Criar um ponto de restauro no Windows!

29 Comentários

Ao criar um ponto de restauro o Windows armazena todas as informações de configuração do sistema naquele momento, para poder restaurá-lo a esse ponto caso seja necessário. Assim o utilizador terá a garantia de que se algum programa for instalado e fizer com que o Windows não funcione correctamente, tudo poderá voltar ao normal em apenas alguns cliques.
Antes de mais verifiquem se o restauro está activo, botão direito do rato sobre O Meu computador » Propriedades » Restauro do Sistema, sem o pisco está activo!

1º passo

O comando encontra-se nas ferramentas de sistema:

Menu Iniciar » Todos os Programas » Acessórios » Ferramentas do Sistema » Restauro do Sistema.


2º passo

Com a janela de restauro aberta deparamo-nos com dois campos de informação, o do lado esquerdo informa-nos sobre esta ferramenta, o do lado direito possibilita-nos restaurar ou criar um ponto de restauro, é isso que escolhemos, criar um ponto de restauro.

3º passo

Depois de termos escolhido na janela anterior, o botão seguinte, temos nova janela onde colocamos a descrição do ponto de restauro, é importante dar um nome que explique o ponto de restauro. Por exemplo se for instalar uma aplicação de nome xpto, então deveremos colocar na descrição do ponto de restauro, antes de xpto.

4º passo

Nesta altura, depois de ter clicado no botão criar, o seu ponto de restauro está feito.

Agora se algo correr mal na instalação que for fazer, é só voltar ao primeiro quadro e escolher restaurar para o ponto antes de xpto.

Esta ferramenta consome alguns recursos da máquina, no entanto em caso de desastre pode salvaguardar muitas preocupações. A minha sugestão passa pelo seguinte:
Ao longo do tempo, e definido o espaço que o Windows reserva para os pontos de restauro, a máquina tende a ficar mais pesada. Uma das formas de aliviar o disco dos pontos de restauro que certamente já não iremos usar, é desligar a ferramenta quando tivermos a máquina estável. Reiniciamos o pc e voltamos a ligar os pontos de restauro, fazendo logo de imediato um.

Partilhar:
Tags:

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Niko
    Niko

    Eu gostava de deixar aqui uma sugestão. Muitos já devem ter ouvido falar, refiro-me ao ERUNT, este programa cria diariamente de forma automatica um backup do regestry, caso se queira pode criar-se sempre que necessario. É extremamente util, pois se instalarmos alguma coisa que corra mal o programa permite repor o regestry no seu estado anterior. Já me tem safado de muitas.
    Na pratica funciona como um ponto de restauro, pelo que me pareceu oportuno.
    Podem informar-se e fazer o dwnload aqui:

  2. Avatar de Niko
    Niko

    Nunca me entendi com os links aqui. Informação e download: http://www.larshederer.homepage.t-online.de/erunt/

  3. Avatar de Niko
    Niko

    Desculpem lá 3 posts seguidos… esqueci de dizer que o programa é freeware e totalmente livre de adwares ou spywares.

  4. Avatar de JOISÉ GASPAR
    JOISÉ GASPAR

    NA VERDADE JÁ HÁ MUITO TEMPO QUE SEI FAZER O RESTAURO DO SISTEMA. ATÉ JÁ ME SAFEI DE BOAS COM ISSO. É SIMPLES MAS NEM TODA A GENTE SABE.
    BRAVO, VITOR!!! ESTÁS NO BOM CAMINHO AO DARES ESTAS DICAS Á MALTA QUE SABE MENOS DA MATERIA. VAI DANDO DICAS ASSIM QUE A MALTA AGRADECE. PARECE O CONSULTORIO DO BITS & BITES. LOL. UM ABRAÇO!

  5. Avatar de Fluvial
    Fluvial

    Não utilizo… e das vezes que precisei dele…só deu m****
    Aliás quem apanha “virus” tem que apagar os “pontos criados” pq eles são autentico pasto para qualquer ataque!
    Prefiro utlizar o Acronis Image. Isto sim, repõe TUDO incluindo partições!
    Quanto ao Erunt, sou cliente desde o velho ERU. Sempre que quero “brincar” com o registry, não deixo de o utilizar!
    ** *Minha opinião e não imposta, claro***

    😉

  6. Avatar de Niko
    Niko

    Evidentemente… mas isso é outro assunto. Eu também tenho sempre backups da instalação inteira e isso sim, isso é segurança. No meu caso uso o Norton Ghost e nunca fiquei pendurado. Referi o ERUNT porque acho bastante util, e neste caso o ERUNT em vez do ERU porque julgo que a maioria do pessoal já usa SOs de arquitectura NT.

  7. Avatar de pplware

    @Fluvial
    Não percebi a última frase!!! Então a opinião de um utilizador não importa???

  8. Avatar de Fluvial
    Fluvial

    Claro que importa, mas eu disse “não imposta”! 🙂
    Pode parecer fora do contexto, mas eu sei pq digo isto!

  9. Avatar de pplware

    @Fluvial
    Ok, agora entendi, pensei que tinhas metido “água fluvial” na frase 😉

  10. Avatar de Fluvial
    Fluvial

    Ok.
    Em complemento, para quem quiser saber mais do System Restore, suas vantagens (poucas) e “seus inconvenientes… importantes”

    Em Inglês

  11. Avatar de Brave
    Brave

    Entao e se o Windows tiver danificado em que nem em safe mode entra para se poder usar os pontos de restauro?? que se pode fazer ??….

    Existe a solução que é simplesmente usar os pontos de restauro manualmente, atraves da consola de recuperação do windows com o cd do winxp.

    Isto é um processo em que se tem que ter alguns conhecimentos em DOS, e que requere que seja feito por alguem que saiba o que está a fazer, para nao haver problemas.

    Não vou dizer o processo…quem quiser saber que investigue. Posso dizer que esta informação é simplesmente “ouro” para um técnico de computadores.

  12. Avatar de peopleware

    @Brave
    Por acaso conheço o processo caro amigo. Mas, se sabes, convido-te a fazer um post, tu, aqui no Pplware. Que dizes?

  13. Avatar de Brave
    Brave

    Posso tentar explicar resumidamente…..

    1º – Por o cd do windows xp, e quando aparecer o primeiro menu de escolhas, carregar no R para reparação do windows.

    2º – na consola de recuperação, basicamente o que é necessário fazer é o seguinte:

    Ir ao directorio C:\windows\system32\config e renomear os ficheiros SAM, SECURITY, SYSTEM, SOFTWARE e DEFAULT, cada um para .OLD.

    De seguida ir ao c:\system volume information\_restorexxxxxx\ em que existe vários directorios com o nome de RP0, RP1, RP2…RPx, em que sao todos os pontos de restauro do windows, sendo o numero mais alto…o ponto de restauro mais recente.

    Escolher para aí o penultimo ou antepenultimo, para garantir uma certa segurança visto que normalmente o ultimo ponto de restauro tmb está danificado, por isso convem fazer uns 2 ou 3 pontos de restauro anteriores ao ultimo que existe.

    Dentro desse directorio “RPx”, ir dentro do directorio snapshot e copiar os ficheiros _REGISTRY_MACHINE_SAM, _REGISTERY_MACHINE_SOFTWARE, _REGISTERY_MACHINE_SYSTEM, _REGISTRY_MACHINE_SECURITY, _REGISTRY_USER_.DEFAULT para o “C:\windows\system32\config” e renomea-los para o nome original “SAM, SOFTWARE, SYSTEM, SECURITY, e DEFAULT”

    fazer Reboot !!! 🙂

    Caso nao funcione…ou continue a dar erros a entrar no windows…experimentar um ponto de restauro mais antigo.

    Este processo tambem pode ser feito mais facilmente atravez de softwares tais como o Knoppix, ERD Commander, MiniPE, que sao sistemas operativos em cd’s de boot que permitem navegacao isolada ao disco sem qualquer tipo de restricao, incluindo particoes ntfs.

    Penso que não falhei em nada….acho 🙂

  14. Avatar de Fluvial
    Fluvial

    Bem 🙂 para aqueles que não sabem DOS (nem precisam) e que querem passar por cima desta complicação (para eles) do Brave**, aí vai uma dica:

    façam restart e quando estiver a entar carregar o Windows XP, pressionem a tecla F8. Irá aparecer uma janela com varias opções. Escolham “last known good configuration…”

    Se o problema que impede o boot for o mais comum (devices ou drives ou registry) entra de certeza.

    ** mas válida, para quem sabe 😉

    Abraço

  15. Avatar de Fluvial
    Fluvial

    O Brave que me permita complementar a sua dica! É que para entrar na consola de recuperação (R) é preciso saber a senha do administrador! Se não souber, nada feito!

  16. Avatar de José Moreira
    José Moreira

    Pois bem:
    o meu PC “resolveu” não fazer restauros de sistema. O restauro está activado, e a capacidade do disco está longe de estar esgotada (dos 120GB ainda me falta encher 86,9. Só que p “rapaz” devolve-me a mensagem “não foi possível restaurar o sistema”. Alguém sabe dizer-me o que se passa?

  17. Avatar de Fluvial
    Fluvial

    O System Restore por default só utiliza 12% da capacidade do disco!

  18. Avatar de Fluvial
    Fluvial

    @José Moreira

    Por princípio, não dou dicas para mexer no Resgistry.
    O que posso informar é onde se encontram as definições (por defeito) para espaço en disco, intervalos e duração em tempo e outras configurações para os “pontos de restauração”.

    Aqui: HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\WindowsNT\ CurrentVersion\SystemRestore

    Mexa se souber ou peça a alguém expert.

    Abraço

  19. Avatar de Fluvial
    Fluvial

    Se querem listar todos os pontos de restauração façam este vbs:

    Option Explicit
    Dim fso, b, objWMI, clsPoint, strComputer, shell
    Dim fLine, dtmInstallDate, objOS, fName
    fLine = “List of System Restore points found in this computer”
    Set shell = CreateObject(“Wscript.Shell”)
    Set fso = Wscript.CreateObject(“Scripting.FilesystemObject”)
    fName = Shell.SpecialFolders(“Desktop”)
    fName = fName & “\ListSR.txt”
    set b = fso.CreateTextFile (fName,true)
    b.Writeline fLine
    b.writeline string(52,”-“)
    b.writeblanklines 1

    strComputer=”.”

    Set dtmInstallDate = CreateObject( _
    “WbemScripting.SWbemDateTime”)

    Set objWMI = GetObject( _
    “winmgmts:\\” & strComputer & “\root\cimv2”)

    Set objOS = objWMI.ExecQuery( _
    “Select * from Win32_OperatingSystem”)

    Copiem para o Notepad e salvem como “O_que_quiserem.vbs” ***

    *** Assim mesmo com os ” mas podem alterar o texto 🙂

    Será criado um arquivo texto com todos os pontos criados no HD.

    Abraço

  20. Avatar de Vítor M.

    @Fluviar
    Esse código está errado. Saca este que fiz, está a funcionar. Download.

  21. Avatar de José Moreira
    José Moreira

    Fluvial
    Obrigado. Posso dizer-te que sou MUITO CUIDADOSO quando mexo no registry. Tanto assim que, percorrendo os caminhos que me ensinaste acima, cheguei à conclusão de que era melhor estar quietinho. Por outras palavras, dos valores inscritos entre parênteses, não soube quais os que alterar para que a máquina voltasse a funcionar. Se me puderes ajudar nesse sentido, fico-te grato; se achas que repugna a tua “consciência informática”, podes crer que não fico zangado.
    Obrigado, mais uma vez.

  22. Avatar de Fluvial
    Fluvial

    @José Moreira

    Resumindo o teu problema, o teu PC não cria pontos de restauro! Verdade? Ok se assim é…. pode ter preenchido os 12% de capacidade máxima do espaço no disco, para esse efeito. Se queres aumentar esse valor… vai à chave acima e altera “DiskPercent” para um valor “f” e ficarás com 15% da capacidade do disco!
    Nota que o teu disco são 120 GB, donde 15% são 18 GB só para pontos de restauro! Deves fazer colecção! 🙂

  23. Avatar de Fluvial
    Fluvial

    @Vitor
    Desculpa o erro, mas a culpa foi minha. Contráriamente ao que é meu hábito, não conferi o código.
    Obrigado pela correcção 😉

  24. Avatar de janielton
    janielton

    mas posso desativar o ponto de restauracao e no lugar usar o ERUNT sem problemas?

  25. Avatar de Fluvial
    Fluvial

    NÃO!… nada tem a ver! O ERUNT só faz copia do registro! Nada mais!

  26. Avatar de Rikardo
    Rikardo

    Eu sempre que instalo m programa novo faço pontos de restauro, o problema e que quando quero restaurar escolho o ponto e o pc faz restart mas quando liga surge a mensagem que o restauro não foi efectuado. Alguem sabe dizer-me o que se passa?

  27. Avatar de Daniela
    Daniela

    ok. fiquei muito mais exclarecida!

  28. Avatar de Rogeer
    Rogeer

    alguem me pode ajudar preciso de saber como criar e iliminar pastas, no ambiente de trabalho em (novo) se sim tudo bem se não tudo bem na mesma..fiquem bem

  29. Avatar de Roqquinha

    Agradeço as dicas. Que bom encontrá-las! Obrigadão
    Não percebi a parte de “aliviar o disco dos pontos de restauro que certamente já não iremos usar”, isto é, como fazer isso. Depois ajuda-me?

    Grata
    Roqquinha