China: Casal vende filha para comprar iPhone…

42 Comentários

… e outros produtos luxuosos.

O mundo por vezes parece andar louco. E quando começamos a ter um bocadinho mais de fé no ser humano, eis que surgem notícias, como esta, para abalroar essa nossa convicção.

Cada vez mais são notícia casos, como este, incompreensíveis a nível humano e moral.

E se há uns meses noticiámos que um avô tentava vender o neto pelo Facebook, desta vez a notícia é de um casal chinês que vendeu a própria filha recém-nascida, para comprar vários itens de luxo, entre eles um iPhone.

WEB_PHOTO_IPHONEC_110913

Um casal chinês foi detido após terem sido acusados de vender a própria filha e usarem o dinheiro dessa mesma venda, para a compra de vários artigos luxuosos, entre eles um iPhone.

A notícia foi dada pelo jornal britânico Daily Mail, onde consta que o jovem casal de Zang e Teng haviam colocado diversos anúncios anónimos num jornal para que a sua bebé fosse “adoptada” (ainda esta não havia nascido).

Apesar de o preço da negociação não ter sido oficialmente divulgado, estima-se que tenham sido cerca de 50,000 yuan (6.000 euros).

A polícia de Xangai conseguiu detectar este caso e acusar o casal de trafico de seres humanos, após criminosos terem aceite a oferta para a “adopção” da criança que, na altura da venda, teria menos de 1 mês.

Após a venda, assim que o casal recebeu o dinheiro, este foi imediatamente gasto em produtos de luxo, como roupas, artigos desportivos e também um modelo do novo iPhone, atitude que chocou as autoridades locais.

Confrontados com as acusações, o jovem casal argumentou, em sua defesa, que não cederam a bebé para outra família por dinheiro, mas sim porque não tinham condições de criar mais uma criança uma vez que já têm dois filhos decidindo, assim, dar uma vida melhor à recém-nascida (e a eles, ao que parece.)

iPad-in-China

Os produto da Apple são muito populares na China, no entanto infelizmente são comuns as situações e casos bizarros, que envolvem este louco desejo de posse do gadget da maça.

Ainda o ano passado, outro caso bastante comentado foi o de um adolescente que vendeu um dos seus rins para comprar um iPhone e um iPad.

O que pensam desta notícia? Estará a tecnologia a ter mais valor que o próprio ser humano?

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Meus caros, o que todos pensamos é simples, estas pessoas têm graves desequilíbrios mentais e devem ser internadas. Ponto. Não há outra explicação nem justificação possível 🙂

  2. Avatar de António
    António

    Infelizmente esta noticia não é novidade nenhuma e já andou por aí ha uns 5 anos atrás. Na altura o casal apanhado vendeu para comprar um plasma –‘

    Pior ainda houve quem vendesse o rim para comprar o primeiro iphone que saiu :S Acho que foi um chines. acredito que lá seja normal vender rins em troca de somas de dinheiro.

  3. Avatar de VRF
    VRF

    Venderem pessoas para comprarem um iPhone?!

    Venderem os próprios rins para comprarem um iPhone?

    A Apple tem que inventar um serviço de psicologia.

    1. Avatar de Rochita
      Rochita

      Isto não têm a ver com a marca… estas pessoas eram capazes de fazer isto só para adquirir algo a que possam chamar seu, fazendo porcaria pelo caminho… ainda não foi á muito tempo no mesmo pais um pai mandou um filho roubar uma tablet por isso…

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Já se estava há espera destes comentários…

    3. Avatar de Carlos Santos

      Ei, @Nelson, apesar de teres tido um comentário que eu possa chamar de infeliz, só porque o @Rochita tem razão.

      Esta notícia foi publicada de uma maneira que dá um parecer errado da realidade, só porque está lá um produto da APPLE, existem muitas outras coisas que este casal comprou e esses não são referidos.

      Acho que fizeram a notícia de maneira a ter interesse em ser lida.

      Vão dizer que sou um fã da APPLE, pois estão enganados, pois não gastaria um único cent. num produto deles.

      I’m a Linux Fan.

  4. Avatar de newJ
    newJ

    Esses iphone5c são mesmo irresistíveis.. ao fim de 1 ano ou 2 já deve estar todo partido e não vale nada.. à que fazer mais filhos..

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Por acaso, o policarbonto é bem resistente, é utilizado nos escudos á prova de bala, e na canópia dos F-22, por exemplo…

      1. Avatar de newJ
        newJ

        Então nesse caso foi um bom negócio..

      2. Avatar de Coveiro
        Coveiro

        E nos Galaxy.

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Galaxy? Quais? S3/S4? Aqueles que levam plástico que dobra e tudo?

          Isso é ABS…

  5. Avatar de Rochita
    Rochita

    O facto de ser apple ou não é indiferente… o problema aqui é a defeciência mental de certas “pessoas”, não sei como conseguem viver consigo próprias…

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Provavelmente o iPhone foi para ganhar mais dinheiro…

      É negócio… a China é uma país que na verdade são vários países.

      Vais a Hong Kong, por exemplo, tens lá tudo o que tem o mundo moderno (assim como outras cidades, tipo Shenzen), compras o iPhone, vais de volta para a “Mainland China”, e o iPhone vale o triplo ou o quadruplo a vender aos oficiais do governo (todos corruptos, claro).

      Quem diz iPhone, diz outras coisas, roupas de griffe, relógios, etc… tudo o que couber na bagagem…

      1. Avatar de Rochita
        Rochita

        Se nesse pais perseguissem as redes de tráfico humano em vez de fazerem presos politicos é que era… viva o comunismo.

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    Infelizmente, já não me surpreendem estas notícias.
    Um iPhone? É mesmo de gente desequilibrada.
    Se fosse um Note 3 ou mesmo um HTC One, ainda se justificava. Mas enfim.
    Brincadeiras à parte, já tem vindo a ser recorrente este tipo de notícia. É triste mas, pelo menos, uma enorme parte da população acha isto abominável.

    1. Avatar de pixar
      pixar

      Espero que ao menos seja o iPhone de 64GB…

  7. Avatar de Benchmark do iPhone 5
    Benchmark do iPhone 5

    Há um pormenor, importante, que não vi referido.
    A China tem, desde1979, uma política de que cada casal só pode ter um filho. Podem ter dois certas minorias étnicas e em zonas rurais em que o primeiro filho seja rapariga.
    O segundo filho é já uma multa muito pesada, li que eram 3200 dólares. Do terceiro filho, de que trata a notícia tentei saber, mas só se fala no segundo.

    O casal está desempregado. O que argumentou foi que “que não cederam a bebé para outra família por dinheiro, mas sim porque não tinham condições de criar mais uma criança uma vez que já têm dois filhos decidindo, assim, dar uma vida melhor à recém-nascida”.

    Isto do que dizem as autoridades chinesas (e o Daily Mail) precisa de ser lido com alguma reserva.

    Cá por mim é assim: o casal teve um terceiro filho, registou-o e cedeu-o a outro casal (não paga a multa porque não tem meios para isso). Então por que é que o segundo casal não o adoptou, simplesmente ? Porque já tinha um filho e por isso não podia adoptar outro (aqui não estou a inventar)..

    De maneiras que é assim. A realidade pode não ser tal qual as autoridades nos contam (sobretudo se forem chinesas) e os órgãos de comunicação social (sobretudo o Daily Mail). Então o que faz o iPhone na história ? Eco.

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
      Benchmark do iPhone 5

      A política de um filho por casal (e por que é que as autoridades chinesas estariam interessadas em dar eco ao caso do post)
      http://www.nytimes.com/2013/05/22/opinion/chinas-brutal-one-child-policy.html?_r=0

  8. Avatar de Manuel
    Manuel

    Se pensarmos que este povo come fetos, ou seja os grandes executivos chineses comem bebês e se for menino é mais caro, como sendo uma iguaria… Esta notícia não é assim tão chocante, nunca pensei ser xenófobo mas este tipo de atitude não me deixa outra alternativa. Quanto à noticia, eles não compraram só o iphone e não me parece que seja motivo para os habituais comentários anti Apple.

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
      Benchmark do iPhone 5

      S.f.f. removam a porcaria do comentário. Embebedam-se, primeiro curtam a bebedeira e depois escrevam.

      1. Avatar de Manuel
        Manuel

        Não sei se é verdade, mas tudo leva a crer que sim, portanto…

        http://www.youtube.com/watch?v=qgcn0WxoaVM

        1. Avatar de wishmaster
          wishmaster

          Informa-te melhor e não acredites em tudo o que vês no Youtube ainda por cima de programas brasileiros e ainda mais por cima feito por miúdos…

          Desculpa mas só demonstras ignorância por não investigares os assuntos minimamente e por acreditares em tudo o que vês…ainda por cima numa fonte tão ridícula, tão má que mais depressa acreditava no meu gato se ele falasse.

          Este pessoal acredita em tudo o que vê e nem pensa em confirmar as informações! Fala com pessoas que viveram na China. Fala com jornalistas ou historiadores que conhecem a cultura chinesa e como as pessoas vivem e depois, sim, podes falar sobre os chineses!

          As fotos e vídeos que mostram na reportagem mostram o trabalho artístico de Zhu Yu. Se não sabes quem é, vai investigar no Google.
          Ele usou um feto de uma faculdade de medicina e a sua obra retratava o canibalismo….que não era proibido pela religião etc

          Fazem um vídeo no Youtube e já toda a gente acredita.

          ESTE ARTISTA PLÁSTICO FOI FORTEMENTE CONTESTATADO E CRITICADO NA CHINA! Foi investigado pela Scotland Yard e pelo FBI.
          Ele não representa o povo chinês.

          Peço ao administrador do site que aprove este comentário porque informações erradas destas contra um povo, seja ele qual for, não podem, de forma nenhuma circular livremente pela internet sem que depois seja esclarecida a verdade.
          Além do mais este tipo de mentiras é tipicamente usado como propaganda de incentivo a comportamentos xenófobos.
          O governo chinês viola direitos humanos, direitos laborais..? Viola, sim. Mas não desta forma.

          1. Avatar de Manuel
            Manuel

            Provavelmente tens mais razão do que eu, mas como estou tão farto de chinesisses e de pagar caro pela invasão desse povo, de certa forma iludi-me sem investigar devidamente, mas também disse, que não sei se é verdade, e vem alguém esclarecer, muito obrigado e mil desculpas, já tinha visto este tipo de noticia algumas vezes e como sei que comem tudo que mexe… mais uma vez desculpa não tenho esse direito. Manuel

        2. Avatar de Nelson
          Nelson

          Não é um feto da faculdade de coisa nenhuma, é tudo falso.

    1. Avatar de Tavares
      Tavares

      Estava convencido que o tablet do momento era o…Surface!!

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Eu acredito que esse equipamento vai dar que falar eu proprio estava com ideias de comprar o modelo de 7″ pois no Amazon americano já tem para pre-reserva a algum tempo:

      Kindle HDX $229—167€ (Amazon.com América)
      Kindle HDX £199—235€ (Amazon.co.uk Inglaterra)

      Este equipamento vai dar que falar no entanto só aconelho a comprar quando poderem meter “Android” em principio leva um mês a aparecer ROMs Android para os Kindle quando eles saiem.

      De lembrar que o Kindle sai com um OS próprio sem a playstore da Google.

      Mas pelo preço uiiiiiii, porque afinal estamos a falar de um equipamento mais barato que o Nexus 7 2013, e com Specs bombasticas, o CPU/GPU é de topo e melhor que existe neste momento.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Ele corre Android, só que sem a play.

        Tem a loja da Amazon, que verifica todas as apps.

  9. Avatar de MarioM
    MarioM

    É Doença.

  10. Avatar de Serginho M

    Nos dias que correm, acho que um iPhone deve trazer menos problemas e despesas do que um filho… (brincadeira)
    A porta para o fim do mundo já foi encontrada, é só abrir.

  11. Avatar de EXP001
    EXP001

    Eu como Apple fan boy faria quase o mesmo. So que em vez de comprar outro produtos de luxo compraria um ipad , um MacBook Pro com ecrã Retina, um Mac Proe um iMac e vendia tambem a minha Mãe

  12. Avatar de Bovidino
    Bovidino

    Vamos ser mais realistas. Uma criança não teria muita chance de uma vida digna com esses pais. Talvez tenha sido a melhor coisa para essa criança. Seria importante que houvesse um acompanhamento dessa criança pelas autoridades pois também não sabemos a verdadeira intenção dos ‘compradores’.

    1. Avatar de Caprino
      Caprino

      Ser realista implica aceitar um crime dessa natureza e por as autoridades a acompanhar a criança?

      Então e que tal por as autoridades a acompanhar os pais e quem pagou na gaiola e a criança num centro de crianças desprotegidas?

      1. Avatar de Bovidino
        Bovidino

        Muito bem. Assim crias dois problemas bem piores. Vais ter que pagar para sustentar bandidos engaiolados mas que em breve estarão soltos e deixas a criança realmente desprotegida. Meus parabéns. A isso damos o nome de hipocrisia.

        1. Avatar de Jovem
          Jovem

          Já sei. Deixamos os criminosos todos à solta! Que tal? Parece-te bem? E criminalizamos as instituições de caridade.

          Parece-me que as pessoas nem sequer pensam no que dizem. Asneira atras de asneira. Nem com o tempo vão lá.

          O nome está a condizer.

          1. Avatar de Bovidino
            Bovidino

            Jovem. Se realmente és jovem, certamente não dizes asneiras. Veja que estamos tratando de um evento registrado na China, não em Portugal nem no Brasil. Não estou a par das leis nem do sistema carcerário da China e você também não deve estar. Quanto às instituições de caridade eu as conheço bem no meu país mas acredito que você não sabe nada a respeito disso no teu próprio país. Minha posição em tese é que a coisa mais importante nesse evento é a criança, a sua saúde, a sua educação e o seu futuro. Se ela estiver nas mãos de uma boa família é mil vezes melhor do que em qualquer instituição de caridade. Prender ou não prender os envolvidos é questão de somenos importância até porque a maioria dos sistemas carcerários são precários e não atingem o seu objetivo, mas isso é para a polícia resolver.

  13. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
    Arcadiy Kulchinskiy

    Mentira. Mais um mito sobre a “qualidade de vida” e “falta de direitos humanos” na China e países não-Europeus. Enfim, pessoas divertem-se a criar destas notícias e a pensar que as pessoas que não vivem na Europa não partilham os valores do ser humano. Come on, really?!

  14. Avatar de Daniel Isidro
    Daniel Isidro

    Chinesices!!

  15. Avatar de Marcelo Barros
    Marcelo Barros

    Entre varios artigos comprados a um da Apple, mas assim fica mais sensacionalista.
    Surgem aqueles comentários, os chineses são capazes de tudo. Quantos Portugueses já venderam os filhos, e para que? Para comprar qualquer coisa, muitas para droga e álcool.

    Cumprimentos.