ICEdot Crash Sensor – Um capacete de ciclista com tecnologia

8 Comentários

O ciclismo e o BTT têm ganho cada vez mais adeptos em Portugal. Feitos como o de Rui Costa, que recentemente se tornou o Campeão do mundo de ciclismo, têm ajudado a modalidade a crescer ainda mais e a tornar-se cada vez mais popular.

Se é verdade que existem cada vez mais pessoas a andar de bicicleta…é igualmente verdade que ouvimos cada vez mais noticias sobre acidentes com bicicletas. Com o objectivo de tentar ajudar a salvar ciclistas, após um acidente, hoje apresentamos o capacete ICEdot Crash Sensor.

ice_00

Quem anda de bicicleta sabe que o uso de capacete é quase obrigatório. Nesse sentido é importante que o capacete seja um equipamento com boa qualidade já que, na hora das quedas, pode salvar a vida de um ciclista.

Com o objectivo de aumentar a segurança do ciclista e alertar, em caso de acidente/queda, a empresa ICEdot criou um capacete inovador, com a capacidade de enviar avisos no caso de uma queda.

ice_01

O envio de alertas é possível graças a um sistema, que tem o tamanho de um tampa de uma garrafa, e que é capaz de registar o impacto, usando para isso um giroscópio um acelerómetro.

ice_02

O pequeno sensor sincroniza com a aplicação instalada no smartphone, via Bluetooth, que depois contacta um número de emergência, enviando-lhe as coordenadas GPS.


Além disso, uma vez que o sistema médico pode aceder ao registo do ciclista (através de um numero unico atribuido pelo sistema), os enfermeiros/médicos podem de imediato saber  o perfil (ex. alergia, se está a tomar medicação, etc) do ciclista.

ice_03

Sabia mais sobre o ICEdot Crash Sensor


A ideia é muito interessante e o sistema parece-nos ser também muito simples de configurar e usar. A segurança do ciclista começa pela protecção da cabeça e, nesse sentido, o ICEdot Crash Sensor será uma mais valia. De referir que o capacete não está apenas disponível para ciclistas…podendo ser usado em outros desportos.

Homepage: ICEDot

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mario
    Mario

    Sendo “bttista” estou muito interessado até porque nem sempre se tem companhia para andar no mato e aí as coisas ficam mais perigosas no caso de um acidente em que se percam os sentidos.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Pois, sempre que saio de bicicleta penso sempre no mesmo…se cair…quem vou chamar…isto se conseguir chamar alguem.

      1. Avatar de André
        André

        Normalmente a 1ª pessoa a chamar é: “Ai mãezinha…” 🙂

    2. Avatar de Bicklas
      Bicklas

      Existem Apps Android (e certamente Iphone) que em caso de imobilidade do Telemovel durante um determinado periodo de tempo sem movimento registado pelo GPS do Telemovel (configuravel), o mesmo começará a enviar SMS’s automáticamente para Numeros prédefinidos, com uma mensagem personalizada e com as coordenadas de GPS.
      GPSsend é uma dessas Apps.

      No entanto o facto de estar integrado no capacete incluindo com sensor G é uma excelente ideia….Pena depender de ligação ao Telemovel…..deveria ser totalmente autonomo.

  2. Avatar de Francisco Machado
    Francisco Machado

    Das quedas que já tive, em duas delas (as mais graves) o que me salvou a vida foram os capacetes, as duas em descidas na Arrábida a velocidades acima dos 50Km. Na primeira não perdi os sentidos mas na segunda sim e ambas tive a felicidade do auxilio de outros praticantes de btt e trail run. Esta ideia é muito interessante, resta saber se os preços praticados serão viáveis.
    PS: Usem SEMPRE capacete, nem que seja para dar uma volta ao quarteirão.

    Cumprimentos

  3. Avatar de Serginho M

    Na única queda feia que tive estava acompanhado mas, costumo andar muito sozinho. Um capacete desses pode ser muito útil!

  4. Avatar de ZéZé
    ZéZé

    Gostava de saber como é que se comunica para alguém quando muitas vezes o pessoal anda no mato em zonas onde não há rede de telemóvel.

  5. Avatar de cman
    cman

    Além desta existe outra opcao muito interessante.
    Vejam no link abaixo
    http://www.hovding.com/en/how_it_works/