Propaganda política no Facebook punida a partir das 24h

32 Comentários

É já no próximo Domingo que se fica a saber quem serão os vencedores das eleições autárquicas. Foram várias semanas em campanha política pelas ruas mas, este ano, os partidos souberam também tirar partido da Internet, mais especificamente da rede social Facebook.

Como sabemos, a partir das 24 horas de hoje é proibido fazer qualquer tipo de propaganda política, incluindo no Facebook.

autarquicas

Segundo informações da Comissão Nacional de Eleições (CNE):

“É proibido praticar acções ou desenvolver actividades de propaganda por qualquer meio na véspera e no dia da eleição até ao encerramento das urnas, sendo que, com excepção dos casos previstos na lei, não existe a obrigação de retirar a propaganda realizada até às 24h do dia 27 de Setembro, tal como previsto no artigo 177.º da Lei Eleitoral””

Além dos partidos políticos, a CNE esclarece que tal proibição é também aplicada aos cidadãos:

“Esta proibição é ampla e envolve toda a actividade passível de influenciar, ainda que indirectamente, o eleitorado quanto ao sentido de voto, pelo que qualquer ato, ainda que se não dirija à eleição a realizar, não pode deixar de ser entendido como um ato de propaganda”.

facebook_01

Assim, qualquer autor de um post ou actualização no Facebook, com conteúdo referente às autárquicas será punido de acordo com a lei, esclarece a CNE.

“Conforme resulta da Lei Eleitoral, quem fizer propaganda nesses dias é punido com pena de multa não inferior a 100 dias..”

Homepage: CNE

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Eu
    Eu

    Sim, pagar uma multa por propaganda no facebook….

  2. Avatar de Benchmark do iPhone 5
    Benchmark do iPhone 5

    Estou indeciso. Quando muito daria meio voto a alguém. Não se aceitam meios votos ?

  3. Avatar de Marco Costa
    Marco Costa

    Eu vou sempre votar mas voto em todos, porque não gosto que se zanguem comigo. É-me indiferente o ladrão que está no poleiro.

    1. Avatar de Filipe YaBa Polido
      Filipe YaBa Polido

      +1

    2. Avatar de Diogo R.
      Diogo R.

      Eu tenho votado no chuck xD
      Mas sinceramente, partilho a mesma opinião, a democracia ja nao leva o país a lado nenhum.

    3. Avatar de Osiris2
      Osiris2

      eu se calhar diria que és meio burro. votar em todos é considerado voto nulo

      o melhor é deixares em branco

      1. Avatar de kernel
        kernel

        pois pois! deixa em branco para eles colocarem a cruzinha onde mais lhes convém

        1. Avatar de SexOnaSal
          SexOnaSal

          tem pessoas de todos os partidos na altura da contagem..

          1. Avatar de Mário Silva
            Mário Silva

            … e é tudo gente “séria”…

      2. Avatar de SexOnaSal
        SexOnaSal

        +1

        VOTO EM BRANCO, (significa que não és a favor de nenhum)
        VOTO EM TODOS/NULO, (não vale nada)

        Votos nulos ou quem não vai votar, dá maioria aos Boys do costume..

        1. Avatar de AlmaMater
          AlmaMater

          Infelizmente o voto em branco também não serve de nada…
          Só para a estatística mesmo…
          🙁

      3. Avatar de Anónimo
        Anónimo

        Em branco favorece o partido do BPN .

    4. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      Embora não tenha partido verifica-se que ainda existe muita gente com orgulho no BPN, BPP, SLN, da Tecnoforma, dos desvios dos fundos comunitários, nos swap´s, nos empossados das ” PPP’s “, nos submarinos e em campanhas fraudulentas como na destruição do Pais, escravização do povo. Por outro lado as ruas vão se enchendo de satisfeitos idolatrando os políticos do pote sempre que aparecem. Parece que afinal o crime compensa .Talvez a oposição deveria passar mais vezes em Cabo Verde ou tentar a tal formação para reconhecer melhor as vacas que riem enquanto o povo foge, ou ainda arranjar um emprego de pseudo comentador de jornais online em campanhas fraudulentas e de desinformação execrável a favor do Governo, de ladrões. Lutem , UNAM-SE .Disse .

    5. Avatar de José Moreira
      José Moreira

      Eu é mais porque todos os partidos recebem dinheiro por cada voto. Assim, se eu puser a cruzinha em todos, todos ficam a ganhar e ninguém se zanga.
      Espero que a CNE não considere isto “propaganda política” seja lá isso o que for.

  4. Avatar de elsaldanha
    elsaldanha

    Esta, tal como outras, é uma lei insultuosa, porque faz dos portugueses cidadãos ignorantes. E a CNE não sabe o que é democracia. Bem…talvez alguns também não saibam…

    1. Avatar de É
      É

      O “dono” da Tecnoforma aquela que recebeu mais de 67% dos fundos comunitarios atribuidos ao Pais e depois faliu ( que vergonha ) gosta da dita . . . talvez ele prometa desta vez mexer na tal lei .Falta saber se é para acabar com o direito ao voto …

  5. Avatar de Miguel L.
    Miguel L.

    hehehehehe

  6. Avatar de ruben
    ruben

    Li que isto só era aplicavél em Facebooks que tenham os posts como públicos, ou seja, se apenas partilhar qualquer coisa politica apenas com os meus amigos é permitido. Confirma-se esta informação? Obrigado.

    1. Avatar de pixar
      pixar

      Se a CNE não souber…
      A Lei proíbe qualquer tipo de propaganda. Tentar influenciar um grupo de amigos (1 ou 1000, tanto faz) é uma forma de propaganda.

  7. Avatar de Nelson
    Nelson

    Palhaçada numa cidade como o Porto, andarem uns palhaços pelas ruas residenciais com carros com as bandeiras e a buzinarem…

    Na humilde aldeia que eu vivi, fazem isso, mas nem buzinam tanto, e só quando ganham… mas ainda têm desculpa, pois na altura, o acesso á educação nem sequer é comparável a uma cidade com várias universidades… nem ainda é, sequer…

    1. Avatar de Diogo R.
      Diogo R.

      buzinarem? E andar de autocarro um sistema de som que nem com janelas duplas (nao é vidro duplo) se abafa o som. Depois fazem uma amostra de “festa” em frente a condomínios que nao têm culpa nenhuma da burrice da PSP e aquilo enche-se de seguidores perdidos e é assim que movem as massas.

  8. Avatar de David Ferreira
    David Ferreira

    palhaçada voto em branco…simplesmente faço um risco continuo em cima dos outros e escrevo branco para que não haja duvidas

    1. Avatar de É
      É

      esse é nulo . Votem !

    2. Avatar de SexOnaSal
      SexOnaSal

      assim é anulado… não se pode escrever nada, nem desenhar nada..

  9. Avatar de jorge
    jorge

    Vejo gente por aqui a correr riscos de ser multada. Ou será que a lei apenas se aplica ao facebook^? fica a duvida.

  10. Avatar de Cesar
    Cesar

    Parem de falar aqui também, podem estar a fazer propaganda com os vossos comentário…
    …INDA PODEM SER MULTADOS TAMBEM !!!

    1. Avatar de É
      É

      Qual foi a multa dada ao gangue do BPN que rouba o Estado á decadas ?! Pois por mim até podem prender-me . Acho que é necessário cadastro para entrar no tal gangue .

      1. Avatar de José Moreira
        José Moreira

        “Rouba o Estado”???
        Nós é que somos roubados, porque o Estado somos nós.

  11. Avatar de Jose
    Jose

    Challenge accepted

  12. Avatar de João
    João

    Para mim na tv, está foi a melhor campanha de sempre! Ou seja, não houve campanha! Foi um espectáculo, para lixo já bastam as novelas e debates eternos sobre futebol ou crise, onde se fala muito e não se acerta em nada! Esta campanha só podia ter sido melhor, se proibissem as apitadelas a qualquer hora e a colocação das carochas dos candidatos, porque aquilo é poluição visual! Assim seria perfeito, na hora de votar iria dar no mesmo porque sào todos iguais o o objectivo também o mesmo, tacho e vida mansa.

  13. Avatar de dedro
    dedro

    Já agora, alguém sabe o que diz o CNE sobre os posters e afins colados por todo o lado? Não deveriam os partidos/candidatos ser obrigados, 24h antes do acto eleitoral, retirar todo o tipo de publicidade? Não será a mesma coisa? E estão eles preocupados com o que pessoal diz no FB? LOL
    Devia-mos era todos votar nulo para que os pretendentes ao poder fizessem mais e falassem menos… e não só pelas elites. Aconselho a procurarem no youtube por “os donos de portugal”.
    Caso não saibam se os votos nulos ou em branco foram a maioria, não sei as percentagens ao certo, os candidatos dessa eleição não se podem candidatar no próximo ato que se realizar. Mudam as caras mas poderá ser a mas escrementação… mas desde que façam mais pelo povo e falem/prometam menos, já fico contente. Fica a ideia.