Aprenda a instalar o Windows 8.1 no VirtualBox (Parte II)

30 Comentários

O Windows 8.1 — uma actualização gratuita do Windows 8 — estará disponível a partir de hoje. O Windows 8.1 tem novas formas de personalizar o PC e inclui novas aplicações e serviços fantásticos. Além disso, o Windows 8.1 permite o boot directo para o Desktop e é também o regresso do botão Iniciar.

Depois da primeira parte do tutorial, onde ensinamos a configurar o Virtualbox, hoje vamos ensinar como podem instalar o Windows 8.1 nessa máquina virtual.

w81_15

 

Instalação do Windows 8.1

A instalação do windows 8.1 é muito semelhante à do Windows 8. Para os utilizadores menos experimentes, aqui fica um tutorial passo a passo como podem proceder à instalação. Segundo informações, o Windows 8.1 estará disponível via actualização na loja de aplicações da Microsoft.

Passo 1 – Após alguns segundos no arranque, deverá aparecer o menu de configuração do idioma do sistema, formato da data/hora e teclado.

w81_00

Passo 2 – Depois de definidos os parâmetros anteriores, vamos começar a instalação do Windows 8 propriamente dita. Para tal, basta carregar em Install now.

w81_01

Passo 3 – Introduzimos a chave do produto

w81_02

Passo 4 – Depois é necessário concordar com os termos de licenciamento

w81_03

Passo 5 – Para iniciar o processo de instalação basta carregar em Instalar o Windows apenas. Caso seja uma actualização deverão escolher a primeira opção.

w81_04

Passo 6 – Vamos agora criar uma Nova partição carregando em Novo

w81_05

Passo 7 – O Windows cria duas partições. Uma partição de sistema e a partição para onde vamos instalar o sistema.

w81_06

Passo 8 – A partir deste ponto, irá iniciar-se a instalação do Windows 8.1 propriamente dita. No meu caso demorou cerca de 30 minutos.

w81_07

Passo 9 – Depois da cópia dos ficheiros de sistema e de reiniciarmos o PC, vamos À parte da personalização. Definimos um nome para o PC.

w81_08

Passo 10 – Podemos personalizar um conjunto de definições …ou usar as pré-definidas. Para este exemplo vamos escolher a opção Usar definições rápidas.

w81_09

Passo 11 Ao nível de autenticação, o windows 8.1 pode integrar com a nossa conta do Windows Live ID. Caso contrário, temos também a possibilidade de criar uma conta local através da opção. Para este tutorial escolhi a integração com o Windows Live ID.

w81_10

Passo 12  O Windows 8.1 traz um mecanismo que permite avaliar se existe actividade numa conta. Para isso definem um código de segurança que é enviado para o e-mail alternativo.

w81_11

Passo 13 Depois basta usar esse código para validar a nossa conta.

w81_12

Informações sobre o Skydrive

w81_13

Instalação de aplicações a partir da Loja da Microsoft

w81_14

E está feito! Após alguns minutos temos o nosso “novissimo” windows 8.1 a funcionar.

win81_000

Espero que este tutorial passo a passo vos ajude a ultrapassar eventuais problemas, podendo assim experimentar as novas funcionalidades do Windows 8.1. Alguma questão ou dúvida não hesitem em deixar nos vossos comentários. Good luck!

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rafael
    Rafael

    Ainda ontem fiz isso para testar o 8.1.
    A dica do startW8, dada em tempos para ter o Menu Iniciar no 8, já tem suporte para 8.1.

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    Tenho uma pequena duvida que talvez não esteja directamente relacionada com esta noticia, ou talvez sim!
    A minha duvida é, em termos de desempenho, o windows 8.1 é mais rápido que o windows 7?
    Pergunto isto porque tenho o windows 7 e utilizo diariamente ferramentas da adobe e autodesk e não sei bem se a actualização do windows 7 para o 8 será benéfica. E é claro que, quando digo benéfica, não me refiro ao facto de existir uma loja de aplicações e outras coisas um pouco superficiais, refiro-me mesmo a desempenho, rapidez, fluidez, não só em termos de arranque mas também durante a utilização de programas que consomem normalmente muitos recursos. Alguém com conhecimento de causa que me possa elucidar?! 🙂

    1. Avatar de Fábio
      Fábio

      Em termos de arranque e shutdown é sem dúvida nenhuma mais rápido o Win8.
      Em utilização normal, uma vez que está ligado, não é melhor, considero igual. Mexo no photoshop, lightroom e não notei diferenças.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Obrigado Fábio.
        Assim sendo mantenho-me mesmo pelo win7! Não vale a pena desestabilizar o que por agora esta estável! 🙂

        1. Avatar de Fábio
          Fábio

          Exacto. Enquanto os tempos de login e shutdown não “estorvarem”, não vale a pena mudar, porque o resto como já disse, são atributos superficiais.

  3. Avatar de Jorge
    Jorge

    Eu por norma faço tudo por script.
    Criar um VHD com tamanho fixo e pré-alocado e depois descomprimir o .wim do windows para o VHD.

    Fazer boot e preparar o resto! 🙂

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Queres partir esse método?

  4. Avatar de L500
    L500

    O windows 8 é para meninas

    1. Avatar de Marco
      Marco

      Um comentário puramente estúpido e sem qualquer prova. Uso Windows 8 desde que saiu oficialmente para o mercado e nunca mais quis voltar para o Windows 7. O 8 é muito mais fluido e rápido. A grande maioria do software para o 7 funcionou perfeitamente no 8. A adaptação à nova interface não é assim tão difícil e para quem não gosta há uma coisa chamada StartW8. Por acaso sabe que o Windows 8 pode ser utilizado praticamente como se fosse o Windows 7? Se calhar não sabe!

  5. Avatar de Leonardo Almeida

    A publicação do L500 é puro preconceito!
    o Windows 8 é para qualquer um que goste do windows independendo de ser rapaz ou rapariga.
    Por não conter o menu e ter a UI dizem que é pare meninas oque é pura ESTUPIDES

  6. Avatar de ffantunes
    ffantunes

    já é o meu SO principal há quase 3 semanas ahaha activado e a funcionar perfeitamente. Recomendo.

  7. Avatar de panhonhas
    panhonhas

    Este SO é uma vergonha, completamente fora de moda, com cores muito enfadonhas e repetitivas (muito básico). Até o windows vista é muito mais elegante e futurista. É irónico que durante a instalação o tema é do vista/7, com arestas das janelas redondas e um aero parcial, enfim.

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Fora de moda!?

      Se reparares a maioria das empresas/sites estão a deixar de usar essas características. Olha para o Google, e vais notar que esta mais semelhante a um Win8 do que ao Vista.

      Por isso fora, de moda não esta!

    2. Avatar de Ruben
      Ruben

      Não concordo… O Vista apresenta um aspecto “ultrapassado” em relação ao 7 e o 7 parece ultrapassado em relação ao 8.
      O W8 está esteticamente muito engraçado e com um aspecto mais “clean”. O ambiente metro também é bastante apelativo. Agora, acho que a estética vai ser sempre um ponto de discussão pois vai do gosto de cada um.

  8. Avatar de Sergio
    Sergio

    Tenho o Windows 8 Enterprise 64bit em Inglês USA original e licenciado.

    Gostaria de saber se vai ser possível eu fazer o update automaticamente para o Windows 8.1 através store do windows hoje?

    Ou terei que arranjar a .iso quando a minha faculdade a disponibilizar visto ser windows 8 enterprise…

    1. Avatar de ffantunes
      ffantunes

      se tens a possibilidade de arranjar isso pela tua faculdade é o melhor que fazes na minha opinião. o windows 8.1 é um SO diferente do anterior… não confundir com um Service Pack. mas corrijam-me se tiver enganado =)

      Cumps
      ffantunes

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        Sim , futuramente devo ter… mas não para já ainda vai demorar algum tempo…
        por isso a minha questão de ser possível actualizar pela a store visto ser windows 8 enterprise

      2. Avatar de JJ
        JJ

        Não é um Service Pack. É um novo SO/Update.

        Será possível instalar via Store, como update gratuitamente.

        Agora, não sei se já está disponível na Store.

        1. Avatar de ffantunes
          ffantunes

          eu sabia que nao era Service Pack, contudo não sabia que dava para actualizar dessa forma. que porreiro.

          cumps

  9. Avatar de Rui
    Rui

    Já está disponivel na loja, o meu está já a actualizar

    1. Avatar de Fábio
      Fábio

      x2… Vamos lá ver o que sai daqui. 3.4GB…

  10. Avatar de Sergio
    Sergio

    alguém que esta actualizar tem o windows 8 enterprise???

    1. Avatar de Fábio
      Fábio

      Aqui, PRO.
      Calma porque pode haver vários factores diferenciadores, como por exemplo a linguagem nativa do SO, o facto de ser MSDN ou não, ter media center ou não, e obviamente a versão do windows em causa…

  11. Avatar de Luis Braz
    Luis Braz

    É possível fazer download e passar para DVD, como no Windows 8, e a partir daqui instalar/atualizar?

  12. Avatar de Pedro Melo
    Pedro Melo

    Possuo o Win 8 Enterprise 32B.Discordo totalmente das críticas negativas sobre a versão do SO em questão.Discordo também das críticas desfavoraveis e algo incoerentes sobre grafismo design e cores,visto que o factor visual é positivamente apelativo.
    Bom,rápido,bonito e eficiente.Consome menos recursos usando-os ainda menos.Isto é uma centelha de futuro.
    Cumps

  13. Avatar de Jorge MD
    Jorge MD

    Muito bem mas é só para ver, porque falta o principal: O ficheiro ISO para instalar no Virtualbox!
    Se a actualização é feita pela loja de aplicações da Microsoft onde é que uma pessoa vai desencantar o ficheiro ISO para instalar?

    Não precebo como é que ninguem fala nisso, a unica maneira de instalar alguma coisa no virtualbox é ter um DVD na drive ou um ficheiro ISO (2 coisas que ninguem tem ainda do Windows 8.1).

    1. Avatar de Fábio
      Fábio

      Errado 😉
      Assinantes do MSDNA têm direito a algum software da microsoft antes de sair. Eu sou uma dessas pessoas e tenho disponivel o ISO do 8.1…

      1. Avatar de Leonardo Almeida
        Leonardo Almeida

        Podes por essa imagem num arquivo ISO e coloca-lo no dropbox ou na drive por exemplo e mandar-nos um link para fazermos download sff?

  14. Avatar de estevan
    estevan

    no meu fica uma tela preta com o simbolo do win8 e nao faz mais nada

  15. Avatar de gabriel
    gabriel

    QUERO SABER COMO ATIVAR ELE DENTRO DO VIRTUAL BOX URGENTE