Microsoft ganha 2 mil milhões de euros com o Android

67 Comentários

Projectos como Xbox, Windows Phone e Skype são sustentados quase por patentes

O sucesso de uns pode trazer retorno para outros! Como sabemos o Android é a plataforma móvel mais usada, tendo alcançado o recorde de 81% no mercado dos smartphones só ultimo trimestre. Tal liderança deve-se certamente à adopção desta plataforma por parte de muitos fabricantes mas também à satisfação dos muitos milhões de utilizadores que a usam diariamente.

Relativamente às receitas, sabe-se que o Android atingiu recentemente 50% das receitas da Apple. Apesar do lucro que a Google tem com a plataforma Android, há dinheiro que cai nos bolsos da …Microsoft.

microsoft

Num artigo publicado pela Business Insider, pode ler-se que a Microsoft ganha cerca de 2 mil milhões de euros anuais com o Android, devido a licenças e a patentes. Tais declarações pertencem a Rick Sherlund, analista da Nomura.

Este dinheiro “fácil” tem ajudado a Microsoft a amortizar e a  “esconder” os problemas financeiros que afectam de certa forma as divisões dos dispositivos móveis e Xbox. Nos últimos anos a Microsoft tem aproveitado esse dinheiro para injectar em alguns grupos de trabalho (ex. Windows Phone) e tal acção tem-se traduzido numa rentabilidade constante e aparente (muito graças a este dinheiro que vem da Google, refere Sherlund).

microsoft_01

Sherlund sublinha que se não fosse esse dinheiro, os prejuízos da Microsoft poderiam rondar os 2.5 mil milhões de dólares por causa do Skype, Xbox e Windows Phone. De referir que desse valor total, 2 mil milhões correspondem a perdas atribuíveis apenas à plataforma XBox….logo é preciso afastar o projecto Xbox da Microsoft ou colocá-lo numa divisão independente, defende Sherlund.

O analista da Nomura vai ainda mais longe e refere que os investidores estão cegos por apoiarem o projecto Xbox…isto porque as patentes e licenças do Android são altamente rentáveis, dando ideia que esta divisão da Microsoft dá sempre lucro (acabando por esconder o fracasso e custo excessivo de manutenção e desenvolvimento).

Comentários

67

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nelson
    Nelson

    Acho que depois do terceiro parágrafo, os anti-corpos Microsoft começaram a atcar, e o “Nomura” começou a delirar coma febre.

    Além disso, que paga patentes á Microsoft, é quem convém á Microsoft, os fabricantes, não a Google.

    A ideia da MSFT é que os fabricantes desistam do Android, para fabricar terminais Windows Phone… o que está a resultar, os resultados estão á vista… 😀 😀 😀

    1. Avatar de Profect
      Profect

      “A ideia da MSFT é que os fabricantes desistam do Android, para fabricar terminais Windows Phone… o que está a resultar, os resultados estão á vista… 😀 😀 :D”

      Os resultados estão mesmo à vista.. só não vê quem tem certas palas..

      “Como sabemos o Android é a plataforma móvel mais usada, tendo alcançado o recorde de 81% no mercado dos smartphones só ultimo trimestre.”

      1. Avatar de newJ
        newJ

        Sim e fabricantes com WP é praticamente só Nokia..

        1. Avatar de Rod
          Rod

          A Nokia vende mais, mas a HTC, a Huawei (que acabou de lançar uma nova gama de Windows Phones bem interessante) e a própria Samsung estão no mercado WP.

      2. Avatar de rand()
        rand()

        Eu acho que ele estava a ser sarcástico, não sei se posso dizer o mesmo sobre ti

      3. Avatar de Nelson
        Nelson

        Lol…

        Vai à store da Google e vê se encontras um detector de sarcasmo…

        1. Avatar de Profect
          Profect

          Não vale a pena.. esse tipo de aplicações de m*rda.. que não passam de lixo, só existem na apple store 🙂

          https://itunes.apple.com/us/app/sarcasm-detector/id394040209

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Ah ah ah, o android é tão básico que nem dá para instalar um detector de sarcasmo!

          2. Avatar de Profect
            Profect

            deve ser por isso que usas android então.. não passas de uma pessoa básica 🙂

          3. Avatar de Nelson
            Nelson

            Não… Eu não sou como tu que precisa de uma app para detetar o sarcasmo

    2. Avatar de iNelson
      iNelson

      Está a resultar o quê? O número de androids está a aumentar! Tira essas palas pah!

    3. Avatar de darth
      darth

      larga a droga

      vai ja largar tudo o android para ir para isso. quanto menos microsoft houver no mundo, melhor. espero que essa empresa entre em falencia um dia destes

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Claro que sim… Com lucros de quase o dobro da Google, é o mais normal…

      2. Avatar de Pedro Ferreira
        Pedro Ferreira

        Ao menos a Microsoft nao arranja desculpas para remover apps a força em SO da concorrencia (youtube – windows_phone)

  2. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Não vejo onde é que Xbox causa tantos problemas à Microsoft, considerando que a 360 vende/vendeu muito bem, e existem bastantes assinantes do Xbox Live. Onde estão justificadas estas “perdas”? Dados concretos?

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Pois, dados concretos, é que lixas-te…

      A Microsoft não tem uma divisão só para a Xbox.

      A Xbox partilha a mesma divisão que o Skype e o Windows Phone.

      Logo, é difícil analisar a situação da Xbox independentemente.

      Tens aqui:
      https://www.microsoft.com/Investor/EarningsAndFinancials/Earnings/SegmentResults/EntertainmentAndDevicesDivision/FY13/Q4/performance.aspx

      Mesmo tendo prejuízos… não é nada… acho que o Skype e a Xbox não devem estar a dar os prejuízos, o Windows Phone, isso sim…

    2. Avatar de Nunes
      Nunes

      Só a Microsoft é que realmente sabe! Pelo número de vendas da 360 não podes dizer grande coisa sobre o assunto, pois, como com quase todas as consolas, o seu preço é subsidiado pela Microsoft, isto é, é inferior ao custo de produção, incorrendo em perdas que têm de ser compensadas por outras vias – jogos, conteúdos…

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Isso é só no início, a meio, são vendidas a lucro zero, e depois com lucro…

      2. Avatar de Emannxx
        Emannxx

        Exactamente, foi isso que eu li, no entanto, apenas a Microsoft é apontada como “estando em perda”, esquecem-se que a Sony também perdeu muitos milhões, e, de acordo com uma pesquisa rápida que fiz agora, mais ainda que a Microsoft.

        De certa forma, toda esta questão das patentes é um beneficio para a MSFT, pois pode continuar a investir em produtos que custam mais a descolar (Windows Phone), sem criar um grande buraco financeiro, pois parte dos investimentos é colmatado por estes royalties.

    3. Avatar de darth
      darth

      problema é que os licros nao sao muitos, ate houve perdas

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        LOL… as perdas nem a 1 bilião chegaram…

        A Microsoft está em lucro, quer gostes, quer não…

  3. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Gostava de saber que patentes são essas.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      It’s worth pointing out that Microsoft has signed patent deals with Android OEMS like LG, Samsung, HTC, and Acer for their Android and Chrome OS based products. Vendors who sign deals with the Redmond giant pay an undisclosed licensing fee for using its patents, as Android and Chrome OS allegedly infringe on them

    2. Avatar de MM
      MM

      grande parte das patentes estão relacionadas com a forma como os SO se relacionam com os componentes, com as apps, etc. Também há as patentes das comunicações, da forma como os aparelhos se relacionam, como tudo funciona.
      Não esquecer que a Google só “chegou agora” ao mundo da tecnologia quando tudo o que faz funcionar a tecnologia já tinha sido patenteado e inventado há muito tempo.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Mas já comprou a Motorola Mobility… que é tudo menos nova… É já comprou ou tentou comprar outras…

        É a vida… o pior de tudo é que a Google vem sempre fazer o choradinho das patentes que são más e tal…

        Grow a pair…

        1. Avatar de Profect
          Profect

          E depois? A motorola não faz os nexus.. são outros conceitos..

          A motorola pertence ao grupo Google, mas não é a Google..

          Onde é que viste a Google a chorar-se por dizer que as suas patentes são más?

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Que é que isso tem a ver?

            A Motorola serve como um tratado de não-agressão…

            Toda a gente sabe que a Google comprou a Moto, não foi pelos telemóveis…

            ———-

            “Onde é que viste a Google a chorar-se por dizer que as suas patentes são más?”

            Aqui mesmo: http://googleblog.blogspot.pt/2011/08/when-patents-attack-android.html

          2. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            Faz-me lembrar o choro da Apple quando foram obrigados a pedir desculpa à Samsung no Reino Unido.

          3. Avatar de Nelson
            Nelson

            Choro?

            Foi á medida da decisão do tribunal…

    3. Avatar de Glitchmaker
      Glitchmaker

      Principalmente as relativas à estrutura de armazenamento de dados FAT, propriedade de decadas da MS

  4. Avatar de João
    João

    Aqui se vê a inovação da plataforma Android.

    1. Avatar de golias17
      golias17

      Fazer tais afirmações sem saberes que patentes infringem é de todo ridículo.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Existe uma coisa chamada cruzamento de patentes, ou seja, tu usas as minhas patentes, eu uso as tuas…

        O android está em défice.

        1. Avatar de Nuno Vieira
          Nuno Vieira

          Compara as patentes do tipo FRAND como por examplo da Samsung com a Apple.

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Tá bem… então que não licenciem as suas patentes FRAND a preços mínimos…

            Depois ninguém usa, inclusive as operadoras, só usa a Samsung…

          2. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            Tu é que estas a dizer que as empresas envolvidas no Android que estão muito atrasadas em patentes, quando é uma verdadeira mentira. Estamos a falar que grande parte destas empresas já estão envolvidas no fabrico de telemóveis e smartphones já à algum tempo.

            Mas se pensas que os envolvidos em Android estão assim tão atrasados, porquê que a Microsoft e a Apple sentiram a necessidade de se juntarem para comprarem as patentes da Nortel e da Novell para combaterem o Android?

          3. Avatar de Nelson
            Nelson

            Essas patentes não têm nada a ver com smartphones…

            Nem tudo gira em volta dos smartphones, a pesar de nestes comentários, parecer

          4. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ Nuno Vieira
            A maioria das patentes que referes são de standards, como tal essas empresas estão obrigadas a respeitar certas regras de licenciamento. Essas patentes apesar de importantes, dão um poder bastante limitado às empresas. Não estão no mesmo patamar de grande parte das patentes da Microsoft ou da Apple, que cobrem partes de extrema importância do novo paradigma em smartphones, criado com o iPhone!

          5. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            @Nelson
            Não me digas que no mundo dos smartphones não existem patentes FRAND…

          6. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            @Nunes
            O meu ponto é esse mesmo. Grande parte das empresas que moldaram a tecnologia móvel estão quase todas envolvidas no Android. Basicamente só falta a Nokia. Apenas estou a demonstrar que essas empresas não têm qualquer tipo de défice em patentes quando comparadas com a Apple ou Microsoft.

          7. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ Nuno Vieira mas a maioria dessas patentes que referes
            nada têm a ver com a evolução dos SO – foi essa a revolução que
            ocorreu com o smartphones – e sendo de standards não se comparam ao
            poder que a Microsoft e a Apple conseguem retirar com as suas
            patentes neste momento. Por algum motivo se viu a maioria das
            empresas a pagar à Microsoft por causa do Android, e por algum
            motivo os tribunais têm dado muito mais razão à Apple do que a
            Samsung, e por algum motivo a Google e a Samsung estão sob olho das
            autoridades da concorrência por abuso de patentes FRAND

        2. Avatar de golias17
          golias17

          Digamos que o android é o miudo novo do bairro e também quer brincar, mas todos têm medo dele, mas a sua popularidade e potencialidade é inquestionável.

          Caminha a passos largos na boa direcção.

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Ahah, diria mais que se forem 3 meninas, a Android é a oferecida, e é claro, a loira e a morena mais bonitas do liceu (apple e ms) não gostam mesmo nada dela…

  5. Avatar de sakura
    sakura

    @Sherlund sublinha que se não fosse esse……@ burro
    ios 7 == win95 em descktop
    andeoid = ~ metro
    xbox the best .
    este post esta a ser escrito de 1P2 a.200HZ, dsl linux, e mais rapido que o xp.==ios7 mas……………….
    metro ui e 100000000x mais que ios7==win98 e android.
    Microsoft ganha cerca de 2 mil milhões de euros anuais com o Android, devido a licenças e a patentes. Tais declarações pertencem a Rick Sherlund, analista da Nomura.

    fac;ao uma mova ui…… quado o AND. Y o IO762 tiverm uma UI == ao windos podem falar ….. pq hoje e == ao win95.
    .

    1. Avatar de cesar
      cesar

      What the actual… Mas o que é que acabei de ver? É que nao da para ler mesmo!

    2. Avatar de Woot!
      Woot!

      O que tomaste? Também quero!!!

      1. Avatar de AA
        AA

        Não sei… mas é da boa!

    3. Avatar de Rui

      Alguém que me traduza este texto sff… demasiado confuso para a minha cabeça.
      LOL

    4. Avatar de lm
      lm

      É normal, é o sono.

    5. Avatar de Marcelo Barros
      Marcelo Barros

      Este anda a ver muitos filmes, e escreve umas coisas para parecer um geek.

    6. Avatar de water
      water

      Sakura go home… you’re drunk!

    7. Avatar de Pedro
      Pedro

      o teu nome não devia ser sakura devia ser “Saquê” que é de certeza o que andas a beber…

    8. Avatar de Luis Ribeiro
      Luis Ribeiro

      WTF?

      Comeu-me o cérebro todinho!

    9. Avatar de rand()
      rand()

      andeoid != metru
      if
      aiOS7==Darvin
      do
      random(@garbage_collector)
      if
      dalvic > phon8
      fanboy(@drunk_rant_lookalike)
      else
      loonix= kernal
      return useless_alone

    10. Avatar de Hugo
      Hugo

      >8 de Novembro de 2013 às 4:44 am

      É por essas e por outras que eu quando sei que vou apanhar uma tosga escondo o portatil, assim quando chego às tantas a cair de borracho não sei onde é que ele ta e não vou para a internet escrever que 2+2=batata.

    11. Avatar de Nelson
      Nelson

      Não sei porquê tantas críticas, já vi comentários piores por parte dos Apple haters.

  6. Avatar de newJ
    newJ

    A 1a imagem está muito boa.. A casa mais cara do monopoly

  7. Avatar de Roberto
    Roberto

    Pelo que eu li em alguns jornais o ganho seria de 2 bilhões ou em Portugal ( 2 mil milhões = 2 bilhões )???
    Alguém ai pode ajudar ?

    1. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      Os jornais portugueses que mencionarem biliões nesta notícia estão a cometer um erro. É um bilião na América pois eles utilizam a escala curta. Nós em portugal utilizamos a escola longa, logo 1 bilião da escala curta equivale a um milhar de milhão ou mil milhões na escala longa.

      Mas existe uma inconcistência nesta notícia quando comparado com outras fontes, pois estas mencionam 2 mil milhões de dolares e não euros. Ou seja, aproximadamente 1,5 mil milhões de euros.

  8. Avatar de Bruno Martins
    Bruno Martins

    Resultado?
    Steam e Playstation FTW! 😛

  9. Avatar de Carlos
    Carlos

    Estes analistas são um espetáculo. Confundem alhos com bugalhos, porque o que tem a Xbox a ver com o Android?, para chegar a conclusões brilhantes.
    Sim, historicamente a Xbox dá prejuízo, só recentemente entrou no verde, mas e daí? O tipo sugere o quê, que a Microsoft abandone a Xbox? E também sugere à Sony que desista da PlayStation? É que historicamente a PlayStation também dá prejuízo.
    E são estes imbecis que só veem o curtíssimo prazo que são considerados peritos…

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      Creio que não percebeste o argumento! Ele está a referir-se ao facto da Xbox estar na divisão que “recebe” o dinheiro das licenças para Android, e que isso está a mascarar as perdas associadas à Xbox, impedindo os investidores de tomarem consciência das dificuldades dessa plataforma! Tu próprio cometes o erro para que este analista alerta, por causa da Microsoft misturar os rendimentos da Xbox com os rendimentos que vêm indirectamente do Android

  10. Avatar de Joao Luis
    Joao Luis

    Quem sempre pouco fez para a inovacao …