Unboxing Sony DSC-QX10: Uma câmara para o seu smartphone

42 Comentários

Após a análise à Cyber-Shot DSC RX100M2 da Sony, ver aqui, eis que nos chega mais um interessantíssimo equipamento desta marca para analisar.

Trata-se da Cyber-Shot DSC-QX10, uma máquina fotográfica digital que pode acoplar directamente ao seu smartphone, e captar imagens neste com a qualidade de uma máquina profissional.

Vamos conhecer um pouco mais desta curiosa máquina, e deste moderno conceito.

01

O mundo da tecnologia é cheio de surpresas atrás de surpresas. Lembram-se da Samsung Galaxy Camera, uma máquina fotográfica com um smartphone embutido? Pois bem, no IFA 2013, a Sony surpreendeu ao apresentar um conceito desse género mas um pouco mais inovador. Apresentou as Cyber-shot DSC-QX100 e DSC-QX10, veja aqui.

Trata-se de um conceito realmente inovador, uma máquina fotográfica digital que pode acoplar directamente no seu smartphone.

O que traz a caixa?

21-01-2014 22-04-39

  • Sony CyberShot DSC-QX10
  • Cabo micro USB
  • Correia de transporte para o pulso
  • Acessório de suporte para smartphone
  • Manual de Instruções
  • Bateria recarregável NP-BN

A própria caixa tem um design fora do comum, de forma cilíndrica e de encaixe, condizendo com o conceito simplista e moderno deste equipamento.

sony3

À primeira vista parece ser uma objectiva e não uma máquina, mas a verdade é que é uma máquina digital, mas que está concebida para ser ligada a smartphones via Wi-Fi.

sony4

É um equipamento super leve e muito ergométrico, adaptando-se com facilidade à nossa mão. Todos os botões e entradas estão comodamente embutidos nesta pequena, mas poderosa, máquina fotográfica.

sony5

 

Uma máquina fotográfica para colocar no seu smartphone

A grande novidade deste moderno aparelho é, na verdade, a possibilidade de se acoplar a DSC-QX10 ao seu smartphone e, partir dele, captar as melhores imagens com a qualidade desta câmara digital, transferindo-as directamente para o seu smartphone, via wireless.

sony6

O acessório de suporte permite colocar a DSC-QX10 em qualquer smartphone com muita facilidade. Pode também ter a máquina fotográfica numa mão e o smartphone noutra que as fotos serão captadas na mesma, desde que os equipamentos estejam ligados entre si via Wireless.

sony 2

O segredo da captação e transferência de fotografias, está na aplicação PlayMemories Mobile, disponível para iOS e Android, e que vai ser a responsável por este processo, mas na análise iremos abordar em mais pormenor esta questão.

Ficam aqui alguns exemplos de fotografias tiradas com esta DSC-QX10 da Sony, acoplada a um iPhone 5.

2014-01-21 23.22.57

2014-01-21 23.23.59

2014-01-21 23.29.24

2014-01-21 23.31.28

O preço desta Sony DSC-QX10 ronda os 200€.

Principais Especificações Técnicas

Zoom Óptico: Zoom de 10x (fotografia e filme)

Distância de Focagem (f= mm): f=4,45-44,5 mm

Distância de Focagem (f=conversão 35mm): f=25-250 mm (modo 4:3 para fotografia)

Lente: Sony G

Tipo de Sensor: Sensor R CMOS Exmor™

Câmara com processador Bionz, de 18.2 MP efectivos (aprox.)

Focagem: Manual

Conectividade: WI-FI/NFC

Armazenamento: Cartão de memória SD/microSDHC/microSDXC

Formato de gravação: JPEG/MP4

Dimensões (mm): 64, 4 (l), 61,8 (a) e 33,3 (p)

Peso: 90 gramas (aprox.)

Mais especificações, aqui.

 Qual a vossa primeira impressão desta máquina digital? Que aspecto gostariam de ver analisado?

Partilhar:
Tags:

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sergio
    Sergio

    Qual a vantagem desta “objetiva” p.e. relativamente a máquinas já existentes? Já há máquinas que permitem partilha por wifi. Temos que andar na mesma com um adereço atrás (“objetiva” ou uma máquina).

    Só se for o facto de ter as fotos no iPhone, porque de resto não estou a ver

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Não é uma objectiva, é uma máquina fotográfica.
      Não é tão linear como colocas, pois praticamente todos temos um smartphone mas nem todos temos uma máquina fotográfica.
      Uma grande vantagem é que podes utilizar um produto que já tens e aumentar a qualidade de fotos com esta câmara.
      Para além disso, não compares o tamanho e peso deste equipamento com uma máquina normal.
      Em vez de andares com smartphone + uma máquina, andas comente com smartphone e este equipamento que tem um peso mínimo e ocupa muito pouco espaço, e que garante fotos de qualidade.
      Ah, e o preço.

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        Sim eu meti “objetiva” (entre aspas) para diferenciar de máquina fotográfica e não confundir pelo meio.

        Pois por isso mesmo… Estou preocupado com fotos já não compro um iPhone, SIV ou afins, penso num L1020 ou Galaxy Camera p.e..

        Se tenho um telm. inferior, já com tempo não quero trocar de telemóvel e não tenho máquina fotográfica. Bem ai fica-me mais barato comprar uma máquina fotográfica (ah e com wifi, porque se for sem wifi fica muito mais barato).

        Ok, só se for pela questão do peso. São ideias.

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Gostes ou não, a maioria compra uma câmera, e deixa-a “envelhecer” no armário, porque quando saí, nem se lembra da câmera, mais malinha, mais não sei quantos, e o telemóvel faz tudo.

      A ideia desta câmera, é providenciar uma melhor qualidade e zoom óptico ao telemóvel.

      Tem uma bateria mais pequena, porque já não precisa de um LCD, que é dos principais consumidores de bateria em máquinas compactas, esse já será alimentado pelo smartphone.

      Por mim… Falha, pois a qualidade das imagens que já vi, valem os tais 200€ que agora está, e mais nada.

      Para mim, não vale a pena investir em máquinas que não apresentem um bom conjunto de sensor/objectiva, talvez para a próxima, a Sony faça isso, mas com um sensor APS-C (ou mesmo micro 4/3) e uma prime, isso sim, era capaz de seduzir os geeks da fotografia, digo eu…

  2. Avatar de nfu
    nfu

    Então mas… não percebo.

    Se não tem LCD nem Viewfinder, como vês o que estás a fotografar? E se o focus é manual, como fazes para o ajustar se nem sabes o que está a ser fotografado?

    1. Avatar de Marisa Pinto

      O texto está lá para alguma coisa 🙂
      “O segredo da captação e transferência de fotografias, está na aplicação PlayMemories Mobile, disponível para iOS e Android, e que vai ser a responsável por este processo, mas na análise iremos abordar em mais pormenor esta questão.”

      Acedes ao Wifi da máquina, e a app abre o visor, mostra o que a maquina está a captar, faz de LCD. 🙂 E a partir daí podes controlar o zoom, foco, etc.

      1. Avatar de lmx
        lmx

        humm…

        marisa…nesse caso esta “maquina fotografica”, dá para qualquer smartphone…??

        Hummm…aliciante, mas penso que o preço é um pouco puxado…porque por bastante menos de 200 euros temos uma maquina completa :S

        isto deveria estar para ai a uns 150 euros max…

        mas é apelativa a ideia…

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Dá para iOS e Android. Portanto, a partir daí, podes colocar em qualquer smartphone.
          O importante é ter a aplicação instalada, podes até estar a 1 metro de distancia do smartphone, a imagem vai la ter

          Como disse acima, claro que compras uma câmara com 200€, mas não uma boa câmara 🙂

          1. Avatar de Mário Silva
            Mário Silva

            Não discordo do que foi afirmado, mas quem pretender tirar fotografias a “sério”, sem ir para as SLR profissionais, não utiliza um smartphone por muita qualidade que a câmara possua. Tenho várias compactas e SLR e utilizo diariamente, em trabalhos de reportagem interior/macro, uma simples Nikon Coolpix L120 (já fora de prazo) que me custou menos de 200 euros há cerca de dois anos e que me oferece uma objectiva com um ângulo de visão equivalente ao da lente de 25 mm a 525 mm no formato 35 mm, um zoom de lente de 21x e um zoom digital
            até 4x (ângulo de visão equivalente ao da lente de aproximadamente 2.100 mm no formato 35 mm). Pode não ser prática para levar na algibeira porque é um pouco volumosa, mas para fotos de rua correntes, prefiro uma Pentax Optio P70 de 12MP que cabe no bolso da camisa e tem excelentes resultados (não profissionais)… Mas nesta área, cada um sabe o que é melhor para os resultados que pretende.

  3. Avatar de João Gonçalves
    João Gonçalves

    Não será melhor opção comprar um Lumia 1020?

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Se quiseres ter WPhone, pode ser uma opção válida, mas aqui o que está em questão não é o smartphone e sim a câmara.
      Eu pessoalmente não trocaria o iPhone por nenhum Lumia, mesmo sabendo que tem uma câmara fantástica.
      Agrada-e saber que posso melhorar a qualidade das fotos num qualquer iPhone ou Android (por agora.)
      Portanto acho que em versatilidade, o Lumia, a meu ver, fica a perder.

  4. Avatar de Serafim
    Serafim

    200€ dá para comprar uma excelente maquina fotográfica, muito mais útil que esta maquina.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      A utilidade é relativa, cada um é que sabe o que é util para si.
      Com 200€ não comprava uma máquina que me satisfizesse.
      por outro lado, este equipamento servia na perfeição para levar com o smartphone.

  5. Avatar de Pedro
    Pedro

    Para mim já encontrei uma grande falha ….

    falta de flash …

    tirando isso , acho um bom “bixo” 🙂

    1. Avatar de Marco Santos
      Marco Santos

      Se o telemóvel tiver flash, esta revolvido a tua falha!
      Ligas o flash e depois tiras fotos
      fácil =D

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Como? Se aquilo tapa completamente o flash do telemovel?

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Calma, o suporte pode ser colocado em todo o lado, a máquina não tem um espaço físico que liga à câmara do telemóvel, aquilo é somente um suporte. Podes ter a câmara numa mão e o tlm noutra até 🙂

  6. Avatar de konteudos.info

    por 200€ compra-se uma DSLR em 2ª mão , que tira FOTOS e trabalha con “n” Lentes …………

    ou compras um telefone ou compras uma DSLR , isto é para quem tem dinheiro e nao sabe onde gastar.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      É um conceito moderno, é natural que ainda seja estranho 🙂
      Se ja tens um telemóvel. Porque não aproveita-lo como máquina também?

      Cada um é que sabe as suas necessidades, eu não queria maquinas em segunda mão.

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        Não sei o porquê de não ter aceite o meu comentário acima, acho que não tinha nada de mal, era só uma simples pergunta em resposta ao que respondeu ao Serafim.

        Sim estranho é, pois dar 200€ por uma coisa que na tteoria é para tirar fotos, mas depois não se pode tirar fotos com pouca luz, acho que estranho é a palavra certa.

        Mas lá está cada um sabe o que compra, nada contra. Agora apregoarem isso como se fosse a melhor coisa do mundo, é um bocado (grande) de mais, mas…

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Sergio, não temos cá nenhum comentário pendente. Tem a certeza que foi submetido?

          Mas já agora, ninguém está a apregoar como a melhor coisa do mundo… não inventem sff!

          1. Avatar de Sergio
            Sergio

            Não sei então, submeti os comentários (um para a Marisa e um para o Nelson) ontem à noite, com o android da minha namorada.

            Já agora, não sei se acontece com mais pessoal, mas não consigo submeter comentários nem com o WP nem com o Surface, diz qualquer coisa do género “Ocorreu um erro, tente mais tarde…”

            “Mas já agora, ninguém está a apregoar como a melhor coisa do mundo… não inventem sff!”
            Peço desculpa, a culpa é do meu português…

          2. Avatar de Marisa Pinto

            ehehe 🙂

            Quanto ao erro, é estranho… mas é só no pplware?

          3. Avatar de Sergio
            Sergio

            Sim. Hoje ainda não experimentei, mas ontem e anteontem tive esse problema.

      2. Avatar de konteudos.info

        Há maquinas em 2ª mão com garantia , tenho duas DSLR e um Nexus 5 , as fotos das DSLR nao têm comparação .

        a vantagem do telefone é andar sempre comigo , e as fotosqu etira ja são bem boas , nao preciso de “gambearras” , esses 200€ compro mais uma lente para a DSLR 😉

  7. Avatar de João Vieira
    João Vieira

    Imaginem um dia de férias num destino turístico por esta Europa fora em que podemos tirar cerca de 200/500 fotos. Será que a bateria do IPhone dá conta do recado?

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Necessidades diferentes requerem equipamentos diferentes 🙂

  8. Avatar de Nuno P
    Nuno P

    Isto é o paraíso para as selfies…

    A partir de agora escusam de tirar fotografias contra o espelho. Colocam a câmara num local, vêm como está o enquadramento pelo telemóvel e click!

    Mas 200€ é puxado… acho que a Sony terá que rever a sua estratégia.
    A ideia é boa, mas será útil para o dia a dia?

    “Toda a idéia revolucionária provoca três estágios:
    1º. É impossível – não perca meu tempo.
    2º. É possível, mas não vale o esforço.
    3º. Eu sempre disse que era uma boa idéia” – Lei de Murphy

      1. Avatar de joaofcouto
        joaofcouto

        Uma questão que não fiquei clarificado…Efectivamente não dá para tirar fotos à noite correcto? Ou a aplicação consegue sincronizar o disparo da foto com o disparo do flash do telemóvel?
        Se assim for perde um pouco! A questão é: será apenas uma questão da Sony actualizar o software para controlar também este aspecto?

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Qurstão pertinente!
          Irei testar isso. 🙂

          1. Avatar de joaofcouto
            joaofcouto

            Depois informa sobre o resultado, sff.
            Acho que é uma solução interessante para quem, não é nenhum especializado em fotografia, mas também sente que, apesar dos megapixeis que tem no telemóvel, nas viagens de fim de semana faz jeito ter um zoom óptico de jeito.
            No entanto esta questão do flash é um menos, a confirmar-se!

  9. Avatar de MM77
    MM77

    Só uma correção, não custa duzentos senão estou enganado começa nos 160 euros depois varia de loja em loja e na amazon uk 125 libras

  10. Avatar de Marco Santos
    Marco Santos

    Eu recebi uma Q10 no Natal!

    Tenho um IPhone 4S e também não trocaria de Telemóvel para ter melhor qualidade de câmara, nem gastava 200 euros numa câmara fotográfica(que ia ficar na gaveta sem uso). E com este acessório é fácil de instalar e usar. E poder comandae a câmara no Telemóvel é brutal.
    E ainda trás entrada para cartão miniSD e não temos de encher a memoria do Telemóvel.

    Aconselho

    1. Avatar de joaofcouto
      joaofcouto

      Boas Marco!
      Se tens podes confirmar esta questão então. A câmara não activa automaticamente o flash do telemóvel, se necessário?

      1. Avatar de Marco Santos
        Marco Santos

        Nao!
        pode haver alguma actualização mas para ja nao da.
        ligas o flash e depois tiras as fotos =)

  11. Avatar de edson
    edson

    Se ela está desligada, posso liga-la remotamente usando o iphone???? Usando o micro usb posso liga-la remotamente e opera-la? Valeu Abraço!!!

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Não. a ligação deve ser feita no botão físico da máquina.

      1. Avatar de edson
        edson

        consigo opera-la usando o micro usb com notebook?

      2. Avatar de edson
        edson

        Gostaria de instala-la no para-choque do carro p fazer fotos de uma corrida. Se eu liga-la ela fica quanto tempo funcionando sem se desligar? Enquanto não está tirando fotos ela se desliga sozinha? Me disseram que se perder o sinal wifi ela se desliga, qual distância máxima pode ficar do iphone sem perder wifi?

  12. Avatar de Rafael
    Rafael

    link com atuualização das duas lentes qx 10 e qx 100 é gringo , mais funciona ,vai de 1.0 pra 3.0 aumenta a velociadade de transferencia de foto lente /smart e adiciona mais recursos para aprimorar as fotos