LAPA – Projecto português ajuda-o a encontrar coisas

66 Comentários

Tem ideia de quantas coisas se perdem por dia? E de quanto tempo se gasta a tentar encontrá-las? Sabia que só em Lisboa são perdidos 15.000 objectos por ano?

É nesse sentido que foi criado o projecto LAPA, uma plataforma social de perdidos e achados….com recurso a Lapas! Conheça todos os detalhes deste projecto, lendo a nossa entrevista a João Oliveira do Projecto LAPA.

lapa

Entrevista Pplware a João Oliveira do projecto Lapa

Pplware : Como surgiu a ideia para este projecto? Porquê o nome LAPA?

João Oliveira – Lapa Team: A ideia surgiu da necessidade básica das pessoas terem uma forma simples e eficiente de encontrar aquilo que perdem com a ajuda de toda a sua rede de contactos. Sofredores deste mesmo mal, quisemos criar uma solução que resolve-se eficazmente o problema utilizando as novas tecnologias – quem nunca pensou em dar um toque à sua carteira ou chaves perdidas!?

​Quanto ao nome LAPA, queríamos um nome orgânico e LAPA é a metáfora perfeita – um animal muito pequenino que se agarra às rochas da mesma forma que a LAPA se agarrará a todos os objectos perdidos.

lapa_00

Pplware : Quais os cenários onde este projecto poderá ser uma mais valia?

João Oliveira – Lapa Team:  Podemos colar ou pendurar a Lapa em qualquer objecto, animal ou criança que não queiramos perder. Pode procurar as suas coisas em privado, localizando-as através de um radar e “dando-lhe um toque”, ou pedir auxílio a toda a rede Lapa para as procurar por si. Melhor ainda, a Lapa pode alertá-lo sempre que sair do seu alcance se tiver activado o “Modo de Segurança”. Através da integração das suas redes sociais, a Lapa permite-lhe pedir ajuda de forma simples às centenas de contactos de confiança que tenha no Facebook ou e-mail, mesmo que ainda não sejam utilizadores da Lapa App. Em todo o caso, o controlo está sempre consigo: só você tem de saber onde estão as suas Lapas, a não ser que explicitamente as partilhe com alguém ou as reporte como perdidas.

Seguem alguns dos muitos cenários possíveis para as diferentes funcionalidades da Lapa:

  • 1) FAZ SCAN E APITA – Ideal para encontrar o comando da TV ou as chaves debaixo das almofadas do sofá. Basta seguir o radar no telemóvel para o guiar na direcção da sua Lapa e fazê-la apitar para que saiba a sua localização exacta.
  • 2) MODO DE SEGURANÇA – Quer viajar tranquilo? Relaxe com o ‘Modo de Segurança’ da Lapa. A App vai alertá-lo automaticamente sempre que deixar a sua Lapa para trás (ou ela o deixar a si). É perfeito para colar nos seus filhos, no passaporte, malas de viagem ou qualquer outra coisa que não queira perder de vista.
  • 3) LOCALIZA NO MAPA – Não consegue encontrar o seu animal de estimação? Procure-o no mapa e verifique a posição GPS do sitio onde foi visto pela ultima vez. lapa_02
  • 4) LOCALIZAÇÃO COMUNITÁRIA – Mesmo que a sua Lapa saia dos 30 a 50 metros de alcance, a sua localização será actualizada sempre que outro utilizador Lapa passe por ela através
    da ‘Localização Comunitária’. Esta funcionalidade funciona automaticamente no telemóvel de qualquer utilizador Android ou iOS sem que ninguém tenha de ser activo na procura das Lapas perdidas.
  • 5) PARTILHA COM AMIGOS – Partilhe o acesso às suas Lapas com dois ou mais utilizadores da sua confiança para o ajudarem a controlar os mesmos objectos. É a ferramenta ideal para o seu animal de estimação, o seu carro ou as chaves. Se mesmo assim não conseguir encontrar o que precisa, a Lapa permite-lhe utilizar os seus contactos de Facebook e/ou e-mail num único clique, para que todos o possam ajudar a encontrar aquilo que perdeu, mesmo que ainda não tenham feito o download da Lapa App.
  • 6) AJUDA PÚBLICA – Em qualquer momento, pode reportar a sua Lapa como perdida e utilizar esta funcionalidade para pedir ajuda publica, tornando o perfil da sua Lapa visível para a toda a comunidade. Qualquer utilizador Lapa que passe perto da sua Lapa será então convidado a pegar-lhe e a devolvê-la – e você será automaticamente notificado. Esta é a derradeira solução para voltar a ver as coisas que perdeu no aeroporto, no centro comercial, na universidade ou no metro – sítios onde a posição GPS é pouco fiável ou até impossível de conseguir.

lapa_03

Pplware : O dispositivo poderá ser personalizado com logótipos?

João Oliveira – Lapa Team: Teremos essa possibilidade em packs corporativos Lapa, onde poderemos customizar as Lapas com o logo/cor da empresa em questão.

Pplware :O Lapa não poderá ser considerado como mais uma forma de invasão da privacidade?

João Oliveira – Lapa Team: A Lapa garante que a privacidade dos seus objectos/animais/crianças estão sempre assegurados. Ninguém terá acesso aos seus pertences a não ser que explicitamente as partilhe com alguém ou as reporte como perdidas.

lapa_06

Pplware : É seguro partilhar a localização de um “bem” ,que tem o Lapa, pela comunidade, quando o damos como perdido?

João Oliveira – Lapa Team: Antes de mais convém lembrar que reportar um “bem” como perdido representa o último reduto, quando já perdemos a esperança de encontrar esse “bem” através das outras funcionalidades da Lapa, em colaboração com todos os nossos amigos. Em todo o caso, no momento em que alguém é convidado a encontrar o nosso “bem” e a devolvê-lo, o seu contacto pessoal é automaticamente partilhado com o dono do “bem”, e vice-versa, para que ambos possam estabelecer contacto e o “bem” possa ser devolvido ao seu dono.

lapa_05

Pplware : Actualmente o LAPA só funciona com Bluetooth 4.0. Há planos para que integre outras tecnologias (ex. Wireless)?

João Oliveira – Lapa Team: Não, pelo menos num curto/médio prazo​ pois o WiFi não permite manter o tamanho da Lapa em 27x5mm, para que possa ser discretamente acoplada a todos os nossos pertences, e uma autonomia de 1 ano com uma pequena pilha de relógio.

lapa_04

Veja no seguinte vídeo, uma pequena demonstração

Após algumas questões sobre este projecto e o Tile, deixamos aqui uma tabela que resume as caracteristicas e suporte de cada um.

Lapa_vs_Tile

O projecto LAPA consegui neste momento cerca de 35 mil dólares (cerca de 26 mil euros) na página de crowdfunding no Indiegogo, faltando  pouco mais de metade para alcançar os 75 mil dólares (cerca de 55 mil euros) para que o projecto arranque em definitivo. Os utilizadores podem colaborar, encomendando um Pack LAPA – ver preços aqui.

Em nome do Pplware, gostaria de agradecer publicamente ao João Oliveira do projecto Lapa, pela amabilidade em nos ceder esta entrevista.

Homepage: Projecto LAPA

Comentários

66

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago Santos
    Tiago Santos

    Grande ideia 😀 para mim que sou um esquecido do pior ^^

  2. Avatar de Vítor M.

    Para mim este é um projecto fantástico, quero ter várias lapas, quero poder participar nesta novidade mundial que tem marca Portugal.

    Gostei muito do projecto e dou os parabéns à equipa que está por trás desta fantástica ideia.

  3. Avatar de Nelson
    Nelson

    Eu estou sempre a perder as minhas cenas, o telemóvel dá para ligar para ele, mas as chaves, a carteira, os óculos, não…

    Pena não haver ainda “lapa” para os óculos…

    Pré-encomendei 3 já… espero que consigam “chegar lá” 🙂

  4. Avatar de John
    John

    Apesar de ser um excelente projecto, não vos parece muito semelhante a este?

    http://www.thetileapp.com

    1. Avatar de Vítor M.

      É muito mais audaz, o Tile é parco em crescimento, fica-se por ali, pelo comprar e deitar fora, este vai mais longe, e tem mais possibilidade de crescer como comunidade, como segurança, como utilidade.

      1. Avatar de John
        John

        Em resposta ao comentário mais abaixo, eu sou adepto precisamente do oposto! Acho que nós portugueses somos em muita coisa bem melhores que os estrangeiros…e concordo contigo quando dizes que essa mentalidade de auto diminuição nos enterra… Coloquei a questão por ter mesmo dúvidas quanto às diferenças 😉

        1. Avatar de JOSÉ COSTA
          JOSÉ COSTA

          Eu sou adepto precisamente que esta discussão nunca deveria ter começado. Somos todo feitos do mesmo barro.

  5. Avatar de FB
    FB

    Não querendo ser “desmancha prazeres”…

    Este projecto português não terá ido buscar a originalidade a um outro americano que há ja uns meses que se publicita na net? o tile (https://www.facebook.com/thetileapp) com a diferença que o tile é exclusivo a ios (penso eu)

    A questão aqui é se um é concorrente do outro? se um se inspiriou no outro e é legal? ou ate mesmo se um poderá complementar o outro?

    Abraço e sendo tuga que corra pelo melhor!!!

    1. Avatar de Vítor M.

      Não, o Tile bebeu a ideia de outros projectos, mas este o LAPA é mais ambicioso, bem mais amplo, que se distância do Tile em muito do seu objectivo e tecnologia. Por isso está lá no projecto um comparativo, por isso é mais audaz, alias, como nós portugueses somos. A mania que os estrangeiros fazem melhor é que nos enterra!!!

      1. Avatar de FB
        FB

        Obrigado pelo esclarecimento Vitor… assim sendo mais orgulho nos (a nos portugueses) nos dá este projecto!

    2. Avatar de John
      John

      Concordo. É sempre possível a coexistência dos dois…
      Só achei engraçado comentarem comigo sobre este mesmo projecto, o LAPA, e eu achar que estavam a falar do Tile…

      Questões à parte, que tenha muito sucesso 😉

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Além de ser um projecto português, num todo, parece-me mais interessate que o Tile.Este suporta Android, tem suporte com Facebook, etc.

        1. Avatar de John
        2. Avatar de Nelson
          Nelson

          E as lapas podem levar pilhas novas. (pilha de um ano)

          As tile são usa e deita fora (1 ano, dizem eles)

    3. Avatar de NoBodyCares
      NoBodyCares

      Se ao menos lessem TUDO sabiam.

  6. Avatar de miguel sousa
    miguel sousa

    Será que funcionará com o S3 Mini?Como falam em Bluetooth 4.0…Mas parece um excelente projeto, principalmente para colar no carro ou na coleira de um cão.

    1. Avatar de Vítor M.

      Na bike, num bem qualquer que tenhamos, tantas as possibilidades 😉

      1. Avatar de Rochita
        Rochita

        Só de pensar que podemos esconder bem isto em qualquer bem material e virmos a descobrir quem roubou, espero que o exercito as meta em armas também para saber quem as rouba.

  7. Avatar de okapi
    okapi

    Pelo que me percebi não é compatível com o WP, nesse caso não me serve para nada e é de lamentar que ainda se pense assim.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Claro que é melhor os programadores fazerem a app para o maior número de plataformas disponíveis…

      Esta ainda suporta android, tens outras que só suportam iOS…

      Pede a Microsoft para então pagarem à empresa, que é assim que se conseguem as coisas…

    2. Avatar de Vítor M.

      okapi, estou certo que terá, mas muitas vezes não é tão simples colocar uma app no WP como é no iOS ou Android, tem a ver muito com o retorno, sabes que estes projectos não são feitos com o custo do ar.

      Estou certo que terá para Windows Phone, até porque é um projecto que abrange muitos cenários onde já há muitos utilizadores WP 😉

      1. Avatar de okapi
        okapi

        É possível, mas também o preço final do produto não é assim tão doce, portanto justificava ter saído logo também com a aplicação WP8 se é que estão a pensar em alargar horizontes. Quando sair para WP8 pode ser que venha também com preço mais barato 🙂 porque caso contrário aparece alguém a fazer parecido em vez da lapa escolha uma ameijoa e venda a menos de metade do preço e ainda acrescente outras funções.:)

      2. Avatar de Rochita
        Rochita

        Isso que o windows phone têm poucas apps é um mito, tenho todas as apps que preciso e estão todos os meses a sair outras excelente, claro que saiem mais tarde mas desde que seja boa não me importo, olha o exemplo da app dos CTT, simples, bonita e eficaz.

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      Ninguém usa WP, por isso seria desperdício de tempo desenvolverem uma versão própria.

    4. Avatar de Alex
      Alex

      Quem usa WP nao deve saber o que é bom telemovel! apenas sabes o que sao quadradinhos foleiros
      Este e a minha opiniao se chateia a alguem nao vale a pena mandar bitaites

  8. Avatar de JJ
    JJ

    Bom projecto. É português e devem ser valorizado.

    Tem de fazer app para WP8… esta previsto?

  9. Avatar de David
    David

    Já os tinha felicitado pelo projecto e colocado algumas questões por email (que até há data não foi respondido…).
    Acho uma ideia genial e com uma funcionalidade muito bem pensada, mas penso que o “calcanhar de Aquiles” deste projecto são os requisitos do sistema, repare-se que no Android requer, além do Bluetooth 4.0 à semelhança do iOS, Android 4.1… isto faz com que o leque de potenciais utilizadores seja reduzido em 75% ou mais, todos estes requisitos direccionam para equipamentos high-end, e como é sabido o universo Android tem uma grande % de equipamentos baratos e de média-gama, que actualmente não respondem a esses requisitos… mas faço força para que o projecto seja bem sucedido e que quando for concretizado eu tenha um Note3 ou assim para que possa comprar e utilizar Lapas 😉

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Principalmente exigir Bluetooth 4.0, tendo em conta que só alguns equipamentos com 1 ano +/- é que já tem esta versão. Vai limitar e muito os potenciais utilizadores…

      Pensei até em comprar, mas sem versão WP e uma versão Bluetooth inferior, não compensa.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        É preciso Bluetooth 4.0 low-energy para estas coisas funcionarem. Ou a pilha não duraria nada!

        E o Android 4.1, de certeza que não foi previlégio, repara que só aí é que houve SDK para BT LE.

    2. Avatar de Vítor M.

      David, podes colocar aqui que eles irão responder. O grupo está muito empenhado no desenvolvimento deste projecto e o tempo deles não deve ser muito, mas eles agradecem e estão muito receptivos às questões.

      1. Avatar de David
        David

        A questão que lhes tinha colocado já foi respondida na última questão do artigo… se pensavam no futuro desenvolver o Lapa de forma a abranger equipamentos mais modestos (que não tenham Bluetooth 4.0).

        De qualquer das formas parabéns pela ideia e boa sorte com o projecto. Um dia que tenha um equipamento com os requisitos necessários de certeza que adquirirei Lapas 🙂

  10. Avatar de Moreira
    Moreira

    Excelente ideia! Agora, cenário: perco uma mochila com uma Lapa. Estou dependente que alguém pertencente à rede Lapa passe por esse objecto… A um máximo de 50metros, certo? Ora o mais barato de momento são 20eur por um device que, por muito que o projecto avance, estará dependente da adesão mais ou menos massiva do público, correcto? Ora então pergunto eu, o modelo de negócio actual será o melhor? Exemplo, AFAIK, o kuantokusta nos seus primórdios cobrava 0eur às lojas para indexar os produtos. Certamente estão a entender onde quero chegar. Parece-me que colocar a tónica do investimento no consumidor/cliente final não será muito acertado do ponto de vista estratégico. Eu sei… Não há muitos business angels por aí… mas…
    Cumps.

    1. Avatar de Vítor M.

      Há muitos cenários para aplicar e há de certeza a convicção que muita gente vai aderir, com isso o preço baixa, o dinheiro para investir é mais, havendo dinheiro há desenvolvimento, novos cenários, novas formas de comunicação…. com esta base tudo é possível.

    2. Avatar de JJ
      JJ

      São coisas/serviços diferentes. Mas entendo o que estas a dizer. Realmente era mais interessante procurarem investimento a empresas do que directamente ao publico. Até porque o produto acaba por ficar mais caro.

  11. Avatar de João
    João

    Novo brinquedo favorito dos stalkers

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim, isto é tão perigoso como as facas na cozinha… quem a segura é quem lidera o grau de periculosidade…

  12. Avatar de Bruno
    Bruno

    A polícia não vai gostar muito deste aparelho.
    Ou se calhar vai.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      A polícia?

      É muito melhor colar um telemóvel debaixo de um carro…

      Tens uma bateria que dura algum tempo, tens GPS, comunicação por GPRS/3G, etc…

  13. Avatar de Rochita
    Rochita

    Criança que não queiramos perder… não sei porquê mas estou a rir feito parvo durante 5 minutos.

    1. Avatar de Rochita
      Rochita

      Isso de serem apenas 35000 objetos perdidos em Lisboa não dete estar muito certo, devem ser apenas aqueles dados como perdidos, até em roubados devem existir 5x mais.
      Agora a falar a sério, bela ideia (não é bem ideia pois ela já existia mas ao menos estão a tentar metê-la em prática… ainda acho um pouco caro mas também é um projeto único e para pertences mais valiosos não é um grande esforço monetário. Vou encomendar já 3!

  14. Avatar de Felipe
    Felipe

    Ta baratinha…

  15. Avatar de André Luz
    André Luz

    Excelente projecto!!! Por acaso já tinha ouvido falar nele.

    Mas para ser perfeito era utilizar o GPS, bluetooth é muito limitado… mas claro, o GPS teria muitos senãos, tais como autonomia e consequentemente dimensões do emissor… talvez num futuro próximo

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      O GPS não funciona em interiores…

      1. Avatar de André Luz
        André Luz

        Depende, se estiveres proximo de uma janela ou assim funciona…

        E se isso é uma desvantagem para o GPS, então também temos que ver uma do Bluetooth, em que temos que estar extremamente perto para conseguir apanhar o sinal…

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          50 metros, pelo menos, não te chega?

          1. Avatar de André Luz
            André Luz

            Depende das ocasiões. Se fosse um objecto que perde-se em casa, sim ,chegava perfeitamente, mas se fosse um objecto roubado ai o caso já mudava de figura lol

  16. Avatar de joao
    joao

    Vejo várias referências a GPS neste artigo:

    “Procure-o no mapa e verifique a posição GPS do sitio onde foi visto pela ultima vez.”
    “sítios onde a posição GPS é pouco fiável ou até impossível de conseguir.”

    Fiquei curioso e fui investigar mais, e em nenhum lado no site oficial da lapa ou do indiegogo é referido que tem GPS. Por isso fica a pergunta, tem GPS ou não?

    1. Avatar de André Luz
      André Luz

      Não. Funciona por Bluetooth

  17. Avatar de Pedro
    Pedro

    É por Bluetooth, mas como a LAPA comunica com o Smartphone, vai registar a posição GPS usando o GPS do iPhone. Isto é muito porreiro, se MUITA gente usar a LAPA e tiverem o tracking publico ativado, para se conseguir encontrar objetos roubados.

  18. Avatar de Bernardo tavares
    Bernardo tavares

    Gostava de a Lapa seria possivel de acoplar a um carro para ser usado em caso de furto?
    obrigado

  19. Avatar de Rosimeire
    Rosimeire

    Há vários meses fiz a encomenda do pack de 3 lapas e até hoje não recebi o produto, que, aliás, era suposto receber em novembro de 2013…

    1. Avatar de Rosimeire
      Rosimeire

      A equipa da Lapa respondeu-me hoje por email a pedir que aguardasse mais 3 semanas… Vamos a ver.

      1. Avatar de okapi
        okapi

        Nesta pagina do site ( no final ) diz que a entrega é para Junho de 2014.
        http://lapa-app.com/pt/buy

        1. Avatar de Rosimeire
          Rosimeire

          Eu já recebi o produto. Apenas gostaria que viesse a ser compatível também com o Blackberry…

  20. Avatar de Tracker
    Tracker

    Já alguém recebeu?

    Estava a pensar nesta alternativa nacional… mas… tendo em conta as entregas…

  21. Avatar de Rosimeire
    Rosimeire

    Já vamos no dia 23 de junho e até agora nada.

  22. Avatar de Dominique coelho
    Dominique coelho

    adquiri uma lapa apenas queria saber se alguém me explica qual aplicação correta.

  23. Avatar de Artur Almeida
    Artur Almeida

    Agradecia contacto, pois estou interessado nesta tecnologia

  24. Avatar de raquel prazeres
    raquel prazeres

    Parabéns a toda a equipa.
    Grande ideia, parece-me um projecto fantástico
    = )

  25. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    Bom dia. O alcance da Lapa via GPS é curto. Dá apenas informação da última localização onde esteve, normalmente a posição do dia anterior. Caso uma criança se perca num raio a mais dos de 30 metros, o GPS da Lapa não dá essa localização, infelizmente.

  26. Avatar de Rui Costa
    Rui Costa

    Gostaria de saber o preço e a quem me dirigir para comprar este produto (LAPA) para localizar o cão em caso de ele se afastar.

    Obrigado

  27. Avatar de Ricardo Vaz
    Ricardo Vaz

    Parece que o Tile já existe para Android…