O iCloud também já tem cara nova, bem ao estilo iOS 7!

35 Comentários

O dia de hoje esteve centrado na Apple e no novo iOS 7 que foi lançado. Todos esperavam a chegada deste novo sistema operativo, com todas as novidades que traz e que vão ser apreciadas nos próximos dias pelos utilizadores.

Mas a nova roupagem do iOS 7 não se limitou a este sistema operativo. É a nova cara da Apple e esta começou já a distribuí-la pelos seus serviços.

O mais recente exemplo, que deixou de ser Beta, foi o iCloud.com. Também esta interface foi agora mudada para estar igual ao que o iOS 7 trouxe.

icloud_1

As novidades que o iCloud tem, para além da disponibilização do iWorks e que já apresentámos, estão na sua interface. Todos os serviços viram as suas interfaces serem ajustadas ao novo modelo e estão agora disponíveis para todos.

Os que estavam já a testar a versão Beta do iCloud conhecem bem as novidades, mas estas chegaram agora a todos os que usam este serviço no seu dia-a-dia.

As funcionalidades são as mesmas, sem grandes diferenças, mas a interface foi toda refeita, adaptada ao que foi apresentado e que agora é referência.

Ao ver esta alteração, também as aplicações foram alteradas e receberam o que de novo existe.

icloud_2

Ao acederem ao iCloud.com são brindados logo aí com novos ícones, bem ao estilo do que o vosso dispositivo móvel vos mostra na interface.

Todos os serviços estão arrumados de forma bem estruturada, sendo apenas diferente os seus ícones e o fundo (animado).

Mail

icloud_3

A nova interface do Mail do iCloud está mais polida, limpa e minimalista. As novas cores dão-lhe uma imagem ainda mais interessante, sendo o branco e o azul as cores dominantes.

Os ícones estão também mais reduzidos, não em tamanho mas sim em complexidade, o que facilita a sua integração na interface.

Contacto

icloud_4

A lista de contactos seguiu a mesma linha do email e está mais limpa. Os elementos que davam peso à interface foram removidos e esta parece mais leve e utilizável.

Percorram a lista dos vossos contactos e vejam cada um com mais detalhe e com mais informação, também ela mais simples de interpretar.

Calendário

icloud_5

O calendário do iCloud passou também a usar um esquema de cores que dá mais realce aos eventos e menos aos elementos.

O seu fundo branco, com as cores a vermelho, permitem que vejam facilmente os eventos que têm marcados, usando o esquema de cores associado a cada calendário.

A navegação nos dias e meses está no topo, também integrada com o novo esquema de cores.

Notas

icloud_6

As notas são a aplicação que mais se manteve na sua linha de imagem anterior. Mas mesmo assim sofreu alterações para estar mais limpa e menos pesada à vista.

Criem notas facilmente, alterem-mas ou eliminem-mas simplesmente, com uma interface simples de usar.

Lembretes

icloud_7

De todas as aplicações, os lembretes são a que mais apresenta um choque de cores. A sua barra esquerda contrasta com as cores que a zona do lembrete apresenta.

Mas também aqui houve trabalho e a integração das novas cores no texto casa de forma justa com os restantes elementos.

Encontrar iPhone

icloud_8

Esta função, de todas a que menos interface usável tem, está também diferente. O que mais salienta neste caso é a utilização das cores mais vivas nos elementos de texto ou de alerta.

O fundo, baseado em mapas Apple, manteve-se o mesmo, não havendo por isso alterações.

Se ainda não tinham tido oportunidade de usar a nova interface do iCloud então está na hora de a visitarem e explorarem.

A sua saída da fase beta, no mesmo dia em que o iOS 7 ficou disponível, veio dar-lhe o look iOS7 que todos aguardavam.

Aproveitem o iCloud.com e testem também as versões beta do iWorks. Depois de testarem o iOS 7 vão ver que a experiência de utilização se mantêm, como seria de esperar e nem vão notar diferenças nestas duas interfaces.

Homepage: iCloud

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    Alguém já testou o iOS 7 no iPhone 4? que tal?

    1. Avatar de Filipe Santos
      Filipe Santos

      Muito lento, mas tenho de testar melhor… Muitos ecrãs brancos…

      1. Avatar de Sérgio Monteiro
        Sérgio Monteiro

        Até ver, nada apontar! nao o achei lento….

      2. Avatar de João Reis
        João Reis

        lol ecrãs brancos, muitos.
        Imagino !!

        Mistura mais tabaco 🙂

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      Boas, ao instalar o iOS7 num iPhone 4S tive um problema inesperado, instalou e ao reiniciar quando vai preenchendo a barra de estado no ecrân preto só com a maçã bloqueia a 1/3 da barra e não sai de lá. Já tentei fazer “reset”, já tentei restaurar iPhone no iTunes e nada, volta sempre ao mesmo.

      Alguma sugestão?

      1. Avatar de JMH
        JMH

        Carlos, deixo aqui o link para um blog brasileiro… Tente este método

        http://blogdoiphone.com/2008/08/itutorial-como-deixar-seu-iphone-em-modo-dfu/

    3. Avatar de Nelson
      Nelson

      Funciona impec!

      Acho que mais rápido que o 6.

      Não ligues aos funboys de android.

      1. Avatar de Filipe Santos
        Filipe Santos

        @Nelson, além de parvo és ignorante! Já testaste algum??? Consegues provar que testaste?? É que falar é de borla!

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Claro que sou parvo e ignorante…

          E não tenho já o iOS7 á séculos no meu iPad 2

    4. Avatar de Alexandre Pinto
      Alexandre Pinto

      Mais lento… Sinceramente fiquei um pouco desapontado.
      Tb tenho o 4.

    5. Avatar de José MR. Silva
      José MR. Silva

      Instalei ontem no meu I-pad3. Baixar a actualização foi fácil, instalar, só consegui à terceira. Até agora e com algumas horas de uso, está tudo impecável, apesar de ter salvaguardado os meus ficheiros pessoais não perdi nada e tudo funciona. O que achei estranho ter ficado com mais 2 gigas de espaço, mas como nada desapareceu e já experimentei tudo e tudo funcionou bem, acho que não tenho que me preocupar com o assunto. No geral estou a gostar. Só faço um reparo aos ícones das “apps”, são maiores e estão com um efeito 2D muito em moda agora, parecem chapas a flutuar sobre o papel de parede, aqui sim mantiveram um feito que parece tridimensional e até é engraçado, mas as “apps” maiores “obriga” a ter mini páginas dentro das pasta, não é muito prático. Antigamente abríamos a pasta e víamos de imediato todas as “apps” agora vemos apenas algumas e se queremos ver o resto temos que mudar de página, o que torna o facto de termos pastas, algo redutor. De resto, está fluído e quanto à rapidez, parece-me, ser exactamente a mesma.

    6. Avatar de Luiz Alberto
      Luiz Alberto

      Caro Rui, instalei e testei e pelo contrario do que lí abaixo o meu iphone ficou mais leve (rapido) e após um dia inteiro fussando estou gostando do novo ios 7. No começo estranhei um pouco pois mudou inclusive o teclado, mas depois de acostumar eu aprovo. Ficou melhor. Abs.

    7. Avatar de Dulcineia
      Dulcineia

      Muito lento!

  2. Avatar de Nunes
    Nunes

    A Apple tb disponibilizou plugins para alguns browsers no Windows para fazer a sincronização de bookmarks com o iCloud

  3. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    mas já está desde ontem, não já? Pelo menos para mim estava

  4. Avatar de João Dias
    João Dias

    Uma curiosidade de developer…

    O que é que será que eles estão a utilizar para fazer o efeito ‘blur’ em browsers que não são webkit/blink?

    É que existe especificação da W3C para filtros, mas, até há pouco tempo, só os browsers webkit/blink é que suportavam o efeito de blur….

    Desta forma:
    -webkit-filter: blur(5px) brightness(0.5);

    1. Avatar de João Dias
      João Dias

      Quer dizer, acho que havia um hack qualquer para o IE8/9, que era o DXImageTransform, mas isso não era propriamente um desfoque…

      Podem ver o suporte aqui:
      http://caniuse.com/#search=css%20filter

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Estão a usar não estão a usar -webkit-filter, mas sim um isto:

      background-image: -webkit-canvas(id-do-canvas)

      Depois de definido o id no css, podes usar directamente esse id para desenhar, como se fosse um elemento canvas, mas também só está disponivel no webkit:
      http://caniuse.com/#search=css%20canvas
      https://www.webkit.org/blog/176/css-canvas-drawing/

  5. Avatar de Rui
    Rui

    Instalei o ios 7 no ipad 2 e….. Os leitores de vídeo deixaram de funcionar!

    É impressão minha ou a Apple copiou no ios 7 o teclado virtual dos surface da Microsoft!?

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      No meu funciona, instalei logo a GM.

      Quanto ao teclado, só por ter também em preto?

      1. Avatar de José MR. Silva
        José MR. Silva

        Até vi vários tipos de teclado. Também a mim me pereceu, este branco, igual do do surface, mas, tudo depende da aplicação, há aplicações em que ainda vemos o teclado antigo.

    2. Avatar de Nunes
      Nunes

      creio que o “layout” é o mesmo do iOS6, apenas alteraram as cores, que apesar de ser escuro, não é o preto do Windows, apresenta até alguma transparência. Por isso não me parece que copie alguma coisa do windows

  6. Avatar de Nelson
    Nelson

    Este iWork está impec!

  7. Avatar de soraia andrade
    soraia andrade

    boa noite, estou a ficar em “Pânico” 🙁 instalei o novo ios7 no meu iphone 4…demorou que se fartou mas ate ai tudo bem, consegui liga-lo, coloquei a minha senha e o pin do SIM…so que agora, quer dizer á cerca de 1h que está a actualizar as definições do iCloud! é normal demorar tanto tempo? o que é que eu faço? no iTunes do pc diz-me que ja tenho o software actualizado para o IOS7. Ajudem-me!!!

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Sim… Os servidores estão muito lentos devido a estar toda a gente a fazer o mesmo 😉

  8. Avatar de Miguel
    Miguel

    Pessoal, ninguém tema ido problemas com a siri?
    Desde que instalei o iOS 7, quer num iPad 3, quer num iPhone 5, muitas vezes a siri não responde e diz algo como “I’m really sorry about this but I can’t take any requests right now. Please try again in a little while” isto acontece-me desde o beta 1, mas na versão final já devia funcionar..nunca me aconteceu no iOS 6! Alguém tem esse problema?

    1. Avatar de José MR. Silva
      José MR. Silva

      Tenho também um I-pad3, e até agora, não assisti a nada disso! Tinha lido algures que o SIRI não iria funcionar no I-pad3, mas no meu está tudo igual, mas já li outras pessoas a queixarem-se que tinham problemas como os que descreve e outras, como eu, que têm tudo bem. Ora tendo o mesmo aparelho é um pouco estranho.

    2. Avatar de José MR. Silva
      José MR. Silva

      Miguel, fiquei a matutar com a sua questão, porque como lhe disse já tinha lido outras pessoas com queixas, e fui experimentar de novo o SIRI, e responde como sempre o fez. O meu está em inglês (US), a minha opção, e respondeu de imediato a tudo o que costumo fazer, não nota diferença nenhuma. Informe-se sobre o seu caso, já que a única diferença que temos é o facto de o Miguel ter instalado a versão beta e eu não.

  9. Avatar de PcRat
    PcRat

    Existem problemas na ligação, activação do iphone, tentei trocando as portas usb e funcionou perfeitamente, existem algumas pequenas coisas, como a falta da meteo no ecra bloqueado, mas tenho o iphone 4 a bombar 5 estrelas, e não existem arrastamentos, talvez seja desta que pondere desistir do jailbreak, só usava o jailbreak pelo sbsetings, agora com esta melhoria, e provavel que não volte a jailbreakar o iphone, gostei bastante.
    Só tenho pena que não dê para tirar a bolsa, o dictafone e o quiosque, era coisas que tirava, mas é meu gosto pessoal claro.

    Esta muito fluido, sem bloqueios.

    Uma nota final, por causa de ter o iphone com jailbreak, e ja nao e a primeira vez, tive alguns problemas em fazer a actualização, mas nada que não se resolveu, apenas trocando de portas usb, tanto na instalação como na activação.
    Não percebo a diferença, mas que resulta, resulta.

  10. Avatar de misterious
    misterious

    Estou a espera que metam o iWork para iOS gratuito para todos

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      o iWork só é gratuito com a compra dum iPhone

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        um novo iphone!

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          um novo iDispositivo

  11. Avatar de Tiago
    Tiago

    Se o autor fosse outro, diria que é o icloud mais avançado do mundo 😀

  12. Avatar de Rui Nogueira
    Rui Nogueira

    Off topic: tenho um iPhone 5 com o iOS 7 e os botões dos fones deixaram de funcionar, no iPad com iOS 6 funcionam bem! Mais alguém está a ter o mesmo problema?