Preparem-se para o fim do iGoogle, exporte os seus dados!

12 Comentários

A decisão de fechar o iGoogle e descontinuar o serviço que prestava caiu como uma bomba entre os muitos utilizadores deste excelente serviço. foi mais uma decisão da Google que poucos entenderam, mas que se justificou com a pouca utilização e com a disponibilidade de alternativas melhores e mais completas.

Tal como aconteceu com o Google Reader, com o fecho deste serviço, a Google aconselha a que retirem os seus dados da sua plataforma.

Faltam apenas 3 dias para a data anunciada para o seu fecho e por isso é hora de todos o fazerem. Vejam como o conseguem fazer.

igoogle_1

Todos os que ainda usam o iGoogle têm estado a ser alertados para o fim do serviço e para o seu fecho há já alguns dias.

Ao acederem à página do iGoogle é mostrada uma mensagem bem explicita que indica o número de dias para o fecho do serviço e para a necessidade de retirar os dados dos utilizadores do serviço.

Após o dia 01 de Novembro o endereço do iGoogle deixará de estar disponível e deixará de haver acesso aos dados e aos conteúdos que tenham lá configurados.

Ao contrário do que é habitual a Google não está a apontar os utilizadores para a sua página CheckOut e a exportação dos dados do iGoogle deverá ser feita directamente dentro deste serviço.

Os dados que vão ser exportados contemplam não os conteúdos, que estão localizados nos diferentes serviços da Google, mas sim todas as definições que tiverem aplicadas no iGoogle. Estes dados – país, idioma, tema, layout e gadgets instalados – vão ser exportados para um arquivo XML.

Como exportar os dados do iGoogle

Para começarem o processo de exportação dos dados do iGoogle devem entrar na página do serviço e depois clicar na roda dentada. Depois escolham a opção Configurações do iGoogle.

igoogle_2

Na página de configurações do iGoogle devem procurar no final a opção de exportação dos dados e escolher “Exportar definições do iGoogle para o computador“.

igoogle_3

O resultado desta opção será a gravação de um ficheiro XML para o vosso disco e que podem usar onde precisarem.

O fecho do iGoogle vem deixar muitos utilizadores sem a sua página principal e sem o acesso à informação que esta página facultava.

As alternativas existentes ainda não são muitas e nem todas chegam ao que o iGoogle tem para oferecer.

Homepage: iGoogle

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Simões

    Por acaso ando há muitas semanas a receber essa mensagem mas ainda não me dei ao trabalho de alterar a página de entrada do browser.
    Sempre me questionei o porquê de acabarem com o iGoogle, mas com os desenvolvimentos no Chrome e com a introdução da barra de lauching agora faz bastante sentido e não me parece que vá sentir muita falta uma vez que já o uso muito pouco.

  2. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    Ou eu nunca ouvi falar nisto, ou uso e nem sei. isto é mesmo o quê?

    1. Avatar de marquinhos
      marquinhos

      É um organizador pessoal,. tipo agenda online de compromissos.

      1. Avatar de João Pereira
        João Pereira

        Obrigado 🙂 Não usava xD

  3. Avatar de Felipe Rei
    Felipe Rei

    Já o substituí pelo Ighome, e recomendo vivamente.

    1. Avatar de BigLord
      BigLord

      Isto. Estou extremamente satisfeito com ele, e provavelmente nem vou fazer backup dos meus dados no iGoogle porque no IgHome tenho tudo 😀

      1. Avatar de Jarda do Demónio
        Jarda do Demónio

        Tb queria mas n consigo encontrar nenhum que me de o google talk (hangouts).
        Alguem sabe uma solucao?

  4. Avatar de José Moreira
    José Moreira

    Julgo que o Netvibes é melhor. Eu cheguei a instalar o iGoogle, mas acabei por desistir.

  5. Avatar de Rúben Silva
    Rúben Silva

    IGoogle? Não sei até que ponto isso vai me afectar, podem ser mais específicos?

    Podem dar exemplo?
    Pelo o que eu percebi é apenas os eventos e compromissos no calendário, o que já me afecta visto ter secronizado com o wareztuga, para novos episódios.

    Não vamos perder os contactos pois não?

  6. Avatar de pedro

    É uma pena que iGoogle vai offline. No entanto, agora estou usando http://www.startme.com e ele funciona muito bem

  7. Avatar de Tavares
    Tavares

    Por mim podem descontinuar/encerrar os serviços todos. Desde o motor de busca,passando pelo gmail,Chrome,Google+,etc. Não utilizo nenhum…existem serviços que os substituem com vantagem!!Pelo menos em termos de privacidade…

  8. Avatar de José Manuel Machado
    José Manuel Machado

    Lamento muito esta decisão “comercial”.
    Eu usava, gostava e estava habituado. Permitia-me consultar rápida e sinteticamente os conteúdos configurados.
    Não conheço substituto “à altura”!
    Quando conhecerem informem, por favor.
    Obrigado pela “dica” sobre como exportar os dados do iGoogle…. não fora a vossa explicação, eu nunca iria guardar os meus dados do iGoogle!