Aprenda a instalar o Windows 8.1 no VirtualBox (Parte I)

35 Comentários

O Windows 8.1 — uma atualização gratuita do Windows 8 — chegará no final deste mês (mais concretamente dia 18 de Outubro) mas o Pplware já teve acesso à versão Windows 8.1 Enterprise RTM. O Windows 8.1 tem novas formas de personalizar o PC e inclui aplicações e novos serviços fantásticos.

Hoje vamos ensinar como podem proceder à instalação do Windows 8.1 no VirtualBox.

win81_000

Configuração da BIOS

Passo 0 – Como referido, para correr a versão 64bits do windows 8 no virtualbox é conveniente activar a tecnologia de virtualização na BIOS. Segue uma imagem de como activei no meu portátil.

w8_bios

Configuração do VirtualBox

Passo 1 – Depois de activada a opção de virtualização na BIOS é hora de criarmos e configurarmos a nossa VM (máquina virtual). Para abrimos o virtualbox e carregamos em New

Depois indicamos o nome para a máquina virtual e escolhemos o sistema operativo: Microsoft Windows e na versão: Windows 8.1 (Aqui haverá um bug que mostramos mais à frente)

win81_00

Passo 2 – Definimos no mínimo 1 GB (1024 MB) de memória RAM

win81_01

Passo 3 – Mandamos criar o nosso disco virtual, para tal basta carregar em Next

win81_02

Passo 3 – Agora escolhemos o tipo de ficheiro associado ao disco rígido virtual. Por omissão o VirtualBox criar novas máquinas virtuais no formato  .VDI (apesar de existirem outros formatos disponíveis como VMDK – VmWare  ou VHD para VirtualPC).,

win81_03

Passo 4 – Agora indicamos que queremos alocar a informação de forma dinâmica (Dynamically Allocated) – permite que o disco virtual use apenas o espaço necessário…não alocando de imediato o espaço pré-definido no disco físico.

win81_04

Passo 4 – Agora definimos o local onde vamos armazenar a nossa máquina virtual e também o espaço do disco virtual. Tal como indicado pela própria Microsoft, devemos ter um disco com 20 GB para a versão 64bits (No entanto, eu verifiquei que depois de instalado o Windows 8 ocupou cerca de 12 GB. Como não tinha 20 GB disponíveis, acabei por definir 15 GB).

win81_05

E a configuração ao nível do VirtualBox está feita! No entanto, quem tentar instalar de imediato de imediato o WIndows 8.1, com as configurações definidas anteriormente, irá receber a seguinte informação:

win81_06

Depois de algumas pesquisas, descobri que tal erro acontece porque esta versão do VirtualBox necessita que se escolha adequadamente a versão do sistema operativo. No meu caso, como se trata de uma versão a 64 bits, deverá ser escolhida a seguinte versão.

win81_07

Uma vez que temos a máquina virtual pronta, agora podemos dar inicio ao processo de instalação do Windows 8. Esse tutorial só amanha estará disponível, por isso estejam atentos.

Quem é que já usa o Windows 8.1?

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de QuintaS
    QuintaS

    e instalar o VBtools no win8.1?

    1. Avatar de QuintaS
      QuintaS

      melhor dizendo Guest Tools

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Ainda não experimentei, mas posso fazer um guia sobre isso. No caso do Windows deve ser só duplo click sobre o ficheiro de setup 🙂

  2. Avatar de João Machado
    João Machado

    A atualização windows 8.1 não será disponibilizada dia 17 deste mês? Penso que essa é a data correta.

    1. Avatar de Bruno Santos
      Bruno Santos

      Penso que tambem ouvi dizer o mesmo. So se foi adiado.

      1. Avatar de Bruno Mendes
        Bruno Mendes

        Venho esclarecer que vai ser lançado, aqui em Portugal, por volta das 01h do dia 18 de outubro (na sexta-feira). Esta informação foi confirmada pela Microsoft.

  3. Avatar de Mario Junior
    Mario Junior

    Tutorial bacana. No mais:

    Vmware Player>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Virtualbox

    1. Avatar de Komodoro
      Komodoro

      Vou ser sincero, onde trabalho, usam o vmware player, acho que a versão 4.1 … sim primitivo… olhei para aquilo e disse logo… NÃO!!! virtualbox até morrer… eu acredito a Oracle ta a conseguir fazer algo decente com isto, não é como à uns anos que o vb não tinha hipotese contra o vmware.

      1. Avatar de Rykardu
        Rykardu

        Eu também sou da opinião que o virtualbox tem crescido muito, mas continua a ter um grande problema não permite ligar a VPNs. Enquanto que no XPmode e no Vmware não tenho qualquer problema com isso. E para o meu trabalho é fundamental que consiga ligar a VPNs…

  4. Avatar de hmx
    hmx

    para resolver o erro do net framework – botão direito no menu iniciar, programas e funcionalidade, lado esquerdo no menu activar ou desactivar funcionalidades do windows e marcar la a opção do net framework 3.5

  5. Avatar de Hugo Rodrigues
    Hugo Rodrigues

    artigo nice 😉

    fica uma sugestão para um próximo artigo, instalar e arrancar um SO por um disco virtual.

    só quero apontar um promenor, eu acho que mesmo a versão 32bits pede o sistema de virtualização ligada na bios. pelo menos o 8 no VMware pediu

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Hugo,

      “instalar e arrancar um SO por um disco virtual.” Não percebi, o que precisas concretamente?

      Pedro Pinto

      1. Avatar de Henrique Dias

        Hmmm… Será instalar um SO num disco virtual e arrancar o PC por ele?

        1. Avatar de Hugo Rodrigues
          Hugo Rodrigues

          Exato Henrique Dias

          Há uma ferramenta da MS para a PowerShell que pega na imagem ISO do Windows e instala o SO num disco VHD. Depois com o disco montado pelo gestor de discos adiciona-se ao boot e feito. Quando o PC arrancar vai pedir qual dos sistemas queremos entrar e não é preciso voltar a montar o VHD

        2. Avatar de panhonhas
          panhonhas

          Deve ser o VHD na gestão de discos.

          1. Avatar de Hugo Rodrigues
            Hugo Rodrigues

            Sim panhonas, mas a ferramenta da MS faz tudo menos adicionar ao boot

  6. Avatar de irlm
    irlm

    e a licença?

    1. Avatar de panhonhas
      panhonhas

      Esperas que apareça uma nova versão do activador para activar tb o 8.1 com O13 também.

  7. Avatar de Araujo
    Araujo

    Esse Windows, mesmo instalado nativamente em meu PC, tem muitos bugs no Power Managements, coisa que o 8.0 não tem. Os bugs vão de o desligamento híbrido (fast startup) não deixar o Windows fazer boot assim como ele não entrar em modo suspenso automaticamente depois de determinado tempo.

    Desisti dele e voltei para o 8.0

    1. Avatar de Mário Cardoso
      Mário Cardoso

      Não te esqueças que instalaste uma versão não-final. Pode ser essa a razão!

  8. Avatar de panhonhas
    panhonhas

    Esqueceram-se de algo muito importante, de aumentar a memória gráfica para pelo menos 128mb, e de activar a tecnologia PAEX coisa que no vmware não é necessário nada disso, para além de já suportar acelaração 3d também não necessita de instalar as adições de convidado (no caso do vmware é vmware-tools) em modo de segurança. Mais 1 ponto para o vmware workstation

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Panhonas,

      Podemos fazer isso claro, mas olha que assim até corre bem.

  9. Avatar de panhonhas
    panhonhas

    Porque é que as máguinas virtuais fragmentam tanto um disco rigido? Instalo sempre numa outra partição vazia do disco, a (D:) e quando vou fazer a análize diz que está 20% fragmentada.

  10. Avatar de ragga
    ragga

    Eu já utilizo actualmente a versão do windows 8.1 á cerca de 2 semanas e está um espectáculo, para mim muito melhor do que o win8 a nivel de interação dos mosaicos com o ambiente de trabalho. Acerca deste tutorial, muito bom, ja me tinha dado este erro mas nao tinha conseguido resolver xD

    1. Avatar de Leonardo Almeida
      Leonardo Almeida

      Instalas-te o Windows 8.1 por raiz ou já tens a actualização Ragga? :O

      1. Avatar de ragga
        ragga

        Instalei de raiz, e já agora a versão que tenho é Official! Cedida pelo programa MSDNAA.

  11. Avatar de Leonardo Almeida
    Leonardo Almeida

    Acho que neste momento do campeonato é melhor esperar pelo dia 18 visto só faltar uma semana para ser lançada a atualização do Windows 8 para o Windows 8.1 😀

    Não concordam?

    1. Avatar de Bruno Mendes
      Bruno Mendes

      Claro que sim! Uma instalação oficial é muito mais fiável.

    2. Avatar de panhonhas
      panhonhas

      Fazem vocês se não muito bem
      http://www.howtogeek.com/142743/htg-explains-why-you-should-perform-clean-installs-not-upgrades/

      O 8.1 RTM já está disponivel desde do dia 17 do mês passado para quem tem contas MSDN. O pessoal anda todo a dormir.

  12. Avatar de Luis
    Luis

    boas, agora num assunto um bocado offtopic, mas sobre este das maquinas virtuais, eu nao consigo instalar o OSx 10.8 em VMware porque me dá um erro da EFI e nao arranca, ja tentei no virtualbox e tambem nao funcionou, de salientar q aqui á uns tempos com a mesma versao do VMware instalou

  13. Avatar de Pedro Melo
    Pedro Melo

    Luís
    Activar Virtualização
    Activar Hyper-V (no Win8),e a propósito deste,embora tb off the topic :),o HYPER-V permite executar vários sistemas operativos no mesmo PC utilizando máquinas virtuais.
    A UEFI é uma substituição da BIOS criada para aperfeiçoar a interacção do software.

  14. Avatar de RUI SANTOS
    RUI SANTOS

    Obrigado pelo post,pois que se me apresentava problema absolutamente igual sem que eu soubesse como contorna-lo Oracle VM. E Android x86 4.3 nesta VM? Já tentei,contudo sempre com insucesso.Dá um erro TSC qq coisa assim em letras brancas sobre um imutável fundo preto.
    Obrigado