TouchPal X – Teclado para Android inspirado no Blackberry

49 Comentários

..e porque hoje só dá Apple….vamos agora fazer de algo fantástico para Android

Como sabemos, o Android, ao contrário de outras plataformas móveis, é uma  plataforma muito versátil e permite aos utilizadores um nível de personalização bastante elevado através da instalação das mais variadas aplicações.

Hoje apresentamos o TouchPal X, uma evolução do Touchpal e inspirado no teclado que está disponível nos dispositivos Blackberry.

touch_00

O teclado virtual disponível para dispositivos móveis, tem de ser algo a que o utilizador se adapte facilmente. A concorrente Apple, inclui nos seu equipamentos, através do iOS, um teclado virtual simples, inteligente, que permite facilmente a escrita e correção de palavras. Por outro lado, penso que a Google nunca acertou no layout perfeito do seu teclado virtual nativo e nesse sentido é preciso procurar o teclado que nos permita ser ainda mais produtivos.

touch_01

O TouchPal X é um novo teclado com um layout simples mas inteligente, que melhora significativamente a produtividade ao nível da escrita de texto. Segundo informações, com este teclado o utilizador consegue poupar em cerca de 90% a escrita de palavras. O TouchPal X tem suporte para 70 idiomas, tem temas disponíveis..

touch_05

…ferramentas estatísticas, plugins, Emoji X,e muito muito mais.

touch_02

Além das características referidas,o TouchPal X  permite também que use vários idiomas em simukltâneo e permite também o reconhecimento de voz,estilo walkie-Talkie.

touch_03

Este teclado traz ainda funcionalidades como o TouchPal Curve, que faz parte do TouchPal, onde  o utilizador apenas necessita de escrever a primeira parte da palavra que a tecnologia encarrega-se de completar, assim como o TouchPal Wave que permite que o utilizador deslize o dedo sobre as letras para construir a palavra.

touch_04

Veja o TouchPal X em acção

O TouchPal X oferece uma experiência única no que se refere ao input de dados. O teclado mantém o mesmo layout do teclado virtual nativo só que com a funcionalidade de deslize que, aumenta significativamente a produtividade. O TouchPal X é gratuito!

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Android

Homepage: TouchPal X

Comentários

49

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nelson
    Nelson

    Permissões para esta “maravilha”:


    This app has access to these permissions:

    Your messages
    read your text messages (SMS or MMS)

    Network communication
    full network access
    view network connections
    view Wi-Fi connections

    Storage
    modify or delete the contents of your USB storage

    Microphone
    record audio

    Your social information
    read your contacts
    read call log

    Read User Dictionary
    read terms you added to the dictionary

    System tools
    test access to protected storage

    Affects Battery
    control vibration

    Android é um tesouro infindável!

    1. Avatar de Mário Cardoso
      Mário Cardoso

      Qual é o espanto?

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Acesso á “protected storage”?

        Ler-me o registo de chamadas? Porque raio o meu teclado precisa de ler-me o registo de chamadas e contactos?

        Gravar audio? Outra! GRAVAR!

        Ver-me as ligações de rede? Boa!

        Ler-me as SMS e MMS? Para quê?

        Enfim…

        É claro que quem não usa o telemóvel para outra coisa para puxar e mostrar que tem uma raquete grande, está OK, para quem usa o smartphone como smartphone, é estúpido…

        1. Avatar de Kazzar
          Kazzar

          utilizo este teclado há muito tempo. para mim o melhor, já que tem um layout half-qwerty que é o layout que prefiro.
          quanto às permissões nada de mais…
          o registo de chamadas, sms, mms, redes sociais, etc… facil: tem uma função de aprendizagem a partir de contactos/sms/mms ja existentes, por isso é que lê esse conteúdo.
          ligaçoes… provavelmente, neste momento todas as apps o fazem para enviar ou receber info.
          protected storage: basicamente, tem uma função para fazer o backup/restore de dicionarios, configurações, etc. deverá ser isso.
          gravar audio: tem função de introdução por voz, deverá ser isso.

          @K:
          quanto ao system tools, não é nada anormal também, já que outros teclados que não os nativos, respondem ao comando “set preferred applications”, que é o que permite que seja dada a possibilidade de colocar o teclado como predefinido.
          portanto, também nada de anormal.

          cumps

        2. Avatar de Mário Cardoso
          Mário Cardoso

          Não vejo qual é o espanto. Tens usado Android nos últimos anos? É que isso são permissões perfeitamente normais!!
          Não te estou a chamar ignorante nem nada do género, mas eu não estou espantado. Há bem piores que este!

          “Ler-me as SMS e MMS? Para quê?” Para aprender o teu modo de escrita e adaptar-se a ti.

          “Ver-me as ligações de rede? Boa!”
          Para poder verificar se há actualizações disponíveis e/ou fazer download de pacotes de línguas.

          “Gravar audio? Outra! GRAVAR!”
          Tal como diz no artigo: “permite também o reconhecimento de voz, estilo walkie-Talkie”

          “Ler-me o registo de chamadas?”
          Não te sei responder, mas há vários teclados (se não mesmo todos os deste género) que pedem esta permissão.

          “Acesso á “protected storage”?”
          Não sei o que é a “protected storage” mas só tendo acesso à storadge é que ele consegue ler e escrever informações no telemóvel.

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            São “perfeitamente normais”…

            Enfim…

            Estão-te a roubar os teus dados pessoais, mas eu suponho que isso é perfeitamente normal no Android.

            Aliás, se tivesse lá que tinha permissões para te ir ao…, tu deixavas, afinal é para android, e até é de borla… quem programa para android deve ser santo, pois os maus programam todos para ios…

          2. Avatar de Kazzar
            Kazzar

            Ridículo!

          3. Avatar de Mário Cardoso
            Mário Cardoso

            Então mas querias o quê? Se o teclado não tivesse essas permissões não funcionava. Simples!

            Mas como isso te faz comichão, muda para outra plataforma mais fechada, ao menos lá usam as permissões quase sem te dares conta!

    2. Avatar de k
      k

      A única que me custa explicar ai é o acesso as system tools, e provavelmente so porque não percebo que chegue disto. Todas as outras me parecem justificáveis avaliando pelo que os outros teclados como o swype fazem.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Ler o meu “Call Log” e “Vera as minha ligações Wifi”… enfim…

        Sabias que vendo as minhas ligações wifi, em conjunto com o “full network acess”, dá para saber a minha localização?

        È que a Google guarda um registo de todos os hotspots wifi, com coordenadas GPS? Experimenta ligar o GPS, desligar o Wifi e abrir o Google Maps…

        1. Avatar de Profect
          Profect

          Tanto a Google, como a Apple fazem isso..
          Não é novidade..
          A google para fins do Google Now..
          A apple é que não sei para que, mas deve ser para um serviço do género..
          Até me recordo que pelo menos no IOS 4 gravavam num ficheiro com o nome “consolidated.db”..
          Actualmente não sei..

        2. Avatar de Claudio
          Claudio

          Tenho aqui um nokia 3310 usado em estado impecável para te vender e assim já dormes descansado, não tem permissões nenhumas…funções também não tem nenhumas mas faz chamadas e tem sms !!! pelos teus comentários, digamos infelizes, penso que seja o telemóvel ideal para ti.
          PS em ios todas as apps que usam o gps (e portanto te localizam) avisam-te ao instalar das permissões ? (pergunta séria)

    3. Avatar de Semogj
      Semogj

      Eu uso há meses e recomendo. Vou tentar explicar para que é cada permissão. Há umas que não sei bem para que servem mas vamos lá ver:

      This app has access to these permissions:

      Your messages
      read your text messages (SMS or MMS)
      —> ele consegue analisar os SMS para aprender o teu estilo de escrita e tentar fornecer uma previsão de palavras mais fiável (seja a que te encontras a escrever como a proxima)

      Network communication
      full network access
      —> para buscar temas
      —> para aprender com o teu twitter da mesma forma que faz com os sms

      view network connections
      view Wi-Fi connections
      —> ???? não sei explicar

      Storage
      modify or delete the contents of your USB storage
      —> guardar informação, sobretudo backups do dicionario do utilizador

      Microphone
      record audio
      —> permite a introducao por reconhecimento de voz

      Your social information
      read your contacts
      —> importar nome de contactos para o dicionario (muito util!!)
      read call log
      —> também nao sei explicar

      Read User Dictionary
      read terms you added to the dictionary
      —> guardar palavras e dados?

      System tools
      test access to protected storage
      —> :s …mas testar e aceder são coisas diferentes!

      Affects Battery
      control vibration
      —> vibrar ao pressionar teclas

    4. Avatar de Ricardo Antunes
      Ricardo Antunes

      O melhor mesmo é a app não ter funcionalidades nenhumas para não ficares chocado com as permissões…

      O que estás aqui a fazer? A usar a Internet? Grande maluco! Desliga o computador, livra-te do telemóvel e não te esqueças de deitar fora o cartão de cidadão!!!

    5. Avatar de lm
      lm

      É mau? Se calhar ao contrário de outros S.O, o android ainda avisa quais as premissões a aceder (quando se instala fora do google play)… Assim só instala quem quer…

      1. Avatar de lm
        lm

        Esta era para um tal de Nelson no seu primeiro comentário acima.

      2. Avatar de Nelson
        Nelson

        Avisa… mas ninguém lê, nem ninguém sabe o que faz exactamente, como por exemplo “complete network access”… isso pode dizer muito…

        Na Apple e na Microsoft, tens experts a controlar a qualidade e privacidade de cada app…

        1. Avatar de Mário Cardoso
          Mário Cardoso

          Ninguém lê? Eu costumo ler! E pelos vistos tu também e muito mais gente.
          Mas e mesmo que não lessem? Problema dos outros não teu!

          Já te foi explicado o que cada permissão quer dizer, vais continuar a embirrar com o mesmo?

          Se não achas que devas usar, não uses, é simples!
          Achas que há alguém lá na google a ler aquilo que mandas à tua namorada? Achas que há lá alguém que ande a espiar os teus passos todos os dias e a ver o registo do GPS do teu telemóvel?

          Vive a vida, faz uso pleno do teu smartphone e esquece o resto!!

      1. Avatar de Mário Cardoso
        Mário Cardoso

        Ora aí está o melhor comentário de todos!
        Obrigado!

  2. Avatar de NT45
    NT45

    Vou exprimentar

  3. Avatar de Bruno Jesus
    Bruno Jesus

    Já utilizei o TouchPal e era bom, mas desde que a Google introduziu o swipe no seu teclado nativo nunca mais olhei para trás.

  4. Avatar de Joas
    Joas

    Qual a grande diferença entre este teclado e o Swype que também se usa em Android?

    1. Avatar de Nelson
      1. Avatar de ns
        ns

        O swype também “é de borla” nas versões mais recentes do android, porque vem com a versão nativa do teclado.

        Respondendo à questão original, pessoalmente tem alguns detalhes que me agradam bastante em relação ao swype, o que gosto mais é a pontuação e alguns símbolos (como o @) estarem acessíveis directamente nas teclas (usando o arrastar para cima ou para baixo).
        Sei que muitas pessoas não usam pontuação em SMS ou mails, mas para quem gosta de escrever bem ou tem a necessidade de o fazer por razões profissionais neste teclado isso é bastante prático.

        1. Avatar de K
          K

          Eu vejo muita gente a dizer que esta nova versão do teclado stock do android tras as funções swipe mas eu só as consegui por a funcionar para inglês. Para PT népia. Pode ser da versão que tenho (custom aosp rom). Alguém conseguiu por o swipe no teclado aosp a dar em PT?

          1. Avatar de Mário Cardoso
            Mário Cardoso

            Sim, eu consegui tanto no tablet Samsung Tab 2 como no Xperia J. Não me perguntes foi como porque já não os uso!!

  5. Avatar de Tiago Correia

    Ja uso esta aplicação à muito tempo, praticamente desde que tenho android, e nunca tive problemas com ela.

    Nesta ultima actualização, ouve algumas diferenças, melhores, mas foi difícil habituar-me 😛

  6. Avatar de Ricardo Ribeiro
    Ricardo Ribeiro

    Instalei esta última atualização e notei uma quebra na velocidade, aliás, é frequente crashar.

    Tenho um SGSII, CM9.0.1

    Passou-se o mesmo com alguém?

  7. Avatar de Dc
    Dc

    “..e porque hoje só do Apple….vamos agora fazer de algo fantástico para Android” i know what you did there 😉

  8. Avatar de pedro
    pedro

    estou a gostar deste teclado no meu tablet …. já desinstalei o SwiftKey Keyboard ….

  9. Avatar de Mario Junior
    Mario Junior

    Já usei ele, mas não fiquei com o mesmo pois não é possível a utilização de dois idiomas ao mesmo tempo. Ou eu uso PT-BR, ou US.

    Resumindo, fiquei no Swiftkey, que me permite utilizar até mais que dois idiomas ao mesmo tempo.

    1. Avatar de Luis Braz
      Luis Braz

      Olha que permite… eu utilizo!

      1. Avatar de Mario Junior
        Mario Junior

        Pois então incluíram essa opção nas últimas builds, pois a última que usei não era possível.

        1. Avatar de Tiago Correia

          E falas sem testar as ultimas versões? lol

  10. Avatar de fornost
    fornost

    testarei agora mesmo! meu galaxy y com swype é fantástico, mas para digitar senhas ou palavras desconhecidas é horrível… ecrã pequeno… vamos ver se melhora com esse.. 😉

    1. Avatar de fornost
      fornost

      testei mas não ficou muito tempo, a previsão dele é falha, autocorreção horrível e péssimo reconhecimento de “swype”… pra digitar letra por letra até que é muito bom, mas , no meu caso, não compensa, vou ficar com o velho da samsung mesmo, é mais fiável

      1. Avatar de Mário Cardoso
        Mário Cardoso

        Não lhe deste tempo para aprender os teus hábitos, as tuas palavras e a tua forma de escrever e também de errar. Este tipo de teclados precisa de tempo para aprender!

        1. Avatar de fornost
          fornost

          entendi!!! creio que vou ter que testar de novo, por mais tempo agora, obrigado pela dica @márcio cardoso!

          Deveras fui meio apressado em julgar o app 🙂

  11. Avatar de noosphere
    noosphere

    Muito bom… era swiftkey addicted e já o desinstalei. Impecável esta app.

  12. Avatar de Luis Duarte
    Luis Duarte

    Primeiras impressões… gostei muito, vamos ver como se vai portar “on the long run”

  13. Avatar de Duarte
    Duarte

    Eu comprei um tablet asus memo pad7 hd. É preciso desinstalar o teclado de origem, ou dá para alternar?

    1. Avatar de Mário Cardoso
      Mário Cardoso

      Dá para instalares quantos quiseres e alternar entre eles quando quiseres!

  14. Avatar de Maia
    Maia

    Já agora teclado swype para iphone experimentem Path Input. Muito bom.

  15. Avatar de André
    André

    Entre este e o SwiftKey qual recomendam?

  16. Avatar de Pedro
    Pedro

    No meu nexus 7 , a versão para tablet fica lento

  17. Avatar de David
    David

    tenho de treinar…ainda não consegui adaptar-me ao TouchPal contudo o Swiftkey é fantástico e tem uma coisa mto boa…o facto de ter vários dicionários ao mesmo tempo e poderes usar palavras de várias línguas sem que tenhas de mudar o dicionário…

    Isso é uma mais valia….nao sei se o TouchPal X funciona do mesmo modo…

  18. Avatar de alessandra
    alessandra

    Eu amo esse app para mim é o melhor não consigo escrever com outro> mais gostaria de saber se e possivel mudar o som do teclado, pois no meu o som e muito chato e não consigo mudar. alguém ai sabe ??