Ubuntu 13.10 (Saucy Salamander) beta 1 disponível

16 Comentários

Mir, Unity 7, kernel 3.11

O Ubuntu 13.10 (Saucy Salamander) beta 1 está neste momento disponível para download. Esta versão inclui algumas novidades muito interessantes, das quais se destacam o Mir – a nova geração do servidor gráfico da Canonical e que substituirá o X Windows, o Unity 7 e também o Linux kernel 3.11.

ub_1310_00

A versão final do Ubuntu 13.10 Saucy Salamander está prevista para dia 17 de Outubro deste ano. Enquanto isso, a Canonical vai lançando as versões Alpha e beta para que os utilizadores dêem também o seu feedback  relativamente ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido e que apresentem sugestões.

Tal como já é sabido, o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR – um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do Wayland  – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical).

ub_1310_02

Além desta novidade, esta versão do Ubuntu 13.10 inclui também o Unity 7 com Smart Scopes, a funcionalidade que foi removida do Ubuntu 13.04 mas que regressará com o Ubuntu 13.10.

ub_1310_01

De acordo com os testes que realizamos, verificamos que esta versão, apesar de ser beta, está muito fluida. Experimentem numa máquina de testes ou virtualizem o sistema e testem as novas características….este Ubuntu 13.10 promete!

Download: Ubuntu 13.10
Homepage:Ubuntu

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de rodrigo

    eu quero mesmo ver o que promete para a versão 14.04. Espero que seja mais bala ainda.

    1. Avatar de Matheus Souza
      Matheus Souza

      Também espero o Ubuntu 14.04, ainda mais que ele trará o Unity 8, será mais leve e vai ser uma versão LTS, mas acho que o Ubuntu 13.10 vai ser muito bom e que traga mais novidades, pois o Ubuntu 13.04 não me agradou muito

  2. Avatar de rodrigo

    E também saiu a versão 6.4 do zorin os. Cujo a mesma está excelente. A versão 7 que diziam ser mais rápida que o windons 7, ficou no chinelo. Mas em conpensação, os caras caprixaram na versão 6.4. está estável e rápida, para um pc ou not de 2g de ram. Não aconselho para máquinas com menos de 2g.

    Pedro, aguardo seu comentário tecnico

  3. Avatar de BMJ
    BMJ

    Quero ver o MIR a funcionar!!!

  4. Avatar de naoliveira

    Por acaso gostava de saber que incompatibilidades são essas do wayland.

  5. Avatar de Marzkor
    Marzkor

    performance ?

  6. Avatar de JP (djlinux)

    Lubuntu – Xubuntu – Ubuntu Gnome e o Candy Crush, ups, Kubuntu, também estão com novidades. =)

  7. Avatar de Renato D. Alves
    Renato D. Alves

    To na dúvida se atualizo ou não. Sempre que atualiza, vem um monte de bugs e quando mudei pro 13.04 meu libreoffice não abria e deu no que deu pra arrumar.
    Acho que vou pensar 2x antes de mudar.

    1. Avatar de Bovidino
      Bovidino

      Essas atualização sempre vem com algum problema mesmo. Melhor baixar a nova versão e reinstalar.

  8. Avatar de Mario Junior
    Mario Junior

    Lembrando que o MIR e o Wayland, ainda não possuem suporte a drivers proprietários.

    Aliás, não tem drivers da Nvidia ou AMD com suporte a esse novo servidor gráfico.

  9. Avatar de WILL1AN
    WILL1AN

    Alguém aí testou, para dá um Feedback?

  10. Avatar de MigM
    MigM

    Acho curioso que a malta se queixe que a MS passa a vida a lançar updates, service packs, novas versões, mas as plataformas Linux que lançam novas versões todos os anos está tudo bem?!
    Isto não é só o Ubuntu a lançar novas versões anualmente, o Fedora faz o mesmo e suponho que mais umas quantas (só uso o Ubunto e Fedora). Portanto, a questão da MS ser “chata” com os updates é puramente conversa de quem gosta de dizer mal só por dizer.
    Eu sou utilizador dos dois mundos, portanto, tenho uma visão alargada destes processos e não tendenciosa.
    Eu tenho Ubuntu numa máquina e lá vou ter de fazer mais um update…

    1. Avatar de JP (djlinux)

      Se usares a versão LTS, neste caso é o Ubuntu 12.04 não tens que fazer Upgrade todos os anos…

      Não recomendo a ninguém instalar no Disco o Beta do Ubuntu, pois por causa do Mir as Drivers estão uma miséria. Vamos ver se até ao lançamento melhora…