O iOS 7 está a chegar, é hora de preparar o seu dispositivo!

137 Comentários

Alguns passos que deve seguir para uma actualização livre de problemas

A chegada do novo sistema operativo móvel da Apple está por horas. Deverá ser por volta das 18 horas que esta actualização deverá ficar disponível para todos.

São várias as novidades que o iOS7 traz para os utilizadores, bem como um conjunto elevado de melhorias que todos vão poder usufruir.

Mas e o seu equipamento está preparado para receber o iOS7? Provavelmente sim, mas convêm preparem-se com pequenas acções para que esta actualização decorra sem problemas.

preparar_ios_7_1

Por norma estas actualizações decorrem sem problemas e a Apple dedica bastante tempo a dar aos utilizadores a melhor experiência de utilização, mesmo nestes processos.

Mas a experiência dita que devemos estar preparados para a eventualidade de haver problemas e que, em caso de necessidade, possamos contornar os problemas e não perder qualquer dado ou configuração.

Os passos que vamos apresentar são simples de executar e a maioria pode até nem ser necessária, mas é preferível estar preparado e com a capacidade de reagir aos problemas.

Vamos então ver cada um dos passos que devem executar para prepararem a actualização para o iOS7.

Verifique a compatibilidade do seu equipamento

Como seria de esperar a Apple não disponibiliza a versão 7 do iOS para todos os seus equipamentos. Os mais antigos, e que já nem estão a ser comercializados ficaram de fora.

Apesar destas limitações, a maioria dos equipamentos, não apenas os mais recentes, estão abrangidos e podem receber o iOS7.

Vejam a lista dos equipamentos suportados abaixo e vejam se o vosso se enquadra nessa lista.

  • iPhone 4, iPhone 4S, iPhone 5.
  • iPod Touch de 5ª geração.
  • iPad 2, iPad com ecrã retina e iPad mini.

preparar_ios_7_2

Caso o vosso equipamento seja mais antigo, pode ser preferível aguardar alguns dias e verificar a existência de problemas.

Não é uma situação rara o surgimento de lentidão após as actualizações. Depressa a Internet será inundada de queixas, caso elas comecem a surgir.

Equipamentos com versões beta do iOS 7

Todos os que embarcaram na aventura de testar as versões beta do iOS7 devem realizar alguns passos antes de avançar com a actualização.

Essas versões beta têm um prazo de validade e devem ser actualizadas antes de poderem receber o novo iOS7.

O aconselhado nestes casos, e caso ainda não tenham feito a actualização para a Golden Master, é que o façam. Se preferirem podem realizar o downgrade para a versão 6 e depois realizar a actualização.

Faça uma limpeza geral ao dispositivo

Este é de todos os passos apresentados o que é menos “obrigatório”. No entanto é aquele que pode representar uma melhoria de performance no vosso iDevice.

A limpeza de ficheiros temporários e de cache pode representar uma melhoria geral na velocidade e também um aumento do espaço disponível no vosso equipamento.

Para verem o espaço ocupado por este tipo de ficheiros necessitam apenas de aceder ao iTunes e, no dispositivo, podem consultar a ocupação de espaço.

O que devem procurar é o “Other”. É este espaço que vão reduzir ao eliminar as caches do browser e de outras aplicações. Se preferirem, e tiverem o conhecimento para isso, podem usar aplicações específicas para eliminar os ficheiros temporários.

preparar_ios_7_3

Se quiserem vão um pouco mais longe e eliminem aplicações e ficheiros que tenham no vosso dispositivo e que não usem!

Actualize as suas aplicações

Este é outro passo que pode ser dispensado, mas se o realizarem conseguem ganhar tempo e começar a usar o iOS7 em toda a sua plenitude mais cedo.

Não vão poder usar as vossas aplicações e ver como estas se comportam com o iOS7 quando estas estiverem a ser actualizadas.

No início do dia de hoje surgiram já várias actualizações, todas elas a preparar a chegada do iOS7. Vão actualizando-as para poderem logo começar a usá-lo.

Mas para além de as actualizarem no equipamento é importante que o façam também no iTunes. Se necessitarem de fazer uma recuperação estas vão estar já prontas a ser copiadas para o dispositivo, evitando mais uma vez terem de esperar que sejam descarregadas da Internet.

preparar_ios_7_4

Se por algum acaso estiverem a usar um iTunes que não seja o que normalmente é usado para as sincronizações, aproveitem e transfiram as aplicações para aí.

Mas uma vez fica mais simples um eventual processo de restauro.

preparar_ios_7_5

Por fim não se esqueçam de actualizar o iTunes. A versão 7 do iOS necessita da versão 11.1, que deverá ser disponibilizada durante o dia de hoje.

Faça backup para o iTunes e iCloud

Este é o passo mais importante e aquele que todos devem realizar, mesmo que se sintam confiantes no processo e na própria Apple.

O backup será a vossa tábua de salvamento se o processo correr mal. É esta a forma de recuperar os vossos dados e de colocar o vosso dispositivo como estava antes do início da actualização

A versão 6 do iOS trouxe a possibilidade de fazerem backup dos vossos dados para o iCloud, mas tudo fica mais simples se o fizerem também localmente.

O que propomos, mesmo que vos pareça desnecessário e trabalho duplicado, é que realizem uma cópia dos vossos dados para o iCloud e também para o vosso disco, com o recurso ao iTunes.

O primeiro poderá ser usado para colocarem o dispositivo utilizável, com todos os dados, e o segundo para terem as vossas aplicações repostas e também funcionais.

Liguem então o vosso dispositivo ao Computador, lancem o iTunes e escolham-no. No separador Summary vão poder aceder às opções necessárias para para iniciar o backup e alternar entre o seu destino.

preparar_ios_7_6

Se puderem não se limitem a fazer backup do dispositivo. Façam também cópias dos restantes ficheiros (músicas, vídeos e outros). É mais uma salvaguarda em caso de problemas.

Instale o iOS 7

Este é o passo mais desejado e aquele que menos controlam. Segundo informação da Apple o iOS7 deverá estar disponível no nosso fuso horário às 18. A partir dessa hora vão poder começar a procurar pela actualização.

Podem fazê-lo directamente no dispositivo ou pelo iTunes. Acedam no vosso dispositivo a Definições -> Geral -> Actualização de Software e vejam o que a Apple tem para vos oferecer. Se preferirem fazê-lo pelo iTunes, só precisam de ligar o dispositivo ao Computador e escolher a opção de verificação de actualizações.

Lembrem-se que os servidores da Apple vão estar inundados de pedidos de actualizações e por essa razão é muito provável que existam problemas pontuais nos primeiros momentos.

Caso esta situação vos esteja a acontecer, o ideal é que aguardem por uma hora mais morta e que tentem nessa altura. A espera vai com certeza valer a pena.

preparar_ios_7_7

Em caso de problemas só precisam de usar os backups que fizeram e restaurar o vosso dispositivo para o momento imediatamente anterior ao terem iniciado o processo de actualização.

Depois de o terem instalado só vos resta explorá-lo a fundo e conhecer as novidades que fomos apresentando. Se quiserem podem usar este artigo como guia para acederem às novidades e verem o que a Apple preparou para os utilizadores dos seus dispositivos móveis.

Homepage: iOS 7

Comentários

137

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de António Ferreira
    António Ferreira

    Boas dicas, parabens. só espero é q neste post não va haver tb discussoes

    abraço e bom trabalho

  2. Avatar de JP

    Mas vais corrigir o lag do fecho de aplicações no ipad mini? e a situação da câmara não apresentar as opções todas?

    1. Avatar de justanotherone
      justanotherone

      Não sei que lag te referes, mas existe um “mini-lag” que não é defeito, é feitio. Não sei se é esse que te referes. Quanto à camera, na beta 5 e na GM já estáva tudo normalizado no 4s no 5 e no ipad. Se no 4s já está normalizado, e supostamente nem ia levar os filtros em tempo real, creio que o problema está na tua parte. Podes precisar de uma uma instalação fresca, por algum motivo.

  3. Avatar de Rudolfo
    Rudolfo

    Itunes 11.1 para windwos ja esta disponivel
    🙂

    1. Avatar de Luís
      Luís

      Creio que para MAC ainda não está o itunes actualizado :S

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Eu tenho iTunes 11.1b110, para Mac.

    2. Avatar de Ruben
      Ruben

      Onde? O meu diz que não existe nenhuma atualização.

      1. Avatar de JoaoF
        JoaoF

        Podes ir a pagina da apple e já tens la apra mac

  4. Avatar de Laurinda
    Laurinda

    Em 2 ou 3 dias conseguiram escrever artigos que nunca mais acabam que o IOS esta a chegar….. Não chega já?

    1. Avatar de António Ferreira
      António Ferreira

      LOL

    2. Avatar de justanotherone
      justanotherone

      Não. É só as 6 que chega 🙂

      Se te incomoda, ignora!

    3. Avatar de António
      António

      Se informam é porque informam, se não informam é porque não informam! Haja paciência… Tens bom remédio, não venhas ao site! Ou isso é tudo azia por não poder atualizar o teu aparelho?

      1. Avatar de JP (djlinux)

        Como é que sabes que ele/ela não tem um iPhone?

        Se a estupidez matasse…

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          E onde é que ele referiu que esse user não tinha um iPhone.

          1. Avatar de JP (djlinux)

            “Ou isso é tudo azia por não poder atualizar o teu aparelho?”

            Não me digas que se estava a referir a um aparelho ou SO que nem eu conheço?

    4. Avatar de JP (djlinux)

      Pensei o mesmo, mas é normal, IOS e Android deve ser o que mais gera tráfego e comentários…

      Mas a semana ainda não acabou, vem ai os erros, o que ainda ninguém sabia, tweaks, etc etc… Lol

      Mas lá esta, quem não gostar o melhor que tem a fazer é mesmo ignorar.

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Desculpa mas tive que responder por aqui. O 3G/3GS não dá para actualizar, tal como o ipad1 e grande parte da gama itouch.
        Não poderia estar a falar desses? Tem que estar exclusivamente a falar de alguns smartphones com Android.

        1. Avatar de JP (djlinux)

          Ok Bruno, leva a “Bike” =)

  5. Avatar de mario
    mario

    [offtopic]

    Porque é que no site da Apple dizem (…) O portátil com mais resolução do mundo.
    http://www.apple.com/pt/macbook-pro/features-retina/

    e olhando por exemplo para aqui:
    http://www.amazon.com/Samsung-ATIV-NP940X3G-K01US-13-3-Inch-Laptop/dp/B00DVFMDN8

    São o quê ?

    1. Avatar de justanotherone
      justanotherone

      Provavelmente na altura era? Honestamente não sei. Entretanto já pode ter saido muita coisa. E já se sabe, se uma empresa faz, outras irão fazer. Seja Samsung, Apple, ou Durex.

      Não encontrei foi nenhum 15″ da Samsung com essa resuloção ou parecida sequer 😮 só 1600×900. Podiam ter posto a mesma resolução num de 15 ao menos..

      1. Avatar de mario
        mario

        na altura? o site é actual.

        1. Avatar de justanotherone
          justanotherone

          quando o retina saiu! creio que estava subentendido..
          informação desactualizada, apenas isso..

          1. Avatar de Sribeiro
            Sribeiro

            lol… sabes o que é um ecra de retina? nao é mais q um amoled…
            so que la está.. truques da apple… chamamos de retina e passa a ser especial…

            ja tive 3 iphones e atualmente tenho um note 2 e posso dizer que a apple parou no tempo… já há pessoas que começam a percever o seu jogo de markting e que afinal os revolucionarios da tecnologia, nao sao revolucionaris, e apenas vão atraz dos desenvolvimentos das outras empresas, dão lhe um nome bonito, dizem que o produto é especial e pronto…
            eles esploram bem os equipamentos deles, é verdade, mas não soperam todos como um “apple user” considera… abram os olhos…a apple nao é religiao, nem partido politico, q é isso q fazem dela

    2. Avatar de JP (djlinux)

      Não existe nenhuma marca que actualize esse tipo de publicidade, tipo “O portátil com mais resolução do mundo” – para – ” O portátil que já teve a maior resolução do mundo” … Certo? Entretanto enganam outros com maças nos olhos.

    3. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      portáteis com a mesma resolução. Um com formato 16:9 e o outro com 16:10

      1. Avatar de Nuno Vieira
        Nuno Vieira

        ????

        2880×1800 =/= 3200×1800

        1. Avatar de Sergio J
          Sergio J

          O que tem formato 16:9 é mais comprido logo tem mais colunas.
          Obviamente que tb podes dizer que é mais baixo e mantem o mesmo numero de linhas.

          1. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            Ter o mesmo numero de linhas verticais e ter a mesma resolução são duas coisas completamente distintas. Isso é a mesma cousa que dizer que um monitor 4:3 de 1600×1200 tem a mesma resolução que um monitor 16:10 1920×1200, apenas porque têm o mesmo numero de linhas verticais. Geralmente só se mencionam linhas nas televisões.

            Depois só podes referir que é mais baixo se ambos tiverem a mesma diagonal. Neste caso mesmo que o ecrã fosse 16:10 continuaria a ser mais baixo que o da Apple porque estas a comparar o portátil mencionado que é de 13.3″ com o MacBook Pro Retina de 15″.

    4. Avatar de Nelson
      Nelson

      “criámos o ecrã de portátil com a maior resolução do mundo”

      E disseram muito bem, quando o criaram, era a maior resolução do mundo num portátil.

      Não diz que é o portátil com a maior resolução do mundo.

  6. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    Bolas, mas qual é a pressa? Vocês não sabem esperar, e não sabem que esperar é uma virtude?
    Que raio de sociedade esta em que nos tornámos…

  7. Avatar de Carlos Lima
    Carlos Lima

    Só para comunicar que no site da apple já está disponivel o itunes 11.1 para windows

  8. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    Atenção, faltam 5 minutos!
    Já afiaram os lápis?

  9. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    Está quase!

    1. Avatar de miguel
      miguel

      portugal sempre a mesma sh*t, na america saiu 2 min antes da hora, aqui ja passam 10 minutos e nem vê-lo!

      1. Avatar de Pedro A.
        Pedro A.

        Qual é o stress?

  10. Avatar de Rui
    Rui

    A descarregar no iPad e no iPhone 5 🙂

  11. Avatar de Angelo
    Angelo

    Boas,
    como se apaga os ficheiros com barra amarelo, “Outros” do iphone 4???

    1. Avatar de Carlos Vicente
  12. Avatar de ArTuRiX
    ArTuRiX

    Com a pressa deviam ficar todos crachados e sem dispositivos!!
    Belos comentários, até aconselham não vir ao site pplware!!! muito bom!!! ver tanto stress para…novidade nenhuma!! só pelo aspecto parece que vai mudar o mundo pequenino que alguns vivem, não se cansam de olhar para o ios? é tão feio!! e tantos anos para actualizarem o aspecto e… está tão feio e igual meu deus!!! Eu tenho e gosto não tenho nada a apontar, nada que os outros não façam também, mas tanta loucura não é normal!!!
    Devia haver um reality show diário dentro da Apple e davam-nos descanso!!!!

  13. Avatar de Alex
    Alex

    No itunes nao me aparece nada só no iphone e itunes 11.1 nao sai
    :s

    1. Avatar de Dennis
      Dennis

      Vai ao site da apple já tá disponível lá

      1. Avatar de Alex
        Alex

        a mim não me aprace, so me aparece 10.0.5

        1. Avatar de Dennis
          Dennis

          Eu saquei de lá era prai 5h45m já ta a algum tempo disponível

          1. Avatar de Alex
            Alex

            Pois entao não sei, é que a mim no itunes.com não me aparece e no itunes.com/pt também não

            não sei o que fazer para sacar

  14. Avatar de João
    João

    Tenho a versão Gm instalada e nem por itunes nem OTA aparece atualização. Será de ter GM?

    1. Avatar de Dennis
      Dennis

      Parece que a versão laçada hj é igual GM a partida não precisas de fazer nada

      1. Avatar de João
        João

        Igual? Não digas isso nem a brincar, no ipad 4 ainda tem bugs a GM. Estou a instalar o 6.1.3 e depois instalo o 7 para ver se assim já dá.

        1. Avatar de Dennis
          Dennis

          Quando instalares diz se mudou alguma coisa

          1. Avatar de João
            João

            já instalei o 6.1.3 e já estou a instalar o ios7. Já te digo algo.

          2. Avatar de Carlos Lima
            Carlos Lima

            Sabes se a versão GM é igual à versão lançada hoje ou não?

  15. Avatar de Rui S.

    Realmente não há nada a acrescentar. Apple’s rules!
    Pplware sempre a dar-lhe!

  16. Avatar de jocapoga
    jocapoga

    no telele diz-me k há actualização mas falha por erro de servidor (muitos cães para o mesmo osso)
    ni itunes (já atualizado) diz que o telelé tem a versão 6.1.3 que é a atual!!!

  17. Avatar de Filipe G
    Filipe G

    Para quem já tinha actualizado antes o que faz ?

  18. Avatar de João L
    João L

    O IOS7 também está disponível para o Iphone 5 de 16G?

  19. Avatar de N.
    N.

    A dúvida, porque já vi muita contra-informação em dezenas de sites:

    “Como seria de esperar a Apple não disponibiliza a versão 7 do iOS para todos os seus equipamentos. Os mais antigos, e que j´á nem estã oa ser comercializados ficaram de fora.
    Apesar destas limitações, a maioria dos equipamentos, não apenas os mais recentes, estão abrangidos e podem receber o iOS7.”

    Quando falam em “não comercializados”, o iPad 3 está incluído, penso eu.

    Falam logo abaixo do iPad com ecrã retina (segundo a página da Apple, é o iPad 4, porque desapareceram referências ao 3 – The New iPad):
    “iPad 2, iPad com ecrã retina e iPad mini.”

    Mas em diversos sites/fóruns dizem que o iPad 3 (The New iPad) é compatível.

    Afinal, como é… é compatível ou não? (por enquanto ainda não me aparece, realmente, disponível a actualização).

    1. Avatar de kimbas
      kimbas

      É compativel eu estou a actualizar o meu agora.

      1. Avatar de N.
        N.

        Sim, só depois das 18h é que apareceu, realmente, o iOS disponível para download. 🙂

    2. Avatar de Benchmark do iPhone 5
      Benchmark do iPhone 5

      Os compatíveis – a seguir a “Does iOS 7 support my device?”
      http://www.idownloadblog.com/2013/09/18/ios-7-installation-tips/

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
        Benchmark do iPhone 5

        Afinal estava no post:)

  20. Avatar de JoaoF
    JoaoF

    Boas, uma pequena pergunta… Alguém me sabe fornecer um programa que limpe os ficheiros de cache? Denominados por os “outros”?

    Obriagdo

    1. Avatar de Abílio
      Abílio

      Os videos, musica, etc que estão em app`s tipo VLC ou AVplayer, etc aparecem como Outros.

      Para ficheiros temporários:

      https://pplware.sitedev.pt/windows/software/phoneclean-mac-limpeza-e-manutencao-no-ipad-ipod-iphone/

  21. Avatar de jocapoga
    jocapoga

    phonecleam – app limpa cache iphone

  22. Avatar de Dennis
    Dennis

    João alguma diferença??

    1. Avatar de João
      João

      ainda não está, já foi umas 10 vezes a baixo e agora está quase no fim mas a barra tá muito devagar :\

    2. Avatar de João
      João

      a mesma palhaçada os mesmos bugs no fecho das apps com os 5 dedos. tudo na mesma, o mesmo problema no mail em que os mails estão todos vistos e marca como mails por ler entro na app e não há nada. O lag nao sei ainda nao mexi muito só mais logo

  23. Avatar de Paulo
    Paulo

    Ja fiz actualizaçao ipad 2 .. Ta espetaculo … So noto o teclado mais lento abrir e a mudar para os caracteres e numeros .. Tirando isso ta ok

  24. Avatar de Miguel
    Miguel

    Tenho o iphone 4 8gb e com este update ficou nnn de lento.

    Mais alguem com este problema? Como faço para voltar ao anterior?

  25. Avatar de Jorge Vieira
    Jorge Vieira

    E para quando o jailbreak do iOS 6.13, alguém sabe?

    1. Avatar de Abílio
      Abílio

      Miguel aproveita enquanto a Apple ainda assina o 6.1.3 e faz downgrade.
      Mete em DFU mode
      Saca o ipsw do 6.1.3
      Alt(shift no Windows)+ clik em restauro no itunes.
      Se tinhas JB usa o snowbeeze e as SHSH para fazeres um cfw do 6.1.2.

  26. Avatar de JC
    JC

    Depois de fazer a atualização, não estou a conseguir ativar o meu Iphone 4S no servidor da apple. Algúem como o mesmo problema ?

    1. Avatar de pedro
      pedro

      tenho um iphone 4 e estou com o mesmo problema que tu…pelo menos fico mais descansado por não ser o único:) sinal que não fui eu que fiz asneirada;)…

      alguém sabe alguma solução? ou é esperar que o problema se resolva sozinho?

    2. Avatar de Fábio Ribeiro
      Fábio Ribeiro

      Já somos 2 (não consigo activar o ipad4), Alguma solução?

    3. Avatar de TT
      TT

      Sim, confirmo. Tenho exactamente o mesmo problema, já alguém que tenha o iPhone 4s conseguiu activar?

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Ainda não consegui activar também, deve ser devido à sobre carga dos servidores….

        1. Avatar de Fábio Ribeiro
          Fábio Ribeiro

          pois é o que eu acho. Esta tudo a actualizar a mesma hora não há servidor que aguente lol

          1. Avatar de pedro
            pedro

            o problema ta resolvido aparentemente…ja consegui activar o meu. tentem tb pode ser que consigam

          2. Avatar de Fábio Ribeiro
            Fábio Ribeiro

            Já ativou após varias tentativas

    4. Avatar de Abílio
      Abílio

      Upss.. O comentário era mais acima

  27. Avatar de Miguel L.
    Miguel L.

    Como é que limpo os “outros” no Iphone?????

  28. Avatar de jocapoga
    jocapoga

    no iphome 4s tudo NOVO – no ipad depois de fazer o Down não está a atualizar – aguardemos

    1. Avatar de Antonio Ferreira
      Antonio Ferreira

      iphone 5 actualizado e a funcionar 5 estrelas via OTA

  29. Avatar de Carlos Silva
    Carlos Silva

    Os canais da apple deve estar mesmo nas couves… estou a fazer backup para o icloud e a previsão para terminar é de 3h 🙁

  30. Avatar de Benchmark do iPhone 5
    Benchmark do iPhone 5

    Levantem-se cedo amanhã que já dá 🙂

  31. Avatar de Roberto T.
    Roberto T.

    Eu já tinha a versão da semana passada! O itunes diz que a minha versão já está actualizada! Confirma-se mesmo que a versão disponibilizada a semana passada é igual há de hoje!?

    No meu iphone 4 16gb o iOS 7 ficou bem mais lento que a versão 6.1.2 com Jailbreak.

  32. Avatar de Carlos Lima
    Carlos Lima

    Tinha a versão ihone4 GM, ao fazer no itunes o restauro valores de fabrica em cima ele pede para aceitar a licença e diz que actualiza o software para o IOS7. Ele substitui o GM por o de hoje ou continuo a ter a versão GM?

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
      Benchmark do iPhone 5

      Se tinhas o iOS 7 GM e está tudo bem não faças nada. O restauro é para fazer quando há problemas, por exemplo na ligação à rede Wi-Fi, que não se possa resolver de outro modo. Há dois restauros diferentes:
      – Como novo (ou de fábrica) – fica só com as apps que vêm com o IOS. As que se tenha instalado, os dados e as definições perdem-se

      – Restaurar a partir de uma cópia de segurança – ficam as apps e os dados.

      Há um post recente que explica como fazer cópias de segurança. Quando há problemas é preferível usar primeiro o restauro a partir da cópia de segunça em vez do novo/de fábrica.

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
        Benchmark do iPhone 5

        O GM e o de hoje são o mesmo

  33. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    Não me lembro de ver tanta coisa quando sai uma nova versão o Android, ou mesmo WP8…

    Mas contudo, é bom que informem como proceder para a instalação do iOS7….

    Cumprimentos.

    1. Avatar de Roberto T.
      Roberto T.

      E porque será!?

      1. Avatar de João Pereira
        João Pereira

        Não sei.. não quero falar sem saber…

    2. Avatar de Miguel

      e lembras-te de ver quarenta milhões de androids/wp8s a atualizar na primeira hora de uma nova versão?

      1. Avatar de MigM
        MigM

        Esse é o problema. A Apple tem mais olhos que barriga e os servidores rebentaram! 🙂
        Mais vale fazer faseado que tudo ao molho e só os primeiros são servidos.

      2. Avatar de João Pereira
        João Pereira

        Pois…. também porque seja que cada vez que sai um OS Android novo é preciso comprar um telemóvel novo para ter o seu Android atualizado. E é aí que a Apple ganha e muito, pois não deixa os seus utilizadores para traz…

    3. Avatar de Nelson
      Nelson

      Porque quando sai uma versão nova de Android…

      Ninguém tem acesso a essa versão, fora uma minoria que tem Nexi.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        PS: e mesmoa assim, é faseado, sai para o mais novo membro da família (ex: Novo Nexus 7 para Android 4.3) e depois é que sai para os outros Nexi.

  34. Avatar de Pablo Macedo
    Pablo Macedo

    Ja estou a usar a versao deste iOS desde a versão GM, a unica coisa que a mim me deixa um pouco chateado e o facto de as pessoas que tenham equipamentos comprados antes de Setembro não tenham acesso ao iWork, o qual foi possiblitado na Keynote como sendo a borla…

  35. Avatar de Benchmark do iPhone 5
    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      o CPU parece ter tido um desenvolvimento surpreendente!
      A diferença de performance entre código 32bit e 64bit é bem maior do que estava à espera, embora quase de certeza que uma parte se deve a melhor optimização ao processador

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
        Benchmark do iPhone 5

        Assim, a frio, sintetizando o que li por aí:

        – O iPhone 5s é, de facto, duas vezes mais rápido que o iPhone 5, como tinha sido anunciado na keynote

        – Dessa melhoria, de 100% (o dobro é um aumento em 100%) em relação ao iPhone 5: a parte principal, à volta de 80%, deve-se à optimização do processador, e 20% à arquitectura de 64 bits. Por acaso havia interesse em que esta distinção fosse feita da forma mais exacta possível.

        Isto tem importância porque, mesmo que as apps não sejam de 64 bits, o iPhone 5s corre as apps de 32bits a uma velocidade à volta dos 80% superior ao iPhone 5 – ou seja, têm o ganho da melhoria do processador, mesmo que não tenham o ganho, adicional, da arquitectura de 64 bits.

        1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
          Benchmark do iPhone 5

          …Partir dos resultados dos testes ao processador (que medem uns factores mas não medem outros) para o correr as aplicações, enfim, não é assim tão linear. Seria mais correto dizer “no que se refere ao processador”, mas como o processador é a componente principal, dá uma ideia da maior rapidez na execução das apps.

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            sim, numa aplicação dificilmente se verá esse ganho, até porque algumas pouco sobrecarregam o processador.
            Mas basta olhar para o conjunto de testes que foram realizados para ver que o há ganhos significativos de desempenho a vários níveis

        2. Avatar de Nunes
          Nunes

          Não será bem os 20%, pois uma parte desse ganho advém de optimização ao processador. Mas como a Apple quer que qualquer optimização seja feita logo para 64bits, só se irá notar o ganho global de optimização

          1. Avatar de Francisco Machado
            Francisco Machado

            E tudo isso com “apenas” um dual-core e 1gb de RAM. Fantástico. Grande chapada de luva branca que Apple dá naqueles que acreditam que poder de processamento bruto é tudo.

            http://9to5mac.com/2013/09/19/iphone-5s-a7-chip-only-dual-core-but-its-still-the-fastest-phone-out-there/?utm_source=feedburner&utm_medium=twitter&utm_campaign=Feed%3A+9To5Mac-MacAllDay+%289+to+5+Mac+-+Apple+Intelligence%29

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            Há quem diga que não faltaria muito à Apple para ter um CPU com performance equiparável ao Ivy Bridge da Intel.
            Construindo a 22nm e com uma frequência de 2,5GHz deveria duplicar a performance e conseguir chegar bem perto dum i5, 2 núcleos, 2Ghz. Muito provavelmente iria consumir menos que o chip da Intel

  36. Avatar de xbuzzy
    xbuzzy

    \Espero que não demore muito a sair jailbreak para o iOS7 😉

  37. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    Ipad2 pouco fluido com ios7 fiquei desapontado. Tem forma de voltar a colocar o ios 6. Qql coisa.. O anterior?..

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      O meu iPad 2 está completamente bem fluído com o iOS7, mais rápido que o 6.

    2. Avatar de Ru1Sous4
      Ru1Sous4

      Não existe hipótese de voltar ao iOS 6

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Existe sim, basta ir ao IPSW do iOS que se quer…

        1. Avatar de Ricardo Santos
          Ricardo Santos

          Podes elucidar-me?

          Já agora uns dizem que no ipad2 esta ok, outros (no me caso) nao… deve-se a quê? será que tenho que Fazer um hard reset ao ipad2 para ficar fluido? ^.^

  38. Avatar de Luis Fer
    Luis Fer

    Estas alterações de design e esquemas de cores do IOS7 lembraram-me muito o Nokia N8 com o Symbian Belle 🙂

  39. Avatar de Quinas
    Quinas

    Alguem me sabe dizer como se desliga chamadas no ios 7 sem ser no botão off?

  40. Avatar de ArTuRiX
    ArTuRiX

    Nem sei o que dizer…Estas cores… parece um infantário!!

  41. Avatar de Diamantino Mendes
    Diamantino Mendes

    Uma bateria de testes foi realizada pela Arstechnica comparando o IOS 7.0 GM vs IOS 6.1.3 no iPhone 4.
    Vejam a análise que está muito boa.

    http://arstechnica.com/apple/2013/09/new-lease-on-life-or-death-sentence-ios-7-on-the-iphone-4/

  42. Avatar de carlos
    carlos

    pelo q li aqui http://arstechnica.com/apple/2013/09/new-lease-on-life-or-death-sentence-ios-7-on-the-iphone-4/

    n vou mudar ja . esta tudo + lento ou quase tudo e o aspecto grafico esta pior em tudo, just my 2 cents….vou aguardar por um update ver se melhora.

    1. Avatar de carlos
      carlos

      so para terem uma ideia
      APPLICATION IOS 6.1.3 IOS 7.0 GM
      Safari 1.13 seconds 2.05 seconds
      Camera 1.9 seconds 2.63 seconds
      Settings 1.31 seconds 1.88 seconds
      Mail 1.0 seconds 1.50 seconds
      Messages 1.57 seconds 2.80 seconds
      Calendar 1.23 seconds 1.78 seconds
      Phone 0.67 seconds 2.37 seconds
      Cold boot to lock screen 31.14 seconds 45.13 seconds

      1. Avatar de MigM
        MigM

        Afinal os 64b teve o efeito contrário…

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          o teu nível de conhecimento é deveras surpreendente!
          o iPhone 4 com 64b em que mundo?

          1. Avatar de MigM.
            MigM.

            Man… fiasco… ponto-final.

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            fiasco!?
            tens noção que há coisas que ficaram mais lentas enquanto outras ficaram mais rápidas. Há até quem diga que o seu iPhone 4 ficou melhor. Não parece haver problemas com consumo de bateria.
            Onde é que está o fiasco?

  43. Avatar de Félix
    Félix

    E o tal efeito 3d dos icones, desapareceu?

    1. Avatar de Pedro Simões

      O que reparei é que no iPhone 4 não se vê esse efeito. No 5 ele está presente.

  44. Avatar de MigM
    MigM

    Onde está a notícia que os servidores da Apple rebentaram pelas costuras e mais uma vez o processo do update foi mal pleneado?!

    1. Avatar de Vítor M.

      Mal planeado ou afinal há muito mais interesse do que aquele que alguns fazem querer? Afinal este é um sistema muito aguardo e com um sucesso estrondoso, tendo em conta a maciça procura que teve 😉

      1. Avatar de MigM
        MigM

        Se já houve problemas na versão anterior, a Apple devia ter percebido que actualizações tudo ao molho e fé em Deus não resultam como esperado 😉

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          arranja um exemplo dum sistema operativo com centenas de milhões de utilizadores, que em cerca de 24h consegue colocar 20% dos seus utilizadores numa nova versão!

      2. Avatar de MigM
        MigM

        Aliás, os “vossos vizinhos” Exame Informática, também acham que a Apple se preparou mal mais uma vez 🙂

  45. Avatar de Roger Costa
    Roger Costa

    boas pessoal, uma duvida se alguem souber, no control center é possivel adicionar o atalho para os “dados”? ou é impossivel personilizarmos o control center?

    obg desde ja.

  46. Avatar de carlos
    carlos

    deixo aqui um repto ao pplware, assim q possivel fazerem uma review ao ios 7 vs ios 6 com o iphone 5… abraço

  47. Avatar de André Rua
    André Rua

    Boa tarde a todos,
    Na semana passada instalei o iOS7 GM no meu iPhone 4s e uma das coisas que reparei é que a informação do estado do tempo não aparece no centro de notificações.
    Fiz o mesmo no iPad Mini e a informação aparece sem qualquer problema. Algum de vocês tem o mesmo problema ao instalar a versão oficial do iOS7 lançada ontem?

    Obrigado a todos

  48. Avatar de Serginho M

    Serei o único a achar o IOS7 parecido com o Symbian? LOL

  49. Avatar de João Godinho
    João Godinho

    Bem, aqui na minha casa há um iphone5 do meu irmao o iphone4 do meu pai, o iphone 5 sem problemas, mas o iphone4 está uma porcaria, está lento como tudo, até a escrever as letras aparecem passado uns 5 segundos. O meu galaxy s está 2x mais rapido que aquilo…

  50. Avatar de jpes96

    Quando fizer o update para o iOS 7 e definir a instalação como novo dispositivo, alguém sabe se depois poderei ter acesso às apps do iWork e iLife de graça / free.

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
      Benchmark do iPhone 5

      Acho que com isso só vais ter prejuízo, vais ter que reinstalar as apps e perdes as definições e os dados.

      Indo a Definições > Geral > Informações está lá o número de série. Pelo esse número sabe-se a data do iPhone. Os equipamentos associados a cada conta estão bem identificados, a Apple tem o número de série.

      Se a Apple diz que o iWork gratuito é só para novos iPhones, aposto que não é com esse “truque” que se deixa enganar.