AjaXplorer – Um fantástico servidor de ficheiros (Parte I)

35 Comentários

Experimente já aqui (Projecto mudou muito recentemente para o nome Pydio)

As redes informáticas vieram facilitar o acesso e partilha de informação. Este semana recebemos um pedido por parte de um administrador de sistemas para lhe indicarmos um bom servidor de ficheiros. A ideia era ter um local único onde os vários funcionários da empresa pudessem aceder À informação interna da empresa, obter formulários, manuais e outros documentos.

Uma solução muito interessante para servidor de ficheiros  é o AjaXplorer.

fileserver_00

O AjaXplorer é uma solução OpenSource, semelhante ao SaaS Boxes, Drives e FreeNas, que permite criar um autêntico servidor de ficheiros. Esta solução oferece várias funcionalidades interessantes das quais se destacam:

  • Interface simples, funcional e muito fluida.
  • Acesso aos documentos a partir de qualquer lugar

ajax_00

  • Suporte para dispositivos móveis (iOS e Android) – Existem aplicações disponíveis
  • Suporte para o protocolo WebDAV

ajax_01

  • Mecanismos de indexação que permitem encontrar facilmente qualquer informação
  • Possibilidade de criar vários mini-sites públicos

ajax_02

  • Notificações quando um documento é consultado ou alterado

ajax_03

  • Possibilidade de criar utilizadores e grupos
  • Integração com LDAP e AD
  • Sistema de Permissões

ajax_04

  • Monitorização em tempo real da actividade dos utilizadores

ajax_05

E muito muito mais. Tal como podemos ver, este serviço é simplesmente um dos melhores para transformar uma máquina num servidor de ficheiros. Num próximo tutorial, iremos ensinar a instalar e a configurar este serviço numa máquina Linux. Esteja atentos!

Gostaram das funcionalidades deste serviço?

Homepage: AjaxExplorer

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de marco
    marco

    noticia de ultima hora. projecto tem novo nome. essa informação iria ser a parte 2?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Não percebo, explica-te melhor

      1. Avatar de avlisrOtiv
        avlisrOtiv

        Agora o serviço chama-se “Pydio” (Put Your Data In Orbit).
        +Info: http://ajaxplorer.info/manifesto

        Excelente trabalho PP! 😉

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Ainda falta a parte 2 🙂

      2. Avatar de VelvetBoy
        VelvetBoy

        No site deles, no topo da página está:
        “AjaXplorer now becomes Pydio: Put Your Data In Orbit!” – http://ajaxplorer.info/#

      3. Avatar de Filipe N.
        Filipe N.

        Penso que é isto…
        AjaXplorer now becomes Pydio: Put Your Data In Orbit!

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Pois, já reparei…é mesmo notícia de ultima hora 🙂

      4. Avatar de Filipe YaBa Polido
        Filipe YaBa Polido

        Chama-se Pydio agora, já não é AjaXplorer 🙂

      5. Avatar de Silivondela
        Silivondela

        Olá Pedro,

        configurei a minha cloud com o pydio mas tenho dificuldade em aceder as imagens e outros tipos de ficheiro pelo link gerado.

    2. Avatar de Paulo Costa
      Paulo Costa

      Boa, essa é recente! Pesquisei há poucas semanas se havia alguma evolução e por coincidência reparei agora pela live demo do artigo que a interface está completamente diferente para melhor e parece mais leve, continuando open source e agora também têm planos cloud-hosted.

      “Sept. 30th, 2013 – I am glad to announce a fresh start for AjaXplorer. After five years of intense developments, the release of the version 5 triggered a great acceleration for the project during the past few months. You sent us a lot of feedbacks and opinions, and this was an essential drive for the new stuff we announce today. A new name, commercial offering, and a renewed commitment to Open Source”

      1. Avatar de Paulo Costa
        Paulo Costa

        Alias, agora até parece que têm um sync client para e integração com CMS como Drupal, Joomla e WordPress.

      2. Avatar de Pedro Pinto

        Boas

        Eu já tenho a correr deste lado e está simplesmente fantástico 🙂

        1. Avatar de Banucho Cassamo
          Banucho Cassamo

          Então manda a parte II do tutorial. estou ancioso para experimentar também.

        2. Avatar de Paulo Costa
          Paulo Costa

          Deve estar mesmo. Queria por isso numa VPS mas como gostava que a interface fosse algo mais moderno e visualmente apelativo, estava a pensar usar ou Mollify ou até o FileGator, sendo este último pago, mais simples e limitado.

          Já agora e desculpa o off-topic, sabes se existe alguma aplicação para Linux (CentOS) que possibilite montar storage space da LunaCloud via FUSE? Li algures que a API (S3FS) da Amazon S3 é idêntica/compatível com a LunaCloud mas ainda não tive hipótese de testar.

          Obrigado pelo artigo.

          1. Avatar de Paulo Costa
            Paulo Costa

            Correcção: Pensei em usar o Mollify e o FileGator antes de saber que a interface do ajaXplorer tinha sido completamente renovada.

        3. Avatar de Paulo Costa
          Paulo Costa

          Tive a experimentar e, de facto, está excelente! Com alguns pequenos bugs mas muito bom mesmo. Acesso WebDAV, módulo de Dropbox, FTP e Email funcionam muito bem nos Workspaces, assim como o Sync Client para Windows.

          Para quem quiser fazer o mount dos buckets da LunaCloud Cloud Storage em linux (via FUSE/S3FS): http://bit.ly/16Be47J

          Abraço

  2. Avatar de Carlos Areias
    Carlos Areias

    quando me explicaram como editar docs., exel… sem ter que usar uma extensão paga , eu volto a utilizar o ajaxplorer no meu servidor NAS

    1. Avatar de Paulo Costa
      Paulo Costa

      Carlos, tens a possibilidade de instalar o plugin plugin Zoho editor, em acesso público com SSL e usando uma Zoho API Key com o plano Free.

      Zoho Plugin: http://ajaxplorer.info/plugins/editor/zoho/
      Zoho API Free: https://apihelp.wiki.zoho.com/Zoho-API—Commercial-Terms.html
      Gerar Zoho API Key: https://apihelp.wiki.zoho.com/Generate-API-Key.html

      1. Avatar de Carlos Areias
        Carlos Areias

        Obrigado Paulo pela dica, acontece que o Zoho é limitado a (penso eu) cerca de (posso estar a dizer uma barbaridade) 2000 utilizaçoes.

        Conclusão numa empresa abrir ficheiros doc. la se vai o plafond…

        1. Avatar de Paulo Costa
          Paulo Costa

          Boas Carlos,

          Infelizmente tens razão. O pior é que limita não a 2000, mas a 1000 documentos/sessões por mês. Para uma empresa com vários colaboradores, como referes, é bem capaz de nem chegar aos 15 dias de utilização.

          Abraço

  3. Avatar de António Pereira
    António Pereira

    AjaXplorer now becomes Pydio

  4. Avatar de DIogo R.
    DIogo R.

    Nao ha nenhum cliente http (para maior compatibilidade)?

    Tenho usado ftp, mas nem sempre é pratico, a gestão é simples mas o manuseamento nos clientes nao é o mais rapido no que toca a telemoveis.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Como assim Diogo? Esta plataforma assenta toda sobre o protocolo http e até tens clientes para dispositivos moveis

      1. Avatar de DIogo R.
        DIogo R.

        Mas é acessivel a partir de um browser? ou “Suporte para dispositivos móveis (iOS e Android) – Existem aplicações disponíveis”

        Eu como uso symbian, percebi que nao funcionaria

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Boas Diogo, é Web e dispositivos móveis 🙂

          1. Avatar de DIogo R.
            DIogo R.

            Muito bom, fico então à espera do tutorial de instalação 🙂

            cumps

  5. Avatar de rui
    rui

    Penso que nada tem a ver com o freeNAS que é uma distro para NAS servido shares mas também outros protocolos iscsi, nfs, etc.

    Esta aplicação parace mais com o owncloud https://owncloud.org/
    uma “aplicação” php para armazenamento em cloud como dropbox, etc.

  6. Avatar de Francisco
    Francisco

    Dá para instalar no raspberry?

  7. Avatar de Valter
    Valter

    Tem como deixar em português?, é muito difícil de configurar de modo geral?.
    Achei muito interessante!, precisava de algo que eu colocasse lá diversos documentos e controlar com login/senha o acesso e saber quem acessou aquele documento que disponibilizei e olhando as screens esse faz isso, tem alguma outra solução que também me disponibilizasse esse recurso?

  8. Avatar de oleal
    oleal

    Boas pessoal…

    Sabem se existe algum cliente para windows que permita sincronizar os ficheiros do servidor com o Desktop? Um cliente parecido com o do dropbox ou meocloud…

    Ab

  9. Avatar de Pedro
    Pedro

    Excelente iniciativa!
    Aproveito para perguntar se é viável disponibilizar um how-to de como configurar o pydio com a AD e com LDAP? No meu caso, estou a equacionar instalar o software na empresa no entanto tenho mesmo que conseguir sincronizar com a AD.

    Obrigado.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Seria fantástico Pedro. Obrigado! 🙂

        1. Avatar de Gwyneth Llewelyn
          Gwyneth Llewelyn

          Em 2013 talvez fosse «fácil». Em 2024, é absolutamente possível, mas é uma opção paga!