Raspberry Pi anuncia 2 milhões de unidades vendidas

22 Comentários

Todos conhecem o Raspberry Pi. Este pequeno computador saltou para a fama ao ser lançado e ao ter mostrado as suas capacidades, associado ao seu preço reduzido.

Lentamente conseguiu conquistar o seu espaço e mostrar que, apesar dos seus limites, consegue ser útil e muito capaz em determinadas situações.

A fundação que gere este equipamento acaba de anunciar que a marca dos 2 milhões de unidades foi passado no final do mês de Outubro.

rasp_pi

As contas da fundação Raspberry Pi apontavam para o final do mês de Janeiro do próximo ano, ou um pouco mais tarde, em Fevereiro, o ultrapassar da meta dos 2 milhões de unidades vendidas.

Esta data estava associada à marca do milhão , atingida em Janeiro deste ano.

Demorou apenas um ano a ser vendido o primeiro milhão e por isso esperava-se que seria esse o tempo novamente necessário para que a nova marca fosse ultrapassada.

Mas na verdade o sucesso do Raspberry Pi tem crescido, mesmo depois do início da sua comercialização, e por isso os dois milhões surgiram mais cedo.

No post onde anunciam esta marca, a Raspberry prevê que a unidade dois milhões tenha sido vendida a semana de 24 a 31 de Outubro.

Nesse mesmo artigo, é relembrada a chegada dos primeiros 2 mil Raspberry’s, produzidos na China. Estes equipamentos foram divididos em dois lotes de 1000 unidades e entregues nas sedes da Farnell e da RS Components, que os comercializam ainda hoje.

O resto da história já todos conhecemos. O Raspberry cresceu e tornou-se uma ferramenta com enormes possibilidades e com utilizações muito dispares.

Este computador do tamanho de um cartão de crédito tem inúmeras potencialidades (1|2) e todos os dias surgem novos locais onde o podemos encontrar. O limite é a imaginação e a capacidade de invenção.

Este não é o único equipamento do género a estar disponível, mas é de todos o que mais adeptos tem e aquele de que mais se ouve falar.

Homepage: Raspberry Pi

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Chainsaw
    Chainsaw

    Gostaria de obter um, como posso fazê-lo?Sou de S.miguel Açores =)

      1. Avatar de Chainsaw
  2. Avatar de Fightnight XBMC
    Fightnight XBMC

    Apesar das baixas características, este device continua a dar cartas no mundo htpc, sendo melhorado dia para dia. 🙂

    1. Avatar de Zorro
      Zorro

      Obrigado pelo addons

  3. Avatar de santos
    santos

    Estará para breve o lançamento de nova versão?

    1. Avatar de SexOnaSal
      SexOnaSal

      Também estava à espera de uma nova versão..
      mas pelo que encontrei, não parecem estar com planos para lançar uma tão cedo..

    2. Avatar de lmx
      lmx

      vai sair a versão Olinuxino Lime com um a10…no seu interior a 1ghz…

      esta será a minha próxima compra 😛
      http://olimex.wordpress.com/2013/11/14/a10-olinuxino-lime-eur-30-open-source-hardware-linux-sbc-first-prototypes/

      espero que o preço final não passe dos 30 euros estimados…lol

      cmps

      1. Avatar de Mario Junior
        Mario Junior

        Esses caras, deveriam lançar no mínimo, um com núcleo A15, e não A10, A7 e etc.

        Somente um núcleo A15, já seria pra lá de bom. Se fosse um A15 Dual, estaria perfeito!

        Fora que já temos disponível, os A53 e A57.

        1. Avatar de lmx
          lmx

          boas…

          isso já era um computador mais a sério 😛

          mas acho que as características começam a ser interessantes…

          então se falarmos do lime por exemplo já com sata, pode levar uma ups, etc…mas ainda falta o wileress 😀

      2. Avatar de Nelson
        Nelson

        Essa placa ta muito fixe em termos de design e specs…

        Mas tem o mesmo problema de muitas mais, e a razão do raspberry ser tão boa escolha: não há drivers para isso…

        1. Avatar de lmx
          lmx

          boas..
          pois está… é a minha próxima aquisição…vem no Natal 😛

          Em relação aos drivers, depende, tenho visto para lá algum desenvolvimento relacionado com o Lima para a GPU…mas não sei em relação a i2c,uart,spi…mas penso que existem drivers para isso na boa…no entanto é bom verificar…

          Mas é verdade o que dizes…este projecto, apesar de apoiado pela comunidade Linux-Sunxi ainda não esta ao nível do raspberry pi…tenho pena…
          no entanto a nível de eletrotécnica é mais flexível que o raspberry pi…

          O SO …não é novidade 😀 é um debian(ou android), que para já apenas corre a partir do cartão de memória SD card(apenas o debian…o android pode vir já na flash…) :(, era aqui que eu gostava de esmiuçar a coisa…gostava de vê-lo na flash de 4 gb, a “derrapar pneu” 😉

  4. Avatar de hilario
    hilario

    Tenho um a rolar ás mil maravilhas com com o Xbian.Espectaculo.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Eu também tenho com xbian.. Está sempre ligado, não sei se faço bem ou não. Mas até hoje não tenho tido problemas… às vezes tenho de reiniciar, mas nada de mais… e com o plugin do wareztuga fica uma maravilha .. eheheh

      1. Avatar de lmx
        lmx

        tens que reeniciar??porquê?

        cmps

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Por vezes fica um pouco lento, e o plugin do wareztuga dá erros. Outras vezes meto play num filme ou serie e ele começa a dar som, mas imagem nada. Mas tudo muito esporadicamente. Talvez 1 ou 2 vezes por mês.

          1. Avatar de lmx
            lmx

            hummm…

            normalmente o raspberry Pi apenas “entra em Swap”…quando tem menos de 5,2megas disponíveis…(vm.swappiness=1…numa maquina com 512 megas de ram)…

            a partida o problema não deve vir daqui…mas verifica…
            cat /proc/sys/vm/swappiness

            faz também um free -m para veres se estás a usar swap e quanto…

            quando isso acontecer…tens um optimo ambiente de debug 😉 verifica o que está a acontecer…

            Á partida ou estás a utilizar swap, ou estás com algum tipo de problema extra…não estarás tu a “cache[ar]” coisas e acabas por exceder o espaço em disco que tens na maquina…tipo em /tmp???
            faz um df -h e vê nessa situação o que se passa…

            cmps

  5. Avatar de Nuno Vieira
    Nuno Vieira

    Eu prefiro as placas OLinuxIno. Eu tenho a A20 4GB. É óbvio que é mais caro que o Pi, mas têm bons pontos a favor.

    – Vêm com um dual core Cortex-A7 a 1GHz (ARMv7+VFP3) contra o um sincle core ARM11 a 700MHz (ARMv6+VFP2)
    – Traz 1GB de RAM contra 512MB
    – Também traz 4GB de NAND flash, o Pi não têm
    – Têm SATA, o Pi também não têm
    – Tem um conector de cartões SD/MMC e outro conector de cartões MicroSD, o Pi só têm um conector de cartões.
    – Já traz um alimentador, o Pi não.
    – Consegue correr a versão oficial do Debian arch armhf, o Pi têm que utilizar a versão modificada do Raspbian
    – É um projecto open source

    Ainda existem outras vantagens, mas não vou estar a ditar todas que se não nunca mais saio daqui.:)

    1. Avatar de lmx
      lmx

      sim é bem notória a diferença em ter um olinuxino e um raspberry pi, mas os preços também são diferentes… 😉

      Quanto a mim o olinuxino dá 10 a zero ao pi… já tentei encontrar mapeamento de periféricos no PI…é um horror os datasheets não trazem essa info, etc…é muito mau…
      No olinuxino, tens eschmaticos, o processador tem o seu datasheet integral disponível, e tudo um espetáculo 😉

      Ja viste nas news do site a versão do A20 Lime 😛 brutal!!

      eu vou adquirir a versão a10Lime…
      a a20 deve ser bem mais cara, mas a nível de performance…é destruidora 😀 e ainda consome menos que a A10Lime…fantástico.

      a tua salvo erro ainda é melhor que as Lime…;)

      cmps

      1. Avatar de Nuno Vieira
        Nuno Vieira

        Eu tenho seguido as notícias do Lime, mas para já estou bem servido com o meu e não faço intenção de o trocar assim tão cedo. Mas quem sabe, posso sempre precisar para algum projecto, e este novo modelo é bem interessante pois é mais compacto que os outros.

        1. Avatar de lmx
          lmx

          “…e não faço intenção de o trocar assim tão cedo… ”

          pois, é compreensível, tens uma versão melhor 😉

          cmps

  6. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Com o Raspberry Pi conseguiria aceder à net com o objectivo de ver futebol(streaming tv)? Em flash ou com o veetele?
    Conseguiria ligar um disco externo e ver filmes em formato MKV? No fundo ser um média center?
    Obrigado