitor, tenho o Firmware 622.

            Podes dizer porque é que desactivar o swap é má opção? No meu caso não corro nada muito intensivo, até desinstalei a parte gráfica para poupar no espaço do cartão, e segundo o Rpi-Monitor estou a usar apenas 37% da memória, e tenho tudo o que preciso a funcionar.

          2. Avatar de Rascas
            Rascas

            O swap é uma questão dificil de explicar. Há varios artigos na internet a falar sobre isso. Fica aqui só o conselho de que em servidores (com bastante leitura/escrita de dados) e pouca RAM especialmente, é onde faz mais sentido o swap.

            O raspbian vem com um valor swapiness=1, ou seja, por defeito, mto raramente o swap vai ser utilizado, daí o conselho.

            Quanto á corrupcção será que não tens o cartão defeituoso ou com bad blocks?

          3. Avatar de Pedro A.
            Pedro A.

            Alguma maneira de ver se o cartão está defeituoso ou com bad blocks?

          4. Avatar de Pedro A.
            Pedro A.

            Obrigado Rascas, vou ver isso.

        3. Avatar de Ze Carlos
          Ze Carlos

          Depois podes dar feedback?
          Assim sei se o problema é do cartão.
          Já pensei colocar o sistema numa pen usb, mas preciso da porta para ligar a um disco externo para fazer FS Samba…

  3. Avatar de ptpedropt
    ptpedropt

    Qual é a vantagem de montar um servidor com raspberry pi se hoje em dia existe a cloud?

      1. Avatar de ptpedropt
        ptpedropt

        sim são diferentes, mas levei em consideração que iriam usar o raspberry pi como servidor de dados porque não estou a ver o raspberry fazer muito mais que isso
        se fosse o caso a cloud dava conta do recado.

        pode-se sempre ligar a impressora

        1. Avatar de Daniel Filipe

          Podes monstar um servidor web instalando versões mais leves do Apache. Podes servir HTML, PHP, … sem quaisquer problemas. Podes instalar o Node.js e fazer ainda experiências mais engraçadas. As possibilidades são quase infinitas se se souber o que fazer.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      100 megabits de upload, 100 megabits de download na tua LAN. Espaço barato, memória decente (512), podes ligar um HD, etc…

  4. Avatar de Santos
    Santos

    Estou a pensar comprar um Raspberry Pi, alguma versão será em breve lançada ou a que a atual continuará durante algum tempo sem sofrer atualizações?

    1. Avatar de Pedro A.
      Pedro A.

      Dado que é um micro computador destinado a fins educacionais, suponho que não hajam novidades tão cedo.
      Se este não chega para o que pretendes fazer, tens de ver outras propostas mais potentes que por aí andam.

  5. Avatar de Nuno
    Nuno

    Boa noite

    Eu estava a tentar por isto a funcionar na disto raspbmc mas não consigo da-me o seguinte erro:

    root@raspbmc:/home/pi# sudo dpkg -i rpimonitor_2.5.1-1_all.deb

    -Depois de executar o ultimo comando:

    dpkg-deb: error: `rpimonitor_2.5.1-1_all.deb’ is not a debian format archive
    dpkg: error processing rpimonitor_2.5.1-1_all.deb (–install):
    subprocess dpkg-deb –control returned error exit status 2
    Errors were encountered while processing:
    rpimonitor_2.5.1-1_all.deb

    Será que alguém me pode ajudar sff?

    Obrigado

  6. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    Como é que se interpreta a load do CPU?
    Loads: 0.24 [1min] – 0.47 [5min] – 0.68 [15min]

    1. Avatar de Daniel Filipe

      Esses numero representam a média da carga do CPU (load average). Basicamente, se o valor for 1.00, todos o processos correm de forma a que o CPU não está a derpedicar tempo nenhum parado. Se o valor for 2.00 que dizer que metade dos processos estarão em espera por tempo no CPU. Se o valor for menor que 1, significa que o processador está em ciclos idle (basicamente sem fazer nada).

      Moral da história, quanto mais baixo for o valor, menos carga o CPU tem. 🙂

  7. Avatar de Ricardo Monteiro

    Uma pergunta,

    como instalo isto no openelec ?

    1. Avatar de Ricardo Monteiro

      Então malta..ninguem sabe como ? 🙁

      1. Avatar de Daniel Filipe

        Eu nunca mexi no OpenElec, mas penso que deves conseguir aceder ao terminal do sistema e correr os comandos que dizem no post. Experimenta isso e vê se funciona.

        1. Avatar de Ricardo Monteiro

          Infelizmente no Openelec não se consegue executar comandos tipo o Sudo…alguém me explicou que é por não ser uma distro…

          1. Avatar de Pedro A.
            Pedro A.

            Já andei a olhar para o Openelec à uns tempos e tb percebi isso.

            Basicamente parece-me um XBMC em formato sistema operativo, com possibilidade de adicionar novas funcionalidades se estas forem um plugin para o XBMC. Como eu na altura precisava tb de um servidor web desisti e fui para o Raspbian, e acabei por nunca usar o XBMC 🙂

      2. Avatar de Rascas
        Rascas

        Estes passos aqui não funcionam no openelec porque recorre a um pacote debian, e o openelec não tem gestor de pacotes.
        A unica maneira de instalar o rpimonitor é fazer o download do codigo fonte, compilar e instalar mas isso vai-te dar mto trabalho porque vais ter de fazer o mesmo para todas as depêndencias.

        PS: O openelec não traz o sudo configurado, pq não precisa, apenas vem com o root activo, podes executar qq comando sem o sudo, o que na minha opinião é mau.

  8. Avatar de joao Silva
    joao Silva

    e possivel mudar a porta para por no browser ex em vez de 8888 por 1111?

    1. Avatar de Daniel Filipe

      Sim, no ficheiro /etc/rpimonitord.conf, linha 35 existe um campo onde é possível escolher a porta que se quer.

  9. Avatar de luisilva13
    luisilva13

    Boas..
    No gráfico da temperatura os valores estão estabilizados em volta dos 30ºC, mas ao longo do dia o gráfico apresenta umas 15 ou 20 leituras entre os 60 e os 80ºC. Serão apenas erros de leitura ou o Rpi atinge mesmo essas temperaturas??

    Tenho overclock para 850, o que penso que seja moderado e tenho uma mini ventoinha para ajudar na questão da temperatura.

  10. Avatar de Tiago
    Tiago

    Configurei tudo como dizem mas quando tento abrir o site ele nao conhece a página..
    Alguem teve o mesmo problema?