Novo iPad mini já tem Retina display e SoC Apple A7+M7

30 Comentários

Os rumores que circularam até hoje, acerca do iPad mini, revelaram-se acertados e concretizam o que já há algum tempo se esperava (desde o lançamento dos iPhones 5S e 5C).

A Apple apresentou hoje uma “grande” actualização ao iPad mini, agora com um ecrã de maior resolução, ou “Retina display” como lhe chamam na Apple, e a inclusão do seu melhor SoC, o Apple A7.

ipadmini_retina_0_560


Novo ecrã de maior densidade

Agora será mais agradável olhar para o ecrã do iPad mini, pois tudo é agora mais bem definido. A resolução de 2048×1536 píxeis iguala a resolução já disponível no iPad de 9.7″. No entanto, devido às suas 7.9″ de diagonal, eleva a densidade de píxeis ao mais alto patamar na Apple, conseguindo 324ppp.

ipadmini_retina_1_560

 

Continua fino e leve, mas piorou

ipadmini_retina_4_560

O tamanho deste iPad é exactamente igual ao do seu irmão mais velho, no entanto é um pouco mais grosso (7.5mm contra 7.2mm) e pesado (331g contra 312g) que o primeiro iPad mini. Este facto dever-se-á essencialmente à inclusão de uma bateria de muito maior capacidade que o antecessor, no caso de 23.8Wh (contra 16.3Wh).

Embora a capacidade da bateria tenha aumentado significativamente, continua a ser assegurada a mesma autonomia de 10h, pois agora é necessária mais energia para alimentar o ecrã com 4x mais píxeis e o SoC bastante mais potente.

 

Equipado com o poderoso Apple A7 de 64-bits

Outra novidade de topo neste iPad mini é a inclusão do novo SoC A7 em conjunto com o co-processador de movimento M7. Aquando do lançamento do primeiro iPad mini houve alguma desilusão devido ao SoC incluído ser o mesmo existente no iPad 2 (o Apple A5), quando na altura já existia a versão seguinte no iPad 3.

Agora o poder de processamento aritmético e gráfico encontra-se em igual patamar nos 3 dispositivos móveis da linha da frente: iPhone 5S, iPad Air e iPad mini 2.

ipadmini_retina_2_560

Quanto ao CPU, é Dual-core Cyclone baseado na arquitectura ARM v8 de 64-bits e funciona a uma frequência de 1.3 GHz. O GPU é Quad-core, PowerVR G6430. Estas características deixam para trás o primeiro iPad mini, a uma grande distância, e é sem dúvida das actualizações mais interessantes que já vi na Apple, em termos de poder de processamento.

 

Especificações
  • Ecrã: 7.9″ IPS LCD com iluminação LED, resolução 1536×2048 píxeis (~324ppp)
  • SoC: Apple A7, com arquitectura de 64-bits e co-processador de movimentos M7
  • Wi-Fi: 802.11a/b/g/n dual-channel (2.4GHz e 5GHz) e MIMO
  • Bluetooth: 4.0
  • Dimensões e peso: 200 x 134.7 x 7.5 mm, 331g / 341g
  • Câmaras: 5MP / 1.2MP (vídeo FullHD)
  • Bateria: 23.8 Wh (10 horas de autonomia)

Nesta nova versão destaca-se ainda uma maior abrangência nas frequências LTE, onde não haverá qualquer impedimento da sua utilização em Portugal, e melhoria na comunicação Wi-Fi graças à inclusão de duas antenas e da tecnologia MIMO, onde consegue velocidades de até 300 Mbps.

As câmaras não sofreram qualquer alteração.

ipadmini_retina_3_560

Este novo iPad mini estará disponível em finais de Novembro (data não divulgada) e será vendido nas versões Wi-Fi e Wi-Fi + LTE. As cores disponíveis serão o Cinzento sideral e Prateado e foi anunciada a disponibilização de novas capas. Há ainda a novidade da disponibilização da versão de 128 GB.

Os preços serão:

  • Versão Wi-Fi:
    • 16GB: 399€
    • 32GB: 489€
    • 64GB: 579€
    • 128GB: 669€
  • Versão Wi-Fi + LTE:
    • 16GB: 519€
    • 32GB: 609€
    • 64GB: 699€
    • 128GB: 789€

Para terminar, era ainda expectável que pudesse ser incluído o sensor biométrico para identificar impressões digitais, mas ainda não foi desta que a Apple o decidiu fazer nos dois novos iPads.

Homepage: Apple iPad mini

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de quim
    quim

    acho este uma melhor aquisição relativamente ao Air.

    Este tem tudo que o Air tem, num tamanho mais pequeno (melhor no meu ponto de vista) e ainda tem mais pixels per inch! Ou seja, ainda é melhor que o Air.

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      depende! Os ecrãs são de tamanho diferente, por isso haverá muita gente que poderá preferir ver as coisas em tamanho maior, e haverá até aplicações em que o ecrã maior permitirá ver mais coisas ao mesmo tempo. À distância a que estes ecrãs são usados não se deve notar quase nenhuma diferença em termos de qualidade de imagem por causa dos PPIs

      1. Avatar de quim
        quim

        “e haverá até aplicações em que o ecrã maior permitirá ver mais coisas ao mesmo tempo.”

        isto está errado.

        O ipad mini e i ipad air mostram exactamente as mesmas coisas. As aplicações sao as mesmas.
        No mini apenas aparecem mais pequenas.

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          Não estou errado porque tens várias aplicações em que podes ajustar o tamanho do texto, o que significa que usando o mesmo tamanho de texto no mini aparece menos texto! Isso acontece com várias aplicações de produtividade ou com o browser. As pessoas para verem melhor as coisas ajustam tamanhos, e assim acabam por ver menos.
          É quase o mesmo que acontece com computadores. Para muitas aplicações, vês mais num ecrã dum portátil de 15 polegadas do que num de 13 com a mesma resolução.

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Exacto, passa a ser puramente uma questão de preferência de tamanho…

      … e de 100€/$100 🙂

  2. Avatar de Lab
    Lab

    Apple releases iOS 7.0.3

  3. Avatar de Guilherme
    Guilherme

    “iPad mini is small enough to fit in one hand, yet it has a 35 percent larger screen area than a 7‑inch tablet.” diz no site da apple, portanto se um tablet cabe numa só mão, também um samsung galaxy s4 cabe numa só mão, portanto por que é o iphone 5S tão pequeno… eis a questão!

    1. Avatar de D
      D

      Sabes que caber numa mão é diferente de usar com uma mão? LOL

    2. Avatar de Nunes
      Nunes

      :S a questão do tamanho do iPhone não é caber na mão, até é ridículo alguém pensar que é essa a razão! O argumento do tamanho do iPhone é ser possível usar só com uma mão, deixando a outra mão livre para outra coisa qualquer.

  4. Avatar de Esc00l
    Esc00l

    E assim como quem não quer a coisa se aumenta 60€ e 50€ nos iPad Mini 16Gb e 32Gb respectivamente. É significativo! :/

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      É, e não é…

      399 são 100€ menos que o iPad Air, sendo que fora as antenas MIMO, é exactamente igual…. só que mais pequeno, claro…

      O mini veio “descontado” porque tinha specs de iPad 2…

  5. Avatar de kekes
    kekes

    Continua com preços proibitivos em comparação com a concorrência, nomeadamente o Nexus 7, que custa 170€ menos, oferecendo basicamente o mesmo, sendo a única diferença a destacar o SO, que vai por questão de gosto. No entanto foi positivo a Apple usar o CPU que está a usar.
    A sorte da Apple é esta poder vender o que quiser ao preço que quiser pois a sua legião de seguidores compra sem olhar a fins nem a meios.

    1. Avatar de D
      D

      Esqueces-te que o Nexus 7 perde muito ecrã por ser, 7 polegadas 16:9 de aspect ratio… O iPad Mini é 7,9 polegadas 4:3 aspect ratio

      1. Avatar de kekes
        kekes

        Isso é uma questão de gosto, eu perfiro esse ratio num ecrã “pequeno”, pois é muito mais adequado para usos multimedia.

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          A barra preta rouba muito ao ecrã, quando estás nos jogos, no browser e em fotos. Quando tens um ecrã grande, canto a canto, não faz muita diferença (ex: nexus 4), mas num tablet, que supostamente é “algo mais”, faz…

          16:9 ganhas nos videos.

          4:3 é o formato de uma página A4, o formato da maioria das câmeras digitais e telemóveis, e o formato mais parecido com as DSLR e filme de 35mm (3:2)

        2. Avatar de Nelson
          Nelson

          PS: Além disso, o Nexus 7 tem CPU/GPU do ano passado, logo ser tão barato…

        3. Avatar de Nunes
          Nunes

          adequado!? Estás a falar em filmes? Creio que estás a embicar com as barras escuras no ecrã, que acabas por ter no Nexus tb, dado que a proporção é 16:10, e muitos dos filmes até são mais alongados que 16:9. Considerando que o ecrã do iPad mini é maior em largura, consegues ter melhor imagem, com a vantagem de poderes colocar legendas fora da imagem, caso necessites!
          E se quiseres poder usar o aparelhos para algo mais variado, a proporção do iPad permite tirar melhor partido da internet, fotos, livros, etc!

          1. Avatar de kekes
            kekes

            As legendas podem perfeitamente ficar no meio da imagem pois a realidad é que a acção está no centro do video. Quando vais ao cinema os ecrãs têm esse ratio por algum motivo.
            A barra preta é uma questão de habito, a mim não me chateia, sempre podes usar a interface de tablet e ter a barra unica, é uma questa de perferencia. E pelo preço posso comprar 2 nexus e usar um para jogar e outro para nevegar na internet. Problemas de software são facilmente solucionaveis no mundo android graças a sua liberdade.

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            Os cinemas não têm proporção 16:10, nem 16:9!
            Os cinemas mais novos usam algo perto de 2,35:1, e consegues notar isso com a boa parte dos filmes dos últimos anos. Nos cinemas usa-se esse tipo de proporção para “encher” o campo de visão das pessoas. Tu não consegues encher o campo de visão com um tablet tão pequeno, só enfiando quase perto do nariz! Por isso não faz qualquer sentido achar que uma proporção 16:10 em 7 polegadas é mais adequada para multimedia, comparado com o ipad de 8 polegadas!
            Quanto às legendas, bem… para quem diz que a acção está no centro, ter as legendas a estorvar em cima dos pormenores da acção deve ser muito divertido!
            Com o iPad, oferta de software e software actualizado é coisa que não falta!

          3. Avatar de Nelson
            Nelson

            Que interesse tem ver um filme/série num ecrã de 7″?

            Não tens uma televisão para isso?

      2. Avatar de MarioM
        MarioM

        Tambem concordo eu não gosto do Nexus por causa disso as barras pretas tiram muito ecra perde-se imagem para duas barras pretas que não Têm utilidade alguma

        1. Avatar de Hugo Cura

          É provável que a nova versão melhore nesse aspecto. Vamos ver, já não falta muito para saber.

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Dica: Se gostares do iPad, não compres dois Nexus.

    3. Avatar de zombie
      zombie

      eu comprei na fnac (sp na fnac, pq se n gostar posso devolver ate 30 dias), o nexus 7 2013 ; eh interessante de facto, embora tb nao note assim nada de extraordinario e ate pudesse vir com um soc cpU/Gpu mais actualizado ( ate pq em 7 pol ja nao tera dos preços mais interessantes , mas ha pormenores que sinceramente ja nao tenho paciencia ; neste caso a famosa capa /cobertura posterior a imitar pele, gira sem duvida, amortece qdo se coloca numa superficie ok, so que…depois os cortes pa deixar sair a microusb e o jack estao uma treta, tem que se andar ali a procura da melhor posiçao pa ficar ok e o jack nem assim, pelo menos o meu ou na da nada (mantem o som no tablet )ou salta entre os phones e o som do tablet, a qualidade em musica eh uma treta (interessante pa movies, pq n usas o jack =)…acho que o vou devolver e pela primeira vez ( com excepçao dos ipods que ja tenho, imbativeis no mercado, tou a pensar seriamente no novo ipad mini de 16g (p mim chega ), ok o nexus tem 32g e custa menos 120 eur, mas o outro traz a papinha tda feita e eu ja nao tenho paciencia pa cozinhas demasiado…
      akele xi

      1. Avatar de zombie
        zombie

        ha e de facto aquelas barras negras,faz-nos pensar que estamos a olhar pa uma moldura digital, mas enfim… tb n eh caso unico !

  6. Avatar de João Tavares
    João Tavares

    Lá vai o meu iPad 4 dar uma curva. Era mesmo isto que estava á espera!

  7. Avatar de newJ
    newJ

    Pena o LTE ser tão mais caro do que a versão sem LTE.. Estaria interessado num LTE, mas com esse preço prefiro o surface 2 pro.

  8. Avatar de Manuel
    Manuel

    O fulano na apresentação bem disse que não conseguiam com imagens fazer justiça à sua beleza, estou morto por lhe por a mão, realmente aqueles novos rebordos tipo iphone e os novos recortes dão-lhe ainda mais ar de joia, eu quero um Air;)

  9. Avatar de jelly
    jelly

    500€ euro um tablet de 32GB ???!?!?!?!?

    vao roubar para outro lado

  10. Avatar de Angelo
    Angelo

    Alguém sabe para que data esta no mercado??