Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

3 Comentários

Esta semana no consultório temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

consultorio_pplware_02


Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram colocadas no Facebook do Pplware ou por por email.


Parar os abusos de rede…

rede

Existe alguma solução doméstica que permita limitar a largura de banda, no acesso à internet, de um determinado computador numa rede, de modo a que os jogos online (e outros!) não se espraiem por toda a largura de banda, deixando outros utilizadores pendurados?

Possuo uma ligação MEO Fibra 100Mbps/10Mbps, com o router Thomson TG799vn.

Obrigado!

Gualter Campinho

Resposta:

Gualter,

A resposta a essa questão é simples, mas pode ser complicada de implementar. Vai depender e muito do hardware que conseguir disponibilizar para o fazer.

Tipicamente esse tipo de filtragem pode ser feito no router, mas não num modelo tão simples como o seu, e que os operadores usam para o acesso à Internet.

A alternativa é cria uma firewall por software. Para isso vai precisar de ter uma máquina com duas interfaces de rede e usar uma das seguintes distribuições Linux

Estas distribuições podem corre numa máquina com poucos recursos e, se não me engano, podem ser instaladas numa simples pen para dai fazer boot e funcionar.

Uma última alternativa, mais engraçada e simples de manter, passa pelo recurso a um Raspberry Pi. Veja numa das questões mais abaixo, no consultório de hoje, a forma de o fazer.

[Respondido por Pedro Simões]


Android sem GPS

gps

Tendo em vista familiarizar-me com o SO Android, comprei um smartphone MTK F307. Até que não estou desiludido com a compra (cerca de 70€, 4.01).

Verifico, no entanto, que nas “definições” não aparece forma de activar o GPS.

Têm alguma solução?

Obrigado.

José Moreira

Resposta:

Caro José,

Pelo que consegui ver, esse smartphone não tem hardware que permita comunicar com satélites GPS, portanto não será possível utilizar essa funcionalidade.

É esse o motivo de não encontrar uma opção para a activar.

[Respondido por Hugo Cura]


O Raspberry pode ser um router!

raspberry

Boa tarde.

Venho por este meio solicitar a vossa ajuda numa configuração no Raspberry Pi.

Tenho uma Pen Banda Larga Huawei e392u-12 e queria partilhar a ligação da mesma através da porta RJ45 (LAN) do Raspberry Pi para um router/switch, tendo a Pen Banda Larga ligada a porta USB do Raspberry Pi. Fazendo com que o Raspberry Pi se torne num “router”.

Utilizo um TP-Link TL-3420 V.2 para a partilha da ligação 3G/4G com OpenWRT e gostaria de testar com o Raspberry Pi para poder fazer um comparativo e verificar qual tem um melhor desempenho.

Já pesquisei pelas “internetz” e o pouco que encontrei não foi o suficiente para conseguir configurar o Raspberry Pi como pretendo.

Desde já agradeço pela vossa disponibilidade.

Com os melhores cumprimentos,

Nuno Henriques

Resposta:

Nuno,

Existe uma forma muito simples de colocar o Raspberry PI a funcionar como router, partilhando a Internet e dado-lhe uma função um pouco diferente daquela a que estamos habituados a usar.

Basta que use o IPFire e com umas configurações mínimas tudo ficará a funcionar como pretende.

Comece por descarregar o IPFire desta página, escolhendo a versão mais recente. Depois deve escolher o separador ARM, que é a arquitetura  do Raspberry PI, e por fim a imagem correspondente a “Image for the armv5tel architecture“.

Basta que passe essa imagem para o cartão, arranque o Raspberry PI e que faça uma configuração mínima.

Daí em diante pode fazer o resto da configuração pelo browser, numa máquina dentro da rede e em poucos mínutos tem o ser router Raspberry Pi a funcionar.

Uma outra alternativa, se bem que ainda muito embrionária, é a versão para Raspberry PI do OpenWrt. Pode encontrá-la aqui.

[Respondido por Pedro Simões]


Problemas na criação do PrintServer

print_server

Boa tarde,

Como poderão verificar na imagem segui as v/indicações,mas dá-me sempre o erro assinalado no 3º passo..

imagem_1

O router é o TG784n.

Poderão ajudar?

Obrigado.

Domingos Capela

Resposta:

Caro Domingos,

O formato do nosso site permite que, além das instruções existentes em determinado artigo, os leitores possam também dar a sua opinião, feedback do procedimento e, acima de tudo, ajuda adicional.

Este é um caso de ajuda adicional de um leitor, onde o jbaiao deu instruções detalhadas para configurar o print server. Esse comentário pode ser visto aqui (link: https://pplware.sitedev.pt/networking/como-transformar-o-thomson-tg784-num-printserver/#comment-632944 )

[Respondido por Hugo Cura]


Portátil que não se desliga…

portatil

Quero desde já agradecer-vos pelo vosso excelente trabalho, a leitura diária dos vossos artigos é já algo que faço há muito tempo!

Bom, ando com uma situação anormal com o meu portátil.

Tenho um Asus K56CM com 3 meses que ás vezes quando eu o mando encerrar ele não desliga e tenho que o desligar da corrente (está situação é rara mas já me aconteceu 2 vezes) , já reparei que está anomalia acontece quando passo muito tempo com o portátil ligado ( cerca de 5 a 6 horas) será que isso pode ser a causa do problema?

Ou será algum problema com o portátil?

Continuação de bom trabalho!

Ricardo Mira

Resposta:

Caro Ricardo,

Falta-nos alguns detalhes acerca do “não desliga”, só para situar o problema com mais precisão.

Quando dá ordem de “encerrar”, essa ordem é dada de que forma? Utiliza a opção “Encerrar” ou recorrer a um botão?

Já experimentou hibernar ou suspender?

Quando dá a ordem de encerrar (supondo que o faz recorrendo ao menu), o portátil está ligado à corrente? Se não estiver ligado já encerra?

Quando não encerra, qual é o sintoma? O que surge no ecrã?

As questões anteriores prendem-se com eventuais definições energéticas que poderão estar definidas. De outra forma, poderá ser um qualquer software com um processo parado e que não permite terminar a sessão.

Não vejo qualquer relação com o funcionamento contínuo por 5 ou 6 horas.

[Respondido por Hugo Cura]


Sincronizar Outlook com Android

android_outlook

Boa tarde,

Tenho um telemóvel Optimus Madrid com o sistema Android, que gostava de sincronizar com o Outlook 2010, para gerir os contactos e a agenda.

Podem ajudar?

Obrigado

Toninho

Resposta:

Toninho,

Os dispositivos Android estão preparados para trabalhar principalmente com os serviços da Google.

Deverá ser este o caminho que deve tomar para conseguir sincronizar os seus contactos e agenda entre o Outlook 2010 e o seu Android.

Naturalmente que por não haver um “caminho” directo entre estes dois mundos terá de implementar mecanismos de sincronização de e para os serviços de email da Google.

O segundo caso, da Google para o Android é simples e está já implementado de origem, bastando apenas configurar a sua conta no dispositivo.

Já o primeiro caso, a sincronização entre o Outlook e a Google, obrigará a que tenha de correr no seu Wndows algumas aplicações, que vão tratar deste processo.

Para sincronizar o calendário existem várias soluções. Deixamos aqui duas, mas pode encontrar mais se procurar no Pplware:

A parte mais difícil, actualmente, está na sincronização da agenda. As alteraçõe que a Google tem estado a introduzir neste serviço impedem que a ferramenta mais utilizada, criada pela própria Google, deixasse de ser disponibilizada.

Mas uma rápia pesquisa no Google por Calendar Sync vai permitir que a encontre e que a possa usar.

Existe uma solução proprietária, que apesar de paga, tem uma versão open source e que pode ajudar a resolver este problema.

Falamos do Funambol, que pode ser encontrado aqui. O Funambol disponibiliza um mecanismo de sincronização para vários SO’, estando lá incluídos  o Windows (com o Outlook) e o Android.

Se optar pelo Funambol não precisará da sua conta Google.

[Respondido por Pedro Simões]


Voip Sapo no Android

android

Olá Pplware.

Recorro ao vosso consultório pois é sem dúvida o melhor local que tenho visto para o esclarecimento de dúvidas, tenho aprendido muito convosco!

Agora chega a minha vez: tenho um Galaxy S3 e sou cliente Sapo ADSL. Uns colegas disseram-me que posso utilizar gratuitamente um número VoIP e gostava de o configurar no meu telemóvel.

Como o posso fazer?

Cumprimentos,

João

Resposta:

Caro João,

Considerando o smartphone que tem, torna-se ainda mais fácil fazê-lo pois não precisa sequer de uma aplicação de terceiros, já que o próprio sistema tem essa funcionalidade integrada.

Para o configurar deve:

  • abrir a aplicação Telefone;

  • clicar no botão menu > Definições;

  • ao fundo da lista de opções, escolher Contas > Adicionar conta;

  • em Nome de utilizador deve preencher o número nómada que configurou na área de cliente PT: +35130xxxxxxx. De seguida coleque a pass e depois em Servidor deve ser colocado “voip.sapo.pt”. Confirme.

Só tem depois que activar a opção Conta > Receber cham. recebidas. Para poder efectuar uma chamada utilizando o VoIP, basta ir às definições do Telefone, em Utilizar cham. Internet, e escolher “Pedir para todas as chamadas”. Sempre que iniciar uma chamada, será questionado se a pretende fazer pela Internet ou pela rede móvel.

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas nos canais de comunicação do Pplware. Falamos do nosso Facebook, da comunidade Google + Pplware, do email geral @ pplware.com ou do nosso formulário de contacto.

Comentários

3

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Redin

    Sobre o tema “Portátil que não se desliga…”
    A única relação direta com o acontecimento indicado que eu penso ser a mais correta até nem poderá ser um defeito.
    Poderá ser uma atualização em progresso que atrase o encerramento e não me admira nada que seja exatamente um que diz respeito ao .NET que demora imenso a ser finalizado.
    Daí a sensação de falta de correspondência à ordem de encerramento que se dá.
    Mas para ter uma ideia mais concreta será ir ao registo de eventos ver o que aconteceu.

    1. Avatar de macosta
      macosta

      Há uns anos tive o mesmo problema e a solução que encontrei foi fazer um scan com o Spybot e eliminar a bicharada que vagueava no meu dispositivo!

  2. Avatar de Guilherme Calé
    Guilherme Calé

    Quanto à questão apresentada pelo Gualter Campinho, existe um programa, o NetLimiter, que permite estabelecer um limite para as velocidades de download e upload para cada dos programas a correr no computador. O link do programa é o seguinte: http://www.netlimiter.com/