O Software livre vai matar a Microsoft…

189 Comentários

segundo Keith Curtis ex-colaborador da Microsoft!
Certamente os nossos leitores não levariam isto a sério, se fosse proveniente de algum elemento ou empresa relacionada com software livre. Contudo, este senhor apenas trabalhou 11 anos no desenvolvimento do Windows, Office e no centro de investigação da Microsoft.

image_gnu_windows_01

Terá sido uma revelação, ou uma pura caída em tentação perante o fruto proibido? Independente da interpretação este ex programador é agora um completo advogado do software livre e do Linux. No seu novo livro “After the Software Wars”, ele explica porque o modelo de software livre irá prevalecer sobre o modelo proprietário da Microsoft.

Keith Curtis faz notar que até 2004 nunca tinha experimentado Linux e foi a partir daí que concebeu a sua teoria de que graças ao modelo de software proprietário, todos nós estamos a viver o que ele apelida de tempos obscuros na computação.

Sem papas na língua afirma que o modelo de software livre, resulta num código de melhor qualidade, apontando o Firefox e o Kernel de Linux, como exemplos de excelência em que o software livre ultrapassa o software proprietário a nível de qualidade.

Tudo isto para concluir que o software livre mina completamente as margens de lucro que o gigante de Redmond tem estado habituado a praticar nestes últimos anos.

image_gnu_windows_02

Embora Keith reconheça que o software livre não tenha conseguido ganhos significativos no mercado de desktops, este está a conseguir evoluir a passos largos noutros segmentos do mercado de computação. Segundo este “A Google tem centenas de milhares de máquinas a correr Linux dependendo deste em todo o seu modelo de negócio”.

A visão relativa à existência do Linux deste ex programador da Microsoft, é a de que se há 20 anos atrás a empresa de Redmond construísse o Windows num modelo aberto, o Linux nunca teria existido. Hoje segundo Keith milhões de programadores estariam a melhorar o Windows, em vez de competir contra ele ao ajudar no desenvolvimento do Linux.

Será porém tarde demais, pois segundo o mesmo, “Além de adoptar Linux, existe pouco que a Microsoft possa fazer para travar o seu declínio. Mesmo que esta ponderasse em adoptar Linux e software livre, iria canibalizar as suas margens de lucro e seria obrigada a explicar aos seus utilizadores, porque teriam que pagar pelo MS Office, já que o OpenOffice como software livre se demonstra suficientemente capaz”.

É uma visão bastante pragmática e tem que se reconhecer, um pouco apocalíptica do futuro da Microsoft. Não deixo apenas de achar curioso alguém que esteve envolvido nos principais produtos da empresa de Redmond, afirme que os seus produtos a nível de código são de inferior qualidade aos principais projectos de software livre.

É neste último ponto apenas que eu tenho de concordar, se em tempos não foi bem assim, na minha opinião a qualidade dos software livre está hoje em dia ao mesmo nível da existente no software proprietário. CIO

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

189

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    loooool.

    A Porche, Bentley, BMW, Audi, Ferrari, Jaguar, Etc também vão deixar de existir e vamos todos andar de Tata.

    1. Avatar de Berto
      Berto

      priceless!!!!

      Não sei se concordo ou discordo da resposta, mas adorei-a!

    2. Avatar de maurycio
      maurycio

      Não há Ferraris de borla, senão já tinha-mos todos um! 😀

      1. Avatar de tagravado.com

        o cristiano ronaldo rebenta um e tem outro de borla!

        http://www.tagravado.com

        1. Avatar de tintas
          tintas

          Sim mas o cri cri so faz m*rda 🙂

    3. Avatar de prius
      prius

      De Tata não digo mas num Tesla não me importava nada… Ainda tenho de esperar pelo menos mais 3 aninhos…

      1. Avatar de Gota
        Gota

        EU QUERO UM TESLA!!!!!!!

    4. Avatar de Tiago Sá

      Dizer que o Windows é melhor que Linux é o mesmo que dizer que uma fogueira é melhor que um microondas.

      —–
      http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam

      1. Avatar de Anónimo
        Anónimo

        Sim, principalmente quando se trata de compatibilidade com programas a nível de software de tratamento de imagem, vídeo, pós-produção, som etc.

        Perfeitamente equiparáveis (Ironia).

        1. Avatar de Paulo Martins
          Paulo Martins

          Pois claro mas será que seria assim tão complicado para uma empresa como a Adobe lançar o Corel ou o Photoshop para Linux, para além disso sem sobra de dúvidas que o GIMP por exemplo é um excelente rival ao Photoshop, portanto a nível de qualidade a diferença não é tão grande por aí além e pode vir a diminuir drasticamente se as empresas apostarem na portabilidade do seu software para outros SO…

          1. Avatar de Pingalhete
            Pingalhete

            era bastante complicado a Adobe lançar o Corel para linux dado que o Corel não é um software da Adobe.

        2. Avatar de phoenux
          phoenux

          Eu utilizo o Linux para algumas dessas operações e posso dizer que o Linux não está nada mal nessa área; OK, não tem um Adobe Premiere, um Sony Vegas ou um Edius, mas o que interessa não é a quantidade mas sim a qualidade…

          1. Avatar de Pedro Moreira
            Pedro Moreira

            Offtopic…

            phoenux Desculpa la, mas so por curiosidade trabalhas em que area?Uso o Edius tambem…

            Um abraço

          2. Avatar de phoenux
            phoenux

            Trabalhamos na área do ensino, e a nossa unidade está dividida em várias áreas, entre as quais produção de conteúdos (onde se inclui a edição de áudio e vídeo) e programação (onde eu trabalho). No entanto os meus conhecimentos de vídeo, para além de fazerem parte da minha formação de base, são fruto da partilha de conhecimentos com um colega meu que trabalha num estúdio de televisão. Mas respondendo directamente à tua pergunta a minha área é programação.

          3. Avatar de JCarvalho
            JCarvalho

            phoenux já agora, podes partilhar essas experiências conosco? Que software usas? Eu também sou um utilizador intensivo desse tipo de software e em linux por vezes sinto algumas dificuldades para realizar tarefas aparentemente simples. No entanto há qualidade, sim.
            Um abraço

          4. Avatar de phoenux
            phoenux

            Depende muito do que pretendes fazer… por exemplo, para alguns pequenos trabalhos utilizo o Blender (http://www.blender.org/), que é uma excelente aplicações de modelação e animação 3D, mas que permite também fazer alguma edição de vídeo. Outra ferramenta que também tem crescido bastante (e a um ritmo acelerado) é o PiTiVi (http://www.pitivi.org/). Existem ainda outras ferramentas, com mais ou menos funcionalidades, mais ou menos bonitas (alguma abertas e outras proprietárias) disponíveis à distância de uma pesquisa… Em todo o caso, recomendo a instalação ou teste do Ubuntu Studio (http://ubuntustudio.org/) uma vez que esta distribuição já vem apetrechada com uma séria de ferramentas para a produção de conteúdos multimédia.

            Espero ter ajudado

          5. Avatar de ricardo nunes

            Já agora não sei se também usam ou conhecem o cinepaint.

            http://www.cinepaint.org/

          6. Avatar de Pedro Moreira
            Pedro Moreira

            Fiquei esclarecido..Foi mesmo curiosidade, porque trabalho com ediçao de videos tambem mas de casamentos e algumas publicidades…Nao tao aprofundado como tu claro!E gostava de umas dicas para evoluir um bocado nas coisas que faço..

            Um abraço

          7. Avatar de phoenux
            phoenux

            @ricardo nunes: sim, conheço o cinepaint pelo nome… sei que o suporte dele para o formato raw parece ser bastante bom e que permite abrir imagens com mais bits de cor do que algumas das aplicações mais conhecidas… Mas esta é mais uma aplicação para tratamento/edição de imagem do que propriamente um editor de vídeo… No entanto quando é necessário retocar algumas frames de um filme, esta aplicação poderá ser uma boa opção.

            @Pedro Moreira: sinceramente também não me posso considerar um especialista nesta área, dada a dimensão da mesma. Mas se quiseres mesmo explorar esta área no Linux, começa por experimentar o PiTiVi… Para além de estar a crescer a um ritmo bastante interessante, poderá fazer precisamente o que tu precisas.

      2. Avatar de José Gaspar
        José Gaspar

        Mas eu prefiro mais a comida cozinhada na fogueira do que no microndas.

        1. Avatar de Eduardo Garcia
          Eduardo Garcia

          Melhor a carne assada na brasa do que no microondas…

          1. Avatar de tintas
            tintas

            Ya no micro fica uma m*rda :p

      3. Avatar de Tiago
        Tiago

        Hmmm…não percebi. Eu prefiro uma fogueira…ja experimentas-te cozinhar alguma coisa no micro-ondas!?

        😛

        1. Avatar de Eduardo Garcia
          Eduardo Garcia

          Todo mundo consegue usar uma fogueira, mas pra usar o microondas você precisa ler o manual… outra ideia

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            todo mundo quem? eu conheco duzias de pessoas que não sabem usar o windows… sabem abrir o IE e pouco mais? Para muitas dessas já pus um linux a frente, e nem notaram diferença (ok, passaram a saber abrir o firefox e pouco mais)

      4. Avatar de Farrudo
        Farrudo

        Prefiro muito mais um assado que um cozido no microondas. :p

    5. Avatar de phoenux
      phoenux

      “A Porche, Bentley, BMW, Audi, Ferrari, Jaguar” referem-se ao sistema Linux, certo; É que para quem conhece a fundo ambos os sistemas só faz sentido pensar que o Linux é uma grande marca que só os melhores utilizadores usam, e o “Tata” são os sistemas operativos da Microsoft que a maioria dos mortais utiliza, e do qual dizem maravilhas porque simplesmente não conhecem melhor (leia-se, nunca andaram de “Porche, Bentley, BMW, Audi, Ferrari, Jaguar”)

      1. Avatar de Nuno Amaral
        Nuno Amaral

        Já andaste na pica hoje…

        1. Avatar de centaurius
          centaurius

          ROTFLOL!!!!!

      2. Avatar de kekes

        LOL nunca andei de TATA, acho que menos gente andou de TATA que essas marcas, toda gente ja andou pelo menos um BMW 😉

        Ninguem diz maravilhas do Tata. Es indiano? Já agora a Jaguar é da tata HEHEHEHE, tives-te ai uma gafe LOLOL.

    6. Avatar de Jorge Rodrigues
      Jorge Rodrigues

      ora ai está um comentário sem grande sentido na minha opinião

      só pergunto se alguma vez utilizou outros sistemas para além do Windows

      é que eu já usei Linux e Mac os X e curiosamente tanto um como o outro são muito superiores em termos de aproveitar os recursos da máquina, capacidade dos sistemas, segurança e por aí fora.. a única coisa para o qual o windows é bom é jogar. É verdade que o Windows 7 corrige muitas das lacunas do Vista… mesmo assim não tem tanta estabilidade como os outros sistemas.
      e uso o Mac OS X diáriamente depois de usar o windows durante alguns anos.

      1. Avatar de Jorge Rodrigues
        Jorge Rodrigues

        o meu comentário devia ter ficado por baido do 1º comentário do sr. António não sei o que se passou…

    7. Avatar de James Bond
      James Bond

      Este comentário demonstra que o seu autor confunde cu com as calças!

  2. Avatar de prius
    prius

    Só acredito neste cenário (pelo menos a curto prazo) se muitas das empresas que actualmente utilizam windows começarem a utilizar linux. Pois a maior parte das pessoas não percebe nada de computadores e apenas querem chegar a casa e estarem familiarizadas com o sistema operativo que utilizam no emprego. Eu no meu portátil tenho os dois, o xp já vinha e depois instalei o ubuntu em dual-boot, e posso-vos dizer que, exceptuando para jogar os jogos recentes, gosto muito mais do ubuntu

  3. Avatar de Rui Carneiro
    Rui Carneiro

    Não vejo porque isto não poderá acontecer.

    Já temos pequenas amostras da qualidade superior do software livre (quem ainda usa o IE?).

    1. Avatar de Nuno Amaral
      Nuno Amaral

      Eu uso IE e estou satisfeito. Como web developer uso IE7, IE8, FF, Chrome.

      1. Avatar de Carlos Queirós
        Carlos Queirós

        Como web developer devias era de apontar a fraca qualidade do rendering do IE (sim, eles nao seguem correctamente as normas do css2 quanto mais do css3), o motor fraquissimo de javascript, isto ja para nao falar nas falhas a nivel de seguranca

      2. Avatar de Agustin Gonçalves
        Agustin Gonçalves

        http://acid3.acidtests.org

        compara o safari ou firefox ao IE através deste teste e diz-me algo depois

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          quanto tens no IE?

          1. Avatar de tintas
            tintas

            So quando vejo estes comentários e q me apercebo q n sei nada disto

        2. Avatar de kekes

          Ninguem usa safari LOL, só para o arrancar sem ser em sistemas apple é um sacrificio LOL

    2. Avatar de Logan
      Logan

      Quem é que ainda usa o IE? Lamentavelmente, a maioria. Cerca de 80% dos acessos feitos a sites sobre os quais tenho conhecimento, são feitos pelo IE.
      Eu não estou a defender o IE, antes pelo contrário, detesto-o mas temos de nos render às evidências.

      1. Avatar de Nuno Amaral
        Nuno Amaral

        E porque o detestas? lol

        1. Avatar de Bónus
          Bónus

          És web developer e não sabes porque é que alguém detesta o IE?
          E também sou web developer 8programador) e quando tenho que desenvolver código javascript, o IE torna-se uma verdadeira dor de cabeça, enquanto que nos outros browsers funciona logo tudo à primeira.
          O IE não respeita as normas standard da web.
          Eu também detesto o IE. Se não houvesse IE, o trabalho dos programadores web era muito mais rápido.

          1. Avatar de Marco Monteiro
            Marco Monteiro

            Confere! 😀

          2. Avatar de Inluxc
            Inluxc

            Então eu nem comento… Nunca consigo acabar um projecto sem dizer que não tive problemas com o IE.. lol

          3. Avatar de Nuno Amaral
            Nuno Amaral

            No meu caso ja tive problemas ao contrario.

            Desenvolvia um site, estava tudo ok no IE, ía ver no FF e estava uma bosta.

          4. Avatar de Bónus
            Bónus

            Faz o teste Acid3 e vê em que browsers é que as coisas funcionam:
            http://acid3.acidtests.org/

          5. Avatar de Agustin Gonçalves
            Agustin Gonçalves

            olha lá ó nuno??

            acaso o firefox ou safari vem com controlos activeX ou com javascript proprietário que nem é standard (W3C)?

            porra a falares assim nem pareces web designer… programas para a maioria, para os conformistas… bah

  4. Avatar de Antonio Tavares
    Antonio Tavares

    não será assim tão linear…Mas tá engraçada sim senhor 🙂
    Metaforicamente:Vais “melhor de Lx ao Porto de BMW,vais concerteza…O nivel de conforto e performance,são bem diferentes!
    Mas se obtivesses o mesmo conforto e performance com um Tata,que “bebe” muito menos,irias com certeza neste último!No software,passa-se a mesma coisa:Para quê pagar uma suite office,se temos uma “áborliu” que me serve ás 1000 maravilhas?
    Não desejo o fim á Microsoft,desejo antes um forte desenvolvimento de parcerias com melhorias significativas para o consumidor
    Abraço.

    1. Avatar de aospapeis.blogspot.com

      Uma das razões é que, quando o BMW avaria, a assistência técnica deve ser melhor do que a do Tata. E o manual está no porta-luvas, sem qualquer dúvida!!!

      :))

      1. Avatar de Bruno Bernardino

        E Audi pá? Ninguém fala da Audi?! 🙂 hehe

      2. Avatar de kekes

        Tirando So’s, a manutenção BWM é carissima LOL, e digo, ja vi mts audis, bmw, nas valetas da autoestrada com avarias no percurso lisboa->porto, agora, as outras marcas nem por isso, Tatas muito menos (quem tem um TATA?).

        São carros bons mas não os melhores, perfiro um toyota eheheh, aqui o avensis uma vez verteu a agua do radiador toda, e mesmo assim fez uma viagem de 50km, pois não sabia do problema, e só parou até arrefecer, depois continuou, o mecanico depois disse: tives-te sorte de ser um toyota, se fosse um bmw, já nao tinhas carro. Alem de passar na revisao sem quase manutenção nenhuma 😛

    2. Avatar de keops

      Claro… A comparação não tem nada a ver. Neste caso estamos a falar de um “carro” que não consome gasolina e anda o mesmo que um ferrari, se falarmos em firefox ou outros programas freeware que vemos por aqui pelo blog 🙂

  5. Avatar de gocho
    gocho

    Em 2009 a microsoft lança o Windows7…. em 2013 a microsoft abre o codigo fonte do windows…. em 2016 a microsoft lança o Microsoft Linux 1.0 ( cheio de bugs 😛 )

    Eh pha, espero que a microsoft não feche, se não lá se vai a concorrência no mercado e isso não é nada bom.

    1. Avatar de maurycio
      maurycio

      Eu também acho que a Microsoft não vai morrer!
      O crescimento de software livre, só faz com que a Microsoft melhore os seus programas, e… nós agradecemos!

    2. Avatar de Ricardo Fernandes
      Ricardo Fernandes

      …ou Linux Microsoft 1.0!

  6. Avatar de PA
    PA

    Pergunta:

    O software livre não pode pôr em risco os programadores?

    Acho que ninguém gosta de trabalhar para aquecer?!? (Ou será que gostam?)

    A meu ver, o Mr Keith Crutis também está a prever, não só, o declínio da Microsoft, como o seu próprio destino.

    Mais uns quantos para o desemprego!

    Off Topic: Mais um a prever o futuro do mundo! 😛

    1. Avatar de Psychok7
      Psychok7

      Os programadores sempre podem desenvolver aplicações pagas mesmo para linux,linux e open source mas nao obriga k os seus programas tb o sejam. sempre podes ter versoes open source e tb podes ter um super photoshop para linux que tem k ser pago.O problema da microsoft sao os preços do seu proprio SO que sao um balurdio, mas normalmente o preço de programinhas normais nem e exagerado

      1. Avatar de Gil

        Exacto… voltando à metáfora dos carros é mais ou menos isso, o SO deve ser livre (como as estradas) e o software q se instala, que responde a necessidades especificas (não universais), é como os carros… é “proprietário”…

        não tenho nada contra pagar a suite do office… se precisar dela pago-a…se não tiver uma alternativa à altura mais barata… agora, pagar o SO? ainda por cima qdo muitas vezes me “obrigam” a comprá-lo? … não aceito… quando vou comprar um carro não me cobram um extra pelo motor

    2. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      A Redhat factura também alguns milhões ao ano, está bem que não é tanto como a Microsoft mas mesmo assim é a prova que é possível viver de Linux, para além disso também há software proprietário em Linux…

      A diferença aqui prende-se pelo facto das empresas de software proprietário se ajudarem umas às outras, por exemplo compram um portátil novo ele vem com Windows, Nero, Power DVD, etc… Em Linux dá-se sempre prioridade ao software livre e talvez por isso não notes que também há muito software pago para este…

    3. Avatar de phoenux
      phoenux

      Estás enganado se pensas que quem trabalha em software aberto, só trabalha para aquecer e nos tempos livres… Existem muito programadores como eu que são contratados por grandes empresas para arranjarem soluções à medida para a satisfação de determinadas necessidades; quando não existe nenhuma solução aberta no mercado, optamos geralmente por desenvolver nós essa solução e a disponibilizar livremente para que outros possam beneficiar desse código, tal como nós beneficiámos do código de milhares de outros programadores que trabalham em milhares de outras empresas… É um ciclo vicioso onde todos ganhamos, excepto as grandes empresas que produzem software, que apesar de serem especializadas, desenvolvem software para milhares de clientes que nunca se adequam a 100% das necessidades reais da empresas…

    4. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      O problema todo é esse. O desemprego actual ja esta no que esta, se o povo em vez de comprar comeca a usar um programa que lhe “chega” em vez de usar o programa que “gosta” so porque é software livre nao sei onde vai parar o mundo. E o pior é quando a moda chegar as empresas.

      1. Avatar de phoenux
        phoenux

        Não te quero alarmar, mas a moda já chegou às empresas!!! Pronto, não estou a falar da maioria das empresas Portuguesas onde (uma parte considerável) utiliza software pirateado, mas cada vez mais empresas apostam em software livre. No entanto eu não vejo isto como uma coisa má que vá originar tantos despedimentos; sim, existirão empresas que irão ver o seu modelo de negócio tradicional afectado, nomeadamente as que têm um modelo baseado no licenciamento de software, onde na realidade pagas pelo direito de utilizares aquela versão de software, como se o estivesses a alugar. Se no passado este modelo resultou, agora com a chegada da Internet e com a disseminação da tecnologia, onde tudo está à distância de um clique, existe imensa “mão de obra” que colaborativamente conseguem produzir mais e melhores aplicações dos que as software houses tradicionais. É por isso que acredito que o futuro não passa pelo licenciamento de software mas sim por disponibilização de serviços especializados de suporte e de desenvolvimento de software. É sobre este modelo de negócio que algumas empresas têm mantido (e até, aumentado) as suas margens lucro, estando sempre à procura de bons programadores.

  7. Avatar de A friend
    A friend

    A Microsoft acabar nunca acaba, possivelmente irá é fornecer gratuitamente o Windows para manter os seus clientes, não de codigo aberto.

    Depois obterá lucros com empresas como Nvidia, ATI, Intel, AMD, jogos, publicidade e todo o leque de software empresarial e com isso continua a sua politica de monopolio, já que o Windows continuará a marcar forte presença no mercado…

    Se irá perder muito mercado com o sucesso do Linux… Obvio que sim… mas se levará a sua extinção… penso que é um caso extremo e longe de acontecer…

  8. Avatar de Paulo Correia
    Paulo Correia

    Mais um à procura de protagonismo. Engraçado que a afirmação dele coincide com o lançamento do livro.

    Nada de valor na afirmação dele. A única coisa que pretende é publicidade para ver se alguém lhe compra o livro…..

    1. Avatar de Zé Miguel

      Ora aqui está um juízo acertado…

      1. Avatar de olly
        olly

        E mais, de certeza que foi despedido da Microsoft e agora está a saborear o momento… até porque foi noticiado há uns tempos que a empresa de Redmond contratou gurus em software livre para “conhecer” e adaptar-se à filosofia do software livre.

  9. Avatar de centaurius
  10. Avatar de Berto
    Berto

    No meio disto tudo, onde fica a apple?

    1. Avatar de A friend
      A friend

      A Apple vive da venda de Hardware com sistema dedicado aka MacOs

      Para os que não percebem o lema da Apple posso dar o breve exemplo..
      Imaginem a Sony, Dell ou Asus fazer um sistema operativo dedicado aos seus sistemas em vez de vender simplesmente o hardware com o Windows ou Linux…

      O MacOS legalmente não é vendido para outros sistemas NAO MAC porque é um sistema dedicado… tal e qual o sistema operativo de um telemovel…

  11. Avatar de Nuno Amaral
    Nuno Amaral

    Já andam a dizer q linux é melhor que Windows à mais de 15 anos. E está tudo na mesma. Windows 90% quota, Mac 6%, Linux 4%.

    O Windows7 dá um avanço de 10 anos de tecnologia em relação ao Linux.
    O Seven vai bater todos os records de vendas.

    Por isso a Microsoft não tem nada que se preocupar.
    Mas claro é sempre bom, muito bom, haver soluções gratuitas de software, e aí sim dou os parabéns pelo avanço de Linux.

    Mas não vamos comparar a política de Windows com Linux.

    1. Avatar de phoenux
      phoenux

      “O Windows7 dá um avanço de 10 anos de tecnologia em relação ao Linux.
      O Seven vai bater todos os records de vendas. ”

      Sinceramente acho que não conheces o mesmo linux do que eu… Já utilizaste um sistema compiz bem configurado com uma resolução total de 9600×1200, utilizando os plugins expose e scale?!? Já conheces o kde 4.x e o gnome-do? E a nível de funcionalidades especificas, consegues pausar uma transferência para um dispositivo amovível, para acelerar outra? Tens separadores no explorador de ficheiros, que te permitem mover ficheiros apenas com uma janela? Consegues montar arquivos de ficheiros como se fossem uma pen usb ou um CD? Não me fales de inovação quando sou utilizador de um sistema que evolui mais em 6 meses do que um sistema proprietário em 5 anos…

      1. Avatar de Shogun
        Shogun

        Todas essas opcoes sao possiveis, com certeza encontras software que te faca isso, sim pk n me venhas dizer q e o sistema operativo q faz isso, sao tudo programas k sao incluidos com o sistema operativo a microsoft n os inclui pk e um sistema proprietario e como tal n compensa, mas n ker dizer k o sistema n o permite, na melhor das hipoteses ng desenvolveu software para o fazer.Sim pk provavelmente a comunidade de software livre é mt maior q a de software proprietario alem de k tem mt mais tempo disponivel.

        1. Avatar de phoenux
          phoenux

          Depende da tua definição de sistema operativo… Se no sistema operativo incluires o ambiente gráfico (tipo Gnome ou KDE, tal como no Windows assumes que o explorer faz parte do sistema operativo), então sim, a maioria das funcionalidades que referi estão presentes ao nível do próprio sistema. No entanto o Linux é um sistema modular formado por camadas, onde podes substituir uma aplicação que funcionar numa camada por outra aplicação com funcionalidade semelhante, o que torna o Linux num sistema amado por alguns e odiado por muitos (nomeadamente os utilizadores Windows). É por isso que a consola é uma aplicação com muito sucesso no Linux, porque no geral fornece uma série de funcionalidades que funcionam da mesma forma na maioria dos sistemas.

          O Windows é um sistema operativo para utilizadores mais “comuns” e não um sistema operativo para power users (com isto não quero dizer que não existam bons profissionais a utilizar Windows), e talvez por este prisma não compense mesmo à Microsoft implementar funcionalidades que nas mãos dos mais incautos trazeriam problemas de maior instabilidade ao sistema…

      2. Avatar de Alexandre Pinto
        Alexandre Pinto

        É verdade que o linux evoluiu muito, mas enquanto for necessário utilizar linhas de comando para tudo e mais alguma coisa(e nao me venham dizer que existem sempre as alternativas graficas porque nem sempre há), o linux nao se vai massificar.

        Basta olhar ao meu redor… A minha namorada, irma, pais alguma vez vao saber sequer o que é uma linha de comando??? Mal entram no linux assustam-se!

        1. Avatar de olly
          olly

          Sou utilizador de ambos os SOs e, embora goste dos dois, tenho que dar a mão à palmatória quanto a esse pormenor do Linux, há uns dias andei uma tarde toda a “inventar” uma forma de pôr uma placa de rede a funcionar em linux só porque não há “drivers” para ela (modelo descontinuado etc e tal…). No final desisti e instalei XP na máquina, resolvi o assunto em 5 minutos. Moral da história: no dia em que o Linux se tornar intuitivo e amigável para o utilizador comum vai, com certeza absoluta, passar à frente do Windows em nº de utilizadores 🙂

          1. Avatar de phoenux
            phoenux

            Isso e muito estranho… de um modo geral não existem dispositivos descontinuados no Linux… Depende muito da distribuição que utilizas, mas se é suportado no Windows XP, quase de certeza que é suportado no Linux.

            Em todo o caso, se é um modelo antigo, devias era experimentar o Windows Vista ou o Windows 7, para ver qual era o suporte que estes sistemas davam à tua placa…

        2. Avatar de phoenux
          phoenux

          Viva.

          A utilização da linha de comando é algo sobrevalorizado no Linux e é uma desculpa utilizada por muitas pessoas para não utilizarem Linux. Sim, para algumas operações é inevitável a utilização da linha de comandos, mas não é de todo essencial. Actualmente só utilizo a consola para administrar servidores remotamente, e para fazer o debug de algumas aplicações com que trabalho; como utilizador comum passam-se semanas sem que tenha de recorrer à consola para executar um comando.

          Se tiverem um problema e procurarem uma solução na Internet, é normal que a maioria das soluções que vão encontrar sejam comandos para a consola: é um ambiente dedicado a instruções onde um simples comando pode executar centenas de operações em pouquíssimos segundos. Para um utilizador experiente é muito mais fácil dizer “copia e cola este comando na consola”, do que dizer olha “vai ao menu tal, depois ao separador tal, selecciona a opção tal,…”. Não nos podemos esquecer que o sistema de camadas do Linux leva a que existam imensas configurações diferentes… Na consola as diferenças aproximam-se.

          Relativamente aos teus familiares, é normal assustarem-se com coisas que não conhecem. No entanto a consola é apenas um interface que se aprende quase tão facilmente como trabalhar com o rato…

  12. Avatar de paulf
    paulf

    O Windows também é gratuito!! lol
    Será que não percebem isso? O utilizador particular lá tira a sua cópiazinha da net e instala.

    E quanto a este senhor, primeiro, arranjou esta ideia para ganhar dinheiro na venda do livro e segundo, deve ter recebido uns bons milhares para dizer isto…

    1. Avatar de A friend
      A friend

      É verdade que muiiiiitaaaa gente tem cópias……

      Mas a verdade também é esta…
      As empresas que vendem hardware, como SONY, ACER, HP…Dell…etc.. agora têm alternativas estilo Linux para vender com os seus computadores e poupam dinheiro na compra e acordos com a Microsoft, o que lhes faz vender o hardware mais barato e mais facil os consumidores adquirirem… A Microsoft nunca ficou muito afectada com a Pirataria do Windows porque cada computador que até então vendiam… este já vinha com o Windows…. e a bem ou mal todos nós já pagamos por varias cópias do Windows 😉

    2. Avatar de phoenux
      phoenux

      Sim, é o próprio Bill Gates que afirma que para a Microsoft é melhor um utilizador que utilizar uma versão de Windows pirateada, do que uma que utiliza Linux…

  13. Avatar de enlimarj
    enlimarj

    A Microsoft muitas das vezes tem sido desonesta nessa competição, pois ela tem copiado desde do inicio do Windows o trabalho de outras empresas e desenvolvedores, o IE8 é um exemplo disso, mecanismo de busca de palavra tipo do Firefox, URL de domínio na barra de endereços com o domínio em necrito, e por ai vai. Agora ela chega ao Windows 7 com XP em mode de virtualização para resolver um problema que ela mesmo criou que foi incompatibilidades de aplicações.

    1. Avatar de Pedro A.
      Pedro A.

      Essa guerra de quem copia quem não dá em nada. Todos copiam por todos… O linux começou a ser por linha de comandos e nessa altura já havia o MS-DOS (microsoft), que tb era por linha de comandos, que por seu lado copiou de outro lado qualquer. Quando chegou a altura dos ambientes gráficos alguém criou um sistema operativo assente em janelas e os outros foram atrás…

      1. Avatar de phoenux
        phoenux

        Um preciosismo: O linux herdou a linha de comandos do seu pai “biológico” Unix (que nunca o reconheceu como filho, diga-se se passagem) e não do Windows… Quando muito Linux e MS-DOS copiaram a funcionalidade do Unix, se bem que a implementação do DOS é uma bocadinho mais fraca…

          1. Avatar de phoenux
            phoenux

            Muito bem observado! Por acaso não sabia (a minha memória não vai tão longe :p )

    2. Avatar de Shogun
      Shogun

      Qual é o mal de seguir os bons exemplos?!

  14. Avatar de jr
    jr

    Isto é um desejo ou ele pensará mesmo assim!?

  15. Avatar de Mr.Gustavo
    Mr.Gustavo

    è incrível.. gera centenas de comentarios em cada post que o seu nome é abordado… dao-lhe notoriedade diariamente..publicidade gratuita e ainda acham que vai ir a vida???

    Prefiro Manela Vs PInho xD

    1. Avatar de Mr.Gustavo
      Mr.Gustavo

      O futuro dos S.O será disputado pela Microsoft e Google…

  16. Avatar de Diogo J
    Diogo J

    Primeiro esse cara deveria criar vergonha na cara!! Pois esta cuspindo no prato que comeu! Não quero dizer que o linux é ruim, mas tmbm nao concordo que ele ira “dominar o mundo, e adeus microsoft”! E nao acho que a microsoft deveria liberar o codigo fonte, pois olhe o caso do linux a milhares de distribuições, e se for computar voce conta nos dedos da mao as que prestam(ubuntu, red hat….)

    Na minha opiniao sempre deve haver o software pago e o free, pois assim a briga é acirrada, trazendo a concorrência para o máximo que puder, dando lucro para o consumidor final! E outra ninguém é ignorante o suficiente para achar que a canonical que distribui o ubuntu, nao ganha dinheiro! Vai ver quanto custa um suporte para linux de uma mega empresa…… sem comentários!

    E outra gostos nao se discute olha pessoas que pagam furtunas para ter um mac, enquanto poderiam usar linux, eu prefiro pagar e ter windows do q nao pagar e ter linux! Porem estou usando o linux tmbm q me da mas esperiencia…

  17. Avatar de rigueiro
    rigueiro

    Só para “avisar” que já se pode descarregar oficialmente o idioma em português, no Seven! 😉

    Cumprimentos e boa continuação!

  18. Avatar de Hugo
    Hugo

    “…modelo de software livre, resulta num código de melhor qualidade…”, sim é capaz de ser se foi escrito por este cromo!

    Cá para mim este gajo foi despedido pela MÁ programação que fazia e agora está com dor de cotovelo.

    E volto a dizer o que já disse noutros comentários: a Microsoft não é só Windows, Office ou IE! Quando é que percebem isso?

    E é como já aqui disseram: quantos é que têm o Windows e não o pagaram? Milhares! Ou seja ter Linux ou Windows, custa a mesma coisa não? 😉

    1. Avatar de A friend
      A friend

      Não é bem assim, o problema não está na venda directa do Windows mas sim da sua venda através da compra de computadores… muita gente tem cópias ilegais, isso é mais que certo.. mas eu por exemplo tenho cerca de 5 Windows Xp Home Edition e 2 Windows Vista… ou seja… em cada computador “comprei” o Windows…

      A Microsoft obtem os lucros “indirectos” com os clientes, porque comprar o Windows, na caixinha… são raros os que compram… e agora se as marcas já vendem o computador com Linux e afins, a Microsoft ai é que começa a perder o terreno da venda e sentir verdadeiramente na pele o efeito da copia pirata…já que a base do lucro está a diminuir…

      1. Avatar de Paulo Martins
        Paulo Martins

        Bingo…

        As empresas que começassem a vender os PCs directamente com Linux ou outro SO e vamos ver quantos é que se dão ao trabalho de comprar o Windows…

        1. Avatar de A friend
          A friend

          Já nem vou para questões de Linux.. mas se for-mos a ver ao comprar muitos portateis…etc… estamos constantemente a comprar licenças do Windows que já possuimos em compras anteriores… descessáriamente e quem lucra com isso é a Microsoft… felizmente o Linux veio dar mais liberdade à aquisição de software, depois quem se der mal com o Linux sempre pode pegar num CD que já tenha adquirido num computador antes (com o Windows) e instalar.. Legalmente!… Quantas e quantas pessoas (como eu por ex) tem aqui CDs do Windows para dar e vender com Serials legais e válidos de computadores antigos que já nem existem?…

          Falam de Pirataria ao Windows, mas acreditem… a Microsoft com este tipo de “monopolio” sai muito pouco lesada com a pirataria… a certo ponto o Linux veio matar esse monopolio.. claro que não da forma como este ex empregado diz, exageradamente.. mas que o Linux vai abater grande parte dos lucros da Microsoft isso vai…. não há duvidas…visto não nos forçarem repetidamente e comprar licenças do Windows…

          1. Avatar de Gerardo

            Não é legal não senhor. Se leres a licença o Windows só é legal para a máquina que compraste, não podes “transferir”. Claro que ao usares essa serial ele fica genuino, mas em termos legais não o podes fazer. Se fores fiscalizado és multado

        2. Avatar de Gil

          NADA DISSO!

          as empresas têm q vender a máquina, mais nada!!! o SO cada um que decida o que quer… e que o compre se assim o entender… quando compro um aparelho de musica ele não vem com cd’s… quando compro um carro ele não vem com deposito cheio pela galp e com um filtro q só aceita combustivel galp!!!

    2. Avatar de darkblonde
      darkblonde

      Não sabemos porque é que saiu da Microsoft, mas podemos pensar que esta chateado com alguma coisa… Ou então, que tem razão, já que conhece melhor o Windows que qualquer um de nós alguma vez conhecerá. Quando um ex programador Microsoft diz que o kernel de um concorrente é melhor que o da Microsoft, dá no mínimo direito a pensar antes de postar qualquer coisa que nos vem a cabeça.

  19. Avatar de CáVai
    CáVai

    Hum…
    Conheço um fulano que trabalhou durante oito anos em certa companhia.

    Durante esse tempo nunca lhe ouvi uma queixa, apesar das horas extra gratuitas e da falta de tempo livre. Cheguei mesmo a confrontá-lo com a situação ao que ele respondia que o salário compensava qualquer sacrificio.

    Um belo dia, o gerente da mesma companhia decidiu que estava na hora de fazer uns cortes orçamentais (daqueles que reduzem drásticamente o número de postos de trabalho).
    Escusado será dizer que esse meu conhecido foi um dos incluídos no tal corte orçamental.

    Ironicamente (ou não) a partir desse dia a opinião do meu conhecido em relação à referida companhia mudou drasticamente; todas as oportunidades eram aproveitadas para denegrir (ele referia-se ao acto como uma tentativa de nos abrir os olhos) o antigo emprego, o antigo patrão e até os antigos coledas de trabalho.

    Eram coisas do género de a empresa manter os empregados num ambiente opressivo, que só os “queridinhos do patrão” é que eram promovidos e que o modelo de negócio da tal companhia estava extinto e que era apenas uma questão de tempo para “aquilo descambar tudo”…

    Passados três anos esse meu conhecido tem um emprego que considero tão frustante como o anterior (com o acréscimo da remuneração ser quase tão frustante como o emprego) e, estranhamente, a antiga companhia continua viva e de boa saúde.

    Vá-se lá entender estas coisas…

    1. Avatar de Malamen
      Malamen

      Nem mais… é exactamente esse o meu ponto de vista.

    2. Avatar de darkblonde
      darkblonde

      …ou então quando assinou contrato com essa “certa companhia”, havia uma clausula que permitia a essa mesma empresa tirar-lhe até a roupa que vestia se alguma vez revela-se alguma coisa sobre o que via, ouvia ou desenvolvia dentro daquelas paredes.

  20. Avatar de Daniel
    Daniel

    Acho que a longo prazo, este tipo de situação é mais que possivel. Tendo em conta o crescimento de utilização de linux e software livre nos ultimos anos, a Microsoft tem muito que pensar sobre o seu modelo de negócio.

    Embora a nivel de compatibilidade de software as coisas ainda estejam um bocado limitadas, há uma grande evolução. Vejamos o hardware, mete-se uma maquina com ubuntu. A menos que seja um portatil com 10 anos, fica tudo a funcionar com pouco ou nenhum envolvimento do utilizador final. A própria instalação não é um bicho de 7 cabeças.

    Se olharmos para o futuro, as crianças deste país têm já uma cultura a nivel de tecnologias de informação do outro mundo. Acho que vai chegar ao ponto de miudos de 10 anos instalarem um sistema operativo sem grandes dificuldades. (Blogs como o pplware ou do genero ajudam também muito com tutoriais acessiveis)

    O maior obstaculo da Microsoft no futuro vai ser tentar justificar o preço do Windows e do Office, os seus principais produtos para o utilizador comum. As alternativas estão cada vez melhores mesmo a nivel de compatibilidade. Para não falar de linux e o mundo de servidores.

    Creio que daqui a 5/10 anos, a Microsoft não vai estar de certeza com as mesmas práticas, o linux vai ter uma grande percentagem de utilizadores. Mesmo que o windows ainda domine o mercado, os preços têm de descer se querem competir.

    Dito isto, estou com esperanças de um dia entrar numa loja de software e ver o Microsoft Windows a 50 Euros ou algo do genero. O mesmo para o Office.

    1. Avatar de Shogun
      Shogun

      Windows e Office a 50€ ? Eu pessoalmente acho que são produtos que valem mais do que isso, pelo menos o dobro, o fantástico é as pessoas não terem noção do esforço envolvido para desenvolver software, por exemplo uma casa custar 30 mil € n é uma barbaridade mas o Windows custar 300€ cai tudo…

  21. Avatar de Shogun
    Shogun

    Acho este senhor um bocadinho ridiculo, por alguma razao já não está na Microsoft digo eu … mas n vou falar do que não sei, ao contrario de muitos comentarios que ja li aqui.

    Este senhor faz a seguinte afirmacao: “…seria obrigada a explicar aos seus utilizadores, porque teriam que pagar pelo MS Office, já que o OpenOffice como software livre se demonstra suficientemente capaz”.

    Demonstrar que é suficientemente capaz não significa que faz o mesmo ou que o faz com a mesma qualidade quer de produção quer de produto final apresentado, não me refiro apenas ao office mas sim a muito software livre quando comparado com o proprietario.

    Outro aspecto é a qualidade do código livre comparado com o código proprietario, tenho muitas duvidas que assim seja.

    Em relação ao Google usar servidores linux não vejo a admiração, é um bom sistema, é barato e faz o que eles necessitam, mas é realmente melhor que o windows server 2008 por exemplo?Eu não sei se alg me puder responder agradeço, mas respostas fundamentadas e não respostas porque sim ou porque toda a gente usa.

    1. Avatar de phoenux
      phoenux

      Viva… A grande vantagem do Linux para a Google, não é ele ser barato, mas sim o facto de ser de código aberto, o que lhes permite implementar/modificar uma série de funcionalidades especificas que eles necessitam para suportam a mega estrutura de dados deles.

      Relativamente à comparação Linux com Windows server 2008, tudo depende do que pretendes fazer e dos conhecimentos que tens; a minha experiência pessoal diz-me que um bom administrador de sistemas conhece fazer praticamente o mesmo em ambos os sistemas, mas nos sistemas Windows estará sempre mais limitado pela natureza fechada do sistema. Os sistemas Windows, são geralmente sistemas mais rígidos, com regras muito especificas que te obrigam a fazer as coisas de determinado modo, para atingires um determinado objectivo; quando acontece um problema, de um modo geral é mais difícil descobrir a origem do problema, que por vezes está mesmo dentro do código. Nos sistemas Linux são mais permissivos e adaptam-se com mais facilidade ao que pretendes fazer. Dando-te um exemplo muito concreto, na nossa instituição temos uma solução que em Windows precisa de 3 servidores dedicados para suportar 20000 utilizadores; em Linux e para fazer exactamente o mesmo, basta 1 servidor. Por outro lado, instalar o sistema de raiz no Windows demora cerca de dois dias; no Linux conseguimos executar uma operação semelhante em apenas 4 horas.

      Relativamente à qualidade do código livre, a minha experiência diz-me que geralmente o código livre é mais limpo e organizado do que o código proprietário; Como o código livre é escrito para ser lido por muitos programadores, existe uma preocupação dos programadores em deixar a coisa minimamente organizada, mais por uma questão de reputação; relativamente ao código proprietário a que tivemos acesso, aquilo geralmente é uma confusão de todo o tamanho, com grandes falhas de optimização, e onde o que se pretende é que a aplicação funcione (muitas vezes nota-se que os programadores optam pelo caminho mais curto/mais fácil).

      Dizer que o OpenOffice é “suficientemente capaz” é dizer que este pacote de escritório contém as funcionalidades que 99% dos utilizadores do Office precisam; pessoalmente posso dizer que o OpenOffice tem mesmo muitas funcionalidades que o Office não contém e que para power users fazem todo o sentido.

      Sinceramente não sei se será apenas publicidade ou os motivos pelos quais abandonou a Microsoft; no entanto não posso negar que também eu sou um apaixonado por sistemas abertos, o que me leva a estar de acordo com algumas das opiniões desse senhor…

    2. Avatar de Shogun
      Shogun

      Obrigado pela tua resposta e pelos esclarecimentos relativamente aos servidores.Eu desenvolvo software e n sou de nenhum modo grande fa da administracao de sistemas.Relativamente ao codigo penso que talvez tenhas uma ideia errada, pk fazeres codigo esparguete e pouco organizado alem de diminuir a tua reputacao perante o teu chefe provoca ainda uma ma relacao com os teus colegas pk mostra k n tas preocupado se alg ira ver, e vdd k as vezes e necessario fazer “mau codigo” devido aos tempos e coisas assim, mas estamos a falar de aplicacoes a medida q como sabes n sao baratas e o cliente ker e ver akilo a funcionar.

      Relativamente ao gosto por software livre, a ideia é muito interessante de facto, mas n posso estar minimamente de acordo com este senhor, ate pk como alg disse a Microsoft n e so o Windows e o Office, temos ferramentas fantasticas como Visual Studio por exemplo, na minha opiniao o melhor IDE do momento.

      1. Avatar de phoenux
        phoenux

        Desculpa ter generalizado: não queria ter passado a ideia que todo o código proprietário é mau e de que todo o código aberto é bom; de facto nem sempre é assim, e depende muito do programador e da filosofia do ambiente de desenvolvimento onde se encontra. No entanto conheço alguns exemplos de código desenvolvido em empresas com alguma dimensão (cerca de 300 programadores) e que o código é uma confusão, muitas vezes com código redundante e/ou pouco eficiente; a filosofia desta empresa (como de muitas outras mais pequenas a operar em Portugal) é a de lançar a funcionalidade o mais depressa possível, para cumprir prazos (por vezes irreais), independentemente da qualidade do código, onde é o próprio chefe que diz: “Isso tá bom… depois faz-se uma correcção ao código” (correcções que geralmente nunca acontecem).

        Felizmente onde trabalho somos nós, os programadores, a definir prazos e a garantir a qualidade do código. Mas nem sempre é assim…

        Sim, a Microsoft não é só Windows e Office, mas são sem dúvidas duas das mais importantes áreas de negócio que a empresa tem. Por outro lado, as soluções Microsoft no geral obrigam a que utilizes sistemas Microsoft para funcionar. Por exemplo, se quiseres um CMS (tipo sharepoint) que integre com o Office, tens de ter Windows e SQLServer como sistema de suporte, que depois oferece possibilidades de integração com o Exchange e com o Live Comunication Server, etc… Quando somas tudo tens um valor astronómico gasto em licenças. Se pegares neste valor e investires em sistemas baseados em opensource, consegues no geral fazer o mesmo, com aplicações abertas, e muito mais barato. Falo por experiência própria…

        Mas sim, a Microsoft tem boas ferramentas, e no geral produz bom software. Sinceramente também não acredito que ela vá ser extinta só porque o software livre está no mercado; acredito que em última instância eles irão transformar-se numa empresa de venda de serviços, à semelhança do modelo de negócio das empresas que implementam software livre.

        Relativamente a IDE’s, no Linux o Eclipse tem provado ser uma ferramenta extremamente versátil, com suporte a dezenas de linguagens; o Zend Studio também tem crescido bastante.

        Mas no final o que interessa é o teu gosto pessoal e as ferramentas com que és mais produtivo. Eu sou mais produtivo com o Linux devido às suas capacidades de adaptação e personalização, mas admito que outros possam ser mais produtivos em outros sistemas. Depende de cada um.

  22. Avatar de dethos
    dethos

    não esquecer, que apesar de ser muito bom e servir para quase todas as tarefas necessárias do pessoal, o OpenOffice ainda se encontra muito longe da qualidade da suite de produtividade da Microsoft.

  23. Avatar de Canelas
    Canelas

    Com as asneiras k fizeram no Vista, com o XP SP3 e ainda cm o IE7 nada me admira. Firefox, opera e OpenOffice têm conquistado mercado e têm cada vez melhor qualidade, e claro são mais seguros. Keria era saber o preço do windows 7 e do office 2010.

  24. Avatar de delaorden9.com

    Improvavel, com certeza….

    OFF TOPIC : é hoje que o Barça conquista a tríplice coroa e o Manchester, com o marrento Cristiano Ronaldo, se tornará freguês de uma vez por todas….Barça Barça Barça
    Para quem ainda não sabe, será o último jogo do Ronaldo pelo Manchester…pena que com derrota !

    http://www.delaorden9.com
    Barcelona x Manchester United

  25. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Boas a todos,

    Primeiro que tudo, acho que 90% das pessoas que saem de uma empresa, a seguir dizem mal dela. Este deve ser um dos casos, porque se diz mal daquilo que ajudou a criar…

    Agora lanço aqui um desafio aos Anti-Microsoft. Arranjem, façam, descubram, etc., um estudo em que possam comprovar com factos que o Linux é melhor que o Windows, em vez dos habituais “…ahhh é melhor porque não sei quê…fogueira e microondas, blablabla, é mais rapido, mais seguro…” e talvez aí mais pessoas leiam os vossos posts até ao fim.

    Não acredito que a MS vá acabar, até porque MS não é só Windows e Office, provavelmente isto até é uma percentagem muito pequena da MS, não sei os números ao certo.

    Cumps a todos

  26. Avatar de delaorden9.com

    Oh Rui, eu sei que gostas dos Stones (parece) e talvez estivesses ouvindo alguma música deles quando escrevias o artigo…colocaste no terceiro parágrafo…” Keith Richards faz notar que até 2004 nunca tinha experimentado Linux…”…achei estranho mesmo porque o Keith Richards ja experimentou quase tudo e realmente so faltaria o Linux para se embriagar mais ainda..lololol Valeu,… it’s only rock and roll but I Like it…

    carlos rajas

    1. Avatar de Rui Oliveira

      Lol Caro, era o sono quando escrevi este artigo. Por acaso gosto de Stones, mas nem é das minhas bandas favoritas, não sei se o meu subconsciente foi lá buscar isso por engano.

      Fica o erro corrigido, obrigado pelo reparo!

  27. Avatar de phoenux
    phoenux

    Concordo contigo e parcialmente com a opinião de Keith Richards, talvez porque também eu tenho experimentado usado e abusado do “fruto proibido”, depois de muito anos a administrar e gerir sistemas Microsoft (e não, não fui despedido)…

    1. Avatar de delaorden9.com

      Keith Richards…? lolol…para com isso…Só se ele usar o Powder Nose Candy Linux…brincadeira…o cara se chama Keith Curtis…

      carlos rajas

      1. Avatar de phoenux
        phoenux

        Sorry… Obrigado pela correcção

  28. Avatar de mmick
    mmick

    Acho uma piada a esta discussao abaixo o Windows… Penso que toda a gente gosta e concorda com o existir um SO aberto, gratuito, livre e é muito bom saber que o 9.04 e o 9.10 sao extremamente bons para o uso em geral.
    O que me parece extremamente acriançado é falarem da Microsoft, Windows, etc como se o mundo tivesse chegado ao que chegou (e a informática!) se fosse tudo gratuito e feito da boa vontade. Isso é ingenuidade.
    A Microsoft (como qualquer empresa!) faz para ganhar dinheiro como qualquer um de nós trabalha para ganhar dinheiro. Mas por alma de quem iriam fazer código aberto, gratuito… mas andamos na primária a pensar que tudo é dado?
    Opa, há pessoal que nao discute se o Windows é bom, discutem é porque uma empresa de software cobra pelo que faz…o que é no mínimo caricato. SO como o MS-DOS, Windows 3.11, 98, 2000, XP, 7, Server sao produtos potentes e fantásticos.
    Claro que o pessoal como nao pode fazer “download gratuito” de um CPU Intel ou uma gráfica ATI/Nvidia nao se queixam. É a lei da batata: se houvesse a possibilidade de ter um Renault gratuito (linux) de CERTEZA ABSOLUTA que iria haver pessoal a dizer que a BMW era “má” porque cobrava pelos seus carros e iriam dizer que o Renault era melhor que o BMW além de ser gratuito. Enfim…

    1. Avatar de Rui Oliveira

      Permite-me discordar na analogia do renault. O Linux é apenas dferente em alguns aspectos do Windows, mas não é inferior, embora ainda tenha algo a evoluir em certos aspectos (cada vez são menos estes aspectos).

      Se quiseres comparar o Windows como sendo um Audi e o Linux um BMW, a comparação ao nivel da sua qualidade e mais valia é bem mais justa.

      Como já disse windows nem linux são superiores, cada um deles é superior para o utilizador que o usa, devido a satisfazer as suas necessidades.

      Posso-te dizer que só uso Windows regularmente por causa de trabalhos na faculdade e ter de usar tecnologias Windows. Porque se não precisasse, te garanto que usava mais vezes Linux.

      O Windows há muito tempo (e é a minha opinião), me desiludiu pela sua falta de segurança, que proporciana falhas gravíssimas das quais as várias estirpes de malware tiram partido.

      Eu aceito que as pessoas gastem dinheiro numa licença windows, agora não aceito que tenham que gastar dinheiro em suites de segurança de terceiros que não a microsoft, para proteger algo que é da estrita responsabilidade de ser corrigido e suportado gratuitamente pela Microsoft (Pagas licença tens direito a suporte gratuito de falhas de segurança da microsoft, não deverias ter que pagar mais 30 ou 40 euros por uma licença de anti virus).

      1. Avatar de Shogun
        Shogun

        Permite-me discordar da tua opiniao que passo a citar “…não aceito que tenham que gastar dinheiro em suites de segurança de terceiros que não a microsoft…” gostaria que me explicasses onde foi definido que um sistema operativo tem como obrigacao proteger os utilizadores de virus e afins?

        1. Avatar de Rui Oliveira

          Não sei se há obrigação, penso que há. Repara, tens dados importantes, alguem entra na tua maquina e rouba-tos, cartões de crédito, etc… Tudo isto devido a uma falha do Windows? Quem é responsável? Tu que tens direito a ter dados not eu computador, ou a microsoft que de forma negligente tem uma falha de segurança no sistema operativo que usas?

          Claro que é a microsoft. Tu podes até processar a microsoft por isso (e isso sim, sei que o podes fazer)

          O mesmo se aplica na vida real, tu deixas um bem valioso num banco, o banco é roubado por falta de segurança, a culpa é tua ou do banco?

          Vamos ser racionais. Não faz sentido teres que pagar por uma suite de segurança de terceiros para corrigir erros de programação da responsabilidade da microsoft.

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            Isso que dizes não faz sentido nenhum, estás a delirar.

            E no caso do linux vais processar quem? Sim, porque até parece que nunca foram acedidos de forma ilegal dados armazenados em sistemas linux. O linux (kernel) + os programas não tem nenhumas falhas, tens a certeza?

          2. Avatar de Rui Oliveira

            @Nuno
            Não faz sentido nenhum para ti, que estás habituado a satisfazer os interesses das grandes corporações de anti virus (existe alguma controvérsia que muitas das falhas que existem no windows, são passadas por empresas de segurança que produzem os mesmos antivirus a terceiros para tirarem partido óbviamente disso)

            Existe grandes interesses no mercado de anti virus.
            Se gostas de comprar licenças da norton, Mcafee ou outras (ou cracká-los), estás à vontade apenas te digo que estás a satisfazer esses interesses. Faz um pouco pesquisa na internet, e vais ver muitas das suspeitas das que referi aqui.

            Eu fico.me pela segurança do Linux. E mais te digo,está provado que as falhas de segurança no Kernel de Linux são práticamente resolvidas na hora. Quando o Linux tiver malware e outras ameaças que ponham de uma forma leviana os meus dados em risco dou-te razão.

            Até lá, continua a comprar as licenças dessas ditas empresas de segurança 😀

          3. Avatar de Shogun
            Shogun

            “Tudo isto devido a uma falha do Windows?” Falha no windows na tua perspectiva, a obrigacao de um sistema operativo n é ser seguro, é uma boa adicao claro mas n e o seu objectivo primordial, os sistemas operativos surgiram pela necessidade de automatizar a tarefa de escalonar as tarefas atribuidas a máquina fossem elas seguras ou n do ponto de vista dos dados.

            “numa visão bottom-up, de baixo para cima: é um gerenciador de recursos, i.e., controla quais aplicações (processos) podem ser executadas, quando, que recursos (memória, disco, periféricos) podem ser utilizados.” in http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistemas_operativos

            essa ideia da seguranca vir incorporada no sistema operativo e mt recente, antigamente nem uma firewall havia e pk? pk n e tarefa do sistema manter a seguranca dos dados no contexto do teu comentario.

          4. Avatar de Nuno
            Nuno

            Já vais nas teorias da conspiração? Não sei se é verdade ou não (tu também não tens a certeza, é claro) mas há teorias da conspiração pra tudo e tu lá sabes nas que queres acreditar..

            Quanto ao antivirus tas a assumir que eu uso antivirus, ainda por cima pago ou crackado, porque? É mais conveniente para o teu argumento? É que eu posso não usar antivirus se quiser ou então posso usar um antivirus gratuito.

            Quanto a dizeres-me quem é que se processa quando alguém entra numa máquina linux e acede a dados alheios de forma ilegal, simplesmente não respondeste. Fica para quando souberes a resposta.

          5. Avatar de Rui Oliveira

            @Nuno

            É fácil a tua resposta, não se processa ninguém, mas também não paguei pelo Linux, descarreguei-o gratuitamente.

            Tu alegadamente pagas por uma licença de Windows. E é como tudo na vida, vais a um restaurante, pagas por uma refeição, mereces ser bem servido.

            Compras um carro, deves ter garantia.

            No software “pago” é a mesma coisa. Enquanto este for suportado, a empresa que o concebe deve se responsabilizar pelas falhas. É certo que a microsoft lança actualizações pelo windows update. Mas também sabes que só uma pessoa sem o perfeito juízo usa windows sem “protecção” de terceiros.

            Dou-te um exemplo, instalei à prima da minha namorada no Vista, o AVG (Que actualmente apesar de ser gratuito é a mesma coisa que não ter nada). Em menos de um mês a máquina parece que estava a funcionar como o Pentium III que tenho lá em casa, de tanto malware ter. Tira as tuas conclusões sobre isso 😉

          6. Avatar de Nuno
            Nuno

            Realmente, optaste pela resposta mais fácil. Tu não pagaste pelo linux mas há quem pague.

            Eu, e o resto, pago para poder usar o Windows mediante o que está estabelecido na licença. Já que tu sabes tanto aproveita o “Pentium III” da tua prima, arranja um bom advogado como tu, e enche os bolsos de dinheiro à pala da MS.

            Depois, quando já tiveres o guito, instala o linux no pc da tua prima. Espero que ela fique mais contente 🙂

            E para tua informação uso o Windows sem antivirus e não tenho nenhum problema. Simplesmente não sou como a tua prima que recebe um email a dizer “veja as fotos clique aqui” e ela lá vai toda contente 🙂

          7. Avatar de Rui Oliveira

            @Nuno

            Dispenso demagogia e ironia nos teus primeiros 3 paragrafos. Só perdes razão nos teus argumentos 😉

            Quanto a não teres nenhum anti-virus/anti-spyware, desculpa nem eu nem qualquer leitor acredita. Devo te lembrar que já tenho alguns anos desdeo Windows 3.1 e não nasci ontem.

            A tua falta de liberdade é notoria em Windows, já que ao receberes o email “veja as fotos clique aqui”, não abres.

            Eu sei que se usar linux não vou ficar afectado e posso abrir à vontade, e rio-me bastante com esses emails 😀 Fica lá com o sistema que te serve, e que te impede de abrires os emails que quiseres e bem te apetecer 😉

          8. Avatar de Nuno
            Nuno

            Isso de ser demagogia é a tua desculpa para não responderes. Tu é que dizes que pode ser processada, então processa.

            Se não acreditas é um problema que é teu, deves ser vidente. E andas cá desde o Windows 3.1? Deves sentir-te o primeiro homem na lua. Quando falta a razão dá nisso, sabes lá bem se eu não ando cá há mais tempo que tu.

            Quanto a poderes abrir os mails em linux mostra o quanto és inteligente. Esses emails são feitos para afectar o que? Windows? Pois é. Assim claro que podes abrir.

          9. Avatar de Rui Oliveira

            @Nuno
            Não vale a pena argumentar com o que dizes fica com a bicicleta. Quem me conhece (e alguns leitores já me vão conhecendo), sabem que respondo a tudo com argumentos com suporte, agora quem não quer ver….

            Se fosse algum tempo ainda te respondia, mas está claro pelo teu comentário anterior que queres confronto, e como escritor no pplware não posso ir até onde queres 🙂

            Mas já passei essa fase, quando vejo que não vale a pena bater contra a parede é melhor ficarmos por aqui 😀

          10. Avatar de Nuno
            Nuno

            Sim, não precisas de dizer mais nada porque também não tens nada de útil a acrescentar.

      2. Avatar de Nuno
        Nuno

        Só um pormenor Rui. Há anos que ouço essa do “cada vez são menos estes aspectos”.

      3. Avatar de mmick
        mmick

        Opa, tens que me dizer como o Linux é superior e please nao me venhas com a “segurança” já que o Linux nao é atacado como o Windows senao até parecia queijo suiço. A “insegurança” do Windows é o tema mais ridículo já que: 99% do software que se saca de sites “suspeitos” é para Windows e traz “malware” (jogos, apps de topo, cracks de jogos e apps) e, claro, é MUITO difícil conseguir tapar buracos SE a generalidade das pessoas corre esses programas.
        Claro que o Linux como nao tem os programas de topo nem jogos de topo nem craques respectivos…nao tem problemas de segurança!
        É o mesmo que eu comprar uma faca (jogos/apps com malware e virus) e espetar-me a mim mesmo (correr no PC) sem uma protecçao adequada como um colete espesso (A-V actualizado) e esperar que nao me faça mal!!!
        O Linux é superior porque nao corre os jogos de topo, apps de topo e nao tem problemas de segurança (como o XP… o W7 é sagradinho!) porque nao corre o referido software e ninguém se interessa em “baleá-lo”? Ok…é um ponto de vista… Eu gosto bastante de Linux mas ao menos sou isento a ver os PROS/CONS 😉

        1. Avatar de Rui Oliveira

          O Linux é mais seguro por natureza (tal como o Macos que usa FreeBSD por baixo), devido À arquitectura como foi concebida.

          Sabes bem que por exemplo até ao XP, a norma era, o utilizador tinha acesso a tudo. No vista também é assim se tirares o UAC (uma cópia fraquinha do sudo do Linux).

          O Linux por defeito é mais seguro, devido a estar com todas as portas e possíveis recursos “fechados” por natureza. Claro que tem falhas de segurança, como tudo porque o software não é perfeito.

          Agora só de uma forma “grosseira” é que o utilizador compromete o seu sistema inteiro.

          Que foi o que aconteceu no MacosX em que havia aí supostos “cracks” do Photoshop que pediam a password de administraçãoao ao utilizador para “vacinar” a dita aplicação.

          Claro que contra um utilizador ignorante, não existe sistema 100% seguro 😉

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      mmick, adorei o teu ultimo paragrafo:

      “É a lei da batata: se houvesse a possibilidade de ter um Renault gratuito (linux) de CERTEZA ABSOLUTA que iria haver pessoal a dizer que a BMW era “má” porque cobrava pelos seus carros e iriam dizer que o Renault era melhor que o BMW além de ser gratuito. Enfim…”

    3. Avatar de Nuno
      Nuno

      Muito bem dito 🙂

      1. Avatar de viperbruno
        viperbruno

        Essa é que é a verdade…

  29. Avatar de tonimakinen
    tonimakinen

    Apesar de ser um utilizador do Windows acho que não há mais pessoas a utilizar o Linux porque a grande parte usa para jogos e benchmarks. Caso o Linux desse para correr todos os jogos recentes tal como o Windows talvez também utiliza-se o Linux.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Toni, eu comprei o meu pc que já vinha com o windows e utilizo o pc só pra fazer benchmarks 🙂

  30. Avatar de Francisco
    Francisco

    quem tem que evoluir não é o linux, mas sim, os programadores, experimentem fazer programas para windows e linux, a pagar ou a borlix e o linux em MUITO POUCO tempo ultrapassa o windows, porque as empresas estão cheias de problemas, sejam elas com licenças, virus, etc, etc, que no linux não teriam.
    tenho dito
    longa vida ao linux

  31. Avatar de Francisco
    Francisco

    Linux is user friendly, but not ignorant friendly and not idiot friendly…!

  32. Avatar de Fernando_BR
    Fernando_BR

    Quem consiguirá acabar com o XP? Aqui na terra NINGUÉM.

    Nem Mac, nem Linux, nem Windows 7, nem o melhor software irá acabar com o imortal xP, concluí-se que a Microsoft continuará a existir devido à resistência dos usuários leigos em querer um S.O. melhor.

    Quem sabe não lançam o XP II ???

    Tive experiências agradabilíssimas com Linux, porém não posso usá-lo devido a região que moro não oferecer banda larga – o pessoal da discada geralmente prefere ficar com o Windows por causa disso.

  33. Avatar de toninho

    que é isso do lanux ? não persebo nada

  34. Avatar de dajosova
    dajosova

    Acaba de sair o Language Pack pt-PT ( entre outros ) para o Windows 7 x64 (64bits)

    1. Avatar de Francisco
      Francisco

      isso é bom ?

  35. Avatar de mmick
    mmick

    Uma questao que eu gostaria de colocar ao pessoal com dual-boot WINDOWS + Ubuntu 9.04 (ou o novo Mint 9.04):
    – a minha bateria com o qualquer Windows (XP, Vista, 7) dura 4h – 4.30
    – alguém com portátil com Windows + Ubuntu 9.04 me sabe dizer se com Linux a bateria dura mais? (falo de diferenças REAIS e nao típico “ah porque é linux e gere melhor os recursos *deve* durar mais a bateria”)
    A minha dúvida prende-se pelo facto de que há viagens que faço e como tenho Ubuntu no desktop tenho dúvidas se valerá a pena instalar no portátil pelo facto da bateria. O meu uso no portátil é maioritariamente Office + Web + MSN.

    1. Avatar de Bruno Bernardino

      Eu tenho um HP Pavilion dv6000 series com dual boot Vista + Ubuntu 9.04 e garanto-te que com o Ubuntu consigo mais 30 min de bateria em média, a trabalhar normalmente (Firefox c/ 5 ou + tabs, Quanta com 5 ou 6 ficheiros abertos, sshfs, pidgin, e mais umas aplicaçõezitas por trás).

      Também se nota mais diferença a desactivar o bluetooth e diminuir o brilho no Linux do que no Windows a nível de tempo de bateria, ou seja, consigo mais tempo em % no linux que windows, desactivando isso.

  36. Avatar de Cláudio Dias
    Cláudio Dias

    Isto vai ser sempre a mesma guerra:

    Linux VS Windows VS Mac

    Não sou um génio informático, e admito que (por culpa minha) sou um nabo a trabalhar no Linux.

    Talvez acontecesse o mesmo se tivesse habituado a trabalhar em Linux e depois fosse mudar para Windows.

    Mas como estou a estudar informática e trabalho nessa área, não me posso cingir apenas a Windows, e digo isto porque a maior parte dos problemas que me aparecem no local de trabalho são:
    – Vírus;
    – Vírus, e… Vírus.
    ah.. e burrice de quem pensa que sabe muito e depois faz asneira. lol
    Tudo porque aqui só se trabalha com windows, e se tento meter um Linux ou um OpenOffice, é meio caminho andado para o enforcamento :S

    Trabalho numa escola, e os computadores têm todos Windows. Alguns com licenças de Antí-Vírus e outros apenas com um Avira ou AVG (ambos free).
    O problema não é o Windows ou o Antí-Vírus, mas sim o Utilizador!
    Porque se por acaso me aparece uma janelinha de “Carregue aqui e ganhe milhões” eu sei o que fazer com ela.

    Agora, muita gente por aqui (professores) carregam em tudo e mais alguma coisa, e pronto, lá vai a segurança pró galheiro lol

    Já tentei meter Linux, mas como temos programas proprietários de gestão de alunos em rede, ainda não testei se funciona bem.

    Mas o que mais me surpreende são os professores licenciados em informática e tic. se lhes digo que vou meter linux num pc eles metem logo as mãos na cabeça e só lhes falta pedir de joelhos para não o fazer. Ou porque não sabem trabalhar nele (como já houve um que me perguntou o que era o Linux) ou estão tão limitados que não se arriscam a passar vergonhas frente aos alunos.

    Mesmo assim arrisquei a instalar linux num computador que tinha parado e coloquei-o a na sala de convívio de professores, onde já tem lá um com windows.

    Passaram 3 horas e ninguém se atreveu a mexer-lhe (tinha um letreiro a dizer “Cuidado. PC com raiva. Pode Morder”) lol
    Quando ia desistir e voltar a meter-lhe windows, houve um professor já a rondar os 50/60 anos que se sentou nele a trabalhar.

    e não se queixou se não tinha MS Office ou IE! Fez os trabalhos dele no OpenOffice.

    Voltando ao tópico. O Windows não vai morrer por existir Software Livre, mas de um bom enxerto de porrada não se livra 😉

    Por agora vai sobrevivendo através de “cultos” que sabem muito, mas que não saem da linha que têm a frente. Lembram-me os burros, com duas palas nos olhos… lol

    E penso que a comparação Audi/BMW ou Fogueira/Micro-ondas não tenha muito a ver com o caso…

    Só há uma maneira de teres um carro de graça:
    Alguém te oferecer… 😉

    Cada um tem a sua cabeça e as suas escolhas, por isso cada um é que sabe se escolha Windows, Linux ou Mac.

    Como já li mais acima, cada um usa mediante a sua necessidade.

    Esta “guerra” vai durar sempre, por mais Sistemas Operativos que existam ou que venham a existir.

    No fim, vamos todos deitados… 😉

    1. Avatar de Francisco
      Francisco

      nao estou de acordo numa situação,
      “Como já li mais acima, cada um usa mediante a sua necessidade.”

      Eu sou obrigado a windows no trabalho porque não existe software para contabilidade em linux

      Em casa no meu portatil tenho em dual boot Fedora vs Vista, e já não me lembro de o ligar em Bosta (enganei-me Vista)

      1. Avatar de Bruno Bernardino

        Só porque não gostas de um SO ou do que quer que seja, não acho justo alterar o nome para algo pejorativo, acho que isso revela imaturidade.

        Relativamente ao software para Linux de contabilidade, tens o fantástico Colibri!! Também funciona em Windows (caso tenham de uniformizar a coisa lá no trabalho), é muito bom, tens o logo com o passarinho aqui no pplware, do lado direito 😉

    2. Avatar de Gerardo

      Boas Cláudio, sou responsável por 2 escolas e gostava de trocar umas ideias contigo se fosse possível. (servidores, programas JPM, etc etc)

      http://twitter.com/oinformatico

  37. Avatar de Vasco
    Vasco

    A verdade é que as coisas estão a mudar, e até mais rápido do que o que parece. Há 3 ano quando comecei a usar Linux era mais feio do que agora, mais difícil de usar, um autentico papão! Hoje em dia (e muito por culpa do ubuntu) já não é bem assim, há muitos live cds a circular por aí, empresas grandes associaram-se e vemos linux como sistema OEM (principalmente em netbooks), a playstation 3 e psp usam linux, os servidores em que toda navega na net correm em linux. O firefox já é líder de mercado, o openoffice tem um nicho já jeitoso, o linux também há-de ser, basta ganhar simpatia, e em menos de nada, há logótipos em tudo quanto é blog tipo “eu uso linux”.

  38. Avatar de Bruno
    Bruno

    Concordo com o ex-programador da Microsoft.
    ….
    E o software livre não significa não ganhar dinheiro.
    Se o WOW fosse livre, todos iamos ter que pagar p/ jogar em seu servidor. E eles ganhariam dinheiro do mesmo jeito..

    O comentario de cima me fez lembra: quem fala mal de linux pela internet, certamente está falando mal atraves de um site hospado num pc com linux. xD

  39. Avatar de Francisco
    Francisco

    o colibri é para contabilidade…não sabia, pensei que era para gestão. E o imaturo sou eu…

    1. Avatar de Bruno Bernardino

      não percebi? já o experimentaste para dizer isso?

      Compreendia essa do imaturo se te tivesse insultado de alguma forma. Simplesmente te fiz ver que é imaturo insultar/denegrir algo só porque não gostamos disso, dessa forma.

      Bosta em vez de Vista, Lixo em vez de Linux, etc. etc. faz com que se perca logo a razão no que se diz. Só isso. Não quis insinuar nada mais, e peço desculpa se assim o entendeste. Só estou aqui para ajudar.

  40. Avatar de aver
    aver

    O “guru”, Keith Curtis, disponibilizou o seu livro em PDF. Está aqui o link. São 300 páginas, intragáveis parece-me. Deve ser por isso que as disponibilizou gratuitamente.
    Acho que o sujeito está mais preocupado com viagens espaciais.
    http://forum.ogimp.com.br/index.php?topic=171.0

    1. Avatar de Rui Oliveira

      Não posso concordar contigo, não tive opurtunidade de ler o livro todo, mas tem lá pontos muito interessantes e oportunos. E contra o Ubuntu falo, dado que ele apesar de dizer bem do Ubuntu, fala lá de alguns entraves de comunicação com o Debian que estão muito bem observados.

      O inglês também está de fácil entendimento, e muito bem escrito.

      Não diria intragável, podes achar o livro extenso, mas pelo que vi está tudo menos intragável 😉

      1. Avatar de Nuno Salgado
        Nuno Salgado

        Provavelmente é intragável porque está escrito em inglês!

  41. Avatar de Francisco
    Francisco

    já o experimentei, e posso dizer que é bem agradavel de trabalhar (o colibri), mas não me digas que é para contabilidade, não sei se sabes a diferença.

    1. Avatar de Bruno Bernardino

      Honestamente, percebo a diferença entre gestão no geral e contabilidade especificamente, e pessoalmente considero o Colibri mais indicado para contabilidade (facturação, etc.) do que para gestão (clientes, stock, etc.). Mas posso estar enganado, se bem que acho que não.

      Provavelmente estamos a considerar definições diferentes?

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Acho que estás a confundir um bocado os dois. Software para EMITIR facturas não é software de contabilidade. Software de contabilidade é onde se lançam os movimentos contabilistiscos de acordo com o POC.

  42. Avatar de R o B
    R o B

    Eu acredito que o código aberto é de melhor qualidade porque também é feito por mentes humanas e existe sempre mentes capazes de fazer melhor, o mesmo acontece em tudo o que seja feito pelo homem, há sempre a possibilidade de se fazer melhor e existe sempre alguém que o consegui fazer melhor, se o deixarem!

    Quando mostramos um feito a alguém que o entenda, esse alguém pode ser capaz de fazer melhor, e no final até concordamos que ficou melhor, no entanto estivemos convictos que a nossa maneira era a melhor. No meu trabalho sou perfeccionista mas sei que nem sempre consigo fazer melhor e sei que há quem o faça melhor, mas há aquela variável que não me deixa perder mais tempo com o que já está feito.

    Eu tenho a seguinte percepção da coisa:

    Código Proprietário, restrito a um grupo de pessoas que o escreve à sua maneira e consoante as suas capacidades.
    1+1 = 2 (conta feita num certo tempo)

    Código Aberto, visível a um grupo maior de pessoas que o escreve à sua maneira e consoante as suas capacidades mas como esse código é possível de ser visto por um grupo maior de pessoas, ele pode ser reescrito por quem faça melhor para que fique melhor.
    1
    +1
    =2 (conta feita em menos tempo)

    Porque existe sempre alguém capaz de o fazer melhor

  43. Avatar de Marcelo Minholi

    Os principais nichos de mercado da Microsoft continuam sendo:

    a. O mercado OEM, já que a maioria dos computadores comercializados no mundo sai da linha de produção com Windows instalado; e

    b. Contratos de licenciamento de softwares para grandes e médias empresas.

    Entretanto, a Microsoft está migrando para um nicho de mercado diferente:

    – Entretenimento. Garanto que o XBox Live é responsável por uma fatia enorme do faturamento da Microsoft, o que só tende a aumentar.

    E isso é só um exemplo superficial de como a Microsoft é praticamente “Imortal”.

    Não tem essa de “Software livre matando a Microsoft”… O software livre vai continuar crescendo e a Microsoft vai se adaptar a nova realidade, explorando as alternativas que tem a mão, que não são poucas.

  44. Avatar de softclean
    softclean

    Certamente os nossos leitores não levariam isto a sério(…)

    Tens toda a razão…

    ex-colaborador da Microsoft!(…)Contudo, este senhor apenas trabalhou 11 anos no desenvolvimento do Windows, Office e no centro de investigação da Microsoft.

    …e não mudei de opinião entretanto.

    Palavras que já estamos acostumados a ouvir. Cada um tem a sua estratégia, e muita gente simplesmente não quer saber o que é programar, ou saber fazer alterações no programa, e essa escolha lhe é irrelevante. Por exemplo, entre o MS Office e o OOo, estou quase certo que pelo perfil da pessoa que descrevi, iria escolher o MS Office, simplesmente porque é o que os amigos usam, o que parece se mais bonito, o que está acostumado a trabalhar…

    Vai sempre haver mercado alvo para a Microsoft.

  45. Avatar de Liza
    Liza

    Minha nossa! Este artigo tem tantos comentários que pensei que estivessem a oferecer outro ipod! 😉

    1. Avatar de R o B
      R o B

      A Microsoft nunca matara o software livre…

    2. Avatar de Vítor M.

      Tu e eu… quando vi tanto comentário pensei “espera lá, já se sabe quem ganhou e ninguém me avisou? Começaram os festejos nos comments sem mim!!!!!”

      :S mas não, afinal continuam a andar à volta da mesa. Estou farto de dizer que aceitem que todos são os melhores.

      O Linux é o melhor. Eu respondo, sem dúvida, quando preciso dele espero que seja o melhor, poupo tempo e dinheiro.

      AAa não o Windows é o melhor. Respondo, correcto o Windows é o melhor, desde que eu não perca tempo nem dinheiro e o trabalho apareça feito.

      Nanan é o Mac… este sim é o melhor. Respondo, correctíssimo, o Mac é que é o melhor, desde que me resolva os problemas que tenho e que eu não perca tempo nem dinheiro.

      Afinal diz-me lá Vítor M., para ti qual é o melhor?

      Eu respondo: é o que em certa e determinada altura me resolver o problema. É esse o melhor. Afinal quero-os sim como meus escravos e não eu deles.

      Mas sim, é interessante ler estes comentários.

  46. Avatar de Rolando Almeida
    Rolando Almeida

    Caro Rui,
    Você sempre que fala na Microsoft fala com o rabo de peixe na boca, revelando muito do seu reliogismo free. O que me parece imensamente natural é que dentro da Microsoft apareçam pessoas que se convertem à religião digital do free e do grátis, assim como dentro da religião free apareçam pessoas que se convertam ao pago. E o Rui passa por cima das teses que estão em disputa como se elas não existissem e a realidade só tivesse um lado. mas tem mais. E já existe alguma boa bibliografia que esgrimam argumentos de ambos os lados. É necessário ter algum cuidado com a informação amadora dos blogues.

  47. Avatar de Gota
    Gota

    EU QUERO UM TESLA!!!!!!!!

  48. Avatar de Simão
    Simão

    É neste último ponto apenas que eu tenho de concordar, se em tempos não foi bem assim, na minha opinião a qualidade dos software livre está hoje em dia ao mesmo nível da existente no software proprietário.

  49. Avatar de Mrodrigues
    Mrodrigues

    Se a microsoft morrer é o fim do software livre….

    1. Avatar de softclean
      softclean

      Não queres fundamentar um bocado melhor o teu ponto de vista, Mrodrigues? Para ser sincero, não percebo porque dizes isso, e gostava de tentar perceber qual a relação entre a Microsoft e o software livre.

  50. Avatar de David Leal
    David Leal

    Se é pirataria não se pode, agora implicam com os gratuitos, baixem os preços!

    Agora mais a sério, cada vez os programas gratuitos estão a ganhar mais adeptos e qualidade, as politicas de quem ganham fortunas com os pagos t~em de evoluir!

    http://redefoca.myweblive.net/blog/ – São as pessoas

  51. Avatar de individo
    individo

    nao acho q a microsoft va a falencia.
    enquanto os pc’s novos levarem windows por defeito e os fabricantes darem a opçao de comprar o pc com linux a microsoft nunca ira a falencia. digo isto pq para comprar um portatil deparei-me q os fabricantes so vendem com vista e nao existe a opçao linux, qdo existia a opçao linux o pc era uma treta ou era um netbook (nao estava interessado num netbook)

  52. Avatar de kekes

    LOL, la veio este senhor fazer flamewars ehehehehe, é claro que linux está a evoluir, mas a microsoft não vai morrer num futuro proximo, disso posso estar seguro, pois não vejo modo do utilizador comum mudar para linux se continuar com o handicap que actualmente tem, a niveis de limitação de software, a niveis de dificuldade de uso, está a mudar, e quando mudar ai teremos uma batalha mais competitiva, mas até lá…

    A memoria ainda me é recente quando os computadores lá da secundaria, a 1 ano atrás decidiram correr todos linux, era linux em tudo, bem aquilo durou 6 meses, rogaram tantas pragas aqueles computadores, eu era o unico ali que dizia, «épa isto é bom…» ninguem gostava do openoffice, a verdade tem que ser dita faz tudo muito bem, mas o office da MS é fenomenal ninguem o pode negar, é eficiente no que faz, posso dizer de certo modo que eles sentiram-se como estar a trabalhar com o office 2003, que fazia muito bem o que o 2007 faz, so que este faz-lo simples…

    Atenção eu neste PC agora até tenho openoffice pois nem tenho necessitado de fazer trabalhos elaborados e é mais facil ter o openoffice 😛

    Quanto aos preços, linux é gratis, e atrevo-me a dizer, windows tambem LOLOL, o problema não são os preços, e apsar de tudo a MS ganha muito dinheiro a custa do windows de «borla» por outras vias.

    Como foi dito e uma visão apocalíptica da situação, o mundo ja anda para acabar a não sei quanto tempo e… a proxima data é 2012 😛

  53. Avatar de Gerardo

    Eu já fiz a minha previsão e aceito apostas. O que vai desaparecer é o WINDOWS, não a MICROSOFT. O Linux vai ser o SO com 90% de cota e a Microsoft vai continuar a ser uma Mega empresa de Software. Não se esqueçam que a Microsoft não vive só do Windows, tem montes de outros programas de qualidade. Seria interessante saber qual a percentagem de lucro que advém do Windows (as várias versões).

    1. Avatar de delaorden9.com

      Amigo Gerardo, não acredito que o Linux chegue sequer a 50% dos desktops, se persistir no modelo atual…qual modelo ? eu diria o modelo “geek” ou superusuario ou poweruser, como queiram. O sistema é fenomenal mas precisa se adaptar ao usuario comum, aquele que só anda em Orkuts, MSn’s e Twitteres da vida. Eu gosto muito do Ubuntu e o Mint mas não o substituo pelo XP, por enquanto, pois não sou amigo de linhas de comando, infelizmente. Essa é a realidade da maioria. Gerardo, em relação ao futuro, mais próximo do que se imagina, o que eu vislumbro é uma mudança radical na forma que usamos o PC. Os SO’s não serão nos moldes que o conhecemos agora. Tudo será online, será um super browser onde depositaremos todas nossos trabalhos e diversões…
      Valeu amigo…

      carlos rajas

      1. Avatar de Gerardo

        Pois eu substitui á pouco tempo o XP pelo Mint e não penso voltar ao Windows, e não sou de modo algum um Power User de Linux. As coisas simplesmente funcionam num e noutro, mas com vantagem para o MINT…

  54. Avatar de Bil Gates
    Bil Gates

    Para variar, aqui todos gostam de dizer mal. Se o Linux se generalizar, cá estarão outra vez a dizerem que afinal o Linux é uma bosta e o que é bom é o XPTO. Que eu saiba todos nós podemos escolher qual o sistema que preferimos e que melhor se adapta às nossas necessidades.Agora ninguém queira impor este ou aquele sistema só porque está moda ser diferente.

  55. Avatar de delaorden9.com

    Às vezes se questiona, tanto aqui com em outros sitios, o fato de se colocar algum artigo de outro canal, mas o mérito está em saber distinguir os artigos interessantes e que trazem discussões de nivel, como este aqui no caso, e o que é melhor, traze-lo na lingua que todos entendemos e falamos (embora eu defenda que todos deveriamos aprender inglês) por isso quero congratular o amigo Rui Oliveira pela escolha dos artigos pois instiga a malta a uma boa conversa. Parabens Rui. 🙂

    carlos rajas

  56. Avatar de Carlos Manuel Teixeira Cardozo

    Muita fruta pouco sumo! É o que eu penso desta conversada toda, só tenho 2 pontos a dizer a cerca deste assunto, 1º N sao criados drivers para Linux, a proprias empresas de hardware nao os criam dai tantas incompatiblidades, porque? culpa da microsoft e o seu monopolio ridiculo. 2º Um dia que as empresas de hardware começarem a lançar drivers para Linux o Linux vai dominar 50% só assim dum dia para o outro. E mais! quem diz que o Linux e dificil e qualquer coisa é só por linha de comandos a minha prima usa á 2 anos a versao Ubuntu e só usou a consola terminal para uma simples coisa, ALSAMIXER, porque o som estava mt baixo. E PONTO FINAL! LINUX é o que nos fazemos, WINDOWS é o que eles fazem e nos obrigam “aspas” a usar. Força ai pessoal mudem as vossas mentalidades. esta é a minha opiniao cada um faz o que quer.

  57. Avatar de Eduardo Sousa
    Eduardo Sousa

    esta discussao nao faz muito sentido na medida de quem aqui defende o windows certamente usa e abusa de software pirata. se pagassem e sempre tivessem pago todo o software que usam certamente mudariam de ideias.
    ou seja, o que se passa hoje em dia é que a distinção entre software livre e nao livre nao existe pq tanto o linux como o windows sao para 99% das pessoas softwares livres, no caso do linux pq o é, e no caso do windows pq o pirateiam.
    no entanto quem realmente paga por software, como as empresas muda cada vez mais para software “verdadeiramente livres” e obviamente poupam milhoes e potenciam cada vez mais o desenvolvimento de software livre de melhor qualidade.

  58. Avatar de Francisco
    Francisco

    e as gajas ?

  59. Avatar de aver
    aver

    “A Microsoft é mais uma vez um apoiante … da Open Source Business Conference, … Como parte do seu contributo, Robert Youngjohns, o Presidente da Microsoft para a América do Norte fará uma apresentação intitulada “Um Mundo de Escolhas: Colaboração para o Sucesso.”

    Open source ? A Microsoft já contribui (e aproveita-se) faz tempo.
    http://www.microsoft.com/opensource/default.aspx

  60. Avatar de Laggunna
    Laggunna

    Caros amigos,

    Mistura-se aqui carros com SO’s. A alegoria e a ironia é perceptível mas, porque será que existe tanta controvérsia entre sofware livre e Microsfot. Será que é porque todos gostariam de piratear sem “crime nem castigo”? Será pelo facto de a internet estar aqui mesmo à mão e bastar um cimples click para ter aquilo que doutra forma só pagando? Porque será que este raciocínio não se aplica ao resto da vida? Ou a Microsoft é o bode espiatório que alguns querem que assim seja. Porque é que temos de pagar por um BMW? E porquê tão caro? E porque é que temos de pagar pelo que compramos no supermercado? Afinal está tudo ali à mão!

    É preciso perceber que a Microsoft é uma empresa como outra qualuer e que, apesar de querer ver os seus clientes satisfeitos também quer ver os accionistas igualmente satisfeitos.

    Quem não quer não compra, quem não quer não usa!

    Parece que estão constantemente a querer fazer lavagem cerebral.

    Qualquer dia até prometem que só vai para o céu quem usar linux (ou vice versa).

    Todos os assuntos podem e devem ser debatidos mas, às vezes até parece que quem aqui defende certas ideias, trabalha oito hora por dia e no fim do mês dá o seu ordenado para a caridade!

    Então mas a Microsoft não pode comercializar o que bme quer e entende? Cada um de vós não trabalha no que bem quer e entende e faz-se pagar por isso?

    Estas guerrinhas vão mesmo ao ponto do ridículo!

    Bem hajam!

  61. Avatar de P Cruz
    P Cruz

    “…á que o OpenOffice como software livre se demonstra suficientemente capaz”

    Não é bem assim, gosto do software livre e do linux, reconheço a qualidade do linux, mas o MS office continua à frente do OpenOffice (uso os dois conforme as necessidades) e note-se que a microsoft ganha na facilidade que coloca no uso dos seus programas e é por aí que a batalha é travada e também é por aí que ela vai ser ganha, o custo é uma questão secundária que só passa para primeiro plano quando não existe outra opção, quando se torna imcompotável ou quando os fins a que se destina o software não compensa o gasto.

    Quanto mais fácil seja usar um progama, para quem nunca até então o tiver usado, quanto mais facimente preencher as suas necessidades no fim a que se destina, maior a probabilidade de ganhar a guerra.