Chegou o Kernel Linux 3.11 – Conheça as novidades

32 Comentários

O kernel (núcleo) é considerado o coração de qualquer sistema operativo. O GNU/Linux tem kernel, o Mac OS X também , Windows, Android e iOS também….e por aí fora. Esta camada é a responsável por fazer a interacção entre o software e hardware, permitindo que os processos comuniquem de forma transparente com os dispositivos electrónicos.

Linus Torvald anunciou ontem o Kernel Linux 3.11, que traz algumas novidades interessantes.

kernel

Apesar de algumas das novidades serem difíceis de resumir, aqui está a lista daquelas que considerados mais relevantes e com muito potencial:

  • Uma nova opção para reduzir vulnerabilidades em ficheiros temporários;
  • Suporte experimental para gestão dinâmica de energia, em placas gráficas AMD
  • Suporte experimental para o sistema de ficheiros Lustre
  • Suporte preliminar de NFS 4.2 e SELinux para NFS
  • Suporte para KVM e Xen para ARM64
  • Introdução da ZSwap, uma versão comprimida da memória Swap
Com instalar no Ubuntu/Mint/ElementaryOS?

[32 bits]

wget -c kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v3.11-saucy/linux-headers-3.11.0-031100_3.11.0-031100.201309021735_all.deb 
wget -c kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v3.11-saucy/linux-headers-3.11.0-031100-generic_3.11.0-031100.201309021735_i386.deb 
wget -c kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v3.11-saucy/linux-image-3.11.0-031100-generic_3.11.0-031100.201309021735_i386.deb

Para instalar, basta executar o seguinte comando:

sudo dpkg -i linux-headers* linux-image*

[64 bits]

wget -c kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v3.11-saucy/linux-headers-3.11.0-031100_3.11.0-031100.201309021735_all.deb
wget -c kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v3.11-saucy/linux-headers-3.11.0-031100-generic_3.11.0-031100.201309021735_amd64.deb
wget -c kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v3.11-saucy/linux-image-3.11.0-031100-generic_3.11.0-031100.201309021735_amd64.deb

Para instalar, basta executar o seguinte comando:

sudo dpkg -i linux-headers* linux-image*

Todas as novidades podem ser visualizadas aqui.

Homepage: Kernel

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de aaa
    aaa

    E para desinstalar kernels antigos?

    1. Avatar de Carlos Santos

      usa:
      sudo apt-get autoremove

      1. Avatar de Max
        Max

        Isso só funciona pra gnu/linux baseados no debian. Se for outra distro muda. Lembre-se que o mundo gnu/linux não é só ubuntu e debian. Existem gentoo,slackware,arch-linux etc. Cada um tem suas características. E esse procedimento não funciona para outros.

  2. Avatar de Jose
    Jose

    Não se deve instalar Kernels em sistemas operativos, pode causar imensos problemas de instabilidade.

    Aconselho a que esperem pelo o novo Ubuntu, ou um update oficial.

    1. Avatar de Dogzilla
      Dogzilla

      Sabes que todos têm um, correto?

      1. Avatar de Jose
        Jose

        Estou a falar dos updates, não me queiras ensinar, saia-te mal na rifa.

        1. Avatar de Dr.Estranho
          Dr.Estranho

          @José
          “Não me queiras ensinar”
          Tu leste o que escreveste?
          É por causa de “iluminados” assim que chegámos a este ponto, gajos que não têm duvidas e raramente se enganam.

          Enxerga-te

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Exacto, ainda por cima, se estivesse correcto, OK, mas não…

          2. Avatar de Ciclone Underground
            Ciclone Underground

            José sabe tudo!

      2. Avatar de Filipe YaBa Polido
        Filipe YaBa Polido

        E que podes inclusivé seleccionar diferentes na altura de boot 😉

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Então porquê? As API’s vão mudar, é? Que “especialista”…

    3. Avatar de Max
      Max

      Argumento fraco. Se sabes o que faz, não tens o que temer.
      O problema é que alguns usuários não tem a mínima noção das características do gnu/linux, pra esses sim é válido não mexer no kernel.

  3. Avatar de someone
    someone

    “Suporte experimental para gestão dinâmica de energia, em placas gráficas AMD”

    Pois…. talvez um dia isso trabalhe com a minha placa, por agora é para esquecer 🙁

    Tenho usado este kernel desde que saiu e até à data é melhor que o 3.10; mas eu à muito que não via um kernel tão mau como o 3.10, logo o 3.11 não precisa de ser grande coisa para ser melhor 😉

    1. Avatar de Mario Junior
      Mario Junior

      Cara, uma coisa que eu sempre falo:

      “Linux + AMD” é a mesma coisa que “Bebida + Volante”, nunca dá certo e nunca dará.

      1. Avatar de Bruno Jesus
        Bruno Jesus

        E a nVidia tambem não é melhor… Andam a aparecer jogos e nós nem drivers decentes temos

      2. Avatar de Max
        Max

        Só se for pra você. Aqui comigo funciona bem. Tenho o emulador do wii funcionando muito bem na AMD HD5850 no slackware.

  4. Avatar de Jacinto Leite
    Jacinto Leite

    Vai dar jeito a muitos…

    sudo apt-get purge linux-image-3.11.0*

  5. Avatar de irlm
    irlm

    esta versão suporta touchpad Alps?
    apartir da versão 2.6.32 deixou de funcionar o touchpad Alps. podem dizer como posso instalar o driver? eu já tentei várias maneiras instalar o maldito driver, e nunca funciona apartir da versão 3.x.xx

    1. Avatar de lmx
      lmx

      mas tens o código fonte ou algum pacote??

      cmps

      1. Avatar de irlm
        irlm

        sim tenho o psmouse-alps-dkms_0.10_all.deb
        mas não funciona

  6. Avatar de Vitor Silva
    Vitor Silva

    Tenho o distro mint 15 64 bits posso usar os mesmos comandos para actualizar o kernel?

    1. Avatar de Giant Man
      Giant Man

      em principio sim, podes usar, visto que o Mint é baseado em Ubuntu/Devian.

  7. Avatar de rodrigo
    rodrigo

    qual versão do kernel é a melhor ou mais estável?
    atualmente uso o mint 15. Mas gostaria de mudar para o ultimate edition 3.5.1 q ja vem com o kernel 3.8

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Na prática estas versões não são um “must have” para o utilizador doméstico

      1. Avatar de rodrigo

        ta, mas e o que vc me diz então do zorin 7. o not tem 2g. dd3
        eu o achei um tanto pesado, mas é bonitão e funcional. será q tem como dixar melhor, tipo mais leve, colocando um kernel mais novo, no caso o 3.9? ou não vale a pena partir para o zorin 7; pois o 6, q é baseado no ubuntu 12.4 tem bug no desktop; pelo menos comigo, todos os atalhos que lá eu colocava, não dava pra executar

  8. Avatar de Carlos Santos

    Após fazer a instalação deste Kernel fiquei sem driver de wi-fi, tentei instalar mas dá erro. Alguém já teve o mesmo problema?

    Imagem das drivers adicionais: http://i.imgur.com/bwbAfyL.jpg
    Imagem do erro: http://i.imgur.com/qeEJtjg.jpg

    Mesmo após reiniciar o erro manteve-se, fica aqui o link para o jokey.log

    https://dl.dropboxusercontent.com/u/25467350/jokey.log

    Se alguém puder ajudar (Asus X201E Elementary OS 0.2)

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas…

      ja viste se tens o modulo de kernel blacklisted??
      depende um pouco de como é gerida, mas podes ter ai algum ficheiro que contenha algum “blacklist nome-do-modulo”(/etc/modprob).
      “grep -r “blacklist ” /etc/modprobe.d/”( ve se encontras ai o teu modulo de wireless…)

      se não tens então… :
      “modprobe -r brcmsmac ; modprobe brcmsmac”(se o driver já estiver carregado…retira-o e volta a inseri-lo)

      em seguida :
      “update-initramfs -u”

      reboot…
      —————————————————-
      se não deu tentar instalar o firmware…:
      “apt-get update && apt-get install firmware-brcm80211″(tens que aceitar non-free software no teu gestor de pacotes).

      “modprobe -r brcmsmac ; modprobe brcmsmac”(se o driver já estiver carregado…retira-o e volta a inseri-lo)

      em seguida :
      “update-initramfs -u”

      reboot
      ————————————————————–
      Não deu…tens que “partir pedra” :s

      O pacote pode não ser este visto que existe um Broadcom STA que não sei o que é,mas há-de ser certamente alguma coisa… 😀

      pelo que vi nos logs tens uma placa wireless broadcom…pesquisa na net por problemas idênticos.

      pacotes que encontrei no Debian:

      broadcom-sta-common – Common files for the Broadcom STA Wireless driver
      broadcom-sta-dkms – dkms source for the Broadcom STA Wireless driver
      broadcom-sta-source – Source for the Broadcom STA Wireless driver
      firmware-brcm80211 – Binary firmware for Broadcom 802.11 wireless cards
      firmware-linux-nonfree – Binary firmware for various drivers in the Linux kernel

      encontrei mais…mas talvez para outro hardware(mais antigo)…

      eu não sei qual o teu hardware… :S

      presumo que funcionasse antes…qual o driver?(ajuda:faz reboot com um kernel antigo e vê. A tua initramfs não foi actualizada…pelo que no arranque não deve estar a fazer load do modulo de kernel necessário(ou então algo correu mal…versões de algo incompatível?) para o hardware 802.11…)

      feedback?

      Boa sorte

      cmps

      1. Avatar de lmx
        lmx

        o que se passa com o teu problema…esta relacionado de alguma forma com …o kernel que instalas-te…não tem o teu modulo de kernel do wireless compilado…por isso ele vai ter que ser carregado no arranque da maquina…quem faz isso é a initramfs…

        verifica o que disse acima, e verifica se esta blacklisted ou não, pois se estiver…não vai ser carregado no arranque, mas também pode ser a tua initramfs que não o esteja a carregar no arranque…ele não esta compilado no kernel…se não funcionava logo…ou então pode ter alguma incompatiblidade com versões de alguma coisa…

        cmps

    2. Avatar de Carlos Santos

      Obrigado @LMX, resolvi formatar a máquina, não tinha grande informação nele, mas foi a melhor solução.

      Agora compreendo o porque de com o kernel 3.11 o meu pc não freezava. A driver de wi-fi entrava em conflito com o kernel e o pc parava por completo. Vis-to que não conseguia instalar este não entrava em conflito.

      Mas obrigado na mesma,

  9. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    Qual a versão do Kernel Linux no último Android? É só por curiosidade…

    1. Avatar de leor
      leor

      Linux 2.6 até Android 4.0 e Linux 3.X de Android 4.0 para cima.

  10. Avatar de CyberPT
    CyberPT

    Olá boa tarde, eu sou novo no mundo linux acabei instalar o Fedora 20.
    Eu sei fiz atualização de pacotes estou com o kernel 3.12.08.
    Acabou de sair kernel 3.11 como é possivel estar kernel 3.12
    usei comando uname -a,para ver kernel esta instalado informação foi esta.

    3.12.8-300.fc20.x86_64 #1 SMP Thu Jan 16 01:07:50 UTC 2014 x86_64 x86_64 x86_64 GNU/Linux