Noobs v1.3.3 – Escolha qual o sistema a instalar no Raspberry Pi

10 Comentários

O Raspberry Pi é um dos mini PCs mais populares e potentes, que tem servido de base a muitos projectos interessantes (pode consultar os projectos na página do projecto aqui). Este mini equipamento, do tamanho de um cartão de crédito é capaz de reproduzir vídeo com qualidade Blu-ray e renderizar gráficos 3D, entre outras tarefas.

Para quem ganhou um Raspberry Pi no Natal, aqui está um bom presente que o ajudará a instalar o melhor sistema operativo no seu mini PC.

noobs_03

O NOOBS é um projecto que tem como principal objectivo facilitar a vida dos utilizadores que têm pela primeira vez contacto com o Raspberry Pi. Na prática, o NOOBS oferece uma interface gráfica, onde o utilizador pode escolher facilmente qual o sistema operativo a instalar no mini PC, no espaço disponível no cartão…sem complicações! O utilizador apenas deverá ter um cartão com o mínimo de 4GB e copiar o NOONS lá para dentro.

Desta forma, o utilizador “novato” pode escolher instalar por exemplo o tradicional Raspbian ou então transformar o seu mini-PC num media Center instalando, por exemplo, o RaspBMC.

Como usar o Noobs?

Usar esta ferramenta é muito fácil. Para isso basta efectuar os seguintes dois passos:

Passo 1 –  Formatar o cartão SD (podem usar esta ferramenta – ver aqui)

Passo 2 – Fazer o download do  Noobs, colocar dentro do cartão e arrancar o sistema

noobs_01

Depois de instalado o sistema operativo, basta fazer o boot normal. No entanto, o NOOBS continua residente no cartão e o utilizador poderá voltar a aceder à interface de instalação carregando na tecla Shift. Desta forma é igualmente possível mudar de sistema operativo.

Está ainda disponível uma ferramenta para mudar o config.txt do sistema operativo actual.

rasp_01
Novidades do Noobs v1.3.3
  • PyPy 2.2
  • Mathematica instalado por omissão
  • Novo firmware e actualização para o Kernel 3.10, com muitas melhorias
  • Novo driver para sistema gráfico activo por omissão
  • Driver para a câmara V4L2
  • Actualização das versões Arch, Raspbian e Raspbmc

Para perceber como tudo funciona, aqui fica um pequeno vídeo criado por Anne Philbin do Geek Gurl Diaries.

Esta é sem duvida uma fantástica ferramenta para quem se inicia no mundo do Raspberry Pi. Com poucos conhecimentos da plataforma, o utilizador pode instalar facilmente qualquer sistema através de uma interface bastante intuitiva. Experimentem!

Download: NOOBS_v1_3_3.zip | NOOBS_v1_3_3.zip.torrent

Homepage: Noobs

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao
    Joao

    O pplware já tem algum tutorial para transformar um tv numa smartv com o raspberry pi? Se nao teem podiam fazer x)

  2. Avatar de jpng81
    jpng81

    O que é certo é que a única coisa que continua a fazer ficar de pé atrás são os cartões SD não resistirem com o XBMC ‘OPENELEC’ funciona tudo muito bem os primeiros tempos mas depois o sistema fica com ficheiros corrompidos tendo de voltar a instalar o sistema novamente. Estou a usar a fonte de alimentação indicada para ele e mesmo assim acaba por acontecer o mesmo e já troquei de cartão SD e tudo…. Só me resta trocar a para um transformador com mais miliamperes.
    Para já vou começar a usar o elementaryOs num PC e instalar o XBMC com o steam client, pelo menos tenho mais funcionalidade que o raspberrpi.
    Vou mas e esperar pela segunda versão do raspberrypi pode ser que já não fique dependente de um cartão SD.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Com o RaspBmc podes instalar o SO para uma pen… Já uso a mais de 3/4 meses sem ficheiros corrumpidos! Segundo li no fórum do raspbmc esse problema dos SDs também
      Foi corrigido na ultima versão

      1. Avatar de Francisco
        Francisco

        e openelec, com instalação na pen, alguem sabe como se faz?

        1. Avatar de Rascas
          Rascas

          Por acaso é uma coisa que falta aqui neste NOOBS. Instalar para um dispositivo USB.

          Experimenta usar o berryboot, que é parecido e dá para fazer isso.

          Vais ter na mesma de ter sempre um cartão SD para arrancar o sistema, que é onde fica o bootloader e a configuração.

          http://www.berryterminal.com/doku.php/berryboot

          Mas quase todos os problemas relativamente a ficheiros corrompidos no SD foram resolvidos á cerca de 1 mês com uns patches no kernel. No raspbian pelo menos, mas julgo que o openelec e raspbmc tb já esteja corrigido.

          1. Avatar de Francisco
            Francisco

            Será que já foram resolvidos mesmo os problemas no openelec de ficheiros corrompidos?

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      Experimenta a versão Xbian 1.1, uso desde que saiu “Desde agosto prai”, funciona tudo 5 estrelas e nunca corrompeu nada, tenho mais de 5 teras em filmes e series. 0 Problemas

  3. Avatar de Corbusier
    Corbusier

    Boas, alguém me pode ajuda em duas questões?

    – Estando a correr RaspBMC ou outro OS como volto ao menu inicial de escolha do OS a utilizar?

    – Existe alguma possibilidade de fazer reboot remotamente apartir do iphone por exemplo?

    – Como encerro o Raspberry Pi e volto a iniciar (noob question)? Estando no RaspBMC apenas tenho a possibilidade de desligar mas depois como inicio novamente o PI?

    Obrigado a todos 😉

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      eu tenho o Raspberry ligado ao USB da TV. 0 Problemas, quando ligo a tv o Rasp liga-se automaticamente, quando a desligo… ele desliga-se 🙂 Nunca tive problemas de ficheiros corrompidos.

  4. Avatar de Rascas
    Rascas

    1- Carreagando (e segurando) shift no inicio do arranque.

    2- Com um cliente ssh qualquer. Instalas o programa no iphone, fazes login apontando para o ip do raspberry. Depois podes executar qq comando no telemovel. Por exemplo para reiniciar: sudo shutdown -r now

    3- Ja explicado em cima.