Chegou o ownCloud 6 – Cria a tua própria cloud

41 Comentários

Agora com suporte para Edição colaborativa de documentos e muito mais

O ownCloud é uma plataforma alternativa ao Dropbox, Google Drive que nos permite criar no próprio servidor a nossa cloud privada. Este plataforma disponibiliza, além da interface web, suporte para as plataformas móveis mais populares, permitindo a partilha de calendário, fotografias, documentos, musica, etc entre dispositivos.

Hoje vamos conhecer as novidades do ownCloud 6.

own_00

Hoje em dia falar em tecnologia é sinónimo de falar em cloud! Embora pareça ser uma tecnologia recente, a verdade é que a tecnologias associada as clouds começou a ser investigada em 1960 por John McCarthy, grande impulsionador desta tecnologia.

Tendo em conta que o início desta investigação começou já  há cerca de 40 anos, o seu sucesso deve-se em muito à Amazon que teve/tem um papel importantíssimo na sua evolução. A partir de 2007, grandes empresas como a Google, Microsoft e IMB começaram também a apostar nesta tecnologia.

E nós podemos criar a nossa própria cloud?  Sim! Com o ownCloud rápido e são muitas as funcionalidades disponibilizadas.

own_01

O projecto ownCloud permite aos utilizadores implementarem a sua própria cloud privada. Este projecto assume-se como um alternativa gratuita aos vários serviços cloud-based já existentes e disponibiliza como base um gestor de ficheiros, suporte para partilha de musica, streaming, calendário, contactos e muito mais..tudo no nosso computador ou servidor.

É também possível desenvolver pequenos webservices para a cloud (ver aqui) Antes de instalarem o ownCloud podem testar o serviço acedendo aqui a um demo.

own_02

O ownCloud 6 traz muitas novidades, das quais se destacam as melhorias ao nível do design e desempenho da própria plataforma. Destaca-se ainda:

  • Suporte para Edição colaborativa de documentos
  • Uma nova API de partilha foi adicionada
  • Notificação de ficheiros
  • Feed da actividade da plataforma
  • A inclusão de uma nova framework que melhor significativamente a gestão de aplicação de terceiros
  • Exemplo de ficheiros para novos utilizadores
  • Integração com LDAP/Active Directory
  • Suporte para Avatars
  • Pré-visualização de ficheiros
  • Undelete
  • …e muito mais. Pode ver aqui todas as novidades

own_03

O OwnCLoud é sem duvida uma das plataformas open source mais fantásticas que apareceu nos últimos tempos.É fácil de instalar, de gerir e tem suporte para as plataformas móveis mais populares. Para quem nunca experimentou, aqui está uma boa oportunidade. Sabia que também pode correr o ownCloud no Raspberry PI – ver aqui?

toshiba_05_thumb.jpg

Quem usa esta plataforma? Que finalidade lhe dá?

Download: ownCLoud 6
Homepage: owncloud

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de kekes
    kekes

    Eu uso no meu VPS para guardar os meus documentos e partilhar os meu ficheiros tranquilamente. Tambem o uso para fazer os backups do meu servidor e sicornizar com o meu PC e vice-versa. Uso e abuso, recomendo a todos que tenham a possibilidade de o usar. Agora toca a actualizar 😀

  2. Avatar de cnavigator
    cnavigator

    “Elaboração colaborativa de ficheiros”
    Isto abrange documentos no formato ODF ou apenas RTF?

  3. Avatar de Pedro Neves
    Pedro Neves

    boas noites tenho um pc com windows xp parado.. como instalar la para poder uzar… 😀 uzo o google drive mas se poder ter umas um cloud pessoal… e sempre melhor… o google drive para da para tudo… sera que da para sincronizar o calendario do google com o owncloud e os contactos…
    cumps 😛

    1. Avatar de Usa
      Usa

      Instala Linux nessa máquina e de seguida o owncloud.

      1. Avatar de Pedro Neves
        Pedro Neves

        pois mas tenho la um software que so corre em xp :S
        cumps

        1. Avatar de Ricardo Peralta
          Ricardo Peralta

          Se corre em xp corre em linux também.

          Nunca ouviste falar no Wine?

          1. Avatar de Daniel Veiga
            Daniel Veiga

            Esta afirmação não é lá muito correta o wine ainda não é o salvador da pátria … queríamos nós que fosse… mas sim funciona bem com muitas aplicações

  4. Avatar de None
    None

    Eu uso o Owncloud. Uso-o para render 3d remoto, ou seja, tenho a minha renderfarm privada em casa, onde acedo com o TeamViewer para lancar os renders, que de seguida caem numa pasta que esta ligada ao owncloud. Com isto, posso ter uma renderfarm em qualquer parte do mundo, levando apenas o meu laptop! 😀 Pergunta respondida… :p

    1. Avatar de Rui
      Rui

      O que é uma render 3d?
      Agora fiquei curioso , a forma como utiliza o ownloud.

      Obrigado,

      Rui

    2. Avatar de Luís Gomes
      Luís Gomes

      Isso é genial…!

  5. Avatar de Marcelo
    Marcelo

    Eu pergunto.. é necessário pagar alguma coisa para ter uma owncloud?

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Não directamente. Indirectamente tens de pagar o hardware, a net, a electricidade, etc 😉

      1. Avatar de Marcelo
        Marcelo

        Okay, Obrigado, tou a tentar instalar a owncloud pelo tutorial deste site, mas está complicado na parte do php e do mysql.. vamos ver se me safo.

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Nada, custo zero. Esta é a tua própria cloud 🙂

      1. Avatar de Marcelo
        Marcelo

        Outra pergunta.. os ficheiros que eu por na minha cloud irão gastar memoria do meu pc certo?

        1. Avatar de kekes
          kekes

          Depende em que aparelho cries a tua cloud e se tens sicronização ou não desses ficheiros com o teu PC.

          1. Avatar de Marcelo
            Marcelo

            Eu criei a cloud no meu pc e tenho sincronização através do cliente.. ou seja caso eu não queira gastar a minha memoria, terei limite de memoria reduzido não é?

            Peço desculpa por estas perguntas todas, mas é a primeira vez que estou a mexer neste serviço.

      2. Avatar de Antonio Ferreira

        mas a app na Google Play custa 0.86€ 😉

  6. Avatar de rodrigo
    rodrigo

    Pedro, desculpa, sei que não é o lugar, mas ajuda comunidade, estou com o Linux Mint Debian e o mesmo não tem a opção de desligar o notbook ao fechar a tampa, e eu queria. Mas ao procurar, não pude ainda achar, Comunidade, ajude-me!
    Como coloco manualmente esta opção ou dá para colocar via terminal esta opção. Ajuda eu

    1. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      PS.: uso o linux mint Debian cinnamon

  7. Avatar de Pedro
    Pedro

    O owncloud é uma ferramenta util mas o source sendo em php muito vulneravel, o verdadeiro serviço de cloud passa por algumas máquinas virtuais emparelhadas entre si e uma app que pode ser web-based como esta ou não pois pelo que vi o Owncloud é uma app web em php que pode ser extremamente vulneravel e “explorada” no mau sentido. Não recomendo não é muito segura.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      WTF? Vulnerabilidade do PHP?

      Diz antes, PHP é ultra fácil e acessível a programadores de m_rda, que não sabem tomar o mínimo de medidas de segurança.

    2. Avatar de Carlos Santos

      Ei Pedro, não sei onde viste que PHP é vulneravel … deves pensar que os maiores websites do mundo são feitos em ASP ou ASPX … PHP é a maior linguagem free para a web … eu sem usei … ataques já me fizeram … sucesso … nunca tiveram. Tratasse de saber programar e não da linguagem em si…

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Ok fica aqui um exemplo então, xau…

        For example, an attacker could view the source code of index.php — as well as critical credentials information — by adding -s to the URL, like so: http://localhost/index.php?-s

      2. Avatar de Pedro
        Pedro

        E já agora é melhor ler antes de escrever

        http://forum.owncloud.org/viewtopic.php?f=23&t=13140

        xau

      3. Avatar de Pedro
        Pedro

        Por exemplo experimentem no browser http://https://pplware.sitedev.pt/index.php?tag=20

        Um emeplo….

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            Outro exemplo é poder ver as pastas através do browser https://pplware.sitedev.pt/wp-content/uploads/2013/12/own_03.jpg

      4. Avatar de Carlos Santos

        É pedro, só tenho a dizer ou és alguém muito desconfiado … ou a nivel de programação estás muito àquem …

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Para não me trate por tu porque não o conheci na escola depois só vim comentar algo que me parece e acho cada qual tem a sua opiniao sem ter de deitar abaixo as pessoas. Qualquer dia vem-se para aqui falar do que as pessoas são não de aplicações e tecnologia.

          1. Avatar de todopoderozo
            todopoderozo

            pedro andas muito nervoso miúdo tem la calma se não ainda te dá uma coisinha má olha o coraçao….

  8. Avatar de Pedro
    Pedro

    Estamos a falar do meaning? Codigo nao compilado :)….

  9. Avatar de fornost
    fornost

    vou testar agora, infelizmente o app para android é pago. vou continuar com o bitorrent sync como opção… ainda assim acho que o ownCloud será útil para PC/notebook:)

  10. Avatar de André Viana
    André Viana

    Alguem me.pode.ajudar, nao consigo por.o meu owncloud a ser visto na.intrenet.

    1. Avatar de Mário
      Mário

      conseguiste resolver esse problema, André? Como? Estou igual

      1. Avatar de André Viana
        André Viana

        Boa tarde Mário, resolvi de uma.forma.simples

        Solução:
        No router encaminhei a porta
        81 como a publica e 80 na privada.

        Na tua rede deves ter ja algum pc a.usar a porta 80.

        Cumprimentos
        André Viana

        1. Avatar de Mário
          Mário

          Desculpa, André… Sou mesmo um “zero” nessas coisas de redes e acessos online. Crie o owncloud num pc velho com Linux. Em casa (na mesma rede) consiguo aceder e “encontrar” o owncloud. O problema é quando tento fora de casa (internet). Já tentei aceder através de webbrowser (https://192.168.1.66/owncloud/remote.php/webdav), mas nada, não consigo… Alguém pode ajudar. Tornar a porta 81 publica??? como faço isso (VodafoneTVNet).
          Obrigado

          1. Avatar de André Viana
            André Viana

            boas Mário, está aqui um pequeno tutorial de como por a porta 81 publica, tens de entrar no teu router e fazer o que está nas imagens que te envio no link.

            Se precissares de ajuda sempre podes-me contactar por skype,
            andreviana_skype

            Cumprimentos
            André Viana

            http://grupoandre.dyndns.org:81/owncloud/public.php?service=files&t=74f6c9c43fe92b713ab22b1e98c5ec97

  11. Avatar de André Viana
    André Viana

    Alguem tem solução para o problema do owncloud não sincronizar automaticamente nos dispositivos moveis , mais propriamente no ipad?

    Cumpriemtos
    André Viana

  12. Avatar de André Viana
    André Viana

    Alguem me pode ajudar? Ao fazer upload de multiplos ficheiros para a owncloud via browser é muito lento.

    Obrigado