Resultados da 2º fase de acesso ao Ensino Superior 2013

31 Comentários

Tal como estava agendado, a partir das 0h de 26 de Setembro, a Direcção-Geral do Ensino superior (DGES) iria anunciar os resultados da 2º fase de acesso ao Ensino Superior para o ano lectivo 2013/2014. Segundo os dados divulgados pela DGES, metade das vagas que estavam disponíveis para esta segunda-fase não foram preenchidas. As vagas para Medicina foram todas preenchidas…mas há também cursos sem qualquer aluno.

IPGuarda

De acordo com os dados do DGES, concorreram à segunda-fase 17.363 candidatos, para as 20 818 vagas disponíveistendo sido colocados apenas 11.486 estudantes. Ficaram por prrencher 11 648, um valor que é dos mais elevados nos últimos anos.

Dos 17.363 candidatos, apenas 8.068 concorreram pela primeira vez (não concorreram na primeira fase) sendo os restantes 9295 referente a candidatos não colocados ou que não se matricularam na primeira fase ou simplesmente candidatos que se voltaram a candidatar nesta segunda-fase.

Outro dado preocupante é o numero de cursos sem alunos. Nesta fase, foram 76 o numero de cursos sem qualquer aluno colocado (especialmente nas áreas das Engenharias). Por outro lado, as vagas de Medicina, a nível nacional, foram todas preenchidas.

Como o Pplware sabe que muitos dos leitores candidataram-se ao ensino superior, gostaríamos de saber qual o curso e Instituição de ensino superior onde foram colocados.

Eras candidato ao ensino superior… Onde foste colocado? Qual o curso?

Homepage: Resultados de acesso ao ensino superior 2013/2014

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nani
    Nani

    Certos cursos deveriam ser extintos.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Concordo! 😉

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Nani,

      Acho que isso não pode ser assim tão radical. O que tem de haver é um análise com o o objectivo de melhorar a distribuição das vagas…senao as Universidades (do centro) escoam tudo.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Distribuição de vagas não.. Cada faculdade dá aquilo que pode oferecer e para o qual foi construida. A minha faculdade tem quase 10 mil alunos, um campus gigante com mais de 12 edificios e não vai passar a ficar com metade ou menos só para os institutos todos que foram construidos a mais tenham alunos.
        Se não há alunos suficientes, ao menos que vão para as melhores faculdades do país!

  2. Avatar de Miguel Duarte
    Miguel Duarte

    Fui colocado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores no ISEP. E fui um dos que se inscreveu pela primeira vez xD

    1. Avatar de Bruno Santos
      Bruno Santos

      Bem vindo ao ISEP. 😉

    2. Avatar de Shikai
      Shikai

      Bem vindo prepara-te para sofrer… muito

    3. Avatar de Bruno Nogueira
      Bruno Nogueira

      Yupps bem vindo 😛

      Off-topic

      Se precisares de casa apita 😛

    4. Avatar de Joao Paulo
      Joao Paulo

      Toda a gente sabe que o ISEP ê o parente pobre da FEUP. No meu ano só concorri a engenharia electrotecnica da FEUP e a mais nenhum curso. Só com uma opção aceitavel e grande risco, pois não era aceitável ir para o ISEP que sabia que entrava. Eu preferia ficar de fora do que ter de aceitar a baixeza de entrar no ISEP. Isto foi em 1988 e nessa altura os candidatos além de serem melhores que os de agora em milhões de anos-luz, também eram muitos mais que as vagas. Alem disso, não haviam os politecnicoes e as universidades privadas da treta que ha agora. Hoje tenho mestrado e doutoramento. Nao quiz nem candidatar na UTAD nem na universidade de Coimbra para não ter de comer a porcaria da comida das cantinas.

      1. Avatar de cardoso
        cardoso

        João Paulo,
        muito sinceramente isso é um discurso parvo de snob, que fica muito mal a quem tem as tuas habilitações. Não estudo em nenhuma dessas instituições, mas muito sinceramente o ensino superior ainda filtra os candidatos e os recém-formados. Depois continua a desculpa parva dos saudosistas que insistem em dizer que no tempo deles é que era. Era tão bom…. que os lideres da tua geração nos conduziram a este estado lastimável, mas contudo, estendam as passadeiras aos sofredores. Sai dessa bolha e mentaliza-te que infelizmente, nem todos, alguma vez cumprirão essas etapas académicas e contudo não deixaram de ser bons profissionais.

      2. Avatar de Alex Teixeira
        Alex Teixeira

        Se tens um Mestrado e um Doutoramento falta-te, além de humildade, escrever bem português. Mas isso ainda é o menos, “come-se”. Agora, teres tantos anos de estudo e continuares reduzido a uma suposta superioridade mesquinha dessas…hmmm acho estranho! Aqui entre nós, não tens nem a quarta classe!

        Cumprimentos!

      3. Avatar de Miguel
        Miguel

        Tipico de comentário de aziado que sabe muito de teoria mas quando toca a “mexer” no material vai buscar os livros novamente 🙂

        Por esse andar a FEUP é o parente pobre do Técnico… enfim.. tira as palas.

        Cumprimentos

      4. Avatar de José Lopes
        José Lopes

        Ó João Paulo, se tivesses ido parar ao Instituto Superior Técnico podiam ainda não ter acabado a licenciatura…

    5. Avatar de flin
      flin

      Sê bem vindo 🙂

  3. Avatar de João Brandão
    João Brandão

    ISEC – Engenharia Informática

    1. Avatar de Flávio
      Flávio

      Prepara-te para ires sofrendo devagarinho 😉

      Mas agora de inicio como bom caloiro tens que ir á receção na próxima semana 🙂

  4. Avatar de AndreFSantos
    AndreFSantos

    Queria candidatar mas teria de ser trabalahdor estudante e não encontrei forma de o fazer, pelo menos este ano.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      existem opções para trabalhadores estudantes no ISEL, e em outros locais…informa-te.

      cmps

    2. Avatar de Vitor
      Vitor

      Apesar de as vagas no ISEP serem iguais para todos, na altura da matrícula podes escolher o horário que pretendes frequentar, diurno ou pós-laboral.

  5. Avatar de Ivo Casimiro
    Ivo Casimiro

    Fui colocado no ISEC em Engenharia Informática

    1. Avatar de Flávio
      Flávio

      Vou copiar o que disse a outro caloiro dois posts acima de ti:

      Prepara-te para ires sofrendo devagarinho 😉
      Mas agora de inicio como bom caloiro tens que ir á receção na próxima semana 🙂

  6. Avatar de Shikai
    Shikai

    Esta segunda fase é um pouco “ridícula” pelo facto de que acontece numa altura em que as aulas já decorrem e é meio caminho andado para dificultar a vida aos alunos.

    Se o aluno tem que recorrer a uma segunda fase, das duas uma, ou a primeira fase correu mal ou tem algumas dificuldades, se depois de se aplicar mais um pouco realmente consegue entrar numa segunda fase, entra a meio da segunda semana de aulas, se já vinha com dificuldades, já vai entrar em desvantagem….

    Eu vi colegas meus entrar na segunda fase e com o ritmo que já levávamos viram-se obrigados a desistir e voltar no ano aseguir

  7. Avatar de Luís
    Luís

    Gostaria muito de poder tirar um cursozinho superior…mas infelizmente, os nossos chefes de estado, lixaram-me a(as) cadeira(as) de maneira, que nem para me sentar serve. Terá que ficar para a próxima, ou então empontar para o Brasil. Lá as condições são excelentes.

    1. Avatar de Canelas
      Canelas

      “lixaram-me a(as) cadeira(as)” – Como assim?

  8. Avatar de Visitante
    Visitante

    Este artigo é igual às notícias das tv’s com as mesmas afirmações vagas.

    – “Nesta fase, foram 76 o numero de cursos sem qualquer aluno colocado (especialmente nas áreas das Engenharias)” – Que cursos?!

    – “(…) valor que é dos mais elevados nos últimos anos.” – Que anos?!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Visitante

      Não era nosso objectivo fazer um artigo com esse detalhe, até porque há canais generalistas que tratam dessa parte da dissecação dos resultados. No entanto essa informação está toda no site da DGES.

      1. Avatar de Visitante
        Visitante

        Boas Pedro,

        Eu sei. Mas daquilo que tenho visto na RTP, SIC e TVI, nenhuma especifica, por exemplo, quais as Engenharias. Lá referem a E Cívil… E as outras?!

        Será que a E Informática teve em alguma parte da país um resultado “negativo”?!

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Será que a E Informática teve em alguma parte da país um resultado “negativo”?!
          Os alunos continuam a escolher cursos com pouca saída…eu compreendo, cada um escolhe o que gosta…mas..

  9. Avatar de Ricardo Costa
    Ricardo Costa

    Engenharia Civil na FEUP 🙂 Se alguem tiver casa para arrendar agradecia!

    1. Avatar de Bruno Nogueira
      Bruno Nogueira

      Eu tenho casa. Se quiseres falar comigo é na boa.

      nogueiracb@gmail.com 😉