Debian 8 “Jessie” vai trocar o Gnome pelo Xfce

15 Comentários

Os rumores sobre a mudança de ambiente gráfico de trabalho no Debian não são de agora. Já no passado, durante a fase de desenvolvimento do Debian 7 “Whezzy”, a questão da alteração do ambiente gráfico de trabalho foi colocada em “cima da mesa”, mas acabou por ficar pendente.

Agora, passados 6 meses do lançamento do Debian 7,  Joey Hessi da Debian foundation  informou que o Debian 8 virá com o Xfce por omissão.

debian8_00

No segmento dos ambientes gráficos os mais conhecidos são sem duvida o Gnome e KDE. No entanto, devido à sua leveza e simplicidade, o XFCE tem ganho nos últimos tempos muitos adeptos.

Num anuncio publicado por Joey Hessi, pode ler-se que está prevista a mudança de ambiente gráfico de trabalho para o Debian 8, tendo sido o XFCE o escolhido. E porquê?

Segundo informa Hessi, há três pontos essenciais para a adopção do XFCE como ambiente gráfico de trabalho por omissão.

  • Suporte à Acessibilidade, particularmente para os utilizadores com problemas visuais
  • O XfCE oferece uma experiência ao estilo do “GNOME 2”
  • Restrições no que se refere ao espaço em CD

Mas o Gnome ainda não está totalmente descartado. A equipa precisa de avaliar todos os prós e contras, antes de ser tomada uma avaliação final. Se os estudos/dados demonstrarem que o GNOME é de facto melhor para os utilizadores…então pode ser novamente reintegrado.

Que vos parece esta decisão de mudança de ambiente gráfico de trabalho?

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Dogzilla
    Dogzilla

    Parece-me excelente!

    1. Avatar de F.R
      F.R

      Por mim até foi para melhor, xfce na minha opinião é o melhor.

      1. Avatar de lmx
        lmx

        epa…

        isso depende…

        o xfce, não é um ambiente completo..
        para quem estava habituado ao gnome2 ou ao Mate(que está na transição para gtk3, mas que continuará a ser para portateis/desktop’s)…é difícil ir para o xfce 🙁

        Não existem as milhentas ferramentas do Mate por exemplo…não existe um Painel de controlo como existe no Mate, extremamente completo…a usabilidade vai cair…

        Pelo menos que apostassem no Mate, apesar de ser muito jovem ainda..

        Seja como for…é sempre melhor que ter que utilizar gnome3.

        A ver vamos…

        cmps

  2. Avatar de Nelson
    Nelson

    Quem quer SO’s pipi’s, que escolha outro!

    Debian forever!

    1. Avatar de Rui B.
      Rui B.

      Nada te impede de ter um Debian “pipi”. Eu próprio tinha o meu com algum eye candy.

      Seja como for, já não era sem tempo! Pelo menos a mim poupa-me imenso trabalho.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Eu sei 🙂

        Basta instalar os pacotes, assim como quem quiser ter o XFCE, ou nem sequer ter X11, o pode fazer.

        Mas são passos que deveriam ser secundários, e que muita gente deve ser a primeira coisa com que vai gastar tempo na instalação de um novo sistema…

  3. Avatar de cnavigator
    cnavigator

    Faz sentido que, tendo em conta a natureza estável do Debian, se troque o GNOME, que se encontra em desenvolvimento intenso, por um ambiente mais conservador e que também aposta na estabilidade acima de tudo, parece-me a combinação perfeita. Isto não é dizer que se deve ao GNOME ter piorado, eu pessoalmente não consigo ser produtivo na GNOME shell com rato e teclado, mas entendo que não se pode viver à sombra do paradigma do GNOME 2 / Windows 95 para todo o sempre e ainda bem que há quem arrisque e tenha outras visões, ainda que precisem de ser melhoradas e implementadas de outra forma.

    A minha escolha actualmente recai sobre o KDE, é o mais completo e o que apresenta mais funcionalidades e configurações para quem utiliza intensivamente o computador, mas sempre que me deparo com harware menos potente, XFCE ou LXDE com o painel e menu Whiskers do XFCE e Synapse para abrir rapidamente as aplicações corre como uma beleza. Contudo, o XFCE precisa de melhorar o suporte a multimonitor, que ainda está muito pobre e acrescentar uma forma amigável de aplicar definições de proxy a todo o sistema para serem respeitadas por todas as aplicações, como acontece no Ubuntu ou GNOME Shell, foi isso que me fez deixar o Mint XFCE, será que estes problemas já foram resolvidos entretanto?

  4. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Eu prefiro o gnome, estilo o Zorin OS. Alguem sabe como por o ambiente grafico do Zorin OS em outra distribuição? Uma de longa duração, tipo a metamorfose que hoje trabalha com o KDE.

  5. Avatar de James Bond
    James Bond

    Quem quiser ver já o que poderá vir a ser a Debian Jessie/Sid com XFCE pode fazer o download do LiveCD do site da Debian e experimentar. Aliás, com a Debian pode utilizar-se qualquer DE e qualquer WM.(ver Nota mais em baixo)
    Entretanto, há uma distribuição relativamente recente com origem na África do Sul e baseada na Debian Jessie/Sid com
    XFCE que vem com todos os matadouros chamada MAKULULINUX (depois de instalada, a partição / (root) fica com + ou – 12 GB) . [Eu costumo instalar as distribuições em 2 partições: / e /home]

    Nota: No site da LinuxBBQ têm a v/ disposição, milhentas variações da Debian Jessie/Sid com os mais variados DE e WM que eu, que sou utilizador do Linux e da Debian desde 1996, nem sabia que existiam 🙂 Literalmente, é para todos os gostos… 🙂

  6. Avatar de Mota
    Mota

    Acho que xfce tem tudo de melhor, é rápido e bonito. Experimentei no xubuntu e nao quero outra coisa 😀

    Cumpz

  7. Avatar de Andre
    Andre

    Também me parece óptima ideia.
    Sempre que instalo Debian é com o XFCE 🙂
    É leve, simples e eficaz.

  8. Avatar de killwill
    killwill

    Excelente idéia,o GNOME ficou demasiadamente “perfumado” com muitas alegorias e menor objetividade.O XFCE vem no caminho oposto,melhorando muito o alcance de seus aplicativos com uma tela de fácil visualização, destinada a quem prioriza o desempenho à perfumarias.

  9. Avatar de Ricardo Luis
    Ricardo Luis

    Já não era sem tempo. Uso sempre que possível XFCE nas distros que experimento. O único que se aproxima da simplicidade e flexibilidade é o Mate.

  10. Avatar de Osvander
    Osvander

    Já era tempo de mudar para XFCE ou o que eu mais uso durante anos LXDE rápido e eficiente tem tudo que preciso. Estou falando do meu PCLINUXOS lxde Br.